Pages - Menu

outubro 15, 2016

Este post é para você que não entende nada sobre investimentos.

Fala galera da Finansfera!

Este post de hoje dedico a quem não sabe investir, não entende nada sobre investimentos, não quer aprender e tem raiva de quem sabe kkkkkk.

Bom, para você que já investe e tem a consciência e a disciplina em economizar, me ajude com os demais que ainda não possuem.

Para você que não entende nada, tenho uma péssima notícia: Provavelmente você será, digamos, enganado, ou pelo menos não terá uma orientação correta sobre o que fazer com seu dinheiro.

A primeira coisa que você que não entende de investimentos deve saber é que seu gerente de banco entende tanto quanto você! Isto mesmo, gerente de banco dificilmente entende de investimentos. 

Banco serve para vender produtos e não para te ajudar a crescer financeiramente. Onde já se viu te ajudar a crescer financeiramente cobrando 4% de juros sobre um empréstimo que ele quase te obriga a pegar sem você precisar?

Seu gerente vai te ligar, sempre que você tiver dinheiro parado na conta,  e oferecer algum super mega produto que o banco oferece com rendimentos nunca visto antes na história das galáxias. Não caia nessa. O gerente do seu banco tem metas a cumprir e precisa trazer clientes para os produtos do banco, assim ele ganha bonificação e o banco, os juros.

Quantos de vocês já receberam ligação do gerente oferecendo consórcio, PGBL, algum título de capitalização ou coisa to tipo?

Tenho um amigo que estava com 400k na conta e perguntou a gerente o que fazer com este dinheiro, a resposta foi: não sei como você pode aplicar todo este dinheiro mas eu tenho um excelente consórcio aqui para te oferecer, vamos fazer? Acredite, não é mentira.

Pense o seguinte: Será que realmente este gerente teve treinamento sobre todos os tipos de investimentos possíveis e está se atualizando todos os dias e sabe quais são minhas necessidades para me oferecer produtos?

Quantas pessoas esse gerente tem em seu portfólio? Será que ele é dedicado somente a mim? Dedicado a apenas 10 pessoas? Ou é gerente da sua agência toda?

Imagine você tendo que gerenciar 20 carteiras de investimentos com opções variadas passando desde ações, renda fixa, FII, TD, debêntures, CRI e mais uma grande gama de investimentos. Será possível?

E falando em TD, veja se seu gerente te indica colocar seu dinheiro em TD? Provavelmente não indicará pois o banco não ganha nada a não ser a taxa de custódia que ele vai te cobrar.

Como uma pessoa pode te oferecer algum tipo de investimento sem saber seu perfil ou suas necessidades futuras com aquele dinheiro aplicado?

Então, fique atento com relação ao que é oferecido pelo gerente de banco. As corretoras também se incluem neste ramo. Cuidado com as corretoras que te ligam oferecendo produtos. Cuidado com girar patrimônio só porque um grupo que tenha lá um nome qualquer e um bom marketing indicou vender algo este mês e comprar outra coisa. O que as corretoras mais querem é girar seu patrimônio para ganhar nas corretagens.

Conheci alguns "analistas" de corretoras e nenhum deles estão rico. Muito pelo contrário, são muito enrolados e não tem conhecimento sobre investimentos, eles tem conhecimentos sobre produtos que a corretora em que trabalham oferecem ou que alguém analisou um certo tipo de investimento e passou um resumo a eles. Tentem entender que alguns analistas são como telemarketing, eles tem textos prontos para ler para você sem raciocinar.

Agora mudando o foco do gerente do seu banco para alguns metidos a entendidos no assunto. 

Vejo constantemente em vários lugares pessoas falando que tem 100k pra investir e perguntando qual é o melhor lugar para investir. Não caiam nesta bobagem. Procure aprender sobre investimentos e decida onde seu perfil se encaixa.

Neste post falei sobre onde começar quando se quer investir. Aprenda sobre os diversos tipos e escolha uns para se aprofundar. Você pode ver alguns dos diversos tipos de investimentos neste post aqui.

Após achar seu perfil de investimento, tente se aprofundar nele. Por exemplo, FII é um mundo gigantesco mas você pode traçar um objetivo de 10 diferentes fundos e distribuir entre tijolo e papel e acompanhar os contratos. Considero 10 FII bastante coisa para acompanhar. 

Além dos FII, você pode procurar uma boa renda fixa como CDB, LCI, LCA, TD e ainda vai ter que estudar as particularidades de cada banco ou financeira para depois aplicar seu dinheiro. 

Caso ainda queira diversificar mais, poderá aprender sobre ações. Aí você abre um gigantesco mundo para decidir que tipo de investidor quer ser.

Citei apenas alguns exemplos de investimentos em que você pode escolher uma fatia de cada e se aprofundar e vai ver que são horas, dias, semanas, meses e anos de estudos para que você se sinta confortável sobre onde por seu dinheiro. 

Ai pergunto novamente, porque o gerente do seu banco que é uma pessoa com nível normal de qualquer cidadão e tem a tarefa de abrir contas, gerencias problemas, vender produtos, saberia te dizer exatamente qual seu tipo de investimento? Ou então uma pessoa qualquer que diz ser investidor e você pergunta onde por o dinheiro?

Este exemplo é legal. Conheço uma pessoa que se acha saber tudo sobre qualquer assunto. Ela sempre tem algum comentário científico sobre qualquer coisa que você perguntar. Faz 10 meses que essa pessoa diz que a ações vão cair e que é pra você guardar seu dinheiro para comprar ações baratas. Outro dia ele comentou isso novamente dizendo: há muito tempo venho falando que as ações vai cair e ai sim é hora de comprar, guardem seu dinheiro.

Considerando que as ações ainda não caíram e que tem como tirar uma renda mensal em torno de 1% de juros sobre juros, estamos no mínimo 10% atras de quem investiu o dinheiro todo sem esperar as ações cairem. E o pior é que vejo gente ainda perguntando e seguindo certos conselhos. Não existe esse tipo de guru. Seu guru é você mesmo.

Caso você seja realmente o tipo e pessoa que não gosta de jeito nenhum de aprender sobre finanças mas quer investir, neste caso fica um pouco mais difícil pois vai ter que realmente confiar em alguém. Dependendo do seu nível financeiro, procure um banco especializado em investimento ou em alguém que você realmente conheça e confie para fazer isso pra você mas sempre tendo em mente que isso tem um custo. Em último caso, coloque no TD que sempre vai render alguma coisa melhor e com mais segurança.

Caso se interesse por investimentos, a internet é uma excelente escola.

Post já ficou grande contrariando o que sempre falo sobre textos grandes. Vou parar por aqui mas brevemente voltarei com mais ideias.

E você, comente aqui com a gente o que acha sobre deixar que outros opinem sobre seu dinheiro.

Abraço a todos!


14 comentários:

  1. Excelente POST! Sensacional.
    Sobre essa pessoa que falou que as ações vão cair, ela está certa - é renda variável. rs
    Ocorre o seguinte: vão cair, vão subir. Vão cair e vão subir.
    Aí quando tiver caindo, mesmo depois de já ter subido, essa pessoa irá dar uma de guru e dizer: eu disse que as ações iam cair!
    De resto é isso mesmo: cuide do seu dinheiro porque ninguém cuidará dele por você!
    Abraco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente IM, daqui a sei lá quantos meses, as ações vão cair e a pessoa vai se vangloriar de um dia ter dito que elas cairiam kkkkk.

      Vou dizer também, um dia warren Buffet vai morrer kkkkk

      Abraço!

      Excluir
  2. O melhor´mesmo é o investidor estudar investimentos para não depender de gerente de banco ou analista de corretora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Beto, triste foi ouvir um outro amigo com 150k na conta querendo aplicar e quando perguntou a gerente dele ela disse que seria uma ótima oportunidade aplicar este valor em um VGBL.

      Excluir
  3. Rapaz, e pensar que há 8 anos atrás não tinha nem ideia do que era ações, FIIs e TD... agora pelo menos já sei o que é, rs.

    Ah, o feed está Ok lá no site, não entendi a sua questão.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó! quanto ao Feed, não sei também. Não consegui ver minha postagem nem achar o link com o alfabeto pra clicar como antes mas pode ser algo relacionado com o ip de onde estou. Estou no exterior, na África, alguns recursos ficam limitados.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá BPM,

    Marcando pra prestigiar o post, li rapidamente, não escreverei muito, mas concordo. O importante é você mesmo tomar suas decisões.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. B.P.M, muito bacana as suas instruções, valeu!

    ResponderExcluir
  6. Ta add ao meu blogroll, pode me seguir de volta? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PL, vou dar uma olhada no seu blog e te incluir.

      Abraço!

      Excluir
  7. Grande, BPM!

    Rapaz, já trabalhei em banco (sai por opção) e te garanto, seu texto reflete BEM a realidade.

    Nunca tive acesso às agências Privates, mas acredito que apenas essas tenham uma assessoria de verdade e olhe lá.

    Um dos motivos que me fizeram sair do banco era a obrigação de vender produtos dos quais eu sabia que não seriam um bom negócio para o meu cliente, apenas para o banco. Título de Capitalização? Putz, é o pior produto do mundo!

    Existia uma determinação, as escondidas, que alguns empréstimos só fossem liberados se o cliente fizesse um título de capitalização ou seguro junto. Imagina que negócio da China para o banco? Além de realizar o empréstimo com aquela ótima taxa de juros (4% a.m. por baixo) o cliente ainda era obrigado a adquirir outro produto "maravilhoso"! Era patético... Não consigo viver de enganar os outros.

    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NP, excelente seu relato. Geralmente as pessoas se enganam achando que só porque alguém está trabalhando no banco já é expert em negócios. Poucos sabem que os bancos são os maiores vendedores de produtos que existem.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!