Resultado Q4 2017 - Apple, iPhone, iPad e Mac

by - 05:12

Fala galera da Finansfera!!!

Apple

Estou feliz em ter minhas preocupações afogadas por um tsunami chamado Apple. Neste post eu comentei que não esperava um resultado tão bom da Apple por lançar dois modelos de iPhone e ainda por cima ser um pouco mais caro mas como sempre essa maçã não apodrece e mostra que está caminhando para ser uma empresa sem igual valendo quase 1 Trilhão em breve.


iPhone x
Ontem saiu o resultado trimestral e contrariando minhas preocupações o iPhone vendeu muito mais que no trimestre anterior. O iPad teve uma reduzida porem os Mac também tiveram as vendas aumentadas. O lançamento do iPhone X não foi tão ruim como eu imaginava.





A empresa declarou dividendos em 0,63 U$ como no trimestre anterior porém o EPS foi de 2,07. A receita aumentou em 12% e o lucro por ação 24%. Os números são alarmantes e as vendas não diminuem.


Interessante registrar que eles cresceram dois dígitos nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha, Coréia e vários outros mercados desenvolvidos. O crescimento na China aumentou em 12% em relação ao ano anterior e a dinâmica na Índia também melhorou onde a receita dobra ano a ano. O crescimento no México, Oriente Médio, Turquia e Europa Central aumentaram em 30% sendo assim o crescimento nos mercados emergentes foi de mais de 20%.

Legal que eu invisto em ETF de Mercados Emergentes, logo também melhora meu desempenho. Possuo o EIMI.L.

Uma preocupação que eu tinha era em relação à China. Como o iPhone ficou mais caro e menos acessível aos chineses e como eles estão em um momento delicado na economia, imaginei que pudessem reduzir o consumo de produtos Apple mas pelo visto os Applemaníacos, mesmo que chineses, não largam a marca.

46,7 milhões de iPhones foram vendidos neste trimestre aumentando em 3% em relação ao ano anterior. 10,3 milhões de iPad foram vendidos aumentando em 11% em relação ao ano anterior também. Como falei acima, os números são incríveis e se quiserem ouvir o Conference Call Q4 2017, basta clicar no link.

Eu sou Applemaníaco tendo iPhone, iPad, Mac Pro (última geração), iWatch, iPod e só estava me faltando as ações que comprei semana passada com a venda de GE que está fundando, confiram aqui esta saga.

iPhone, iwatch, macbook, iPod, iPad
Umas comprinhas que fiz quando estive em San Francisco

Mantenha sempre sua estratégia e seus estudos!



Na semana passada eu analisei GE novamente após mais um trimestre ruim e resolvi encerrar posição. Postei aqui essa decisão citando os motivos e no mesmo dia resolvi comprar Apple, pois já estava há tempos querendo comprar mas sempre enrolava achando que este trimestre poderia vir mais ou menos.

Apple é uma excelente empresa com um caixa absurdo, um bom pagamento de dividendos, crescimento animal e produtos excelente que o mundo todo adora então não tem como a empresa ficar ruim de uma hora para outra.

Nos comentários do post sobre a venda de GE e a compra de Apple vocês podem ver vários comentários sobre encarar a decisão de encerrar posição em uma empresa mas é assim mesmo. Se o trimestre não for bom você avalia e pode esperar o próximo. Se não melhorar então já é hora de colocar em quarentena ou até mesmo encerar posição.

Desde que vendi GE a 22,03 ela caiu para 19,94 U$ no fechamento de ontem, ou seja, caiu mais de 10% desde que vendi com -26%. Já Apple que comprei a 157 U$ fechou ontem a 168,11 U$, ou seja, uma valorização de 7% e se não me engano, no aftermarket ela já estava subindo mais de 2% então vamos aguardar a abertura do mercado hoje pois o pré market já está em 3,44% a 174,4 U$.

Pretendo ir aumentando posição em Apple. Tenho percebido os resultados e o crescimento de algumas ações desde que comecei no mercado internacional e estes ativos merecem aumento de posição, sendo eles Berkshire, os ETF na Irlanda, GWW e AWR. GWW ainda carece de maior acompanhamento mas demonstraram que podem se renovar e ter um excelente crescimento no trimestre, coisa que a GE não consegue fazer há mais de um ano.

Por enquanto é isso pessoal! Apple é um absurdo de empresa de crescimento e pagamento de dividendos. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.

Abraço a todos!



You May Also Like

12 comentários

  1. Contribui com este resultado, comprei um iPod Touch, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Uó!

      Peguei 0,63 centavos de dólar do seu dinheiro kkkk

      Excluir
  2. Enquanto tiver applemaníacos como vc, a empresa vai estar muito bem rsrsr!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      O bom é quem nem todos applemaníacos investem nela kkkk

      Excluir
  3. Ola meu caro.
    Obrigado pela visita.
    Eu estou stopado nas postagens.
    Mas em breve farei meu fechamento anual e considero ano que vem fazer posts ao menos trimestrais, como os balanços da empresa.
    Coloque no.blog roll, se quiser.
    Sempre visito os amigos, vc ja deve ter percebido.
    Um forte abraço e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo que você sempre comenta mas eu tava fazendo uma limpa nos links da blogroll que não estão postando pois fica muito link na página e o google acaba interpretando mal se tiver mais de 100 links.

      Vou deixar o seu de fora e quando voltar a postar eu te incluo.

      Abraço e não suma!

      Excluir
  4. Applemaníacos São exceção na blogosfera. Mas tmad parece bem fã mesmo.

    Sucesso aí com essas ações

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá BPM,

    O Tai Lopez colocou no twitter dele: "A Apple tem margens de ferrari e produção de Toyota".

    Muitos trocam de iPhone todo ano e não entendem o quanto o que ele olha todo dia pode ser um grande investimento.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Eu vi lá no seu Twitter. Muito boa comparação. Posterguei a entrada nela mas já estou dentro, agora é ir aumentando posição aos poucos.

      A Apple me impressiona por ser uma empresa muito gigantes, caixa monstruoso, ter vários applemaníacos e me enquadro aqui e mesmo assim o P/L dela não chega a 20. Tudo bem que não se olha só um indicador e para algumas empresas o P/L não importa muito, de qualquer maneira ela poderia estar muito mais, olhe só o da Netflix que tá em 197.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!