Fechamento novembro 2019

by - 09:56

Fala galera da Finansfera!!!



Enfim terminou novembro e entramos no último mês do ano. Dezembro tem sempre aquele rally, será que teremos este ano também? Enfim, vamos falar de novembro e quando dezembro terminar farei o fechamento mensal e logo em seguida o fechamento anual!

Antes de continuar vou deixar aqui a propaganda que sempre faço da parceria com a Remessa Online por ser a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior. Eles estão com taxa zero no primeiro envio até o limite de 12 mil reais. Isso faz uma grande diferença para quem quer viajar ou começar a investir no exterior. Clique neste link para abrir sua conta com taxa zero e nos próximos envios, usando o cupom bpmilhao ou investirnoexterior você vai receber 15% de desconto no custo do envio. Se você já utiliza a Remessa Online, agradeço bastante se utilizar o cupom bpmilhao ou investirnoexterior. Quanto mais pessoas usarem, mais desconto conseguiremos. Já estamos rumo aos 20% de desconto em breve.

Continuando então, vamos ver como os investimentos se saíram.

Ações 

A variação das ações na minha carteira em novembro foi muito alta. Algumas ações subiram bastante e outras caíram bastante e com isto, a média ficou praticamente zero, na verdade teve um resultado positivo de 0,04%. Os destaques positivos foram para ODPV3 e GRND3 com mais de 7% de alta cada e FLRY3 com mais de 11%. Já na outra ponta, tive MDIA3 caindo mais de 12%. A diversificação da carteira segurou a rentabilidade.

FII

Se por um lado as ações caíram e subiram anulando-se os ganhos ou perdas, os FII só sentem os ganhos no momento. De 21 FII na carteira, apenas 4 tiveram um resultado negativo. Deste resultado negativo o único expressivo foi FLMA11 que caiu 16,99% mas também, lembram o quanto ela subiu mês passado? O destaque positivo ficou para RNGO11 com mais de 8% no mês, seguido por BRCR11 com mais de 7%.


Caixa

O caixa em novembro estava um pouco alto até. Já tá virando dólares e aportes. Só que na planilha ele não apareceu.

CDB e Debêntures

Agora sim novidade. Venceu um CDB que eu tinha na XP. Resgatei e transformei em uma previdência privada para aproveitar a isenção dos 12% na declaração do imposto de renda. A partir do ano que vem vou incluir a aba previdência privada aqui porque já tenho um valor que posso considerar nas planilhas. As debêntures continuam indo muito bem, a da CEMIG tá pagando IPCA + 7,8%. Agora só tenho um CDB que vence em 2020.

Previdência Privada

Aqui vou dar apenas um Avant Premier sobre a previdência privada. Tenho uma da Icatu, Adam FIC FIM e aporto bem pouco nela. Como já tenho há três anos, vou passar a considerar aqui. Agora em novembro e dezembro eu sempre faço um aporte extra para declarar no imposto de renda no ano seguinte. No fechamento de dezembro trarei o nome da previdência privada que contratei além da ICATU Adam FIC FIM.

Stocks

Estão indo muito bem. Alta de 3,76% em novembro. Destaque positivo para CVS que subiu mais de 13%, Disney que subiu mais de 16% e BlackRock que subiu mais de 7%. Por outro lado, o destaque "negativo" foi em AWR que caiu 10,34% (esta aqui eu já previa uma realização nela, até falei isso em um post) e Intelsat que caiu, pasmem, 76,05%. Esta Intelsat é uma small caps que estou acompanhando e falarei dela em breve.

ETF

Os ETF tiveram uma performance modesta subindo 0,92%. Nada de extraordinário mas para os ETF estão até bons. Tivemos uma alta de mais de 3% em IWDA e de mais de 4% em RBOT, por outro lado o ETF de ouro, IAU caiu 3,18%.

REIT

Novembro não foi o mês dos REIT. No geral caíram 11,2%.  Não que isso seja ruim, muito pelo contrário, pode ser oportunidade de comprar mais algumas cotas.  Somente PK teve um movimento positivo em 1,72%. As demais caíram bastante com LTC na liderança com -9,72% seguido de EPR com -8,83%. Para não ficar de fora, O caiu -6,31%. Estamos de olho nas oportunidades.

Vamos ver a tabela com os valores consolidados.



Este foi o fechamento de novembro. Se quiser ver a carteira toda detalhada, clique aqui
Não deixe de acompanhar o fechamento detalhado da carteira de investimentos no exterior clicando aqui.

Forte abraço a todos!


You May Also Like

14 comentários

  1. Acha que vale a pena comprar terrenos? Tem gente que só compra terreno. Não investe em mais nada.

    Coleciona mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo terrenos mais como uma forma de guardar dinheiro e não como investimentos. Na minha opinião comprar terreno é tipo, você tem 5 milhões daí você usa 1,5 em terrenos pra ficar parado lá e investe 3,5 pra viver de renda. Mas o que as pessoas mais fazem é financiar um terreno achando que ele vai valorizar e enriquecer da noite pro dia.

      Excluir
    2. Então pra quem tem pouco dinheiro nem compensa? Melhor deixar tudo em renda fixa mesmo? É reserva igual. Só uma forma de guardar.

      Um terreno de 40 mil pra uma pessoa que tem só uns 60 é complicado. Ainda se a pessoa tivesse uns 500 mil, pega 2 terrenos de 40.

      Excluir
    3. Isso mesmo, se você ainda não vive de renda e não tem muito mais dinheiro do que precisa, então é melhor investir. Renda fixa é boa pra deixar a reserva de emergência desde que seja com liquidez.

      Vejo terreno como ouro, artes ou joias. São itens que custam caro, não tem liquidez e depois de uma tormenta, eles continuam com o mesmo valor ou até mais caro.

      Excluir
  2. Tenho umas previdência do Icatu tb e estou meio decepcionado com elas.

    Acho que cai no conto da empiricus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual você tem? Depende muito do tipo de previdência. Tem aquelas que são de renda fixa, aí já viu né.

      Excluir
  3. Olá BPM, dá uma conferida aí nos teus controles, não tem como GRND3 ter caído 7%, subiu uns 10% mês passado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. A Adam é uma casa muito boa, tenho um fundo deles há anos. Tenho 3 previdências diferentes, com riscos e percentuais de alocação diferentes, assim consigo diversificar bem para o longo prazo nesse perfil.
    Te adicionei lá no meu blogroll, depois veja lá minha trajetória:

    https://www.aposentecedo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aposente Cedo. Adam é bom sim e estou fazendo a mesma coisa, diversificando e assumindo um pouco mais de risco na previdência.

      Obrigado por adicionar. Vou dar uma olhada no seu site.

      Abraço!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Tava olhando isso hoje AA40. Com certeza caindo mais uns 2% coloco mais umas cotas na carteira. Já de olho kkkkk

      Excluir
  6. dizem que comprar mdia é comprar trigo. assim como compra brf é comprar milho, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trigo tá caro e MDIA3 tá barato, e agora 🤷🏼‍♂️?

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!