O que você está fazendo para se proteger da crise?

by - 14:14

Fala galera da Finansfera!!!



E ai? A crise está chegando? Será que realmente teremos uma crise em breve? Ouço falar em crise desde 2016 e hoje, 3 anos após, nada aconteceu ainda. Os mais céticos sobre o mercado financeiro dizem que quem está posicionado vai se dar mal quando a crise chegar e que é melhor vender tudo e correr para as montanhas. Vai ser a pior crise da história e mais devastadora do que Chernobyl e tsunami juntos.

A crise está chegando?


Pois é, resolvi escrever este post porque outro dia um amigo que já estava um tempo sem mandar notícias pessimistas sobre o mercado, principalmente o mercado internacional, resolveu enviar o vídeo que o Bruno Perini fez com o Richard Ryteband com o título de Sinais da próxima crise mundial e como se proteger dela.

Eu já havia falado sobre crise e como se proteger dela  nos dois últimos vídeos no Youtube e no último post no site www.comoinvestirnoexterior.com Se você ainda não viu os vídeos nem leu o post, dá um pulinho lá e depois comente o que achou do conteúdo. Abaixo deixo o vídeo do Bruno Perini.




Durante nossa conversa eu falei para ele que realmente achava que uma crise está por vir e não está longe. Devido à vários indicadores, chego a conclusão que devemos ter cautela. Cuidado, lembre-se que este blog é pessoal e reflete minhas opiniões e estratégias e nunca uma recomendação de compra ou venda de ativos. Pois bem, continuando, eu falei que uma crise aproximava-se e foi então que ele falou, vangloriando-se, que já havia falado isso desde 2016.

Achei super engraçado o posicionamento dele como se a crise já estivesse acontecendo. Ele falou como se tivesse acertado a próxima crise melhor do que o Michael Burry. Se você não sabe quem é, assista ao filme "A grande aposta". Eu disse a ele que a crise ainda não chegou e que ele não acertou nada! Ficar desde 2016 falando que uma crise está por vir, significa dizer que uma hora vai acertar, nem que seja em 2030, pois sabemos que na nossa história, as crises são cíclicas.

Outro ponto importante sobre crises, dificilmente elas acontecerão pelos mesmos motivos das anteriores. Alguma coisa diferente que ninguém previu ao certo vai acontecer e desencadear a próxima crise. É a história do Cisne Negro que também recomendo a leitura do livro de Nassin Taleb ou ao menos escutem o podcast com o resumo no site do ResumoCast.



O que você faz para se proteger de uma crise?

Depois de alguns debates eu perguntei ao meu amigo: Ei cara, o que você está fazendo para se proteger da crise? Digo, você tá ai falando um monte de coisas desde 2016 e o que está fazendo para se aproveitar dessa crise? Claro que ele gaguejou e disse que só analisa. (Emoticons de muitas gargalhadas aqui). Eu disse a ele que se tem certeza da crise, que faça algo. Opere vendido, compre ouro, compre bitcoin (não façam isso viu?!), sei lá, faça alguma coisa ao invés de ficar dizendo que vai acontecer uma crise.

Quando Michael Burry e os demais gestores previram o que a economia americana estava prestes a colapsar, eles apostaram contra. Operaram vendido até o talo. Mas e ai? Quanto tempo levou para realmente vir a crise e quanto de dinheiro eles "perderam" até que a crise chegasse? Imagine você achando que virá uma crise, comece a operar vendido. Agora imagine que a crise não venha nos próximos 3 anos. O que você faria? Continuaria apostando tendo que cobrir todos os meses a operação injetando dinheiro ou encerraria a operação?

É muito difícil bancar operações que dão prejuízo. A maioria de nós não podemos ver 10% de queda em um ativo que a gente corre pra vender porque está caindo! Não é meu caso mas é de muitos. Nessas horas tem que ter muita certeza do que está fazendo.

Um outro amigo que em 2017 falava que a crise estava chegando foi mais ousado. Este resolveu comprar uns ETF de relação inversa com a DowJones. Ao mesmo tempo comprou ETF de mineradora de ouro. Conclusão, ano passado vendeu tudo porque não aguentava mais ver as ações subindo enquanto a aposta dele ia pelo ralo.

Se você quiser ver mais sobre os investimentos no exterior, sobre o que comprar para se proteger de uma crise, acesse www.comoinvestirnoexterior.com e o canal no youtube.


Abaixo deixo o vídeo que fiz mostrando onde você pode investir para se proteger de uma crise


Não temos como prever exatamente uma crise. Se observarem a crise do subprime em 2008, verão que já era tragédia anunciada, porém levou mais alguns anos até que explodisse. De lá para cá, os mercados do mundo todo subiram bastante. Nos Estados Unidos várias ações cresceram mais de 10 vezes nesse período. Vários topos foram rompidos e três empresas atingiram a marca de 1 trilhão de dólares em valor de mercado.

 Conclusão

Não fique torcendo contra nem repetindo para sí e para todos que uma crise está chegando. Avalie a situação do seu jeito e haja! Faça algo com suas análises, com seus estudos para que você consiga aproveitar as oportunidades que estão por vir, afinal, em toda crise há oportunidades para aproveitar. Não faça como esse meu amigo que fica repetindo o todo que a crise está chegando.


Agora eu pergunto: O que você está fazendo para se proteger de uma crise?

Abraço a todos!

You May Also Like

27 comentários

  1. Eu estou com boa grana em caixa (CDB com liquidez diária), acho que uns 20-25% do meu patrimonio.
    Aumentando posição em Bitcoin nessas quedas recentes, acho que tenho uns 3%, pretendo chegar proximo a 5-7,5% de exposição (claro se não disparar, se disparar vou deixar quieto).

    Quanto a ações não modifiquei muito, vendendo apenas um pouco até 20k por mês, e colocando em caixa.
    FII, reduzi boa parte.
    NTNB vendi todas que tinha.

    Bom é isso que estou fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo. É, você tá fazendo bastante coisa. Me tira uma dúvida, por qual motivo está reduzindo os FII uma vez que eles são basicamente imóveis?

      Excluir
    2. Mesmo motivo das NTNB, os FIIs (cotações) tem uma correlação com elas (estou falando cotação). em 2012-2013 me ferrei nessa de, "ah não vou pagar imposto", segurei td NTNB e FIIs, já viu o nabo.
      Agora não caio mais nessa não. FII é a nova renda fixa do brasileiro, e quando começa isso ...
      Mas ainda tenho uma quantia boa, uns 15% do patrimonio.
      Em acoes, devo ter uns 25-30%.
      O restante ta meio meio travado entre CDBs prefixados há uns anos, debentures e etc.

      Excluir
    3. Entendi. Concordo que FII está parecendo a nova renda fixa mas o peço das cotas é diretamente proporcional aos aluguéis pagos. Acho muito difícil o preço da cota despencar sem o aluguel baixar também porque aí estaria pagando líquido mais e 1% e todo mundo iria correr pra comprar o que faria o preço subir de novo.

      Excluir
    4. Não é bem assim simples.
      Não sei se vc vivenciou essa decada de FII.
      Mas quem viu caindo, e rendimentos de 1% ao mês e as pessoas não entrando.
      Pq? Medo e juros mais altos.
      90% das pessoas que estão em FII hj não viram isso.
      Não viram o dia da suposta taxação dos FII, que as cotas despencaram, comprei BBPO11 a 90 reais na epoca, e vendi a 150 ano passado.
      O dia q soltarem as reformas tributarias, vai ver caindo só um pouquinho e ver qq vai dar.
      Fiz muita burrada na minha vida, mas graças a deus foi numa epoca que meu patrimonio era pequeno.
      Se eu fizer um cagada daquele nível hj em dia vai embora 500k - 1000k fácil.

      Excluir
    5. Pois é, temos que nos proteger mesmo. Nessa época que você falou eu entrei em BBPO11 a 97,50 mas ainda estou com ela.

      Vamos ver se os juros se mantém baixo.

      Excluir
    6. Não entendi essa correlação que o Anonimo disse entre NTNBs e FIIs!!! RF e juros despencando, nem por isso vejo os FIIs caindo, pelo contrário, vários FIIs subindo suas cotações. Mas como não vivi essa decada de FIIs que ele comentou, então não consigo enxergar essa correlação

      Em relação a proteção do Patrimônio, tem vários CDBs pagando entre 110% a 120% do CDI com vários prazos desde 1 ano até 5 anos. Essa não seria uma boa proteção para os mais conservadores??

      obs: Estou gostando das discussões de vcs, lendo e aprendendo.

      bons investimentos

      Excluir
    7. Então Kspov, realmente não há uma correlação de uma com a outra. Os FII tem seus preços de acordo com os aluguéis. Não há queda nos preços se não houver queda na receita. O preço despenca se der vacância em um fundo. Olhe XTED11, era locado pra Petrobras que rescindiu contrato e o prédio ficou abandonado sem novos inquilinos, neste caso a cota cai mesmo. Já outros como GGRC11, ALZR11, XPML11, só tem feito bons contratos e subido.

      Pode comparar com renda fixa somente no quesito de receber quase a mesma coisa todos os meses. Uma carteira gira em torno de 0,6% ao mês de aluguéis líquidos.

      Excluir
  2. Basicamente no mesmo plano de 2015,talvez se a bolsa voltar os 70 mil pontos eu volto aportar em ações senão continuo nos meus 90% Fii 10%RF.Se os Fiis caírem 50% pelo menos por muito tempo os DY serão os mesmos de Hoje. Talvez já volte pra ações com IVBB11 , mais sempre mensalmente sem vendar apenas balanceando com novos aportes e reaplicando os dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Soldado, como falei pro Anonimo, FII é mais resiliente né, os aluguéis permanecerão até o fim dos contratos é muito são longos.

      Excluir
  3. Bom, eu do 40% RV e o resto RF/FII. Da parte de RF, o equivalente a 20% do meu patrimônio é SELIC aguardando correção.

    Ou seja, não saio da bolsa e tenho 50% do dinheiro que eu tenho em bolsa esperando pra entrar na bolsa e/ou em títulos públicos com taxas melhores (não vou comprar IPCA+3%).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem posicionado. Acho esse equilíbrio bom pro momento.

      Excluir
  4. Se vier a crise é a bolsa e ações caírem vou comprar ações mais baratas.
    Não faço nada pra me proteger até pq patrimônio menos de 160k não altera nada pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lawyer, dependendo do valor dos investimentos o melhor é não fazer nada e continuar acumulando. Muitas pessoas acabam girando por isso.

      Excluir
  5. Nao!
    Nao irá ter crise em menos de 3 anos.
    Tem muita coisa para queimar ainda...

    ResponderExcluir
  6. Olá BP! Não estou fazendo nada em específico para uma eventual e próxima crise, tanto no Brasil, quanto no exterior. Apenas mantenho uma carteira diversificada, com percentuais fixos em RF e RV no Brasil (70 x 30) e 40 x 60 no Exterior, com rebalanceamento parcial todo mês e foco no recebimento de renda (dividendos e juros). Mantenho ~ 3 anos de gastos médios mensais aplicados em Tesouro SELIC e Money Market, além de manter parte do capital em imóveis e ETF´s de moedas (inclusive uma pequena parte em Bitcoin), ouro e Short S&P 500. Quando a crise vier, faço rebalanceamento sem vender ativos em prejuízo (enquanto os fundamentos assim o permitirem) e utilizo do Yield Shield e Cash Cushion (vide FIRECracker - Millennial Revolution) para cobrir meus gastos mensais até a crise passar. Apenas isso... O que você acha? abçs

    ResponderExcluir
  7. Dólar, ouro, e algo de Tesouro SELIC pra comprar o que der quando cair tudo. Prever quando virá a crise é impossível, mas é claro que ela virá um dia, porém somente depois da eleição americana. Mr Trump vai comprar quem for preciso pra bomba nao estourar no mandato dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai fazer igual a Dilma, depois de se reeleger, vai aumentar a tarifa da luz 😂

      Excluir
  8. Esse é um momento que fico na dúvida em transformar parte do patrimônio em um imóvel pequeno e bem localizado, sendo 20% do valor utilizando o fgts. Pois se tiver uma crise em nível mundial será difícil ganhar da inflação por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Anonimo, imóvel serve pra isso. Eu defendo que todos devem ter um imóvel mesmo que seja pequeno. Um lugar pra cair morto né. Mas não devemos fazer dívida para ter um imóvel.

      Excluir
  9. Olá, BPM.

    Eu não estou fazendo nada. Continuo aportando em ativos que eu considero que tem valores.
    Crises sempre vão existir. Poucos acertam e a maioria dessas notícias é para fazer as pessoas girarem patrimônio. As cotações de empresas boas caem durante a crise, mas os lucros caem pouco (Estudei isso). Apenas as cotações que caem muito, mas nos anos seguintes se recuperam. Isso faz com que podemos comprar ações em "promoções". Warren.B, Barsi falam que nas crises é onde eles ficam mais ricos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cowboy, boas empresas sofrem bem menos em crise. Mostrei isso neste vídeo https://youtu.be/QxLjcA_JGXI

      Excluir
  10. Qual será o efeito da crise BP? Bolsa despencando? RF pagando mais???

    Se esse for o efeito da crise é bom ter ativos com liquidez para ir as compras. É tão bom quando a bolsa começa a cair!!!

    Por enquanto sigo 60%RF e 40% RV.

    Abs e bons investimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então KSPOV, o efeito da crise ninguém sabe até mesmo porque ninguém sabe quando será a crise né.

      Mas um pouco de liquidez é sempre bom né

      Excluir
  11. BP
    Como faço pra saber rendimento anual de um CDB com 117% do CDI?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em contas de padeiro você pode fazer assim. CDI tá 6,4% aí você pega e multiplica por 117% que vai dar 7,488. Depois tira 15% que é o imposto de renda e sobra 6,36%. Daí você desconta a inflação que está em torno de 3,8% , ou seja, sobra 2,56%. Este é aproximadamente seu lucro líquido.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!