Drone Mavic Pro da DJI

by - 16:54




Fala galera da Finansfera!!!

Finalmente escrevi o post sobre meu hobby novo! Drone Mavic Pro. E este post veio bem na hora em que um zé mané voou com um drone bem no aeroporto de Congonhas em São Paulo causando distúrbios nos pousos e decolagens. Acho que todos viram isso então nem vou de alongar aqui.


Bom antes de começar a falar da maravilha que é o drone Mavic Pro, vou deixar claro algumas coisas que pesquisei bastante.
  1. Drone não é brinquedo. Para quem acha que um drone é apenas um brinquedinho fique sabendo que não é. Drone é coisa séria;
  2. Existem regras para voar e devem ser respeitadas;
  3. Os drones têm que ser usados com responsabilidade sob pena de, além de atrapalhar os que usam de modo correto, ainda ter que pagar multa, ter o drone apreendido e responder processo.
Bom, vamos falar um pouco do Mavic Pro e depois falo mais algumas obrigações.

O Mavic Pro é um drone espetacular que pode ser voado por quem nunca voou nada na vida. Pode ser pilotado até mesmo por quem nunca teve aquele pirulito que era um helicóptero que a gente tinha quando criança, dado de tão fácil que é voar ele.

Após assistir vários videos legais na internet e ficar me perguntando como eles faziam aquelas imagens e descobrir que era com um drone e, após visitar lugares incríveis como as Ilhas Canárias, a Grécia, a Itália e Malta, não pensei duas vezes e resolvi comprar um.

Sobre comprar um drone

Aconselho a comprar no Brasil mesmo. Sei que é mais caro, porém se quiser viajar para o exterior para fazer imagens espetaculares você pode precisar se explicar no retorno e se não tiver a nota dele do Brasil ou a nota que demonstra que você pagou o imposto de importação, poderá ser taxado.

Existem várias empresas que importam e emitem nota. No próprio Mercado Livre há vários vendedores com boa reputação. Não tenho ninguém pra indicar.

Sobre ficar legalizado



Saibam pra ter um drone você precisa se enquadrar em algumas regras então tem que ler a legislação. 
Outro dia um amigo disse que vendeu o Phanton dele pois era muita burocracia para voar. Ora, se você realmente quer ter o drone para realizar imagens de lazer ou até mesmo como um profissional pra ganhar dinheiro, você tem que se enquadrar nas regras. Faço uma analogia com quem quer ter arma. Tem que se enquadrar em diversas regras pra ter uma arma ou então estará na ilegalidade e poderá responder por isso, então vamos ver como regularizar seu drone.

Caso tenha comprado um drone qualquer tipo xingling ou coisa que o valha, terá então que homologar ele na Anatel. Aqui que me lembro bem do amigo Investidor Internacional quando conversamos sempre sobre a massiva regulação do Estado.


Bom para homologar seu drone que não veio de fábrica homologado basta entrar neste link, pagar 200 Temers e aguardar sua homologação. Esta ação é para garantir que não vai haver interferência entre outros equipamentos. Este link aqui é o oficial da Anatel onde consta esta informação.

Caso tenha comprado um DJI como o Mavic ou Phanton, não precisa homologar pois mesmo os comprados nos EUA a partir do início do ano já vem homologado. Salvamos aí 200 Temers.

Calma que ainda não acabou! Após ter seu drone homologado na Anatel você precisa agora registrar ele na ANAC usando o SISANT, Sistema de Aeronaves Não Tripuladas. Alô Investidor Internacional, olha aí de novo o Estado metendo a mão com mais uma agência regulando o mesmo produto e serviço. Esta tarefa é simples e deve ser feita neste link

Bom e se você achou que já poderia sair voando seu drone lindamente por aí curtindo e fazendo imagens incríveis saiba que ainda não. Tem mais um passo para poder voar. É necessário cadastrar o drone e o piloto no DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Olha novamente o Estado aí Investidor Internacional! É lá que você faz o plano de voo e solicita a autorização para voar, sem isto você estará ilegal quando voar. Aqui você encontra o link do SARPAS, Solicitação de Autorização de Voo com RPAS. Faça o cadastro e trace seu plano de voo quando for voar.



Alguns cuidados ao voar

Ufa, após tantas regulações finalmente poderemos voar mas não sem antes observar algumas regras.


  • Não voe em áreas de multidões;
  • Não voe perto de janelas ou muito baixo que possa filmar a casa das pessoas, respeite a privacidade e não terá problemas;
  • Não voe próximo à presídios, quartéis, aeroportos, aeródromos, instituições públicas e demais instalações que são do governo ou privadas, isto evita muita dor de cabeça;
  • Não voe acima de 120 metros sem autorização para isto; e
  • Não voe a noite.
Antes de voar procure pelas NFZ, No Fly Zone. São as áreas proibidas para voo. No próprio site da DJI você encontra muita informação mas não tem tudo lá, na dúvida consulte ao DECEA que se ele tiver dúvidas ele vai te mandar fazer contato com um DETCEA, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, ou seja, a torre local que está monitorando a área e as aeronaves.


Aqui vai um exemplo de Washington nos EUA. 


Voando o Mavic Pro!!!

Caramba BPM mas até agora não vi nada de vantagem, várias regras e muita regulação do governo somente para fazer um voozinho. Calma gafanhoto. No fim as coisas dão certo e voar com o Mavic Pro é tão legal que isso vira fichinha.

O Mavic é fantástico! Ele tem muitas funções e todas fáceis de usar. Você pode fazer imagens que iniciam próxima de você e vai afastando para o alto com a função Rocket. Pode fazer imagens em torno de você com ele orbitando em um raio pré definido, função muito usada para andar por locais abertos como cânions e trilhas. Pode também tirar uma foto de você e de seu grupo somente fazendo um gesto, isto mesmo, o Mavic reconhece o gesto em forma de L com a mão e captura a foto de onde estiver. Ele também de segue caso você queira sair andando e ele filmando.

Quanto à segurança, se você decolar ele e perder o sinal ele volta para o ponto em que decolou. Caso a bateria esteja acabando ele ignora seus comandos e retorna para onde decolou. Neste momento ele sobe até uma altura determinada previamente por você e voa em linha reta até a vertical do ponto de onde decolou e pousa numa boa. Possui sensor anti colisão mas somente na frente então se estiver voando para frente ele desvia dos obstáculos mas de estiver voando para trás ou para os lados ele pode bater em árvores ou prédios. A maioria dos videos que já ví de perda do Mavic foram assim.


O Mavic Pro pode chegar a mais de 6km de distância e mais de 2,5Km de altura. Incrível como esse mosquito que cabe na palma da mão tem essa capacidade. Já vi video no youtube onde loucos que testaram a capacidade dele lançaram o Mavic Pro a mais de 9km de distância e mais de 2,5km de altura :O

São infinitas funções que poderia falar dele aqui por horas mas o post já tá bem grande então falo em outra oportunidade. Agora vamos ver algumas pequenas imagens que realizei.

Passei ali em Budapeste kkkk







Ainda estou me aperfeiçoando e assim que tiver videos e fotos bem legais vou mostrar a vocês.

Dica1!

Registre seu Mavic Pro. Em Maio a DJI emitiu uma nota dizendo que todos devem atualizar o firmware e obedecer regras sobre pena de ter o drone impedido de voar além de 50 metros de distância e 30 de altura.

Dica 2!


Se você quer viajar e levar o drone você precisará pesquisar as leis local. Para os EUA você tem que cadastrar no FAA, Federal Aviation Administration



O assunto é muito vasto e existem milhares de videos no youtube sobre o Mavic. Dê uma passada por lá pra ver a capacidade do bichinho.

Vou ficando por aqui. Poderia escrever muito mais sobre drones e principalmente sobre o Mavic mas o post já tá grande.


Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!

You May Also Like

25 comentários

  1. O BPM é uma verdadeira caixa de novidades. Toda vez nos agraciando com algo novo.

    Eu vou ser sincero em relação a isto: conheço muito pouco sobre drones. Mas acho incrível o que eles fazem e, principalmente, as fotos obtidas com o auxílio deles.

    Termino aqui com uma pergunta técnica para um cara fera de drones: Dá pra desligar o sensor de colisão, amarrar a sogra no Mavic e acidentalmente perder o contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,

      Tem uma função secreta chamada “sogra”, é quando ele passa de 10km de distância e 4km de altura em um penhasco e acaba a bateria, claro, carregando a sogra e logo após 3 meses você desbloqueia a função “cunhado”. mas não conta a ninguém pois é segredo.

      Excluir
  2. Show de bola essa máquina BPM.

    Desculpa perguntar, mas pagou quanto nele?

    Abraços e bons voos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DDP,

      O combo fly que vem com bolsa, 3 baterias e carregador pra carro custa lá fora 1300 Trumps e no Brasil varia bastante indo de 5,5k a 7,5k Temers.

      Abraço.

      Excluir
  3. Fala BPM,

    Quando eu quero começar a investir mais grana voce me vem com esse post? Você tá de brincadeira né? rsrs

    Mas o Mavic já está na minha lista de "Necessidades" kkk junto com a GoPro Hero Black 5. Ano que vem começo minhas aventuras de viagens com minha namorada ao redor do mundo e preciso ter esses brinquedinhos pra registrar o momento. Uma dúvida, voce aprendeu a usar drona direto com o Mavic ou comprou um baratinho para aprender e ter coordenacao e depois foi pro Mavic? To pensando em usar essa estrategia para nao arregacar o mavic no chao.

    Abracos do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BnA,

      Essas viagens tem que ser feitas com um drone. Viajei por lugares incríveis e registrei só de GoPro e iPhone mas faltou o Mavic.

      Não precisa comprar um baratinho pra comecar, o Mavic é muito simple e muito estável. Quando você decola ele, sem mexer em nada ele já sobe 1,2 metros e fica paradinho sem mexer. Decolei ele com vento forte e ele continuou parado no ar. É absurda a parada!!

      Compre na fé!

      Abraço.

      Excluir
  4. Olá BPM.

    Eu curto muito acompanhar a tecnologia dos equipamentos pessoais de filmagem.

    Drones são fantásticos e a DJI tem os melhores. Parabéns pela aquisição.

    Você tem vontade também de usar uma câmera de movimento tipo a GoPro ou YI4K?

    Já viu também as câmeras 360°?

    Boas filmagens!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alemão,

      Curto muito tecnologia em geral, seja em carros, motos, equipamento de som, câmeras, celulares e outros gadgets.

      Eu já possuo uma GoPro Hero 4 Black e acho fantástica. Estou pensando em fazer um upgrade pra GoPro 6.

      Essa Yi4K é boa mas não bate uma GoPro 6, tudo bem que há uma diferença de preço de 200 Trumps entre elas né.

      Em quesito de câmera estou decidindo se compro o Flexgrip da GoPro pra estabilizar as imagens ou se compro uma Osmo da DJI.

      Sobre as câmeras 360 eu comprei uma e estou esperando chegar, vou testar e depois comento aqui.

      Abraço e acompanhe as news!

      Excluir
    2. Acho que o gimbal da GoPro (Karma Grip) vai ficar bom com a nova Hero 6.

      O único contra em relação ao DJI Osmo é que a GoPro filma no formato fisheye.

      Falando em GoPro, esta Hero 6 parece ser bem superior aos modelos anteriores. Vi muitos reviews e gostei. O problema é o preço...

      Excluir
    3. A GoPro 6 realmente veio bem melhor e por isso estou pensando em trocar minha 4.

      Quanto ao Karma Grip, tem vários reviews no youtube e acaba que a Osmo tem uma estabilização de imagem melhor, veja este link https://www.youtube.com/watch?v=gMtmTwZujgA

      Tem bastante coisa no youtube e em todos eles a Osmo acaba ganhando do Karma Grip.

      Agora, se formos falar de uma câmera versátil e pau pra toda obra, aí a GoPro é imbatível. Não acho que a Osmo substitua a GoPro pois são para usos diferentes.,

      Enquanto o Karma Grip não ganha da Osmo no quesito estabiliza imagem, ela ganha em versatilidade por poder usar a GoPro 6 na água, no capacete, na prancha de surf, saltando de paraquedas e infinitas possibilidades. Já a Osmo é mais para videos no chão mesmo estabilizando a imagem.

      Excluir
    4. Realmente os usos do Karma Grip e do Osmo são diferentes.

      A versatilidade da GoPro com o Karma Grip é muito maior como você disse.

      Excluir
  5. Que massa hein BPM!

    E essa catedral man? linda! Agora as fotos das casinhas com o lago me lembraram do filme Sinais kkkk

    legal esse "brinquedo" hein. E seu tamanho é esse mesmo, cabe na palma da mão? Awesome!

    Parabéns pela aquisição man! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala II,

      Cara realmente é pequeno e cabe na palma da mão sim. Pesa apenas 730 gramas.

      A catedral é em Canela no RS. Já a casinha ao lado do lago é de um casal de amigos. Pense em um lugar tranquilo pra relaxar tipo interior de Minas que você bem conhece.

      Abraço!

      Excluir
  6. BPM,

    Não entendo nada de drones, mas suas fotos ficaram muito boas, as possibilidades são imensas.
    As fotos da casinha com plantações ao lado. Ah, que lugar maravilhoso para se viver, viver de verdade! Meu sonho de consumo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana,

      Acredita que aquele lugar é a casa de um casal de amigos? Eles possuem 4 açudes e criam peixes lá, galinha tem aos montes, tem também uma horta com várias verduras e legumes além de cabras e 4 vacas kkkk.

      Pense em um lugar pra relaxar...

      Excluir
    2. BPM,

      Legal seus amigos terem escolhido um lugar tão bom assim para viver. Sabedoria é tudo.
      Parece ser um lugar muito relaxante mesmo, a foto é inspiradora.

      Excluir
    3. Assim que retornar lá farei mais videos e fotos. Dá pra fazer bastante coisa legal lá. Vou filmar a horta kkkkk

      Excluir
  7. Agora eu ja sei quem atrapalhou todo o trafego aéreo no aeroporto de congonhas!!!
    Kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaah

      IM pior que os caras no face e nos grupos de whatsapp estão procurando ele pra entregar pra polícia pois isso estraga a atividade.

      Excluir
  8. Muito interessante, os drones realmente são "brinquedos" legais rs

    ResponderExcluir
  9. Olá BPM,

    Obrigado pela lembrança.

    Eu comprei isso aqui pro meu filho e queria saber em quais õrgãos eu preciso homologar.

    https://www.banggood.com/pt/5Pcs-Colorful-Traditional-Classic-Balloon-Helicopter-Portable-Flying-Toy-p-1053900.html

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      A regulamentação desse produto é complicada, tem que ser feito primeiro neste site https://www.nasa.gov

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!