Que dia! Reafirmando as estratégias, estudos e disciplina.

by - 06:20

Fala galera da Finansfera!!!



Caramba, que dia esse 18 de maio de 2017 hein?! Pra entrar na história dos aprendizados sobre bolsa de valores, política, investimentos, aportes, reserva de emergência, liquidez diária, grande e pequenos bancos, dólar, mini índice e muitas outras coisas. Dá pra falar por horas sobre isso.

Tivemos uma notícia bombástica na quarta feira dia 17 de maio de 2017 que abalou o Brasil. Em uma delação premiada o dono da JBS disse que o presidente Michel Temer deu aval pagar Eduardo Cunha para ficar de boca fechada na prisão, (apesar que tenho ressalvas de como a mídia coloca essas notícias).

Que o Presidente Temer também tem sua parcela de culpa e envolvimento em alguma coisa isso já imaginávamos, assim como Aécio e vários outros políticos, só não sabíamos como apareceria e nem quando.

O que gostei de ver foi que essa situação mostrou que não é perseguição a A ou B. Trata-se realmente de estar indo atrás dos indícios e de provas àqueles que estão envolvidos com corrupção. Vamos ver quem mais surge nas delações, com certeza tem mais coisa por aí.

Após as noticias a bolsa despencou. O Circuit Break foi acionado logo nos primeiros 20 minutos do pregão de quinta dia 18 de maio. Ações caíram mais de 10% sendo que algumas passaram de 15% logo nesses 20 minutos. Destaque para CEMIG 4 que assumiu a liderança e caiu 41% sendo negociada a R$ 5,41 em sua mínima mas depois "normalizou"com -17%.

O BPMDamus acertou em muita coisa publicada ontem kkkkkk. Uma coisa boa é que experiência e paciência me fizeram mais sábio para aproveitar essas oportunidades.

Mas o que podemos aprender sobre isso? A resposta é: Muita coisa.

Em 2008 eu tinha acabado de entrar na bolsa (2007) e ainda estava aprendendo (e ainda estou), quando veio a crise e tudo desabou e vários CB foram acionados. Naquele momento foi um excelente aprendizado pra mim e óbvio que perdi dinheiro. Posso dizer que perdi pouco dinheiro mas que em porcentagem pra mim na época era muito. Após isso foquei mais na renda fixa e estudei um pouco mais as ações voltando ao mercado, bem devagar, em 2010.

Algumas lições que podemos tirar de tudo isso:

  1. Reafirmar todos os fundamentos básicos para investir, sendo eles: Economia, disciplina, aporte e tempo;
  2. Ter controle emocional, muita paciência e sangue frio também ( mesmo que controle emocional signifique isso, é bom repetir);
  3. Estudar bastante o mercado de ações, renda fixa, mercado imobiliário, câmbio e outros;
  4. Ter muita disciplina para seguir as estratégias sem desviar-se do foco e sem euforia;
  5. Manter sempre uma reserva de emergência que pode ser usada nesses casos para compra de boas oportunidades;
  6. Ter calma ao comprar qualquer coisa e principalmente em ações, verificar o preço do que está comprando;
  7.  Tomar cuidado com preço "não importa" e sim analisar se aquele preço te deixa confortável dentro das análises que você mesmo estudou;
  8. Ir sempre comprando pra obter um bom preço médio;
  9. Ter alguma coisa em liquidez diária para aproveitar essas oportunidades mas cuidado com bancos muito pequenos, aconteceu bastante de várias pessoas não conseguirem sacar o dinheiro por falta de ... liquidez... no banco. Isto aconteceu devido à grande demanda de solicitação de saques e pequenos bancos não tem tanta liquidez assim pois eles ganham dinheiro em cima disso;
  10. Não entrar na euforia do mercado;
  11. Não deixar todo seu dinheiro em ações e diversificar sempre;
  12. Não ter todo seu dinheiro no Brasil.
Quem aplica constantemente alguns dos itens acima, provavelmente tinha dinheiro guardado e aproveitou a queda para comprar alguma coisa mais barata e ainda mantém mais uma quantia líquida para comprar mais alguma coisa nos próximos dias. Sei que é bem difícil ficar com dinheiro parado mas oportunidades sempre acontecem então tem que traçar uma estratégia e seguí-la.

Outros, como meu caso em alguns papeis, mesmo com a queda, ainda estava no azul pois tinha preço médio bem abaixo por ter aproveitado outras oportunidades. Posso dizer que em se tratando de FII, dos 15 que tenho apenas 3 estavam no vermelho no fim do dia.

Está mais que comprovado que o mercado é bem cíclico e apesar dessa queda ter sido por fatores políticos e não pelos balanços das empresas em sí,  podemos reafirmar como somos expostos aos acontecimentos desta natureza.

Resumindo o dia de ontem, especularemos sobre o dia de hoje. Segundo uma matéria de Eliane Catanhêde no Estadão, mais coisas virão hoje envolvendo muita gente. Vamos aguardar o início do dia mas pelo histórico da política e da economia do Brasil, ainda prevejo queda nos próximos dias, ou seja, no curto prazo as ações vão cair mais um pouco aumentando a oportunidade de compra.

Enfim, há mais um monte de coisas que aprendemos e que vou deixar para cada um de vocês acrescentarem nos comentários.

Abraço a todos!!!







You May Also Like

14 comentários

  1. Hoje já começou com mais de 7%.
    Vai demorar a recuperar o tombo de ontem de -8,8%
    Mas com outra alta dessas de 7% acho que recupera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Frugal, o problemas é que já vimos isso acontecer várias vezes. Queda brusca, seguida de leve alta e novamente, queda brusca. Vamos ver como se comportará.

      De qualquer maneira, como falei, a gente aprende e tô bem posicionado em qualquer cenário. Comprado com bons preços e dinheirinho líquido aguardando caso tenha outra queda.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá BPM!

    Ótimo post! Reafirmando a sabedoria!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá BPM,

    Com o tempo, a gente vai ficando macaco velho e esses coisas nem assustam.

    Em 2008, tive uma bela com os circuit-breaks quase todo dia, mas no final aproveitei várias pechinchas, tanto na RV quanto na RF. Cheguei a pegar NTN-B a IPCA+10%.

    Em 2017, só dei risada e fiz umas comprinhas com o que tinha vendido na véspera. Um pouco de sorte não faz mal a ninguém. :)

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa II,

      Vejo um monte de gente falando várias besteiras sobre comprar, vender, quem está certo ou quem está errado. O fato é que podemos traçar milhões de estratégias nesse momento do mercado.

      Mas sorte realmente é sempre bem vinda!

      Abraço!

      Excluir
  4. é isso aí cara, hora de aproveitar a ligeira baixa pra fazer preco medio. eu aproveitei pra entrar na grdn3 q eu ja estava namorando fazia um tempo. parabens pela disciplina e obrigado por partilhar esse conhecimento com a gente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vagabundo!

      Grendene é top demais mas fique atento pois ela subiu mais de 50% nos últimos 6 meses mesmo com essa queda forte. Ela é excelente pra manter em carteira mesmo mas acho que ainda teremos algumas surpresas e ela pode chegar a 20 e aí entro mais nela.

      Abraço!

      Excluir
  5. Fala BPM,

    Boas dicas em seu texto.

    A minha dica principal serviu pra mim neste dia historico: Nao fiz nada.

    Preciso ter uma reserva de emergencia mesmo para estes casos.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa VDC, com certeza tem mais oportunidades esta semana.

      Excluir
  6. Fala, BPM! Investir a longo prazo é entender que no curto prazo podem até haver perdas, mas que serão irrisórias quando se olha o todo!

    Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecendo, isto é verdade mas o sobe e desce no Brasil é que me preocupa. A influência política e do governo na nossa bolsa é muito grande.

      A grande questão é qual é o melhor aproveitamento disso.

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá BPM

    Como darmos crédito no mercado brasileiro quando os delatores um dia antes de explodirem a bomba compraram 1 BILHÃO de dólares e venderam suas ações.

    Cada vez que ocorrer algo assim fico em dúvida se a bolsa brasileira é ideal para o investidor de longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDD,

      Exato cara. Eu abri os olhos para os investimentos no exterior principalmente após sofrer com tanta notícias e variações. A gente rala muito pro dinheiro brincar de Montana russa.

      Cada vez mais estou aumentando os aportes no exterior e não vai demorar muito já já chego a meio a meio. Por enquanto tá em 30%.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!