Fechamento Junho 2018

by - 18:09

Fala galera da Finansfera!!!

Balanço mensal

Trump

Junho não foi muito diferente de maio né! Queda nas ações e nos FII mas por outro lado, vocês verão a carteira exterior salvando novamente. A disparada do dólar só fez a carteira subir bem. Além dos ativos estarem subindo aos poucos, os dividendos estão crescendo e o dólar, claro, deu aquela ajuda.

No fechamento anterior mostrei a importância de se investir no exterior e agora vamos corroborar a ideia. Os ativos no exterior podem cair? Claro que podem mas por enquanto a crise é no Brasil e não no mundo então a carteira vai se salvando com isso. Por isso é importante diversificar entre ativos tanto nacionais quanto internacionais.
  • Ações - Sangueeeeeeee de novo! A carteira de ações recuou 8,52%. Tudo graças a... sei lá, graças aos nossos políticos e nossa economia. Aproveitei as quedas e peguei um dinheiro que estava no Tesouro Selic e comprei mais BBDC3.
  • FII - Também não foi muito diferente caindo 5,08%. O que me conforta é que a % dos alugueis subiu e como FII é pra longo prazo e para gerar renda, vamos aproveitar a liquidação.
  • TD - Me desfiz do Selic pra comprar BBDC3. Agora só tem um IPCA 2020 e vou deixando por lá. Se as taxas passarem de 6,2%, o que não acho difícil, volto a comprar uns 2045 com a mesma estratégia usada há pouco tempo.
  • Poupança - Uma mixaria lá.
  • CDB - Aquele crescimento igual raiz de grama.
  • Debêntures e CRI - Mais um mês ratificando que pra viver de renda vale muito a pena ter um percentual nesta categoria.
  • Stocks - Um pouco mais tímida em junho as stocks cresceram apenas 0,12%. O destaque foi a cagada que a TWX fez se juntando com a AT&T. Foi uma bagunça só nas minhas ações. A troca foi algo em torno de 1 ação de TWX pra 1,4 de T mas não liquidaram totalmente e parte foi vendida, ou seja, tenho ações da T que eu não queria e ainda caiu um dinheiro na conta. Agora vou ver o que faço com esta bomba.
  • ETF - Estes recuaram bem em 1,93%.  
  • REIT - Continuando aquela subidinha básica após grandes quedas, aumentou 5,46%. Foi ótimo ter comprado LTC e CIM quando estava trovejando, agora os lucros apareceram bem mais rápidos.

Vamos aos números!!


Investir no exterior

Novamente mostro a importância de investir no exterior e manter o patrimônio um pouco blindado. Reparem que a carteira total no exterior convertida teve um aumento de 13,66%. Isto tudo graças à alta dos ativos, principalmente REIT e do dólar que fechou na cotação oficial em R$ 3,674.

O total da carteira foi uma alta de 2,85% mesmo tendo enormes quedas em ações e FII. Não fiz aporte no exterior, a única movimentação como comentei foi a fusão da TWX com a T e ainda sai com um pequeno saldo na conta.

Como podemos ver, a carteira no Brasil recuou 4,17% enquanto no exterior convertida subiu 13,66%.

Por enquanto é isso pessoal, fiquem ligados que vem novidade por aí. Mais detalhes na página Carteira.

Abraço a todos!



You May Also Like

12 comentários

  1. Olá BPM

    Essa T é cheia de rolo kkkkkk pelo menos a aquisição foi aprovada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDD eu não queria essa bomba mas agora se juntou com TWX então vou ver o que faço.

      Excluir
    2. Comprei muito dessa bomba que paga dividendos crescentes a mais de 34 anos e YoC atual em mais de 6%...tem dívida sim, mas divida para comprar um belo ativo TWX vai gerar muito caixa...vcs ainda vao comprar ela quando ela estiver bem e pagando meros 1% de dividendos...ai vou estar com YoC em mais de 10%...deixem pra mim

      Excluir
    3. Realmente Anônimo, ela pode surpreender com a gestão. Não gosto muito do case, tanto é que ela nem estava no meu radar mas agora com a compra da TWX que eu tinha, pode ser um cenário diferente.

      Se ela está comprometida em comprar outras empresas que vão melhorar a performance dela, passa a ser um ativo para entrar no radar, tanto é que não vou vender as que foram transformadas de TWX para T.

      Estou sim analisando comprar mais umas cotas se continuar nessa linha de aquisições.

      Abraço!

      Excluir
  2. BPM,

    Interessante a sua estratégia sobre o TD e BBDC3.

    Esse seria um momento mais interessante para blue chips ou small caps?

    Obrigada,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Olha, nesses momentos de queda as small não recuperam tão rápido quanto as Blue. Eu vou de Blue chip no momento.

      Mas veja bem, são estratégias diferentes. Geralmente small caps é para crescimento, você compra pra acompanhar o crescimento de uma empresa. As Blue geralmente são para dividendos pois muitas não vão crescer tanto assim.

      No caso dos bancos não vejo tanto crescimento a não ser a comprar de corretoras como a Itaú fez com a XP.

      Excluir
  3. Grande BpM

    Parabéns velho! O exterior está te salvando, heheheheh

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VTS,

      Espero que ao menos continue do jeito que está lá fora 😂

      Excluir
  4. E quando a crise for no mundo e no s EUA, o Brasil será o primeiro a sentir e cair forte então investir no exterior passa a ser mais importante que investir aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A não ser que tenhamos um presidente que transforme um tsunami em uma marola 😂😂

      Excluir
  5. Olá BP. Ótima postagem. Realmente é muito importante diversificar no exterior. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tyrone,

      A diversificação é realmente necessária e, podendo ser além de investimentos diferentes como ações, renda fixa, debêntures, imóveis, também no exterior em moeda forte, melhor ainda.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!