Investimentos nos exterior: Compra de Berkshire BRKB

by - 18:14

Fala galera da Finansfera!


Em 3 de abril de 2017, a Buffett Berkshire Hathaway (BRK.B) receberá US $ 148 milhões em dividendos de suas 400 milhões de ações da Coca-Cola (KO). Isso resulta em cerca de US $ 1,644 milhões em renda de dividendos por dia, US $ 68,500 dólares em renda de dividendos por hora, US $ 1142 dólares em renda de dividendos para Berkshire Hathaway a cada minuto, ou quase US $ 19,03 cada segundo. Essas ações têm uma base de custo de US $ 1,29 bilhões de dólares, e foram adquiridas entre 1988 e 1994. Isso sai para US $ 3,25 / ação. O pagamento anual de dividendos produz um rendimento sobre o custo de mais de 45,60%. Isso não pressupõe reinvestimento de dividendos e é 4-5 vezes maior do que o que os investidores em Treasuries US de 30 anos estariam ganhando hoje. 
Com este pequeno texto que extrai da internet pesquisando sobre a Berkshire que anuncio a compra de algumas ações dela. Pretendo dar uma boa engorda na minha carteira com BRKB mas tenho que começar com pouco. Existe também a BRKA mas essa custa mais de 200 mil dólares pois nunca foi desdobrada. Acho que ter uns 3 ações tá bom né, coisa pouca na carteira, apenas 3 BRKA.

Não vou ficar falando que ela começou na Inglaterra, que possui trocentas empresas, que grande parte dela é composta por seguradores e bla bla bla porque isso vocês podem ver no google, então só falarei das minhas impressões.

Faz tempo que vinha estudando sobre ela e não tenho dúvidas que a ação é um excelente negócio para longo prazo pois ela não paga dividendos e reinveste os recebidos. Já tinha lido sobre ela no Investidor Internacional aqui e aqui, também já li ela no site do Frugal quando ele comprou, já no site do Viver de Dividendos, se fizer uma pesquisa sobre Berkshire vai ver como ela já foi citada várias vezes mas salvo engano ela não faz parte da carteira dele, VDD, fique à vontade para tecer comentários (ou se explicar kkk) do por quê você não tem BRKB na sua carteira. Tenho certeza que os amigos Termos Reais e O Aportador  têm algo a falar sobre ela.

Bom, só com essa galera de peso que citei vocês já pode ver que a empresa é boa mas fui buscar um pouco mais dela e vi que a Vert Inc. que é um site que classifica ações, elevou a BRKB recomendando compra no momento. 

Quanto ao preço "justo" encontrei opiniões divergentes, alguns acham que é 183, outros 192 e até 197 já vi comentarem mas o importante é que todas as opniões mostram preço acima do que é hoje. Em contra partida se analisarmos a média de 52 semanas vamos ver que hoje o preço está quase no topo mas a euforia do mercado tem elevado o preço de todas as ações e além do mais para Buy & Hold, o preço não é o mais importante.

Mas qual é a preocupação que podemos ter com a Berkshire? Bom na verdade a maior preocupação é se a empresa vai continuar com a mesma performance após Buffet e Munger passarem para o oriente eterno, ou seja, o risco maior é se os investidores e as empresas confiarão no sucessor tanto quanto nos criadores. Bom, isto é um risco a correr uma vez que todo tipo de investimento tem algum risco. Traçando um paralelo com a Apple que não morreu com Steve Jobs, espero que a Berkshire também não morra, pelo menos não antes de mim.

Por enquanto é isso.


Abraço a todos!






You May Also Like

17 comentários

  1. Concordo, se após a morte do Steve Jobs a Apple continuou (mesmo após ter dado uma "balançada") firme no mercad, podemos acreditar também na Berkshire.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá BPM, obrigado pela citação.

    Sem dúvida que Berkshire Hathaway é uma excelente empresa. Na minha estratégia utilizo ETFs porque é mais simples, pois minha capacidade de análise é ainda limitada.

    No futuro posso até alocar parte de minha carteira com stock picking, mas por enquanto pretendo não complicar a minha estratégia.

    Bons investimentos, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador,

      Eu comecei estudando ETF mas não sei porque gosto muito de ações. Talvez porque é mais dinâmica e no caso de Berk eles não pagam dividendos e são uma holding com muitas empresas então até podemos considerar um tipo de ETF.

      Stock picking com é Berk é difícil pacas, já tentei kkkk

      As próximas compras serão em ETF.

      Abraço!

      Excluir
  3. Valeu bpm! Gostei de ver amigo!

    Agora somos sócios tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Frugal!

      Tô tendo problemas pra acessar seu site .net de onde estou só consigo acessar pelo celular e já estou com algumas postagens atrasadas pra ler.

      A próxima prometo que será um ETF, ou não né?! kkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  4. Grande BPM

    Prometeu e cumpriu o post sobre a Berkshire!

    Qual o 'preview' das próximas aquisições?

    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR, tá aí a berkshire, gostando bastante do que tenho lido.

      As próximas aquisições deverão ser ETF, em vista tenho IWDA, CSXPJ, EIMI, CSX5 mas ainda não decidi qual aportarei agora, talvez esta semana eu defina.

      Abraço!

      Excluir
  5. BPM,

    Bacana .... comprar uma lenda como Buffet ...

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Já que você me cutucou vou fazer um post te respondendo sobre isso rsrsrs

    Mas basicamente é o seguinte, pessoal gosta de valorizar que a BKS não distribui dividendos, e por isso ela cresceu tanto, quem pesquisar um pouco mais a fundo do porque disso vai descobrir que o WB investe boa parte de seu capital em empresas de dividendos, ocorre que não faz muita lógica ele comprar coca receber esses dividendos e depois distribuir pra vc que eh sócio da BKS, por isso ele não distribui lucro, mas seus lucros são proveniente sim dos dividendos de suas participações.

    Só faria sentido pra mim comprar BKS se estivesse mirando em alguma empresa de capital fechado lá da carteira dela, porém fazendo isso viria um monte de outras coisas que pra mim não seriam interessantes, por isso ela nunca me despertou interesse.

    Sendo bem simplista, resume assim... se quero receber dividendos da KO vou lá e compro KO não preciso pagar para os diretores da BKS administrarem isso pra mim, pense a respeito... mas por favor me deixe explicar meu raciocínio mais a fundo no post que vou fazer, daí sim vc conclui melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, boa VDD!

      Nada melhor que diferentes pontos de vista para o engrandecimento da comunidade que está investindo seu dinheirinho. Espero que os outros cutucados também se inspirem a fazer posts sobre o assunto, vamos bombar essa net brasileira com informações de bons investimentos no exterior.

      Aguardando ansioso pelo seu post, sei que será bem completo mas deixarei só uma pontinha do porque de BRK pra mim e depois do seu post digo as impressões sobre seu ponto de vista e talvez até mude o meu.

      Hoje que minha carteira não é grande e ainda estou no início dos estudos sobre diversas empresas no exterior e também aprendendo a lidar com a parte dos impostos, BRK pra mim funciona na verdade como um ETF. Como não posso no momento comprar várias empresas então "pago" os diretores da BRK pra fazer isso pra mim. Posso receber os dividendos da KO mas com certeza não tenho condições de ter uma carteira diversificada em tantos ativos como a BRK tem.

      Pelo menos eu sei que ela tem a carteira com muitos ativos que pague dividendos e não estou sedo enganado, é apenas um "acordo" que estou disposto a fazer.

      Não existe almoço gratis!

      Abraço camarada!!

      Excluir
  7. Tenho uma carteira bem diversificada e com estratégia de controle sobre os impostos Americanos , adoto a seguinte : tudo que recebo de dividendos compro em BRKB , assim na hora de calcular Ganho de Capital no futuro , não vou misturar com o real ultilizafo para compra com os dólares recebidos de dividendos , desta forma BRKB nunca me dando dividendos será mais fácil calcular o GC na hora de vender , já os ETFs não tenho certeza se pagam os impostos comendo as cotas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,

      Obrigado por compartilhar essa estratégia. Realmente é uma excelente estratégia. Se não tivesse Berkshire eu faria exatamente como mencionou, fica muito fácil fazer os cálculos. Meus dividendos estão parados na conta ainda e não decidi qual empresa comprar pra facilitar esse cálculo.

      Seja sempre bem vindo por aqui e compartilhe suas estratégias. Precisamos de mais pessoas que investem no exterior para difundir esta mentalidade.

      Abraço!

      Excluir
    2. Mauricio,

      Essa estratégia de colocar os dividendo em um único ativo eu tive e é muito boa mas eu não tinha pensado em berkshire e agora já me entupi dela que não dá mais pra fazer isso kkkkk, Você conhece algum outro ativo que de pra fazer isso?

      Excluir
  8. Excelente texto.
    "Contra partida" é tudo junto! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção Anonimo.

      Vou corrigir já já.

      Abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!