Fechamento Novembro 2017

by - 14:32

Fala galera da Finansfera!!!


Então é natal! E o que você fez??? É galera, natal já chegou agora em dezembro e o que você fez durante o ano de bom? Como foram os aportes e os investimentos? Viajaram bastante? Bom, conversaremos sobre isto em outro post fazendo o fechamento do ano, agora vamos ao fechamento de novembro de 2017 mesmo.

Novembro veio bonitinho. Para aqueles que estão na idade espero que tenham tido um bom novembro azul. Não posso reclamar dos investimentos, nem da vida pessoal e nem do trabalho, enfim não posso reclamar de nada. Foi este mês que tinha agendado uma parcela mais alta do carro que comprei e com isto minha carteira deu uma recuada mas de qualquer maneira consegui minimizar bem esse recuo uma vez que peguei o dinheiro do carro e deixei aplicado por desde maio para só pagar a prestação agora, como paguei um mês antes, ainda consegui um desconto. Sem muitas delongas para contar as novidades.

Vamos ao resumo:


  • Ações - Não realizei nenhuma compra. Novembro a Bovespa deu uma leve corrigida. Tem alguns papeis que estava de olho e até estão dando uma primeira entrada mas ainda estou aportando no exterior até balancear a carteira melhor. Destaque positivo para IRBR3 que além de pagar dividendos ainda teve uma boa valorização. No mais as ações caíram bastante.
  • FII - Estes tiveram uma leve alta na valorização da carteira e também nos aluguéis. Destaque negativo para RGBS que pagou míseros 0,11% kkkkk, é de rir. Como minha posição nela é pequena e a as outras foram bem, não me preocupo. Estou considerando aumentar um pouco a posição em alguns Fundos, de olho em KNIP, CTPS e VRTA por enquanto.
  • TD - Como havia dito mês passado, com o corte da Selic resolvi encerrar algumas posições e realizar o lucro. Peguei este dinheiro e paguei a prestação do carro e o dinheiro do carro continuou rendendo. TD pra mim só quando as taxas passarem de 6% para entrar no radar e de 6,2% para comprar.
  • Poupança - Sempre do mesmo jeito, flutuante na medida das necessidades. Foi usada em novembro.
  • CDB - No news.
  • Debêntures e CRI - Pensando em aumentar um pouco a posição por aqui uma vez que aumentei a carteira consideravelmente e não aportei nada neste categoria. Preciso dar umas estudadas nas opções. Sugestões?
  • Stocks - Ahaaaaaa, estava ansioso para comentar aqui! Lembram que mês passado comentei que GWW deu uma bombada mas CVS deu uma derrubada? Pois então, novembro as duas deram uma bombada! Mais de 11% cada uma delas. Para não ficar muito distante, o Pateta tá feliz com o Mickey e a Disney subiu mais de 7%, como não podemos ficar sem beber água, AWR também acompanhou essa alta toda. Como Buffet é um grande mentor, aumentei posição em Berkshire e foi bem legal pois comprei esta nova posição em 185 Trumps mas o fechamento já foi em 193! Epcionante!!! Sei que é renda variável mas é muito bom ver valorizações assim. Viva Trump?! kkkk. A carteira de Stocks teve valorização de 6,6%.
  • ETF - Estes aqui são meu seguro de vida. Continuam naquele passinho do vovô que não para nunca. Dão um passinho pra trás e dois para frente então, sigamos. Aumentei posição em EIMI e vou aumentar nos outros. 
  • REIT - Como nem tudo é paraíso, os REIT deram uma recuada com exceção de Realty Income mas ainda assim estou receoso com ele pois o varejo só sofre nos EUA. Recebi normalmente os aluguéis de O e EPR. DLR não pagou novembro e estão tendo uma recuada. Estou pensando em aumentar posicao em DLR já que está indo pra baixo do meu preço médio e ainda acho que os Data Centers serão um grande futuro. Alguém aí fica usando HD externo ou deixa tudo na nuvem? Conversaremos mais sobre isso no futuro.

Após conversar bastante com o camarada André do blog Viagem Lenta, fiz algumas alterações nos cálculos e agora os aportes não mais influenciarão as porcentagens. A carteira tem bastante estatísticas então tem porcentagens da carteira como um todo, somando todas as moedas e por segmento.

Em aporte consta a porcentagem que aportei em relação ao mês anterior e como aumentei posição em algumas stocks, em novembro aportei quase o dobro do que outubro. No que tange à essas novidades considerem apenas novembro. Não tive paciência pra mudar tudo. 

Lembrando que em vermelho significa que foi pior que mês anterior e em azul significa que foi melhor. O resultado pode ser negativo e ficar azul assim como pode ficar positivo e vermelho. Isso é um teste para seu cérebro kkkkk.

Como tive que pagar a prestação do carro a carteira caiu 13% mas como a carteira exterior deu uma boa subida e o dólar subiu um pouco também, o fechamento total ficou -8%.




Por enquanto é isso pessoal. Maiores detalhes e gráficos na página Carteira.

Abraço a todos!

You May Also Like

28 comentários

  1. Olá BPM,

    Parabéns. Viu como as ações americanas estão bem descoladas das do Brasil?

    #MAGA :)

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu II,

      Sim apesar de não poder reclamar das subidas que as ações brasileiras tiveram também né. De qualquer maneira estamos falando de valorizações em dólar.

      Vou postar as porcentagens de cada ativo na página carteira, confere lá a rentabilidade de GWW!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Bpm!
    Parabéns pelos resultados!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Buenas, BPM! Eu viajo mais que notícia ruim... então deixo tudo em nuvens. Muito melhor, pelo menos enquanto não some tudo - kkkk!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo post. Novembro foi um mes ruim. carteiras ladeira abaixo. Uma curiosidade, BPM: qual corretora vce investe em ativos no exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      Utilizo a Interactive Brokers. Dá uma conferida neste post http://www.bpmilhao.com/2016/12/tutorial-abrindo-conta-no-interactive.html

      Excluir
  5. Fala BPM!

    Pô e a GWW ainda pagou um dividendos pá nois! kkkk

    Parabéns pelo patrimônio e se precisar de alguém para administrar isso ai, cobro baratinho kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IInglês,

      Eu quase vendi ela dias antes kkkkk. Administrar meu patrimônio é moleza pra você uma vez que ele é apenas 10% do seu kkkk.

      Abraço!

      Excluir
    2. kkkk quem me dera man! 10% kkkk quem me dera... Mas to na luta, um dia chego lá!

      Excluir
  6. Fala BPM! Como vc faz para comprar stocks e REITs?

    Vi que não me add ainda no blogroll. Poderia add?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecendo,

      Utilizo a Interactive Brokers. Dá uma conferida neste post http://www.bpmilhao.com/2016/12/tutorial-abrindo-conta-no-interactive.html

      Tá adicionado! Falha minha, devo ter feito mas não salvo.

      Abraço!

      Excluir
  7. Fala BPM!

    Pois é, Novembro acho que não foi positivo para ninguém, exceto para os portadores de criptomoedas rsrs

    Obrigado pela menção, mas agora vem o chato de novo rsrsrs

    Apenas para esclarecer, a ideia que conversamos inclui aportes e retiradas também, ou seja, expor no percentual apenas o rendimento de fato do ativo. Por exemplo (pelo meu conceito apenas, ok?), no campo poupança, o rendimento deveria ser de 0% a 0,46%, dependendo se retirou antes da database ou depois. Só assim conseguimos comparar nossas escolhas com os benchmarkings.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André,

      Os aportes e retiradas eu calculo somente como estatística, na verdade eu acabo calculando várias coisas. O percentual do rendimento do ativo é aquele que estou colocando como rendimento, aquela tabelinha menor que coloquei em stock na página carteira, como tem vários dados então deixo lá e pro fechamento eu apenas lanço um consolidado.

      Quando coloco a porcentagem do aporte é só pra eu saber que aportei mais ou menos do que o mês anterior mas a rentabilidade do ativo tá real sem considerar os aportes/retirada.

      Abraço!

      Excluir
    2. Tranquilo, BPM! O mais importante disso tudo é crescimento constante a longo prazo rsrs

      Abraço!

      Excluir
  8. Carteira muito bem diversificada, o que traz uma boa segurança e rentabilidade no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DIL,

      Nada demais, apenas seguindo a cartilha, o que é difícil pra maioria kkkkkk

      Abraço.

      Excluir
  9. Boa BPM, Parabéns.

    Já pensou o que vai fazer com o nome do blog quando estiver com mais de 1 milhão acumulado de patrimônio?

    Seria "Buscando os Próximos Milhões"?
    Pelo menos não mudaria a sigla hehehehehe


    Um abraço colega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DDP,

      Em breve vou adicionar uma faixa lateral escrito: "de dólares" kkkkk

      Excluir
  10. Muito bom BPM. Vejo que não tem nada de coins. Pretende não colocar nada neles?
    Que acha da debenture da light pagando IPCA+6.8 sem IR ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40,

      Estava estudando coins quando BTC estava 3k. Tinha até engatilhado pra comprar mas depois não consegui acompanhar por algumas semanas devido a outras atribuições e quando abri os olhos novamente estava em 11k. Ainda estou considerando.

      Essa debênture da light eu acho boa inclusive quero aumentar posição em debêntures e CRI mas por enquanto ainda estou aportando no exterior até que a carteira fique 55% Brasil e 45% exterior. Tô quase lá!

      Excluir
    2. Legal. Por que 45% no exterior? Pretende morar fora ou só por segurança mesmo?

      Excluir
    3. Pretendo morar no exterior por alguns anos quando me aposentar e já estou fazendo a reserva pra isso além de me proteger das loucuras do nosso país.

      Excluir
  11. BPM,

    Achei interessante o que disse sobre as EFTs. rsrsrsrs
    "Continuam naquele passinho do vovô que não para nunca."

    Parabéns pelos resultados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana,

      Uma carteira de longo prazo deve ser diversificada a ponto de ter ativos mais agressivos e outros que garantem o sono dos anjos. Os ETF são meus garantidores.

      Excluir
  12. BPM, em relação a sua carteira, me parece que está tudo sob as condições iniciais de voo. Nenhuma turbulência e o ano caminha para seu fim sem nenhuma surpresa.

    Mudando um pouco de assunto... não sei como está suas rodas sociais, mas eu sou recebido por dia inúmeras frases como: "E aí Termos Reais, e esse bitcoin em? Tô pensando em comprar. Meu sobrinho comprou e já subiu X% nos últimos 5 dias."

    Respondo: "-você sabe o que é blockchain?"

    Resposta em 99% das vezes: "Block o que? Não, você não entendeu TR... Estou falando de Bitcoins..."

    Isso me preocupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,

      Estou em um longo voo em cruzeiro rumo à liberdade e como quero chegar lá com saúde então não quero pegar turbulências pelos ares. Céu de brigadeiro daqui até lá.

      Sobre blockchain eu até escrevi um post quando estava dando uma estudada mais profunda no assunto. A tecnologia é fantástica mas como você mesmo citou, as pessoas acham que bitcoin é a mina de ouro. Muitas pessoas não entendem de nada por trás do assunto.

      Não digo que o bitcoin ou outra criptomoeda não sirva mas é isso aí, 99% das pessoas não sabem o que estão fazendo.

      Em breve farei um post com minhas impressões na psicologia desses "investidores". Cabe a nós a missão de trazer alguns pontos de vista para àqueles que não entendem muito e querem aprender.

      O problema é que a gente vai tomar pedrada de todos os lados kkkkk. Lembra da Avestruz Master???

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!