Fechamento Dezembro 2017

by - 11:35

Fala galera da Finansfera!!!

Vamos terminar o ano com um dos lugares mais bonito que fui em 2017


Então finalmente chegamos ao fim de 2017. Último fechamento do ano, fechamento dezembro de 2017. Como foi 2017 pra vocês? Em breve farei o post de balanço do ano todo e quem sabe ainda faço um post com a retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes?! 

Dezembro não teve fortes emoções a não ser as subidas das ações. Não comprei muita coisa, apenas um aportezinho em KNIP11. Ainda mantenho o foco nas ações e ETF no exterior e que por sinal.... vocês verão no fechamento e na página carteira dos detalhes e logo depois, verão o balanço anual. Já posso adiantar que foi ótimo!

Vamos ao resumo:


  • Ações - Não realizei nenhuma compra. Recebi uns dividendos de CEMIG e olha que tem tempo que vendi hein, de qualquer maneira foi ótimo. Recebi também de Ambev e Odontoprev, que diga-se de passagem só tem me dado alegrias, se continuar assim vou aumentar posição em ODPV3. A carteira teve uma valorização de 3,85% no mês.
  • FII - Os FII renderem bem pouco, apenas 0,28%. Com o aporte em KNIP11 a carteira cresceu 1,33%. Já os alugueis tiveram um aumento de 12,37% em relação ao mês passado. Ainda não vejo grandes oportunidades em FII. Vou subscrevendo os que tenho direito mas comprar novas cotas não é prioridade no momento.
  • TD - Este aqui está na UTI. Apenas dois títulos sobreviveram e não comprei mais nada. Só comprarei se as taxas estiverem acima de 6,2%.
  • Poupança - Sempre do mesmo jeito, flutuante na medida das necessidades.
  • CDB - Aquele crescimento igual raiz de grama.
  • Debêntures e CRI - Continuam do mesmo jeito. Tenho visto alguns CRI que até me interessam mas ainda não estou aportando no Brasil então, sigo acompanhando apenas.
  • Stocks - Aqui só tenho a agradecer ao Mr. Trump. Make America Great Again e aumente meus rendimentos! A carteira teve uma valorização de 1,96% no mês. Destaque para a compra de Visa (V).
  • ETF - Adoramos ETF. Rendimento de 3,08% no mês. Estou estudando a possibilidade de aumentar posição em IWDA. 
  • REIT - Continuam apanhando. Este mês cheguei a ficar -8% em DLR que é um REIT que acho muito promissor. Quase comprei mais DLR mas segurei a onda. No fim das contas fecharam em queda leve, -1,43%

Resumindo, dezembro foi um bom mês. Praticamente tudo subiu e a carteira como um todo teve um aumento de 1,76%. O que esperar de 2018? Simplesmente que seja igual a 2017.

Vamos ao consolidado e maiores informações estão disponíveis na página "Carteira"


Ao longo do ano fui criando mais fórmulas na planilha então aparecerão pequenas distorções com alguns fechamentos

Por enquanto é isso pessoal! Boas festas, feliz 2018 e bons investimentos a todos!

Abraço a todos!

You May Also Like

28 comentários

  1. Por que não está mais aportando em Brasil, BPM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40,

      Comecei a investir no exterior visando proteger parte do patrimônio e ter dinheiro para morar fora. O Brasil tem muita instabilidade econômica e nosso dinheiro pode perder valor muito rápido.

      Montei uma estratégia diversificada no exterior e estou aportando fora até ter pelo menos 50% do que já tenho no Brasil.

      Excluir
    2. Entendi. O estranho é que tenho escutado brasileiros voltando dos EUA para o Brasil agora que a crise tá passando e o Trump tá engrossando pro lado da imigração. Nao sei se pretende ir pros EUA, Europa ou Asia, enfim...interessante para ver como diferentes pessoas tem diferentes visões. abcs

      Excluir
    3. Então, a maioria das pessoas tem o “American Dream”. Geralmente são pessoas que acham que viver nos EUA é a melhor coisa do mundo. São pessoas que não conhecem o mundo, ao conhecem os continentes, não conhecem diferentes culturas.

      Até pretendo passar uma temporada passeando pelos EUA mas a ideia não é morar lá, penso em passar um tempo em cada lugar pelo mundo, tenho muitos te papo sobre isso pra falar.

      Minha ida ao exterior não é pra viver ou trabalhar, é para aposentar, por isso o acúmulo de renda já no exterior, depois não preciso repatriar nada, basta gastar por lá mesmo e minha estratégia é investir em varios mercados diferentes. Claro que o mercado americano é o mais rentável e consequentemente o que mais tenho ativos.

      Excluir
    4. Legal BPM. Também gosto desta coisa mais nômade. Agora com AirBnB e facilidades que possibilitam passar um mes ou mais em cada país ficou mais fácil que nunca fazer isto. Certamente passarei alguns anos depois dos 40 fazendo isto apenas.
      Como o M-R relatam, gastam menos por ano fazendo isso do que quando tinham emprego fixo e viviam num só lugar.

      Excluir
    5. Com certeza AA40,

      As pessoas pensam que pra viver fora precisa ter tudo o que a gente acha que precisamos ter no Brasil pra viver. Apenas uma casa mobiliada alugada por 3 meses via Airbnb já é o suficiente. Umas roupas de acordo com o lugar que vai ficar, o note, celular, e alguns gadgets pra quem gosta de fotografia e filmagem e pronto! Está pronto a vida nômade gastando pouco e vivendo bem.

      Passagens lowcost fora do Brasil é realmente lowcost, você consegue voos por 10 euros em promoção. Ônibus? Tem até por 1 dólar, acredita? Alimentação? Faça você mesmo em casa, afinal não é um passeio de 7 dias onde não pode perder tempo cozinhando pra você e tem que gastar nos restaurantes, serão entre 3 e 5 meses em cada lugar e teremos tempo suficiente pra conhecer cada pedacinho e até fazer curso do idioma local.

      Enfim, várias ideias muito boas pra viver bem no exterior gastando menos que no Brasil.

      Excluir
  2. Fala BPM, que lugar é aquele da foto? Seria a Grécia? Lindo hein

    Parabéns pela rentabilidade colega, firme e forte rumo ao milhão!

    Faça mesmo a retrospectiva, é bom pra ter um bom direcionamento para o ano que vem.

    Abração e Feliz Ano Novo. Fica com Deus

    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DDP,

      É Grécia sim, mas especificamente Santorini, um dos sunset mais bonito do mundo.

      Valeu pelas palavras!

      Abraço.

      Excluir
  3. Fala BPM!

    Em seu portfólio senti falta da El Petro, a criptomoeda emitida pelo governo da Venezuela. Pelo visto, só eu confio no El Comandante =D

    Vendo você falar do Tesouro Direto, me recordo na época do "Fim do Brasil", quando era comum ver aquelas taxas altíssimas. Hoje, levando em consideração os inúmeros riscos tupiniquins que estamos cansados de saber, vejo que a remuneração paga pelo TD está longe de apresentar um razoável risco x retorno.

    Forte abraço e um excelente Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande TR!

      El Petro é a arma secreta pra 2018!!

      Abraço amigo!

      Excluir
  4. Fala BPM, excelente fechamento brother!
    Ainda namoro investimentos no exterior, mas pela minha baixa capacidade de aporte, to esperando aumentar mais o bolo, possivelmente em uns 3/4 anos eu comece, para que valham a pena os custos.

    Excelente 2018 pra vc e pra família
    TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FPI,

      Obrigado pelas palavras!

      Investimento no exterior tem custos mas até tem como traçar uma estratégia para começar com pouco, tipo 2k Trump. De qualquer maneira tem que economizar pra fazer o bolo crescer e depois é exponencial.

      QuLquer dúvida que eu possa sanar, não hesite em contactar.

      TFA

      Excluir
  5. BPM,

    Bela foto, gostei! :)

    Desejo-lhe um Feliz 2018. Que seja um ano com muita saúde, paz, felicidade, prosperidade. E com muitos dividendos para todos nós.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Não existe mulher que não goste de Santorini kkkkk.

      Feliz 2018 e ótimos investimentos pra nos.

      Excluir
  6. Bom dia BPM. Vce investe no exterior atraves de qual corretora?
    Grande ano de 2018 pra voce e familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Utilizo a Interactive Brokers. Da uma olhada neste link http://www.bpmilhao.com/p/investimentos-no-exterior_4.html

      Feliz 2018!

      Excluir
  7. Fala BPM!

    Gostei da compra em KNIP! Bem bacana este FII, somos sócios nele.

    ODPV cheguei a comprar quando valia 10, 11 reais, vendi na época, pra dedicar apenas aos FIIs ... Quando for comprar mais Ações devo incluir na lista de possíveis compras, ainda estou fechando compras na última empresa desejada, que é a Engie!

    Um abraço e um excelente 2018 meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Fala BPM.
    Parabéns pelo fechamento e pelo ano. Espero que em 2018 seja muito melhor. A estratégia de investir fora é algo que tenho em mente para daqui um tempo. Já até salvei os links que vc comentou de investimentos no exterior.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ED,

      Valeu pelas palavras, pra você também. Vá estudando e montando a estratégia de investir fora e quando chegar a hora, será bem fácil pra você.

      Abraço!

      Excluir
  9. Fala BPM,

    Também comprei Visa em dezembro, essa empresa é uma máquina de lucros, estou muito satisfeito em ser sócio dela.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi isso com o VDD, entrei e pretendo aumentar posição aos poucos, de qualquer maneira já comecei 2018 com ela na carteira.

      Tu andava meio sumido hein.

      Abraço!

      Excluir
    2. BPM,

      Verdade, a Visa é uma empresa que todo mundo deveria ter em sua carteira de ações, rsrs.

      Sim, mas fiz uma atualização lá no meu blog a respeito, depois dá um pulinho lá...

      Abraços!

      Excluir
    3. Show! Passei lá mas não desanime, esqueça as mazelas do país e concentre-se em aumentar o patrimônio.

      Abraço!

      Excluir
  10. Looks like you finished December on a strong note with a nice portfolio rise. Keep those dividends rolling in and stay invested in the market. Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keith,

      Thanks for coming by. Indeed was a good year and my portfolio grew a lot. I’m following your example. Thank you for sharing your knowledge and your portfolio.

      Fell free to come more times.

      Cheers!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!