Pages - Menu

abril 17, 2018

EPR Properties declara dividendos em U$ 0,36

Fala galera da Finansfera!!!


Em linha com a ideia de trazer um pouco mais de conhecimento sobre investimentos no exterior bem como alguns motivos, rentabilidades e estratégias, trago rapidamente a declaração de EPR Properties que declarou dividendos mensais a serem pagos em 15 de maio para quem tiver as cotas no dia 30 de abril.

A previsão anual dos pagamentos dos dividendos é de U$ 4,32 (0,36 X 12). Com o preço atual de U$ 55,00 tem-se um ganho de aproximadamente 7,5%, ou seja, um belo retorno em dólar. Considerando os impostos em 30% teremos U$ 3,02 líquido ou aproximadamente 5,5% líquido ao ano.

É certo que EPR caiu muito dentro de um ano bem como todos os REIT. A expectativa do aumento da taxa de juros nos EUA fez com que o mercado de REIT sofressem bastante mas como os investimentos são para longo prazo e o foco é aumentar a renda passiva, então vamos seguindo o baile.

OBS: O Frugal e Simples fez um excelente estudo de caso com o ETF IWDA mostrando compras constantes durante um período de 104 meses, se você ainda não viu, veja aqui e faça um comparativo com a situação de alguns REIT no momento.

Vejamos no gráfico de um ano a queda no preço de EPR. Reparem que o REIT saiu de, aproximadamente,  U$ 76,00 para U$ 55,00 nos dias de hoje, ou seja, uma queda de aproximadamente 27%, porém os dividendos foram aumentando.


Mas vamos rapidamente mostrar um pouco de EPR e na sequência a evolução dos dividendos:

Não precisamos ir longe para ver os dados, basta entrar no site oficial em http://www.eprkc.com e navegar pelo site para ter acesso a todas essas informações e muito mais.

EPR investe majoritariamente em entretenimento, recreação e educação.


No site é possível clicar e ver cada empreendimento selecionando até por tipo ou estado.


As imagens abaixo trazem alguns números de cada área de atuação.



Quando se trata de dividendos, vamos que houve um crescimento considerável. Podemos ver nas imagens abaixo que durante 8 anos consecutivos os dividendos foram aumentados saindo de U$ 2,60 em 2010 para U$ 4,32 por ano.


No próprio site também temos todas as informações sobre os dividendos e reparem que o Yield está em torno de 7,86%, ou 5,5% líquido para nós brazucas após descontar o imposto.

  • Pagamentos em 2018 - US 0,36 por mês


  • Pagamentos em 2017 - U$ 0,34 por mês


  • Pagamentos em 2016 - US 0,32 por mês 


  • Pagamentos 2015 - U$ 0,30 por mês


Mas temos que observar também o retorno por ação e a receita, podemos ver que nos últimos dois trimestres tivemos um EPS decrescente e no último trimestre a receita veio um pouco abaixo.


Enfim, podemos fazer várias análises sobre o ativo e temos diversas opinões sobre seus números. A intenção é mostrar os ganhos mensais com REIT assim como ganhamos com os FII só que desta vez em dólar. Considerando que o dólar subiu quase 10% nos últimos 30 dias, o ganho fica ainda maior na carteira.

Claro que precisamos acompanhar os próximos balanços e ver a vacância e a receita conforme os FII mas a princípio, os preços caíram bastante e isso faz aumentar a oportunidade de comprar mais cotas e aumentar estes dividendos mensais. Podemos comprar pelo menos 27% a mais de cota desde que o preço de U$ 76,00 foi alcançado há um ano.

Meu preço médio é de U$ 66,87 e já estou pensando em comprar mais umas cotas para fazer preço médio menor e aumentar a quantidade, afinal não é nada mal adicionar mais U$ 4,32 ao ano por cada cota, ou U$ 3,02 líquido já retirando os impostos.

E você? O que acha de receber U$ 4,32 dólares por ano pra cada U$ 55,00 investidos considerando que você tenha enviado dinheiro ao exterior com dólar a R$ 3,20 e hoje ele tá em R$ 3,40.

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!




22 comentários:

  1. Olá Bpm!

    Os REITs são investimentos interessantes. Tenho algumas EPR, ele foi um dos primeiros que começou a apanhar do mercado, OHI foi outro. Esses fundos estão com alta ocupação e acho que uma queda desse tamanho ainda é oportunidade, pois os dividendos vão compensando.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Janota!

      Eu aumentei posição mas já estou coçando pra aumentar mais ainda. Mas tenho que segurar e deixar um pouco de Trumps pra aproveitar uma possível queda no futuro.

      Excluir
  2. Também ando aumentando minha posições em REITS como OHI, EPR, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista,

      Ainda não tenho OHI, vou até dar uma olhada.

      Excluir
  3. Olá BPM,

    Eu não invisto no exterior, mas no futuro pretendo. O que me impressiona é tamanho desses REITS, nem dá para comparar com os FIIs daqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy,

      Viu aí os 6,7Bi dele? O EPR é um dos maiores.

      Excluir
  4. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Quem recebe dividendos no exterior precisa fazer o carnê leão mensalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode lançar mensalmente ou uma vez só na declaração. Não precisa recolher imposto porque os EUA cobram 30% em cima dos dividendos e no Brasil a alíquota máxima é de 27,5% então basta declarar que você ainda fica no "crédito".

      Eu lançou mês a mês só pra facilitar a declaração do IR mas não há implicação nenhuma em fazer só na hora da declaração do IR.

      Excluir
  6. BPM,

    Iniciei aporte em REITS em FEV comprando O, depois em MAR VTR e agora em abril OHI. EPR é um setor que tenho duvida se é defensivo, mas o desconto dele é atrativo. Proximos aportes estou pensando em WPC, STAG e IRM.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas compras gttrajano,

      Tá me lembrando meu início nos FII no Brasil, fui iniciei em 2015 quando eles estavam sofrendo também e hoje tem valorizações de até 70% na cota sem contar o que já recebi de alugueis.

      Tô de olho em OHI também. Na verdade tem vários com bons descontos. Outro que ainda não tenho e estou olhando é o VNQ.

      Excluir
  7. ahhh mas recebi hoje já! Muito bom ter EPR em carteira, mas ainda acho que vai cair muito para eu comprar mais vide 2008. Outro que quero embolsar muito mais é o melhor REIT que existe: "O"
    Cuidado que OHI congelou os dividendos por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então AA40,

      Em relação aos preços, como já caiu muito e não temos como prever se vai cair mais, então é melhor já ir comprando um pouco sempre.

      Se OHI congelou os dividendos mas o preço caiu fazendo o yield aumentar e os fundamentos continuam indo bem, então acho que não precisa se preocupar tanto. O problema é quando começa a ter vacância e falência.

      Excluir
    2. Sim, Compro EPR quase todo mês pois como falou não sabemos o ponto de inflexão, mas se o yield to T10Y subir dos 2.89 atuais para 5.2 como aconteceu de 2006-2008, reits vao sofrer muito ainda bem como ações em geral. Temos que separar o joio do trigo e ir comprando o trigo conforme ficar mais barato.
      O problema com OHI é exatamente este, vacancia e falencia de alguns de seus tenants mais importantes. Não vou mais comprar até ver os próximos balanços pq pode ter um yield de 10% mas, se nao pagar ou cortar, galera vai debandar.

      Excluir

    3. AA40,

      Eu não analisei OHI. Se você poder fazer uma análise e postar pra galera, será de grande valia.

      Abraço!

      Excluir
    4. Tenho evitado fazer isso pois pode ser visto como indicação de investimento e com esta onda de gente sendo processada por fazer isso sem certificação melhor nao arriscar....mas vou tentar bolar uma analise com uns disclaimers em breve. Abcs

      Excluir
    5. Acho que expressar opinião do que você tá comprando e avisar que não é indicação não é problema. Você não cobra nada pra isso, é apenas um bate papo.

      Mas fique a vontade caso não se sinta confortável.

      Excluir
    6. Pois é ontem mesmo vi isso. O CNPI e a CVM tão processando varios sites por opinar sobre ações mesmo nao configurando recomendação. Acho um tanto exagerada esta reaçao da CVM. Se eles estivessem atras dos manipuladores de mercado fariam mais bem ao mercado do que ficar atras de bloggers.

      Excluir
  8. Fala BPM

    EPR é um bom REIT sigo sócio também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que comprar ela por 10 anos da pra garantir renda pra viver? Vamos ver no próximo post!

      Excluir
  9. Le ai BPM
    https://seekingalpha.com/article/4203843-become-millionaire-investing-monthly-paying-reit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom hein AA40,

      Ela tá indo muito bem. Acredito que mais alguns anos diminua essa % em Theater e aumente em outras coisas melhorando mais ainda a diversificação.

      Minha última compra foi na queda que teve no início do ano quando comprei a $60,70. Ou seja, dessa última compra, além dos dividendos recebidos ainda tô com 16% em cima do preço de compra.

      Outra belezinha que comprei bem foi LTC. Comprei a 36,80 e agora tô com 25,5% de alta fora os dividendos. Claro que REIT não é pra ganho de capital mas dá aquela alegria quando olha a planilha e vê tudo azul 😂

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!