Como começar a investir?

by - 15:01

Fala galera da Finansfera!!!




Dezembro já está passou da metade e o fim do ano aproxima-se mais rápido do que Cielo cai não é verdade? (talvez não né?!). Fato é que não sei se as pessoas estão se atentando mais para os investimentos agora ou se é porque o décimo terceiro salário caiu na conta mas ultimamente muitas pessoas tem conversado comigo sobre investimentos.

Apesar de muitas pessoas conversarem sobre investimentos, percebo que a maioria ainda não iniciou na jornada e tampouco sabem o que fazer para começar a investir. A maior dificuldade dessas pessoas  a aprender a investir é saber o que fazer e onde buscar informação, sendo assim, foi por isso que resolvi escrever.

Curso para aprender a investir

Há alguns meses eu escrevi um post com o título Quero investir, por onde começar?  Neste post eu falo sobre 8 passos que devemos adotar antes de começar a investir. Te convido a clicar no link para ler antes de continuar com este post. De qualquer maneira, sinta-se à vontade para continuar sem ler o anterior.

Constantemente pessoas me perguntam qual curso eu fiz e qual curso eu recomendo. Minha resposta é que eu não fiz nenhum curso pago e os que fiz foram aqueles simples gratuitos que a gente encontra na internet. Esses cursos geralmente são bem rasos e não te aprofundam no conhecimento e para isto terá que estudar mais.

Então sobre cursos eu não aconselho comprar de imediato o curso A ou B. Não se empolgue com marketing de aprenda aqui tudo sobre a bolsa de valores, ganhe 280 reais por dia, curso completo sobre análise gráfica, aprenda os bastidores da bolsa de valores, como conquistar seu primeiro milhão ou qualquer outro título que atraía sua atenção e prometa ganhos repentinos e rápidos, aliás, este foi um post que escrevi também, Não caia nessa de ganhos absurdos repentinos.

Se você quer aprender a ganhar dinheiro então a primeira coisa que não deve fazer é gastar dinheiro para aprender a ganhar dinheiro. Esses cursos não são milagrosos e não via te ensinar muita coisa que você não poderá aprender sozinho. Então a dica número 1 é:




Estude por conta própria primeiro

Aconselho sempre a quem quer iniciar no ramos dos investimentos a ler conteúdo gratuito antes de pensar em gastar dinheiro com cursos. Se você quer iniciar, entenda que não é pagando cursos que você vai aprender. Só aprenderá a investir se estudar e na internet há muito conteúdo gratuito que já te dará uma boa base para depois decidir se quer gastar dinheiro com cursos.

Se tirar uma hora por dia para estudar sobre investimentos você aprenderá bastante coisa em pouco tempo. Pode parecer pouco mas qualquer curso que você vá fazer terá mais ou menos uma hora de aula duas vezes por semana, quiçá três vezes por semana. Sendo assim seja disciplinado e tire uma hora do dia para estudar. A próxima dica é:

Por onde começar a investir

  • Tesouro Direto

O Tesouro Direto são títulos do governo que te pagam um retorno em cima do IPCA ou pré fixam uma taxa a um tempo. Basicamente são empréstimos ao governo e ao emprestar dinheiro para que o governo pague suas contas, ele te remunera também. Estudando o tesouro direto você aprender sobre imposto de renda, IPCA o que são as NTNB, os pré fixados e os pagamentos de cupons. Poderá aprender até a surfar no tesouro direto comprando a uma taxa IPCA mais alta a longo prazo e vendendo antes do tempo quando baixar.

  • Renda Fixa

A renda fixa acaba que engloba também o Tesouro Direto. Entender a renda fixa faz você aprender sobre os índices IPCA, IGPM e CDI dentre outros. Fará também você entender como se calcula o imposto de renda, o que são as LCI, LCA e LC. Aprenderá sobre os prazos e os "riscos" que já adianto que são quase inexistentes em renda fixa. Aprenderá também o que é o FGC e como ele pode garantir seus investimentos. Após poderá traçar uma estratégia para a aposentadoria somente investindo em renda fixa. É bem conservador mais dá pra fazer.

  • Fundos de Investimentos Imobiliários

Após aprender a renda fixa, estude sobre fundos de investimentos imobiliários. Os famosos FII são fundos de imóveis, papéis, galpões, escritórios e até de cemitérios onde você compra uma cota e passa a receber parte dos alugueis. Aprenderá sobre FII de papéis, tijolo, shopping além de outras categorias. Recomendo estudar os FII após a renda fixa por serem fundos bem resilientes e oscilarem bem menos do que as ações. Também acho fácil entender a sistemática de funcionamento.



  • Debêntures

As debêntures são empréstimos que você faz às empresas para que elas invistam mais ainda em seu negócio. A grosso modo, ao invés de a empresa pegar dinheiro com o banco, ela pega com você e te remunera a uma taxa acordada. Esta taxa pode se assemelhar muitos com as estudadas na renda fixa. A maioria vai estar atrelada ao IPCA ou IGPM ou ao NTNB. Fica mais fácil entender as debêntures após estudar a renda fixa, no entanto tem que ler com atenção os prospectos das ofertas para analisar as garantias.

  • Ações

Investir em ações após estudar as outras categorias de investimentos acima vai ser muito mais fácil. Ações tem duas linhas de pensamento: A fundamentalista e a Análise Gráfica. A primeira estuda os fundamentos que fazem uma empresa crescer ou não, como aumento no número de vendas, mais investimentos, fusões com outras empresas e etc; já a segunda fala sobre padrões de negociação em forma de candles, linhas ou barras. São assuntos bastante extensos que facilita se já estiver familiarizado com os outros termos.

No estudo de ações você vai aprender a ler um balanço de uma empresa, entender o que são lançamentos recorrentes e não recorrentes, como é chamado o capital alocado a investimentos em equipamentos, o que é o lucro operacional, o que são dividendos, juros sobre capital próprio, valuation e muito mais. Aprenderá também sobre imposto de renda e os limites de isenção. Poderá traçar uma excelente estratégia para a aposentadoria recebendo dividendos e se beneficiando do limite de isenção do imposto de renda quando se vende ações.

  • Opções

Opções eu já considero avançado. Para entender bem o que são derivativos e no caso opções, você já deverá estar muito familiarizado com o mercado de ações, caso contrário o risco de perder muito dinheiro é latente. Estude bastante sobre ações e só após dominar o assunto parta para opções onde você aprender a fazer lançamentos coberto, call, put, compra a seco, aprenderá sobre várias estratégias mas sempre tendo em mente que é mais arriscado.

  • Investir no exterior

Após dominar os investimentos anteriores você pode querer procurar expandir um pouco mais seus conhecimentos e querer iniciar os investimentos no exterior. Não há tanta diferença entre investir no Brasil ou no exterior. Dominando as classes acima fica muito mais fácil. O que realmente diferencia outros mercado do mercado brasileiro é a quantidade de ativos negociados. Enquanto na Bovespa temos em torno de 350 ativos, nos Estados Unidos passa de 5 mil.

Como investir no exterior é um assunto extenso mas não tão complexo, resolvi criar o site www.comoinvestirnoexterior.com onde mostro tutorias de como abrir contas em banco e corretora no exterior, como declarar imposto de renda, comparativos entre ativos no exterior e no Brasil e muito mais. Lá também tem um artigo chamado: Onde investir no exterior que fará um resumo de onde você pode iniciar os investimentos.

Onde buscar material para aprender a investir

Acabei de comentar que não há necessidade de gastar dinheiro para começar a aprender a investir e que há muita coisa gratuita na internet e agora vou falar como buscar esse material. A primeira dica é entrar no site da Suno Research. Eu não ganho nada da Suno nem é propaganda mas eles tem um site  com bastante informação e mini cursos com ótimo conteúdo para você aprender. Sugiro ler todo o conteúdo do site antes de começar a investir ou de pagar qualquer tipo de curso ou relatório. 

Existem várias outras fontes de consultas como FII.com, Dica de Hoje, Edgar Abreu, o nosso grande amigo Termos Reais com suas análises sobre empresas, o Viver de Dividendos, Investidor Internacional, Aposente aos 40 e muitos outros blogs com diversas informações, estudos, debates e muita coisa útil.



Existem também muitas aulas no YouTube onde você pode assimilar mais facilmente algumas explicações. As vezes é mais fácil vermos um desenho com a explicação do que ler um texto. Praticamente todos os citados acima possuem canal no YouTube. Até aqui você ainda não gastou um real.

Livros são outra importante fonte de consulta. Existem livros mais clássicos como o Investidor Inteligente, Invista em Ações Antes que Seja Tarde e muitos outros que você encontra de graça na internet. Alguns sites indicam uma lista de livros a serem lidos para aqueles que querem aprender sobre investimentos. E-Books em alguns sites também são gratuitos e passam por constante atualizações. Baixe uma lista de livros e comece o hábito da leitura.

Reparem que até agora nenhum real foi gasto. Todo material que indico aqui é gratuito e basta um celular com internet pra começar a ler algo na fila da padaria, do mercado, no ônibus, antes de dormir ou em qualquer outro lugar em que você tenha pelo menos uns 10 minutos. Pare de jogar Candy Crush ou de assistir novelas e passe a ler algo sobre investimento. Acredite, você se surpreenderá com o conhecimento adquirido.

Conclusão


Tenha certeza de que se você seguir as dicas acima, já estará a frente da maioria das pessoas que dizem que querem investir mas nem começam. Como falei, uma grande parcela quer começar a investir mas não quer começar a estudar e muito menos tem paciência para aguardar o crescimento do patrimônio. A maioria das pessoas querem comprar a receita mágica e instantânea de ficar rico.

Se você fez pelo menos metade do que está escrito aqui, parabéns! Você está apto a comprar um curso para aumentar seu conhecimento, no entanto, tenho certeza que se estudar pelo menos metade de tudo o que comentei aqui, você se sentirá seguro de tomar suas decisões e não necessitará mais de cursos nem relatórios.

Por enquanto é isso pessoal!

Abraço a todos!


You May Also Like

14 comentários

  1. BPM,

    Seu post ficou muito didático para quem está iniciando nos investimentos. Nessa área, dedicação e persistência são fundamentais para o alcance de bons resultados.

    Gostei do layout do seu blog. Estou fazendo alguns testes com templates para mudar o do meu também, mas ainda não cheguei a uma conclusão...

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana,

      Se tiver alguma sugestão ou dica, fique à vontade para passar. As vezes a gente fala muito de investimento mas não dá atenção para os iniciantes.

      Seu blog é clean e isso é muito bom. Evite colocar muita poluição, acho até que sua barra lateral direita tem bastante coisa, eu também tinha mas retirei um pouco.

      Excluir
    2. BPM,

      Há algum tempo fiz um post sobre FIIs. É uma pequena contribuição, mas espero que possa ser útil aos seus leitores.
      Fundo de Investimento Imobiliário - Você conhece? - Simplicidade e Harmonia

      Agradeço pelo que falou sobre o meu blog. A barra lateral está muito cheia mesmo, é algo que me incomoda. E o que disse validou minha impressão. Tentei fazer um menu horizontal para colocar uma boa parte (assim como você fez na barra lateral aqui), mas não deu certo. Por isso, vou procurar um template externo. Quero algo parecido com o que fez aqui, pois tem tudo a ver comigo.

      Abraços,

      Excluir
    3. Parabéns pelo post Rosana, ficou muito bom. Só faria uma observação: as desvantagens para os FII são muito poucas mesmo e quase todas que você relacionou são afetas à investimentos em imóveis. Então aquele que não investe em FII mas investe em imóveis, correm os mesmos riscos.

      Quanto ao template, procure algo clean na página inicial. Isso ajuda na hora de carregar o blog e as pessoas não entram pra ficar vendo um monte de link de redirecionamento.
      Esse aqui eu peguei no blogger mesmo, você pode ir testando um por um que te agrade.

      Se eu puder ajudar em algo, conte comigo. 😉

      Excluir
    4. BP Milhão,

      Você tem razão, vou mudar o post sobre FIIs adequando a sua observação.

      Sobre o blog, estou procurando, testando e adaptando templates até chegar em algo que fique legal. Assim que conseguir, te envio o link do teste para você ver. Agradeço pela ajuda e pelo apoio!

      Boas festas!
      Simplicidade e Harmonia

      Excluir
    5. Fique a vontade para pedir opiniões. Sempre ajudaremos a quem quiser.

      Excluir
  2. Ei amigo, muito bom o seu post. Tenho um relacionado que talvez tenha interesse de lê-lo: como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito ansioso para iniciar pequenos investimentos no FII's. para tanto estou aprendendo seu funcionamento nesse mês...acredito que em maio realizo meu primeiro aporte em algum ativo dessa ramificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Semeador, não espere grandes valores pra iniciar, qualquer 50 reais já pode iniciar, pois não há taxa de corretagem para compra de FII.

      Excluir
  4. Boas ideias, mas prefiro pagar o Bastter blue para ter relatórios atualizados sobre as empresas que me interessam
    não é caro e o serviço compensa
    pesquisar em diversos sites não seria tão eficiente

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mas você já deve estar em outro patamar. Se o valor de um relatório ou site for irrisório pra você, aí tudo bem mas pra quem tem pouco pra investir por mês pode fazer diferença. Um Bastterbue tá quanto? 350 por ano? Seria aproximadamente 30 por mês. Tem pessoas que guardam de 30 a 100 por mês aí melhor é pegar os gratuitos mesmo.

      Excluir
    2. fiz um calculo na calculadora do AA40

      pra quem quarda 30-100 reais no mes nem compensa investir. melhor arranjar um emprego que pague melhor
      todo metodo tem limites. pobre não vai viver de renda

      https://www.aposenteaos40.org/p/calculadoras.html?showComment=1535683988558

      assinatura bo bastter tá 220 paus e compensa
      https://www.bastter.com/mercado/loja/assinaturas.aspx

      Excluir
    3. Scant, você tá considerando apenas um investimento de 30 a 100 reais pela vida toda. A ênfase aqui é a educação financeira. Se logo cedo, tipo 18 anos, a pessoa aprender educação financeira, o que não é ensinado mas escolas, ela terá sucesso no futuro. Ninguém vai investir 100 reais por 40 anos. O valor vai variar de acordo com a possibilidade da pessoa de acordo com o valor que ela da ao processo de investimentos. Eu não me apego à valores e sim à disciplina. Se uma pessoa hoje guarda 100 reais e isso representa 10% só que ganha, ela provavelmente guardará 10% quando ganhar 10 mil reais. Temos muitos exemplos de pessoas que ganham 10 mil e não guardam nada, você mesmo deve conhecer algum desses. Então, no meu ponto de vista, vale sim guardar 30 reais por mês porque é a atitude que importa.

      Quanto a arrumar emprego melhor, uma coisa não interfere na outra.

      Quanto à pagar relatórios, foi como falei, se não afetar seus aportes nem nada, pode pagar mas acho que não é pra quem tá começando com pouco. Até para ler relatórios tem que ter um certo conhecimento. Dizer que só vale a pena investir se pagar pra aprender não acho que seja a melhor solução.

      De qualquer maneira as pessoas têm que saber onde encontrar boas opções e saber que há sim como aprender sem gastar nada.

      Outro bom exemplo, a XP mês passado deixou o curso Como montar uma carteira vencedora, aberto de graça. Mais uma prova de que da pra aprender a investir sem gastar.

      Vou fazer em breve um post com varios cursos gratuitos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!