Qual o motivo de você não investir no exterior?

by - 15:06

Fala galera da Finansfera! 

Resultado de imagem para enquete

Estou fazendo uma enquete pelo Twitter para saber, das pessoas que não investem no exterior, qual é o motivo! 


Esta enquete visa levantar dados sobre o que pode ser mais difícil na hora de pensar em investir no exterior. Posso fazer variadas perguntas mas o Twitter limita a pesquisa. Veja a pesquisa aqui.

A ideia é levantar dados sobre o motivos de as pessoas não investirem no exterior e após isso tentar montar um compilado de posts, respostas, pesquisas, dicas ou qualquer outra coisa que ajude a desmistificar que investir no exterior é difícil.


A pesquisa vai até amanhã e já temos até um resultado parcial, a falta de conhecimento está ganhando mas não se deixe levar por isso, dê sua opinião e vote.

Para aqueles que já investem no exterior, em breve outra enquete mas dessa vez será voltada para os tipos de investimentos que o pessoal gosta.

Se você tem Twitter e ainda não adicionou o BPMilhão, adicione por gentileza e responda a pesquisa, será de grande valia para a Finansfera além de ficar por dentro de rápidas tiradas, frases e notícias que posto as vezes. Caso não tenha Twitter e não queira criar um, pode deixar sua mensagem com o voto aqui nos comentários, o importante é participar,

Agora responda: Qual o motivo de não investir no exterior?

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!

You May Also Like

23 comentários

  1. Olá BPM,

    Quem não investe, é melhor começar logo.

    Qualquer estresse no mundo e olha onde já está o dólar.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande II,

      Quero ouvir opiniões de quem não investe e quem sabe poder conversar sobre o assunto.

      Um conflito como o que acaba de acontecer pode trazer oportunidades muito boas. Dólar sobe um pouquinho e a carteira já explode. Fiquemos de olho.

      Excluir
    2. Interessante pq trouxe todos meus dolares para o Brasil há poucos meses. Estou indo no sentido inverso pq agora com Bolsonaro a economia vai decolar meu amigo...segure o chapéu!

      Excluir
  2. Pergunta bem interessante, eu também gosto de fazer enquetes no meu blog.

    O motivo de eu não investir no exterior é que neste momento o mercado americano depois de 10 anos em alta, no meu ponto de vista, está bastante caro, não esta oferecendo a margem de segurança nos investimentos, falada por Benjamin Graham, acredito que no Brasil nesta fase existem melhores oportunidades.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL,

      Em 2016 eu achava isso também mas mesmo assim comecei. Hoje tenho empresa que está mãos de 50% de alta como pode ver na página carteira.

      Sempre há oportunidades!

      Abraço.

      Excluir
  3. Gostaria de convidar a participar do primeiro subreddit brasileiro sobre FIRE, se puder compartilhe alguns dos seus artigos por lá, acho que será um lugar ideal para trocar ideias.

    https://www.reddit.com/r/FIRE_BRASIL/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Tambem acho que está tudo muito nebuloso (la fora e aqui dentro principalmente) É concordo com o amigo que disse acima que o mercado americano tá muito esticado.E aqui no Brasil a incerteza com a eleição de um novo candidato de esquerda é muito grande Estamos num ano mais de defesa e proteção do capital do que de grandes ganhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Marco,

      Estamos em um momento de indefinição tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente com a guerra contra a Síria mas tirando o momento, o que te impede de investir no exterior, caso você não invista?

      Quanto ao momento, adoto a estratégia de deixar sempre um dinheiro em liquidez para aproveitar oportunidades que podem vir a qualquer momento e não estou fazendo diferente agora. Tenho uma quantia guardada na conta no exterior aguardando algumas oportunidades em ações, já em REIT, aumentei posição em alguns nos últimos dias.

      Excluir
    2. Concordo Já deveria pelo menos ter levado uma parte do dinheiro que tenho disponível pra fora

      Excluir
    3. Então, tenho sugerido há meses que enviem dinheiro para o exterior aproveitando o dólar na casa dos 3,20 mas agora já foi pra 3,45, ou seja, subiu quase uns 8% mesmo assim ainda acho que vale, pois não se sabe o que vai acontecer com as eleições chegando.

      Excluir
  5. Nao consegui votar. Nao aparece as opções para votacao...e claro que nao quero criar conta no twitter só pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      Não precisa criar conta só pra votar, pode dar seu voto por aqui mesmo que vou computar.

      Obrigado pela participação.

      Excluir
    2. Ok. No meu caso já invisto fora então nao tinha esta opcao, mas ta valendo. Antes o principal motivo era a burocracia e complicador no imposto de renda no meu caso em particular

      Excluir
    3. Anônimo,

      O que achou da burocracia? Muita coisa?

      Quanto ao imposto, tem que saber qual o objetivo que quer. Imposto realmente vai comer uma parte mas existem opções para evitar grande parte dos impostos como a Berkshire e os ETF. Temos que nos beneficiar com a isenção dos 35k em venda de ações.

      Temos muito pra desenvolver por aqui.

      Excluir
  6. Já abordei bastante o assunto no meu blog.
    Cada vez mais vou internacionalizar tudo que for meu.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Frugal!

      Sim, você é um dos que investem no exterior e é referência. Vamos continuar mostrando os benefícios à Finansfera.

      Abraço.

      Excluir
    2. Mas vc fazendo isso nao perde a melhor renda fixa do mundo? Muitos estrangeiros fazem o contrário e investem em titulos publicos brasileiros para conseguirem renda...nao entedo vcs indo na contramao

      Excluir
    3. Anônimo,

      Existem muitas variáveis no meio e é isso que pretendo desenvolver por aqui. Analisar as opções e deixar respostas para as variadas estratégias. Não existe uma estratégia correta.

      No caso dos estrangeiro que investem aqui, são grandes players e não investem como nós.

      Melhor renda fixa do mundo? Depende. Fomos sim se considerarmos o CDI nos últimos 10 anos mas não estamos sendo há algum tempo.

      Investimentos no exterior tem outra finalidade. Proteção do patrimônio é a principal. Nossa economia flutua como uma pluma em um vendaval e a qualquer momento podemos ter surpresas com nossas economias.

      Outra estratégia de investir no exterior é para quem pretende morar fora ou enviar o filho pra estudar ou até mesmo viajar pelo menos uma vez ao ano. Enfim, são várias coisas que podemos ir debatendo ao longo do tempo.

      Só pra ter uma ideia, dólar estava a 3,25 e agora já passou de 3,45, ou seja, mesmo sem ter ganho de capital ou dividendos, o patrimônio de quem investe no exterior já subiu quase 10%.

      Pra finalizar, não precisa ter 100% do patrimônio fora. Pode ter meio a meio, assim aproveita os momentos no Brasil e no exterior.

      Excluir
  7. BPM, perdi a pesquisa, mas vou responder aqui.

    Não invisto e não penso em investir por enquanto, pois acho que o negócio está esticado há algum tempo já (claro que é difícil acertar topos) e uma hora vai degringolar. Além disso, como eu tenho reserva em dólares e ouro, sinto-me meio protegido em uma grande crise.

    Investir no exterior é bom para balancear os ativos, mas se for para substituir investimentos no Brasil significa que acreditamos que, mesmo ficando para trás durante todos esses anos, o Brasil ainda vai continuar mais para trás. Se a eleição desse ano não f*der tudo, não acredito nisso. Acho que nosso mercado tem maior potencial do que lá fora.
    Enfim, tem o custo-benefício do acompanhamento também. Aqui, conseguimos saber de notícias muito mais naturalmente do que lá fora. Eu teria que realocar uma boa parte do meu tempo para trabalhar com dois mercados. Ao menos no momento atual, não consigo ver muito ganho relativo nisso.

    Estou escrevendo meio rápido aqui, se ficar alguma dúvida, estamos aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André!

      Essa ideia de esticado demais eu tinha no fim de 2016 e início de 2017, no entanto continuei aportando e tenho bons ganhos hoje. Esticada a Bovespa também está.

      De qualquer maneira o interesse maior é em receber dividendos que são reinvestidos e isso tenho recebido bem direitinho. Tenho também uma reserva fora para a hora que degringolar, ou seja, nada diferente do que praticamos pelo Brasil.

      Quanto ao momento no Brasil, concordo com você mas no meu caso tenho investimentos tanto aqui quanto lá então posso tentar aproveitar o melhor de dois mundos. Se a economia decolar por aqui, o que sinceramente não acredito muito, tenho minha parcela por aqui. Vamos acompanhar as eleições.

      Quanto ao acompanhamento, depende muito do perfil. Eu praticamente leio algumas noticias dos ativos que tenho e outras dos que estou de olho. Olho os balanços trimestrais e depois decido oque vou fazer. Como o investimento é para longo prazo, não me preocupo muito em movimentar a carteira, pois em 10 a 20 anos muita coisa pode mudar.

      Mas você é mudara diferenciado, esclarecido que já investe há tempos e já atingiu a IF. Conhece tanto o mercado brasileiro como algo no exterior. Suas decisões são convictas e você não investe no exterior porque não quer e não pode falta de conhecimento.

      Sempre bom ouvir as opiniões e debatermos os pontos claramente sem radicalismos. Participe bastante.

      Abraço!

      Excluir
    2. Valeu BPM! De fato, as conversas são excelentes, pois a gente não é imutável, podemos sempre avaliar novas oportunidades.

      Eu vejo essa eleição (e as políticas futuras aplicadas) meio como um divisor de águas no Brasil. Acompanho ideias de investimentos no exterior, mas penso mais no caso de eu sair do país. Hoje está muito complicado fazer isso, mas num futuro próximo, pode ser possível. O lance do visto D7 que eu vi no site do Frugal pode ser algo interessante, pois nesse caso, temos que levar pais, sogra e cachorros, então estar num país que fala português, pode ser interessante para eles.

      Mas confesso que ainda vejo muito como ganhar dinheiro aqui... VC falou de RV, ok, mas dependendo do governo novo esses juros podem voltar a subir, sei lá. Quando a gente possui um patrimônio que qualquer 3-4% ao ano é suficiente para vivermos bem, a gente acaba não querendo arriscar demais.

      É muito provável que, se eu estivesse no mesmo momento de 15 anos atrás, eu já teria muitas contas lá fora rsrsrs

      Abração!

      Excluir
    3. Entendi. Realmente se você já aplica a TRS4 e vive bem com isso, não precisa mesmo ficar procurando oportunidades diferentes mas sempre tem que ter uma reserva em moeda forte, o que já é seu caso.

      Mas vamos ajudar as pessoas que ainda não tem tanto conhecimento e tem dúvidas quanto ao assunto.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!