Pages - Menu

março 22, 2017

Minha viagem aos Emirados Árabes, Qatar - Segunda Parte

Fala galera da Finansfera!


Conforme prometido, agora vamos à segunda parte do post sobre Doha no Qatar nos Emirados Árabes. Na primeira parte falei sobre a ida, o voo, escala em Dubai, e o hotel no Qatar mas agora vou falar de um pouco da cidade, do que ví por lá, dos prédios, shopping e o famoso comercio do ouro.
          
Como já vinha falando no primeiro post, vou repetir aqui só para vocês não esquecerem, Doha é sinônimo de riqueza, ostentação e perfeição! Andando pelas ruas percebi que não há sujeira em lugar nenhum. As ruas todas asfaltadas, bem sinalizadas, limpas e largas. Incrível ver a grama que ornamenta a paisagem, sempre bem aparada e você vê gente trabalhando o tempo todo nelas. Não há buracos nos canteiros e a grama é perfeita, melhor que muito estádio de futebol nosso.
     
Na cidade a gente vê a quantidade de prédios futurísticos e lindos! Tudo com muito detalhe e cada prédio é uma atração diferente. Conversando com o pessoal de lá, fui informado que há uns 13 anos só havia um prédio que era o Sheraton Hotel e mais nada, hoje tem vários prédios gigantes e com cada design incrível. Passando por uma obra de construção de um prédio, ví mais de 200 homens trabalhando no local, sem exageros, era muita gente trabalhando junto para levantar um prédio o mais rápido possível.

Torres gêmeas



Este prédio parece um foguete

As ruas bem cuidadas 

Ao fundo construções fantásticas

Estrutura rodoviária espetacular 

Cenário lindo, mar, prédios ao fundo e a grama verde a frente

Por toda a cidade o visual é perfeito

Centro da cidade

Uma variedade de prédios diferentes no centro da cidade

Seguindo adiante fui visitar o MIA Museum of Islamic Art. Uma construção fantástica onde podemos ver 4 andares de artes islâmicas, tem fotos, histórico da escrita, das vestimentas, da moeda local e muitas outras coisas.

Pra quem quer fazer uma boa viagem e um álbum de fotografia incrível, não pode deixar de comparecer à Doha e principalmente ao Museu. Por dentro tudo é muito bem detalhado inclusive para fotos. Tem uma área externa onde existe um chafariz e algumas janelas enormes que dão vista para a cidade e a noite a iluminação é impressionante.


Vista do interior do Museu

Reparem nos detalhes

Esta escada é o principal ponto turístico do Museu

Luzes iluminando detalhes no teto



Restaurante

Bar do restaurante

Destaque para a luminária que passa frases em sua haste

Como todo lugar, lojinha para compras


Souvenirs expostos como jóias

Esta é a área externa para belíssimas fotos

Um bom fotógrafo explora muito esta parte



Mais um lugar para um café



Algumas fotos das artes

















O MIA realmente é espetacular, indo a Doha, não deixe de visitar. 

Um lugar interessante que é famoso e ponto turístico é o souko mercado deles. Não é supermercado, é como se fosse uma feira para nós.

O mercado foi construído recentemente no entanto, ele representa construções antigas de Doha, existem várias lojinhas vendendo presentes curiosos característicos do local. Há hotéis e restaurantes no meio dessas construções e a gente nem percebe. Do lado de fora podemos ver camelos descansando. 
          
Próximo ao mercado há o mercado do ouro, um local com ouro para todo lado, várias lojas e muita negociação na hora da compra. Pode pechinchar que sai desconto. Apesar de se tratar de ouro, não percebi problema nenhum quanto à segurança, ladrões, pivetes, trombadinhas ou qualquer ameaças que percebemos no Brasil. Ah, já ia me esquecendo! O problema no mercado do ouro vai ser a sua mulher kkkkkk.

Mercado

O lugar é enorme com vários corredores e lojas

Restaurantes e cafés ficam camuflados

Construções novas com cara de antigas





Mercado do ouro

Pensem no desespero das mulheres kkkkkk




Outro ponto interessante que eu já tinha lido diversas opiniões na internet foi o shopping Villaggio. O shopping tem um visual muito interessante. Ele tem o teto todo pintado de céu e você nem percebe que está a noite quando andando nele. O tempo passa e você esquece da hora, pois a pintura no teto te leva a pensar que ainda é dia. Na entrada principal existe uma área onde o eco é impressionante, há uma marcação no meio onde você consegue obter o máximo do eco do som que produzir. O mais interessante no shopping é que tem um rio artificial nele e você pode fazer um passeio de gôndola.
   
Há uma parte nova no shopping com as principais marcas famosas do mundo, esta área é extremamente bonita com uma iluminação incrível. Realmente, ostentação!



Entrada principal do shopping

Pintura no teto do shopping

Entrada principal

Aqui começa a ficar confuso se é dia ou noite

Noite ou dia?

Vista panorâmica de onde parte a gôndola

Rio artificial no interior 

Passeio romântico de gôndola

Pista de patinação ( no deserto )

Aqui começa a área das lojas famosas no mundo









Na saída do shopping um espetacular hotel


Existe muita coisa legal em Doha, pode reservar 5 dias para andar por lá sem parar. A cultura é fantástica, a educação é percebida em todo momento e em qualquer lugar. Índice de criminalidade praticamente zero. Salário alto em todas as profissões. Beleza, ostentação e perfeição para todo lado. assim termino este segundo post sobre Doha no Qatar, lugar que entrou para minha lista de lugares que voltaria para explorar mais ainda.

Espero que tenham gostado das informações e incluído o país em sua lista de viagens. Vale muito a pena mesmo e como a moeda lá é equivalente a nossa, não é impossível passear por lá.

Desculpem-me a quantidade de fotos mas quando se trata de viagens, as fotos falam mais que os textos.

Abraço a todos!!!
          


22 comentários:

  1. Tratam bem o turista por lá? Tem muito turista na rua como em Paris? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó,

      Tratam bem os turistas sim e como falam inglês então não fica difícil pra gente.
      Geralmente brasileiro é bem recebido em todos os lugares, basta falar de futebol e os nomes mais famosos pra ganhar a simpatia.

      Badalado igual Paris é impossível né kkkkk já estive duas vezes em Paris e me sinto no Brasil de tanto brasileiro por lá.

      Abraço.

      Excluir
  2. Malba Tahan

    Massa as foto do shopping dia e a gôndola, também a pista de patinação.

    Você alugou um carro lá? Que câmera está usando? Vi no Exif o software google, parece então um celular Samsung.

    Sabe de algumas profissões comuns por lá e a média salarial dos habitantes?
    Desculpe as perguntas, mas dá para se virar no inglês por lá sem problema? Pergunto também sobre a moeda, tem que cambiar pra local certo? Às vezes é mais cômodo passar no cartão (internacional) ou bitcoin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FA,

      Não aluguei carro mas sei que não é difícil nem tão caro, você pode fazer as cotações no site www.rentalcars.com.

      Fotografei tudo com iPhone 5 na época, não tenho câmera profissional.

      Não sei dizer as profissões mais comuns mas sei que tem vários brasileiros trabalhando por lá. Tinha muita gente da construção civil uma vez que o pais está sempre construindo algo novo e dinheiro não falta.

      Pode perguntar a vontade, se eu sou ver responder, respondo na boa. Um inglês básico você já se comunica por lá pois se não me engano eles foram colonizados pelos Britânicos e a maioria fala inglês.

      Quanto a moeda lá eles usam Qatar Rial que é quase igual nosso Real em valor. Cartão internacional você paga IOF de 6,38% e bitcoin não sei porque não opero.

      Espero ter respondido.

      Abraço!

      Excluir
    2. Mas parece que tinha uma foto ali com reflexo da janela do carro, acho que me enganei.

      Excluir
  3. E aí, dá pra dar uma noção de quanto reservar pra fazer uma viagem destas? Em torno de quanto custaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, é um pouco complicado falar de gastos em viagens pois você pode ficar em um hotel 5 estrelas SPA e pode ficar em um Hostel com mais 15 pessoas em um quarto. Pode comer em restaurantes renomados ou pode ir ao mercado comprar coisas e fazer um sandubão. Tudo depende de como você quer viajar.

      Vou te dar um parâmetro para calcular o quanto seria necessário. Pense da seguinte maneira, com quanto você consegue passar um dia no Rio de Janeiro ou São Paulo por exemplo? Com 70 reais você consegue almoçar, jantar e se deslocar? Se sim, transfira isso para a moeda local e será praticamente a mesma coisa.

      Valor de hospedagem e passagem você consegue na internet. Uma dica é ficar fã dos melhores Destinos pois se você puder viajar a qualquer momento, sempre tem passagem barata por lá.

      Pra passar uns 5 dias em Doha, tirando a passagem e hospedagem que você pode cotar na internet, uns 100 por dia é mais que suficiente, considerando refeições e deslocamentos. Mas se for ficar andando de taxi então esta quantia não será suficiente, consegue entender?

      Em breve vou falar da minha última viagem e de quanto gastei.

      Excluir
  4. Qual o custo médio / dia lá pra os turistas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião eu sempre faço um paralelo com uma grande cidade tipo RJ ou SP. Quanto você precisa para passar um dia nessas cidades? Dai é só transferir para moeda local o mesmo valor sem fazer o câmbio, claro. Por exemplo, se você passa o dia com 70 reais no Rio, vai conseguir passar o dia com 70 euros em Paris.

      Como eu comentei aqui, depende muito de como você vai viajar. Pra ser sincero eu e minha namorada gostamos de comer em restaurantes a noite e tomar drinks mas durante o dia a gente às vezes nem almoça porque ficamos andando o dia todo e neste caso passamos no mercado e compramos alguns snacks pra comer durante o dia. Comemos bastante fruta também o que reduz o custo.

      Mas com 100 reais você passa um dia lá sobrando. Considerando que quando estamos em turismo acabamos gastando um pouco mais que na nossa rotina.

      Abraço.

      Excluir
  5. sensacional! alias quanto ao mercado de ouro ali,pra trazer pro brasil é tranquilo? ha alguma burocracia?quantia..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VI, pra uso próprio não tem problema nenhum, pode comprar e colocar em você, na esposa, nos filhos que não dá nada agora se tentar sair com uma mala cheia de ouro.... creio que a alfândega te barre.

      Excluir
  6. Poxa cara, sou louco com ouro, acho que já fui cigano,kkkk.

    Se eu fosse ia querer ficar lá pra trabalhar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lawyer aquilo lá é coisa de doido. É igual feira só que ao invés de verduras e frutas, são jóias de ouro kkkkkk.

      Excluir
  7. Prezado amigo blogueiro,

    Achei que apenas uma edição em inglês iria deixar de receber muitas pessoas no Brasil que não conseguem ou não querem ler em inglês. Como eu disse por lá o foco é publicar em inglês, mas para não deixar muitas pessoas na mão e dependendo do Google Translate achei por bem deixar as cópias em português brasileiro também.

    A cópia em português ficará no Blogger, com a url http://frugalsimples.blogspot.com.br Veja que na versão em português temos um “S” a mais para deixar a URL também em português.

    As futuras atualizações do frugalsimple.net também estarão disponíveis em português via blogspot.com.br

    A versão em português será um pouco mais enxuta e com menos fotos para otimizar para celular e conexões mais lentas e economizar dados do leitor, mas o conteúdo escrito será o mesmo. Sinta-se a vontade para comentar em qualquer um dos dois. Seu blog consta em ambos os blogrolls.

    Se preferir fique a vontade para add o http://frugalsimples.blogspot.com.br no seu blogroll também.

    Grande abraço!

    Frugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Frugal, já sabia que teria que ter a versão em PT BR kkkkkk.

      Abraço!

      Excluir
  8. BPM,

    Caramba ... é outro mundo ....

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, nós brasileiro quando crianças achamos que viajar pra fora é só EUA, após eu visitar o Qatar comecei a olhar países bem diferentes. Tem na minha lista ainda, Japão, Marrocos, que já fui e Tailandia, Laos, Malasya, Bali, China, Filipinas e vários outros lugares principalmente na Ásia.

      Abraço!

      Excluir
  9. Enquanto isso na Síria pessoal se estrepando e morrendo no Mediterrâneo pra chegar na Europa.

    Países ricos muçulmanos como os Emirados Árabes e a própria Saudi Arabia estão se lixando pros próprios muçulmanos irmãos deles.

    BPM, vc foi a turismo para Doha? Essa economia deles é baseada em Petróleo?
    Que desespero é esse de construção? Parece que o petroleo tá perto de se acabar. A copa de 2022 de futebol vai ser aí não é?

    O que vc achou da temperatura e umidade do ar?
    Podia beber álcool nos restaurantes?
    Vc viu mt turista ocidental?

    Por último, arruma um emprego lá pra mim.kkkkkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      É um mundo completamente diferente. Eles não se parecem com outros muçulmanos que conheço. Conheço muçulmanos de vários lugares, principalmente da África assim como morei no Marrocos por um ano e conheço bem o povo de lá e posso dizer, é outra classe.

      No Qatar eles usam a roupa branca o tempo todo com o turbante na cabeça, coisa que os outros lugares não usam. A economia é baseada no petróleo sim e também ouvi dizer que iria acabar e por isso o pais tá tentando virar um Dubai, pra poder ter turismo e outras coisas por lá.

      Tenho mais fotos de construções megalomaníacas e eles estavam fazendo de tudo para ter a copa de 2022 mas parece que ouve uma fraude em alguma coisa e não sei como ficou essa história no fim.

      A temperatura lá tava bem tranquila quando fui em setembro, a umidade do ar também, sem problemas. O que demora pra se acostumar é com o fuso horário de 6 horas de diferença do Brasil. Você vai dormir as 4 ou 5 da manhã por lá porque no Brasil ainda seria 23 horas.

      Não pode consumir alcool. Dentro de restaurantes dentro de hotéis você pode beber moderadamente.

      Cara, acredita que encontrei um brasileiro dentro do Museu de Arte Islâmica? kkkkk. Não há tanto turista ocidental porque o ocidente tem um grande preconceito com os muçulmanos e com os orientais como um todo. Acho também que a falta de cultura faz com que ninguém conheça esses lugares. Nós ocidentais conhecemos bem a América do norte e a europa, o resto do mundo se resume à Russia, China, Japão, a África como um continente devastado e pobre os países em guerra com seus Jihad como Afeganistão e outros. Essa ignorância faz com que os ocidentais perca muita coisa bacana pelo mundo.

      Sei que o Soul Surfer já foi ao Laos e Camboja e está no meu roteiro também além de Tailandia, Malásia, Filipinas, Miranmar e outros.

      Você verá muita coisa de viagem por aqui. Já já publico uma viagem que acabei de fazer retornando há 3 dias apenas.

      Abraço!

      Excluir
    2. Ahhh, quanto ao trabalho.... vou ficar te devendo essa camarada. kkkkkk

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!