Com a greve dos caminhoneiros e a polêmica da gasolina, é hora de investir nas ações da Petrobras?

by - 15:52

Fala galera da Finansfera!!!

Com a greve dos caminhoneiros e a polêmica da gasolina, é hora de investir nas ações da Petrobras?

Caminhoneiros fazem greve por causa do aumento do diesel

Estamos passando por um momento bastante conturbado no Brasil. Petrobras aumentou o preço do combustível e os caminhoneiros fizeram greve paralisando várias rodovias prejudicando o abastecimento de alimentos, combustíveis, viagens e até de voos. 



As ações que estavam subindo começaram a cair e a Petrobras perde algo em torno de 47 bilhões fazendo a redução dos impostos. Apesar de a diretoria da Petrobras dizer que não houve pressão do governo, não podemos garantir nada nesse mundo político. 

Mas o post não é exatamente sobre economia, política, greve, administração da Petrobras ou outra polêmica qualquer, o post é sobre: 

Comprar ações da Petrobras ou não?!


Pois bem, como vocês têm observado, tenho feitos uns post de “se”, ou seja, se tivesse investido tantos reais por mês corrigido da inflação por 10 anos, o que teria acontecido com....

Neste sentido resolvi fazer um estudo com a Petrobras e ver se teríamos ido bem ou não. Relembro que a ideia não é ficar falando do passado no sentido de que poderíamos ter ficado rico se tivéssemos feito algo, até mesmo porque todos sabemos que rendimentos passados não garante os futuros mas a ideia central é mostrar que ao longo do tempo, mesmo quando temos crises, ainda é uma boa ideia, ou não, comprar ativos em queda. 

Quando entrei na bolsa de valores em 2007 a Petrobras e a Vale sozinhas levavam uma fatia aproximadamente de 60% do índice Bovespa. As ações da Petrobras eram negociadas diariamente em um ritmo frenético assim como as da Vale. Naquela época todos compravam e faziam muitos trades com as ações da petroleira.  Também tínhamos greves, aumento de impostos, aumento no preço do combustível e a Petrobras sempre esteve à frente de grandes polêmicas. 

Com o passar dos anos, a Empresa foi afundando em polêmicas e corrupções até que suas ações caíram até atingir o fundo do poço e acreditem, a frase abaixo era quase inimaginável. 

Ações da Petrobras atingem o preço de R$ 4,12 

Este fato aconteceu em 01 de fevereiro de 2016.

Hoje em dia vejo muita gente falando das ações da Petrobras, vejo pessoas perguntando se é hora de comprar, se é  hora de entrar com opções e blá-blá-blá mas o que ninguém fala é que a hora de comprar as ações era quando ela estava no fundo do poço. 

O conceito de sardinha se aplica exatamente nesses momentos em que as pessoas assistem a tv e viram analistas e investidores da bolsa. Então deixa te contar um segredo: quando a tv anuncia, já passou a hora de você entrar e os grandes players já ganharam muito e vão ganhar muito mais com os sardinhas. 

Mesmo alertando sobre as estratégias de investimento de longo prazo e de analisar as empresas com base nos seus balanços, muitos querem a fórmula mágica pra ganhar dinheiro ontem. 

Então sem mais delongas, vamos ver o que teria acontecido se tivéssemos investido em Petrobras nos últimos 10 anos. 

Caminhoneiros fazem greve por causa do aumento do diesel
Caminhoneiros fazem greve por causa do aumento do diesel


Petrobras reduz preço do diesel
acoes da Petrobras caem após redução do preço do diesel
É hora de comprar ações da Petrobras?



Podemos ver o quanto de ações teríamos acumulado se tivéssemos investido nos últimos 10 anos. Teríamos mais de 32 mil ações da Petrobras (PETR4). Imaginem se Petrobras pagasse bons dividendos.

Alias, a tabela com os dividendos pagos fica pra próxima mas já adianto que a Petrobras não é boa pagadora de dividendos então nem vai fazer tanta diferença.

E aí? Vale a entrar na Petrobras no momento? Acha que ainda tem um bom apside após sair deste momento conturbado? Arriscaria comprar PETR4 por vários anos?

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!




You May Also Like

14 comentários

  1. Respostas
    1. Então Soldado,

      Exatamente isso, você não vê lucro. É para cada um tirar suas conclusões. Se você olhar os estudos anteriores, vai perceber que se tivesse comprado um REIT nos EUA, já teria praticamente 1 milhão enquanto na grande Petrobras estaria patinando nos 600k.

      Excluir
  2. BPM, aproveito a oportunidade para estender seu questionamento a outra ação, BBAS3, o Banco do Brasil perdeu muito valor porém num ritmo mais lento, mas está num valor baixo, talvez abaixe até mais e pode gerar uma importante oportunidade de compra.

    Com relação a Petro, vou esperar amanhã ou mesmo o inicio da proxima semana pra ver o que acontece.
    Mas acho que logo abre oportunidade de compra, não deve ficar em baixa muito tempo. Mas vou aguardar um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      BBAS também sofre bastante interferência do governo mas abaixo de 22 eu até compro. Ideal era nos 13 como já foi né, Barsi que não é nada bobo encheu o pote.

      Já com relação à Petrobras, meio difícil entrar nela. Tem outras empresas boas e mais sólidas no mercado, não sei se vale a pena ficar sofrendo pra ganhar um pouco mais.

      Vá nos contando sua estratégia, diga-nos depois se entrou ou não.

      Abraço!

      Excluir
  3. Volto a investir na Petrobras quando privatizar....

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é SrIF365,

      Isso é pano pra manga..... Haja discussões 😂

      Excluir
  4. Estou cada vez mais convencido que investir em RV somente pela apreciação de capital não leva a resultados concretos. Somente pelos efeitos dos dividendos ons juros compostos é que é possível bons resultados. Não vendo as Petr4 que tenho em B&H via fundos mas não compro mais de jeito nenhum. abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40,

      Reinvestir os dividendos é fundamental no período de acumulação. Petro é uma mega empresa mas olha como apanha da política e do governo. Triste ver uma cia deste porte sofrer tanto. Sem contar que ela não paga dividendos desde 2014.

      Em breve posto a simulação com os dividendos.

      Excluir
  5. Tem que ser muito maluco investir num negócio onde a concorrência tira petróleo da areia a 12$ o custo do barril.

    Mas tem gente que gosta de sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, muito boa VDD,

      Nós somos mais inteligentes, extraímos petróleo do fundo do mar. Detemos uma das melhores tecnologias do mundo nesse ramo, depois não entendem porque custa tanto.

      Excluir
  6. Observando a crise atual, fiquei com uma curiosidade de saber como funciona o mundo financeiro, principalmente no que diz respeito a ações. Andei lendo bastante sobre isso e resolvi investir uma pequena quantia pra aprender mais na ´prática´, mas ainda não consegui decidir em qual corretora abrir uma conta. Qual você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,

      Olha, pra entrar no mundos dos investimentos você praticamente vai abrir conta em mais de uma corretora, pois algumas oferecem taxas melhores em renda fixa mas para operar ações muita gente usa a Modal por ter uma corretagem baixa. Já eu uso a Socopa.

      Já usei outras e tenho conta em várias mas concentro minhas aplicações em ações e FII tudo na Socopa, pois além de eu conhecer a anos, não cobra custódia caso efetue pelo menos uma compra de ações no mês e não cobra nada para FII. A corretagem é de 7 reais para ações.

      Observe se a corretora que você quer entrar tem histórico no mercado e se é confiável.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!