Pages - Menu

setembro 21, 2017

Não caia nessa de ganhos absurdos repentinos

Fala galera da Finansfera!!!



"Veja aqui onde investir seu dinheiro. Invista com a gente. Ganhos garantidos de 6% ao mês. Deixe seu dinheiro com quem entende e vá viajar. Saiba aqui quais as 5 ações que vai fazer você ganhar muito dinheiro. Veja os Fundos de Imobiliários que vão bombar e te deixar rico. Veja aqui as 5 ações que mais vão valorizar na sua carteira, a terceira é a que mais gosto".

Em seguida vejo por aí anúncios de promessas de ganhos rápidos e absurdos. Vejo também muitas pessoas perguntando o que fazer, onde colocar o dinheiro e querendo colocar mil reais em algum lugar que dê um pequeno retorno de 100 mil em longos 2 anos. Se você pensa um pouco assim, sinto muito desmoronar seu castelinho de areia mas isso "non ecxiste"!!!



Lucro Rápido


Não entrem nessa de ganhos absurdos de quando vemos propagandas dizendo que se você tivesse investido 100 reais há 20 anos hoje seria um Buffett brasileiro. Várias casas de análises, "analistas" e curiosos ficam fazendo essas comparações, não no intuito de mostrar que pode ser bom mas sim querendo argumentar de que a partir de hoje você deve investir desse jeito e esses "especialistas" tem a receita certa.

Claro, existem várias casas de analises boas e eu não tenho compromisso com nenhuma nem no lado positivo nem no lado negativo. Já acompanhei várias e hoje poucas vão ao encontro da minha filosofia própria, uma é a Suno e outro é o Daniel Nigri do canal Dica de Hoje mas não escrevi este post para fazer propaganda de ninguém, escrevi pra alertar que se você pensa em ganhos rápidos ou então que alguém tem a receita mágica pra te deixar rico, por favor: TIRE ISSO DA CABEÇA POIS NÃO EXISTE ESSA RECEITA.

Costumo dizer que se essas pessoas que prometem milhões pra você soubessem dos segredos que ninguém conhece, eles não venderiam por 300 reais por ano a você, ele faria por conta própria, então procure pensar um pouco sobre como vai aplicar seu dinheiro.

Procure questionar um pouco de tudo e desconfiar de certas dicas. Repito, sempre há aqueles que são honestos e dão boas dicas mas se você consegue analisar uma boa dica então já está na frente dos demais pois muitos querem somente saber qual ação comprar.

Sabe o que é pior? Quando alguém me pergunta o que comprar e quando eu falo que depende e que a pessoa tem que estudar primeiro, geralmente sou visto com maus olhos. As pessoas não gostam quando a gente fala que tem que estudar e analisar o que mais encaixa em seu perfil.

Mas deixando de lado as duras críticas às pessoas que prometem ganhos absurdos e às pessoas que querem a receita de ficar rico mês que vem, vou deixar umas dicas para você que pensa assim.

Dicas para começar a investir



  1. Não adianta se irritar quando alguém não te falar onde investir seu dinheiro, procure entender que investir é algo bem pessoal e você tem que achar seu perfil;
  2. Procure ler pessoas que são serenas e que mostram lógicas em suas carteiras próprias e estratégias. Fique atento à incongruências como uma pessoa que ganha 10k por mês mas ficou milionária em 1 ano. Pode ser uma grande mentira só para parecer milionário;
  3. Veja muitos videos no youtube e leia muitos blogs, sites, livros e até participe de discussões em grupos de WhatsApp e face, só assim você verá diversas opiniões e após um tempo fará seu filtro e só aproveitará aquilo que se enquadra em seu perfil;
  4. Estude um tipo de investimento por vez, de nada adianta querer aprender sobre ações, opções, FII, ETF, CDB, bitcoins, REIT, debêntures, CRI, Forex e outros tipos de investimentos tudo de uma vez só, vá com calma e logo logo você criará uma boa base;
  5. Não seja desesperado querendo grandes ganhos em curto espaço de tempo e nem fique louco por taxas de modo a colocar seu patrimônio em riscos, muitas pessoas ganharam dinheiro com avestruz master mas muitas pessoas perderam até apartamentos pois cresceram o olho em ganhos de 30% em apenas 3 meses;
  6. Aprenda o que é diversificar e o que é pulverizar, aprenda o que é balancear a carteira entre diversos tipos de investimentos e o que é proteger a carteira com investimentos no exterior;
  7. Defina seus gastos mensais e seu aporte religioso e não deixe de aproveitar a vida também.

Enfim, conselhos tenho vários mas todos eles em cima da filosofia de que você deve ler, entender e investir por conta própria com segurança. Mesmo que vá comprar um tipo de Fundo de Investimento, você deve estudar esse fundo, saber a composição dele e depois entrar nele.

Tenho um amigo que comprou um fundo que subiu bem (era de ações), daí ele se empolgou e comprou mais dois fundos (estes eram atrelados a inflação) logo ficou triste pois dos 3 fundos, 2 estavam dando "prejuízos"e ele não conseguia entender o motivo. Após alguns minutos de explicação sobre qual indexador estavam os fundo e os motivos das quedas na rentabilidade ele aprendeu e agradeceu mas não era uma boa hora para sair dos investimentos que fez. 

Enfim, estude onde está colocando seu dinheiro e faça com segurança acreditando em você mesmo. Nem sempre o que é bom pra mim vai ser bom pra você, as vezes podemos ter o mesmo ativo mas posso ter entrado na hora certa e você na hora errada.

Por enquanto é isso pessoal!

Abraço a todos!


28 comentários:

  1. Fala BPM!

    É impressionante como ao entrar no mundo da renda variável, a galera surta não? Confesso que já aconteceu comigo, quando entrei na bolsa pensava tirar 10% por semana kkk Shame on me!

    Mas passou...kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IInglês,

      Realmente quem começa em ações tem essa tendência. Eu pensava: caraca, dá pra tirar 1% ao dia! E achava muito fácil isso só que não né. Após entrar em ações pensando assim, o iniciante mergulha mais profundo e começa com ......opções!!! hahahah.

      Excluir
    2. ahahhahaha ainda bem que quando entrei em opções já tinha passado a fase dos 10%...

      Excluir
  2. Fala BPM

    Em relação às ações especificamente, gosto de utilizar analistas tão somente para fisgar algum detalhe interessante sobre a empresa que posso ter deixado passar. Esse pessoal das casas de análise frequentemente visitam a empresa e acabam tendo insights que nos passam despercebidos.

    No entanto, imperativo ressaltar que eles são empregados. E a empresa empregadora precisa vender os serviços. Algumas oferecem um marketing incisivo, vociferando aos quatro cantos o fim do mundo e demais catástrofes.Outras preferem ser mais amenas, apresentando uma visão mais racionalista.

    No entanto, não sou hipócrita em dizer que o que vende - e sempre foi assim, em qualquer segmento - é a emoção e não a razão. Portanto, as casas de análise que são mais, digamos, em linha com a honestidade intelectual, tendem a ser engolidas por aquelas que praticam os mais audaciosos planos de marketing emocional, trabalhando com o que move o ser humano: medo e desejos.

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí TR,

      Você faz parte daqueles que já tem bagagem e sabe filtrar o que é melhor pra você. Esse seria o equilíbrio entre confiar em você e ouvir opiniões de analistas. O problema são as pessoas que não estudam e confiam 100% em casas de análises.

      Como você bem pontuou eles precisam vender o produto deles e sempre vai ter uma mensagem emotiva que você pode ficar rico amanhã mas pra isso tem que comprar o relatório só hoje kkkk.

      Cara, triste saber que o povo quer comprar notícias e esperança e não conhecimentos.

      Abraço!

      Excluir
  3. 5% ao mês? AHHAHAHA
    Galera tá prometendo 30% sem risco em moedas digitais.
    Tem muita gente que cai nessas falácias e perde muito dinheiro, mas fazer o que, tem gente que cai, infelizmente

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estagiário,

      É muito triste ver pessoas caindo nas lábias de picaretas, olhe essa notícia que saiu agora de manhã sobre kriptomoedas.

      https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/policia-civil-do-df-desarticula-esquema-de-piramide-financeira-que-movimentou-r-250-milhoes.ghtml

      Alguém fala que kriptomoedas vai ser o futuro e que você tem que entrar nisso agora e garante esses ganhos absurdos e no fim é picaretagem.

      As kriptomoedas têm seu espaço hoje em dia só que as fraudes crescem exponencialmente.

      Abraço!

      Excluir
  4. As pessoas também me odeiam quando falo para estudar. Parece que sou uma pessoa egoísta que estou desconversando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Bufunfa,

      Fica parecendo que a gente quer ficar rico sozinho e não passamos o "segredo" kkkkkk

      Excluir
    2. Bufunfa, um cara aqui no trabalho e um amigo de infancia também me odeiam... falam que só falo "estude" kkk

      Excluir
    3. Hahaha pior msm é qdo vem com o papo pedindo para investir para elas e tal, que é muito difícil e... Mimimi. Galera quer tudo de mão beijada!

      Excluir
    4. Esses dias um amigo ainda me aliciou dizendo que me dava uma porcentagem kkkkkk

      Excluir
  5. Agora com a exposição do Bitcoin estamos vivendo a era das pirâmides financeiras.
    Tem cada coisa que vou te falar... Um conhecido meu veio com um sistema de "doações": você doa X duas vezes e depois pede uma doação de 4X e é atendido. Me fala, como as pessoas não enxergam que isso não é sustentável?????


    Voltei a escrever! se quiser, da uma passadinha lá no meu blog!
    http://enriquecendo.club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecendo,

      Criptomoedas tem seu espaço no mercado mas ainda não podemos dizer que é exatamente um investimento seguro. Prevejo cautela na posição comprada e em que moeda negociar.

      Bem vindo de volta.

      Abraço.

      Excluir
  6. Uma coisa que eu acho engraçada é que tem muito material bom aí de algumas casas independentes, mas o modo deles de vender os relatórios é escroto. Propaganda enganosa na veia, a gente que já tá no mercado faz um tempo sabe onde tá pisando, então dá um receio. Aí você vai ver e os caras tem coisas interessantes pra oferecer e mesmo assim usam essa estrategia ridícula de vendas. Deve pegar muita gente desprevenida.

    Fora os analistas de facebook. Já tem um retardado aí falando em Bovespa em 210 mil pontos. Cara importante, que atinge uma quantidade de pessoas, o que vai ter de sardinha entrando por causa de um cara como esse. Quanto mais pessoas aleatórias falam em bolsa, mais eu fico pessimista.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ED,

      Esse negócio deve ser muito lucrativo porque com o conhecimento que alguns possuem nem precisa vender relatórios.

      Agora realmente, qualquer um vem contando histórias emotivas de superação e riqueza que a maioria segue.

      Excluir
  7. Fala BPM,

    Já ouviu falar da alcateia? Alguns amigos estão nessa e eu não entrei, pois ja possuo um investimento "absurdo". Eles falaram que retorna bastante ao mês, tem até contrato, etc.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA,

      Sim, já ouvi falar nela. Ganhos absurdos. Acho que eles operam opções e outras coisas mais arriscadas. Enquanto o mercado tá em alta é uma coisa, veremos depois né. Se forem malandros eles operam vendido depois mas de qualquer maneira não me arrisco de jeito nenhum.

      Excluir
  8. Concordo e assino embaixo com tudo que foi dito. O pessoal gosta mesmo é de rolo. Parece que quanto mais impossível o retorno, mais a sardinhada cai matando. Inúmeros exemplos, desde ações da OGX até pirâmides financeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AF,

      Desse jeito, como foi falado aí pelo BnA, a Alcateia tá aí arrebanhado gente. Se não vejamos.

      Excluir
  9. Quando prometem ganhos absurdos de 6% ao mês ou mais, já sei que é furada, já caiu fora, todos deviam fazer isso

    Abraço e bons investimentos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL,

      Qualquer tipo de promessa já é pra desconfiar. Se prometer 2% já é estranho, 6% nem olho kkkkk

      Excluir
  10. Muito boa essa postagem!

    Tenho recebido essas ofertas com promessas absurdas de rendimento.Sei que é uma estratégia de marketing, mas acho perigoso para os iniciantes, embora eu não tenha pena dos que ficam procurando dicas ao invés de estudar.Sabe aquele negócio " Se você faz alguma coisa sabendo que não deveria fazê-lo merece o que quer que lhe aconteça"?

    Invisto em renda variada há bastante tempo. Já cometi muitos erros e gosto de pensar que aprendi com eles. Hoje sou uma investidora melhor.

    Tem muita coisa boa na internet, se você souber procurar. Considero que aprendi muito com duas pessoas, se você permite citar nomes,que foram o Bastter e o Baroni. A filosofia de investimentos do primeiro mudou minha vida financeira e com o segundo aprendi o que precisava para formar uma boa carteira de Fiis.


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      Muito bom seu relato. Realmente se alguém tá procurando algo repentino pra ficar rico então tem que aceitar o risco.

      Sim, pode citar nomes. O Bastter ajudou muita gente a iniciar. Na época que iniciei também seguia ele mas depois de um tempo achei ele ultrapassado além de achar mal educado com opinões diversas. Outro que seguia na época era o Lopes Filho. Hoje em dia tem muita gente pra seguir mas ainda assim tem que fazer um bom filtro.

      Outro dia vi um vídeo do André Bona falando sobre investimentos no exterior. Criticou a maneira de investir direto fora dizendo que é muito difícil e no fim recomendou ETF brasileiros e fundos de investimentos com ativos no exterior. Vai entender né?! E tem gente que aplaudi.

      Excluir
  11. Olá, BPM!

    Concordo com você.A grosseria é totalmente dispensável. Conheci o Bastter em palestras e livros, só depois conheci o blog, mas nunca segui. A filosofia de acumulação de patrimônio dele é uma estratégia,na minha opinião, vencedora e é a ela que estava me referindo.

    Também assisti esse vídeo do Bona e achei coisa de quem fala sem conhecimento do assunto.

    Tem uma questão que não tenho visto nos blogs que falam sobre investimento no exterior, excetuando o Investidor Internacional,que é a diversificação de moedas. Eu acho interessante comprar ativos no exterior em outras moedas fortes além do dólar. O que pensa sobre isso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre moedas eu concordo com a diversificação mas tem que avaliar quanto se tem antes.

      Não adianta ter uns 20k e querer diversificar, na minha opinião é muito trabalho pra pouco retorno. Já se tem uns 200k Trumps, aí já da pra migrar um pouco mais pois há custos para isso.

      Problema das moedas é: Quais são as moedas fortes? Eu vejo hoje o dólar, euro, Franco suíço e iene. Não vejo outras moedas fortes assim não.

      O que pode ser feito pra diversificar entre moedas é comprar ETF já na moeda que se quer. Varias ETF são negociados em diversas moedas, é só mudar o ticker.

      Falando rapidinho sobre Bastter e Bona, o primeiro tem sua ignorância mas passa informação pro bem, muitos aprenderam inicialmente com ele, já o segundo propagou uma desinformação para o público que até aplaudiu. Isso acaba tirando esperança daqueles que estavam interessados.

      Excluir
    2. Oi, BPM!

      Quando falei em diversificação entre moedas, estava me referindo a compra de Etfs em outras moedas mesmo, ao invés de comprar tudo em dólar. Tanto no Saxo quanto na IB é bem fácil, inclusive no Saxo é só por a ordem de compra que é feito automaticamente . Não importa o quanto se tem investido. Tem custo mas, na minha opinião, vale a pena. De todas as moedas fortes a que vejo como mais confiável é o CHF.

      Além de ativos em dólar, pretendo ter em CHF,GBP e talvez em EUR. Pretendo já montar a carteira assim.

      Quanto ao que comentou, eu acho que a pessoa deve ler e assistir vídeos com olhar crítico, mas para isso tem que ter algum conhecimento, tem que estudar. Não dá para seguir cegamente ninguém.

      Abraços

      Excluir
    3. Sim, entendi. Concordo. Essa diversificação aí é bem salutar.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!