Como dividir uma carteira de investimentos?

by - 13:27

Fala galera da Finansfera!

Indexadores: CDI, IPCA, IGPM, SELIC, ações, FII...

 


Eu já havia escrito este post há um tempo mas como o assunto é interessante e devemos sempre fazer um balanceamento na carteira, estou trazendo uma atualização agora.

Você já calculou a porcentagem da sua carteira em relação ao indexador? Sabe como dividir uma carteira de investimentos?


Bom, se você já fez, ótimo! Pode equilibrar bem sua carteira mas se ainda não fez, experimente. Você pode se surpreender com isso.

Geralmente ficamos "cegos" por uma boa taxa e com isso não percebemos o quanto poderemos estar desequilibrando a carteira. Alguns podem achar que não há problema nenhum, pois o Mercado acaba sendo eficiente mas eu prefiro dar uma equilibrada na carteira.

Os indexadores que tenho são IPCA, CDI e Pré que abarcam a renda fixa. Já em renda variável eu tenho fundos de investimentos imobiliários, ações no Brasil e no exterior, ETF e REIT também no exterior. Sendo assim acabo diversificando bem minha carteira em várias classes de ativo.

Renda Fixa


O que acontece com a renda fixa é que se você estiver com muito IPCA e pouco Pré, significa que numa eventual queda de juros, como agora, você pode diminuir seus rendimentos. Apesar de alguns títulos, que são IPCA + alguma coisa, serem interessantes quando o IPCA cai, (pois você estará aumentando seu ganho real), você acaba deixando de ganhar mais caso estivesse em um Pré fixado de 14,5% por exemplo.

Por exemplo, se você tem um Pré comprado a 16% e a inflação caí para 6% isso significa que seu rendimento será de 10% já com um IPCA + 6% significa que seu rendimento será 12%.

No caso dos CDB com taxas como 121% do CDI essa queda até fica menos pior se a taxa de juros não cair. Quando a taxa de juros cai o CDI cai junto só que mesmo assim ainda pode ficar um pouco mais interessante que alguns IPCA, ou seja, é bom diversificar os indexadores.

No meu caso percebi que minha carteira estava desequilibrada e ainda continua porque não tenho tanto Pré assim. Como vou investindo mês a mês vou aproveitando as melhores taxas e com os Pré abaixo de 13,5% eu não animo.



Se você tiver um CDB a 118% do CDI e sendo o CDI a 13,63% ainda assim fica melhor que um Pré de 13%.

CDB 118% X 13,63 = 16,09 tirando o Imposto de Renda de 15% fica 13,67% líquido. Já um Pré de 14% - 15% de imposto de renda fica 11,9% líquido. Neste caso para este CDB ser pior que um Pré o CDI precisa cair muito. ( conta de padeiro).

Claro que existem pessoas que preferem ficar atreladas à inflação o que não é de todo ruim. Geralmente a inflação corrige mais rápido do que o CDI. Em épocas de alta na bolsa e melhora da economia baixando as taxas, a renda fixa sofre bastante.

Minha carteira de renda fixa é composta de alguns CDB que fiz pra 5 anos, debêntures, CRI e um tesouro direto que ficou mas tá quase sendo sacramentado.

Renda Variável

Já a parte da carteira que está em renda variável também tem suas divisões. Esta parte está dividida entre Brasil e exterior. No Brasil tenho ações e fundos de investimento imobiliário. Já no exterior tenho ações, REIT (Real Estate Investment Trust) que são praticamente equivalente aos nossos FII e ETF (Exchange Trade Funds). Ações e REIT estão nos Estados Unidos mas os ETF estão na Irlanda.

Desta forma fico diversificado o suficiente para aproveitar as oscilações do mercado. O Bovespa tem correlação inversa com o dólar, ou seja, o dólar sobe e a Bovespa cai. Isto é quase liquido e certo. O mercado americano não tem exatamente uma correlação com o Bovespa mas as vezes também tem movimento contrário.

O mercado brasileiro não tem tanta opção de compra. Se formos separar boas empresas para compra incluindo os FII, não teremos mais que 150 empresas. Como o mercado é cíclico, sempre aparece uma oportunidade de compra de uma boa empresa que tá descontada por conta do cenário econômico. Já vimos isso muitas vezes no Brasil.

Quando o dólar cai eu aproveito pra enviar dinheiro para o exterior e comprar as oportunidades que encontro. Como posso operar em vários mercados, sempre haverá uma boa oportunidade para comprar. Só o mercado americano tem mais de 4 mil ativos em negociação e não é possível que algum deles não apresente uma oportunidade de compra. Difícil é achar ele.



Cuidados

Os maiores cuidados que você tem que ter é:
  • Não ficar muito posicionado em somente uma classe de ativo e indexador como por exemplo 100% em Tesouro Direto IPCA;
  • Não tentar prever os movimentos e ficar comprando e vendendo constantemente. 
  • Não comprar papeis muito especulativos.  
  • Não investir sem estudar. 
  • Não confiar no seu amigo, cunhado ou aquele YouTuber que ganha dinheiro online na sua frente.
Se você ficar cometendo esses erros constantemente, com certeza você fracassará. Não existe almoço grátis. Cuide de seu patrimônio com atenção.


Conclusão



Bom, se você ainda não fez suas contas, faça e depois comente aqui o que achou do resultado. Se não concordar com o equilíbrio pode comentar também, o blog é aberto à discussões e novos pontos de vista.


Se você ainda não investe no exterior e quer aprender, acesse



Lá você poderá ver minha carteira completa, apresentação de empresas de ações e REIT mostrando sua composição e como os dividendos cresceram ao longo do tempo, estudos de compras seriadas e como declarar no imposto de renda os ganhos no exterior.


Abraço a todos!


You May Also Like

18 comentários

  1. Eu não diversifiquei o suficiente. Não imaginava que o Brasil ia girar 180°, ou teria comprado mais prefixado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF, exatamente isso, a gente só vê que poderia ter feito melhor após ver que fez pior kkkk.

      Ainda há tempo de corrigir pois não sabemos o que poderá vir.

      Abraço!

      Excluir
  2. Eu prefiro ter mais RF atrelada a CDI. A ideia é que esse tipo de RF tem muito menos variação de preço caso queira sair antes do vencimento. Uma parte grande da minha carteira de RF fica sempre à disposição para comprar ações ou FIIs caso ache que algum ativo esteja com preços bastante vantajosos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo é uma boa estratégia manter um valor que possa utilizar rapidamente para fazer aportes em boas oportunidades mas as vezes não é boa ideia sair antes do vencimento para fazer isso. Melhor seria ter um SELIC ou uma liquidez diária em CDB.

      Concordo com os CDB com prazo acabam sofrendo menos variação.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá BPM!

    Interessante! Na minha carteira hoje não tem nada de pré....tenho ipca e cdi. pré não peguei no começo do ano quando saiu boas taxas, agora com a selic caindo não vejo ponto de entrada nele não...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IInglês exatamente, agora tá mais complicado pegar Pré mas tenha em mente que é necessário. Pra mim oportunidade de Pré é acima de 14,5%.


      Abraço!

      Excluir
  4. O pessoal se preocupa tanto com ações e FII que se esquece da renda fixa. Aconteceu isso comigo por quatro anos.

    Excelente ideia. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH isso é muito comum né?! Imagina pensar em outra coisa quando se vê números como 124% de um CDI?! Hahahah, fica difícil olhar pra um Pré e se falando de ações os números "podem" ser muito mais atraentes como 5% em uma semana dependendo de um bom sing trade.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá BPM,

    Excelente post, nunca tinha pensado nisso igual você expôs. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy, sempre é tempo mas ainda tenho que corrigir o Pré, tá bem defasado.

      Excluir
  6. Muito bom BPM.

    Assumo que nem lembrava do TD pre sua postagem me lembrou esta opcao.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VDC! Pois é, pior que tenho Pré de 12,20% e 13,30% que peguei acho que há 3 anos ou mais. Quase aumentei posição mês passado quando tinha uns a 14,50% mas não tinha dinheiro na corretora, agora é hora de ficar de olho.

      Abraço!

      Excluir
  7. Buenas, BPM! Na carteira de TD eu consigo balancear legal, tenho 50% pós, 3,5% pré e o restante IPCA. Já na bagunça das outras rendas fixas fica difícil, tenho empréstimos pessoais, CDBs pós, CDB pré, CDB IPCA... CDBs com liquidez diária para eventual compra de ações e FIIs, é tanto rolo que nesse mês consegui um resultado negativo na rentabilidade - kkk! Não sei como pois não tenho nada com marcação a mercado.

    Agora, por característica pessoal, não gosto dos pré-fixados, prefiro os atrelados ao IPCA e os pós-fixados. Os prés que tenho, quando vencerem eu vou mudar para pós ou indexados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IPV! Hahaha, diversificou tanto que conseguiu rentabilidade negativa?

      Então, quanto aos CDB tente fazer a porcentagem que cada indexador tem na sua carteira. Some todos os Pós e depois os Pré e os IPCA que você consegue. Essa ideia de deixar na liquidez diária para aproveitar algumas "promoções" é boa também.

      O bom de ter um pouco de Pré é que se você pega algo como teve gente que pegou a 16% - 18% e o IPCA e os juros caem, você segura se beneficia da rentabilidade alta travada por 2, 3 ou mais anos no caso do TD.

      Abraço!

      Excluir
  8. fala BPM

    Que susto ao ler os comentarios, tinha um comentario do VDC...depois que me liguei que é de ano atras.

    Mas legal o Post. Sim é importante sempre estar balanceando a carteira. Ainda não me sinto confiante em ativos no exterior. Mal domino os nossos ativos por aqui.

    Abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kspov, eu fiz uma atualização do post antigo. Este assunto é sempre bom ser relembrado. Eu mesmo não tinha escrito tanto anteriormente e o VDC ficou aí na memória.

      Excluir
  9. BP, qual corretora você usa pra investir nos ETFs na Irlanda? A InteractiveBrokers mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, uso a Interactive Brokers. Se tiver alguma dúvida dá uma olhada lá no www.comoinvestirnoexterior.com

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!