Pages - Menu

outubro 02, 2017

Para quem gosta de Swing trade

Fala galera da Finansfera!!!


No dia 31 de julho eu postei sobre investir na com dólar em queda,  para quem perdeu pode checar no link. Pois bem, após 2 meses e uma alta da bolsa, vamos fazer um pequeno comparativo se teria sido um bom swing trade ou não.

Eu vendo quando as estratégias dão certo



Em primeiro lugar quero dizer que não sou guru, não acerto preço. não prevejo preço, crises, altas nem nada disso, apenas vou falar de uma modalidade nos investimentos em ações que algumas pessoas acreditam então se você é um dos que gosta de trade, vai entender. Caso você não seja, apenas tente entender a ótica ou até mesmo deixe o texto de lado. 

Seguindo então, como fazer para saber se o swing trade vai ser bom ou não? Eu sugiro acompanhar o papel. Para esta modalidade é importantíssimo conhecer as características da empresa que quer negociar, vamos a um exemplo: Historicamente e até olhando os números nós sabemos que BBAS3 sempre gira em torno de 25 a 32 mas ela estava a 13 há algum tempo e foi quando o Barsi recomendou compra. Podemos ver um comentário dele aqui que foi em Janeiro de 2016 e mais tarde, março de 2017, ele já comentou que não valeria mais apenas comprar ela a 35 reais, confira aqui. Alô galera que diz que preço não importa!!!! O mesmo acontece com outras ações e acompanhar elas de perto garantem uma maior possibilidade de ganhos. 

Outra "regra" que tenho sobre swing trades é comprar uma ação que eu possa ficar com ela no futuro caso dê errado a venda. Então se quiser fazer um swing trade, procure empresas que não vão te afetar caso não deem um lucro rápido. 

Como disse no início do post, em julho eu estava comentando sobre algumas empresas que se beneficiam com a alta do dólar e como naquela época e ainda hoje, o dólar está em um valor agradável,  vamos ver se o swing trade teria dado certo. Na ocasião citei Klabin, Fibria e Embraer. Não citei Suzano e outras apenas para não deixar o post gigante mas elas também merecem seus destaques.

Eu, infelizmente, não fiz o swing trade por outros motivos mas o interessante é estudar as estratégias pois oportunidades não faltarão.

Agora vamos a algumas operações que poderíamos ter feito. Todas as cotações são baseadas na compra em 31 de julho e venda em 29 de setembro e o lucro é aproximado.

  • KLBN4 - compra a 2,82 e venda a 3,34 lucro de 19%;
  • SUZB5 - compra a 14,00 e venda a 18,30 lucro de  30%;
  • FIBR3 - compra a 33,08 e venda a 42,85 lucro de 29,5%
  • EMBR3 - compra a 15,77 e venda a 17,89 lucro de 13,5%



Enfim, essas seriam as operações que eu teria feito na data. Muitos dirão que depois que a ação subiu é fácil prever os lucros mas no caso em questão realmente são operações que estruturei e não fiz por falta de grana. Relembro que para o sucesso de um swing trade você tem que conhecer bem o papel e saber se a cotação dele está boa para entrada ou não. Não se trata de ser guru ou de acertar sempre, trata-se de conhecer o valor da empresa. Hoje com BBAS3 34,90 eu não compro mas abaixo de 20 já entra no meu radar. E se não desse essa venda, eu ficaria com os papéis pois ainda prevejo uma valorização quando o dólar valorizar, sem contar que não são empresas ruins.

Ah, vamos ver como ficaria o BBAS3 nessa operação: 

  • BBAS3 - compra a 28,70 e venda a 34,90 lucro de 21%

E se tivesse comprado em 13,56 como Barsi recomendou? O lucro seria de 157%, nada mal né?!  De novo, Alô galera do "preço não importa"!!!

O que acham? Para quem faz swing trade, compartilhe conosco suas estratégias e aqueles que não fazem, digam o motivo.

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!









21 comentários:

  1. Boa BPM. Lembro desse post, inclusive eu comentei que tinha falado sobre Suzb. Pena que eu mesmo não fiz. Esses 30% aí seriam animadores haha. Mas, engraçado é que agora estou posicionado nela. e já tá dando um trocado, apesar de o dólar não ter subido tanto.

    Em relação a BBAS eu peguei bem tbm. foi uma das minhas escolhidas na hora de sair da renda fixa e ir pra bolsa com a chegada do impeachment. Pena que eu não vi o aviso do Barsi, então comprei perto dos 21,xx e vendi nos 33.

    Essa sua frase de procurar ações que vc possa ficar no futuro é exatamente oq eu penso. Eu tento trade apenas em empresas que considero boas tb. Se der ruim fica lá na carteira. Tenho CIEL até hoje por exemplo. Comprei junto com ITUB, BBAS, BBDC, LREN, BVMF3 e etc. Todas deram bons lucros, mas acabei sobrando com CIEL e não me preocupa muito. Além de o volume ser pequeno.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí ED!

      Essa é a ideia. No seu caso ainda não tá ficando com ações pra B&H então vai realizando lucro. Já eu tenho minhas B&H mas sempre tenho uma graninha separada na liquidez diária e sempre que eu vejo uma galinha morta vou lá e pah!

      Abraço!

      Excluir
  2. Estranho é que estes papeis estão subindo muito mesmo com o dolar estacionado. Mas tb, tudo hj ta subindo no Brasil, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Uó,

      Nem era esse o objetivo mas se subiu bastante sem o dólar ter subido, o que podemos esperar na alta do dólar?

      Excluir
  3. Apesar de hoje eu não ser fã de girar muito, gosto de estudar operações mais curtas.

    Se puder dar uma passadinha no meu blog, sou novo. Quem sabe add em seu blogroll. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador Indeciso,

      Seja bem vindo à Finansfera. Vou passar lá sim.

      Abraço!

      Excluir
  4. O preço não tem grande relevância no buy and hold no longo prazo, acho que as pessoas estão com dificuldade de entender isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Existem várias correntes. Vou falar a que sigo.

      Preço importa pra mim na medida que uma ação se torna cara dentro de alguns conceitos. Se BBAS3 tá 13 reais, pelo que o banco é e vale, eu pago o preço mas se ele estiver a 35 reais, eu não pago então mesmo pra B&H eu não compro ela.

      Vamos a uma situação hipotética:

      Você compra BBAS3 a 37 reais pois é uma boa empresa e tem bons números. Ai ela sobe pra 40 e você compra mais. De repente vem uma denúncia da lava jato e o banco está envolvido e o preço começa a cair pra 30 e logo em seguida vai a 25. Os números deixaram de ser interessante e você, com base na análise fundamentalista, resolve sair do papel a 25.

      No caso acima, de que adiantou comprar sem olhar preço? Se a gente olha a saúde da empresa antes de comprar, por quê não olhar também o preço que ela vale. No exemplo você sai da empresa com prejuízo mas se o preço importasse você provavelmente não pagaria mais do que 30 reais no Banco e compraria outra empresa mais atraente no preço.

      Vou te falar uma ação que foi caso real pra mim. Grendene! Comprei a 17,35 e vendi com 35% de lucro pra entrar em BBDC3 a 26,00. Foi um rebalanceamento da minha carteira e tive um upside muito melhor no BBDC3 do que em Grendene no preço que vendi. Agora estou aguardando ela voltar pelo menos a 20 pra comprar de novo.

      Como o Tiago da Suno fala. Se preço não importa, que tal comprar minhas ações com 50% a mais no valor?

      Excluir
    2. Compartilho da mesma visão BPM, isso porque vivenciei a crise de 2008 e vi muita coisa desde então; tem empresas que ainda não recuperaram o preço da época. E lá se foram quase 10 anos preso no buy and hold esperando o preço voltar. Abraço!

      Excluir
    3. Pois é Finansfera,

      Imagine que belo investimento hein. Preço não importa. Aí passam-se 10 anos e o rendimento foi pífio. Qualquer poupança ganha.

      Excluir
  5. BPM,

    Preço importa para uns, nao importa para outros.

    Quem diz desta forma como no texto nao entende a essencia desta frase, que é: Evite girar o patrimonio, mantenha sua convicçao em valor, esqueça a bolsa e preços e va trabalhar.

    Olha que coisa excelente. Muita gente perde grana pelo emocional, ve a cotaçao caindo e vende, ve a açao subindo e recompra.

    A metodologia preço nao importa ajuda muito as pessoas, como eu mesmo, que so tomava prejuizo na bolsa.

    Pra quem tem tempo e gosta, o swing trade pode ser excelente, mas ha alguns conceitos incoerentes que sao "comprar uma açao que seja boa, no pior caso vira buy & hold ... Ta errado: ST é coisa seria, voce define com o mercado fechado (final de semana ou a noite) o preço de entrada, saida com ganho e saida com prejuizo, e o tempo maximo para permanecer na operaçao.

    Trades imaginarios sao bem diferentes. Vou te falar um agora em FIIs: Pode comprar RNDP por 1000 que voce vendera ele a 1050. Mas, vale a pena?

    O preço nao importa é isto: A bolsa vira um local de depositar a grana, enquanto voce foca em outras coisas, no trabalho e renda extra.

    Vim botar lenha na fogueira e apimentar a discussao, mas concordo que pra quem sabe executar e analisar preço pode importar sim, com razao.

    Um abraço e um excelente mes BPM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, vamos por partes.

      “Evite girar patrimônio, mantenha sua convicção, em valor, esqueça a bolsa e vá trabalhar” até aí tudo bem mas esquecer preço não da.

      O caso de muita gente perder grana pelo emocional não quer dizer que não olhar preço vai resolver. Quem perde grana pelo emocional não está preparado para o mercado. Melhor ficar na poupança.

      Essa metodologia radical de preço não importa é igual quebrar cartão de crédito. A pessoa não tem controle emocional e precisa ser radical.

      Olha como são as coisas, por isso gosto de ver opiniões. Eu já acho que ser taxativo com uma operação de swing trade donation ter obrigatoriedade de encerrar ela a noite ou no dia seguinte muito errada. Você se obriga a encerrar no prejuízo ou no lucro. Isso é pra traders.

      No seu exemplo de RNDP não vale a pena pois aumentar 5% de lucro e ainda pagar 20% disso em imposto? A lógica seria ver o preço dessa RNDP que não acompanho.

      O preço não importa pra mim é bitolação. Respeito todos que falam isso mas essa é minha opinião.

      Ainda não enfontrei uma pessoa que fala que preço não importa é compra ações ou FII caros. Sempre esperam cair pra comprar mais barato e falar que preço não importa kkkkk.

      Você rs comprando BBPO11 a quase 160 reais? Se quiser te vendo as minhas que comprei por 97 só que o preço é 200, que?

      Abraço camarada, um excelente mês ( apesar que não sei se continuará tudo subindo)

      Excluir
    2. Foi pra botar lenha na fogueira mesma BPM, tenho que comentar mais, seus posts estão cada vez mais interessantes! Mostra a sua evolução como blogueiro, parabéns.

      Ah cara, tem outra coisa que me desanima vender ... Imposto de Renda ...

      Vou deixar meus BBPO lá quietinhos, comprei abaixo de 100 também kkk.

      Abração

      Excluir
    3. O crescimento da Finansfera dá-se quando debatemos diversos pontos de vista com educação e argumentos. É muito bom ouvir opiniões e argumentos diferentes pois me faz pensar mais ainda.

      Apareça sempre, a casa é sua.

      Vou acompanhando sua mudança do blog pra um site .com, quem sabe não me animo no futuro.

      Abraço!

      Excluir
  6. Fala bpm. Blz?
    Mas tudo subiu no brasil. Vc poderia ter se dado em praticamente qquer ativo na epoca que vc quis comprar. Em qquer setor.
    Kroton a 12xx
    Brfs a 38xx
    Natu a 22xx
    E por ai vai.
    Eu só nao tenho embr na carteira.
    É obvio que vc tem q destacar q isoladamente nenhum criterio deve ser considerado para investir numa empresa.
    Eu, dentro dos meus critérios, considero essas empresas mto boas atualmente. Só nao gosto mto da grande participação do bnds na fibr.
    E criticam mto a alavancagem da klbn. Mas é aquela historia de novo: só isso, por si, nao diz nada e nao me impede de ser sócio da empresa. Tem quem fala ainda que os irmaos klabin controlam tudo... socio é on.. bla bla bla. Enfim.... coisas isoladas...
    Por isso deve ir afundo nos balanços da empresa e por conta propria.
    Abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IM,

      Sim, quase tudo subiu nos últimos 2 meses mas a questão para o Swing Trade é conhecer a empresa, por exemplo a Grendene, é uma excelente empresa mas ela já estava 26,44 no dia 31 de julho e no dia 29 de setembro ela fechou em 26,73 então neste caso não seria uma boa fazer o swing trade.

      Isso que falo em relação a preço e acompanhar a ação. Enquanto no período de 2 meses algumas subiram 30%, outras não subiram 1%.

      Mas como citei acima, comprei grendene a 17,35 e se ela estivesse a menos de 20 no dia 31 de julho, com certeza estaria na relação do swing.

      Abraço!

      Excluir
  7. Pessoal fala muito de preco... A questao é a continuacao da frase ou inicio dela.
    Precos nao importa NO LONGO PRAZO
    Preco IMPORTA ... no curto prazo... E vc acabou de provar.
    Abraco

    ResponderExcluir
  8. BPM, pq você não analisa e crava algumas compras que faria hoje, pra analisar daqui uns 2 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecendo,

      Porque hoje não compraria nada kkkkk. Talvez das ações que acompanho eu compraria hoje somente BBSE3 pois foi a unicaque não teve essa alta absurda.

      Grendene no curtíssimo também ficou pra trás como citei mais acima.

      Excluir
  9. Boas,


    Ahhhhh que belos trades, está de parabéns!!

    Estanho demais essa super valorizadas ações brasileiras não acha?

    O Brasil está retomando o crescimento?? Pelo que vejo não kkkkk o que será então?

    Abraço e continue fazendo trades assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IM,

      Estranho não são as ações subirem assim pois se analisarmos alguns números podemos ver que muitas empresas tem espaço pra subir mesmo. O estranho é a instabilidade no governo cheio de denuncias e ainda assim esse otimismo.

      De qualquer maneira me mantenho posicionado e quando der aquela caidinha, compro mais.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!