A difícil tarefa de manter o foco

by - 09:44

Fala galera da Finansfera!!!


Perdi o foco! 


2020 começou e ainda estou de férias passeando pela casa da minha mãe na praia. É bom demais viver sem estresse de horário, de obrigações e responsabilidades, poder acordar a hora que quiser, dormir a hora que quiser, assistir filme, dormir um filme e tudo mais. Mas, e manter o foco? Como que faz? Parece fácil mas não é!

A primeira semana praticamente toda de janeiro eu não consegui fazer muita coisa das minhas finanças e dos sites. Não fiz nem um vídeo novo sobre investimentos no exterior. Até meu fechamento mensal e anual ficou um pouco atrasado. Atualizar planilha de gastos? Foi difícil.

Tudo isso acontece porque quando temos várias coisas pra fazer, acabamos perdendo o foco. Eu já tinha percebido que, infelizmente, para produzir muito e focar em algo que você queira, o melhor é se isolar. Eu já passei alguns períodos praticamente isolados por causa do trabalho e nestes períodos eu li bastante e estudei muito sobre investimentos. Quando não estou isolado, surge tanta coisa para fazer que não sobra tanto tempo para manter a mesma regularidade das tarefas anteriores.

Desde que vim para casa da mãe na última semana de dezembro, dificilmente consegui sentar duas horas para escrever e estudar. Ler livro? Também não deu! Toda hora chega uma visita e dai bate papo, faz churrasco, almoço, bebe, ri, conta piada, vai a praia, fica bêbado kkkkk, dorme e depois faz tudo de novo.

Tem vários lugares legais para visitar como praias, parques e lojas que você fica pouco tempo em casa ou a frente de um computador. Sem contar as séries de Netflix que são legais. Há quem não goste mas eu gosto e agora estou assistindo Peak Blinders. Com isso tudo fica difícil manter o foco nos estudos.

Você até pode dizer assim: Ah! Mas seja disciplinado e vá para o quarto e mantenha o foco. Parece bem fácil mas não é tão simples ouvir o barulho das ondas, um sol de 40 graus, as pessoas vindo te ver e você enfurnado dentro de um quarto. Pelo menos pra mim que sou facinho para viver na praia, é muito difícil kkkk.


Em busca da FIRE

É aqui que a gente volta ao assunto FIRE. Se você ainda não sabe o que significa, veja este post. Existem alguns blogueiros que já são FIRE como o Srif365.com e também há comunidades de pessoas que já estão chegando lá como o Aposenteaos40.org. Há muito material para estudar e aplicar para atingir a FIRE para justamente viver "de férias".

Esta vida sem obrigações já é vivida e relatada pelo nosso amigo SrIf365. Se você não conhece o blog dele, lá ele conta tudo o que vive, como atingiu a FIRE e como foi seu primeiro ano vivendo apenas de renda. Só que para isso, temos que estudar, trabalhar, economizar e investir bem. 

A FIRE deve ser buscada de acordo com suas necessidades, por exemplo, se quer morar no exterior, então é interessante que tenha renda passiva em dólar. Se quer morar no Brasil, pode deixar maior parte em reais mas não deixe de ter algo no exterior para diversificar. Os gastos devem ser calculados e uma margem de segurança deve ser criada para épocas de dificuldades e emergências.

Participe da comunidade para receber mais informações porque o assunto é extenso demais. Não existe uma única regra e cada pessoa tem uma particularidade diferente. Os gastos vão variar entre pessoas principalmente entre os solteiros, os casados e os casados com filhos. Também vai mudar muito entre casais em que apenas um trabalha e sustenta toda a família.

Diante disso tudo, fica a pergunta:

Como manter o foco?

Mas, calma galera! Não perdi o foco nem muito menos vou parar de escrever, de fazer vídeos e trazer meus estudos tanto aqui quanto no site comoinvestirnoexterior.com. Apenas fiz este post para compartilhar alguns pensamentos e dificuldades sobre manter o foco quando você tem um milhão de outras coisas legais para fazer.

Mantenho-me muito focado e pretendo trazer várias coisas legais neste ano de 2020. Só de vídeos no YouTube já temos mais de 70. Se você ainda não viu, acesse o link e assista. Pretendo fazer mais vídeos e continuar com todas as séries que criei aqui, a Investindo com Pouco dinheiro e a Estratégia  com Bitcoins. 

Como manter o foco? Com disciplina e muita força de vontade. Este post foi escrito as seis horas da manhã quando acordei e não consegui dormir mais. Agora terminando o post vou à padaria comprar pão caminhando pela orla. Quando voltar, após o café, será hora de socializar e dar um mergulho. Dividir o tempo é essencial. Mais tarde, sim, me isolar por 40 minutos para ler um pouco.

Sempre disse que o equilíbrio é a chave de tudo. Não devemos juntar todo o dinheiro e deixar de aproveitar a vida como também não podemos gastar tudo e não economizar nada. Também não devemos nos isolar do mundo para estudar e ficar preso à internet como também não devemos viver na esbórnia sem produzir nada.

Sigamos em frente que 2020 já começou cheio de planos e projetos. E você? Consegue manter o foco facilmente? O que faz para manter o foco ao meio de tanta distrações? Deixe suas experiencias nos comentários abaixo.

Forte abraço a todos!


You May Also Like

24 comentários

  1. Manter o foco é um grande desafio, especialmente numa época de tantas informações como a nossa. ÓTIMO POST.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é outro ponto. Tenho tanta coisa pra ler, livros, sites, estudos que as vezes me vejo perdido entre o que ler, qual vídeo assistir que acabo perdendo tempo na escolha sem prender atenção em nada e acabo perdendo tempo kkkkk

      Excluir
  2. Show. Valeu pelo Jabá. Pois é nesta época de férias é dificil manter o foco. Eu trabalhei todo o tempo e não tive nem Natal (final do ano é complicado na minha profissão) então não to conseguindo escrever nada, apenas comentar alguns posts.
    Em breve o foco volta, as coisas voltam ao ritmo normal, principalmente depois do carnaval no BR kkk
    Abcs e feliz 2020 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é AA40, o fim de dezembro e o início de janeiro sempre é complicado. Esta semana estou tendo 3 dias disponível e semana que vem terei só um. Cheio de ideias pra escrever kkkkk. Vou ver se deixo escrito e público aos poucos.

      Já viu o post sobre SPY lá no comoinvestirnoexterior.com?

      Excluir
  3. Fiz meu primeiro pedal hoje , andei meia horinha só pra circular um pouco de sangue, no fim o dia rendeu fiz uma monte de coisinhas que estavam trancadas e não fiz nos dias de férias que tirei entre natal e ano novo.Fim de ano Férias é assim mesmo vai engatando aos poucos .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esporte é fundamental Soldado. Pratico atividade física todos os dias bem cedo. Depois meu dia começa.

      Excluir
  4. Foco é o que diferencia homens de meninos !

    Rumo a IF
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. BP Milhão,

    Excelente post.

    "Como manter o foco? Com disciplina e muita força de vontade."
    Penso como você. Não que seja fácil, muito pelo contrário. Mas não é impossível.

    Além do equilíbrio que você citou, simplificar também ajuda a manter o foco, pois o excesso da atualidade acaba nos distraindo demais.

    Boa semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rosana, vejo tanta gente complicando coisas simples por aí. Princípio da simplicidade facilita a vida. Procuro manter as coisas bem simples, se surge um problema, tento resolver com simplicidade ao invés de potencializa-lo.

      Excluir
  6. Mesmo em outras epocas do ano tenho uma certa dificuldade em peneirar o que vejo e leio porque tem muita informação todo dia pra assimilar. Junte isso às nossas atividades profissionais corriqueiras e ai a coisa realmente complica. Mas de qualquer forma BPM a grande tacada é o equilibrio. Hoje com tantas informações e gerenciamento de carteira nosso cérebro as vezes pede agua e temos que ter a humildade pra aceitar isso e permitir um descanso pra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Marcos! As vezes tenho um tempo e sento pra fazer algo, daí tem tanta coisa aberta no computador, livros pra ler, coisas pra fazer que perco uns 20 minutos tentando decidir qual fazer.

      Excluir
  7. Só não entendi para que você quer foco nesse momento, você não está férias ? curtas as férias ué, é para isso que elas servem. Depois você volta a suas atividades normais. Acho importante esses periodos de pausa, porque da mais ânimo para voltar a rotina depois. Eu mesmo odeio férias por assim dizer, gosto da minha rotina de trabalho/academia/estudos, mas tenho um trabalho um pouco mais livre, embora fique 13h por dia na empresa, não tenho chefe.. Enfim , sem neurose , curta as férias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peão, férias são importantíssimas. Eu tiro férias do meu trabalho mas não tiro dos meus estudos porque gosto de estar em contato e isso não me pesa. Como você falou da rotina, dos meus estudos já é réproba mas o que quis dizer sobre o foco não é apenas nas férias, é em qualquer situação.
      As férias estão sendo curtidas, inclusive eu curto ir pra praia, passar o dia todo lá com o iPad estudando e escrevendo posts. Quando me canso dou um mergulho kkkkk

      Excluir
  8. BP
    férias são férias... acho um pouco diferente da vida FIRE. Pq na vida FIRE, (pelo menos pra mim) terei uma rotina, e essa rotina que faz vc ter foco.

    Mas é isso aí, de vez em quando precisamos desses momentos de total lazer e relaxamento. e nada melhor que curtir tudo isso proximo das pessoas que amamos.

    Eu assisti a serie todinha dos Peaky Blinders... uma das minhas preferidas!!

    abs e boas ferias

    ResponderExcluir
  9. Parabéns amigo. Curta suas férias.
    Nas minhas fico isolado do mundo é um momento único. Sem tecnologia, gráficos, economia apenas família.

    Foco é algo muito importante. Tenho tantas coisas para fazer que acabo deixando algumas para depois. Mas acredito que todas são importantes.
    Lendo seu post me veio uma luz.Como tenho estudado um assunto por dia seguindo minha agenda.
    Vou terminar um curso e depois partir para o outro.
    Coisa de louco kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em curso, terminei um MBA e vou começar um curso on-line agora. Não que eu goste de ficar fazendo esses cursos mas este online é vontade pessoal mesmo.

      Excluir
  10. concordo com vc
    as vezes me bate uma preguiça e dá vontade de esquecer a disciplina, mas já com consigo viver sem as regras que eu mesmo estipulei. habitos são habitos

    minha resenha sobre um livro desse tema para quem tiver interesse:
    muito estressantes no trabalho, seguido de momentos de muita calmaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manter o foco é algo que tem que ser trabalhado mesmo. Todos passamos por esses momentos de diversão.

      Cadê a resenha? Acho que não veio o link.

      Excluir
    2. erro meu
      corrigido: https://scantsa.blogspot.com/2019/07/livro-unica-coisa-2013-gary-w-keller.html

      Excluir
  11. Eu tento nao ver facebook e ser seletivo com o que vai ter minha atenção. Nao entendo esse povo que fica na internet comentando em tudo que é noticia ou metendo o pau em tudo. Tempo é escasso né. E vc usou nao volta mais, já era. Agora vamos focar ! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendo essa perda de tempo, geralmente perco algum tempo ainda no twitter, mas geralmente com noticiário econômico (que é relevante pra minha atividade atual), mesmo assim às vezes acho que passo do tempo com isso e preciso focar mais na execução em si e não só no estudo.

      Excluir
    2. Hoje eu entro no Twitter em sessões de no máximo 5 minutos quando estou em uma fila, em um transporte ou coisa assim. Se ficar rolando a tela pra baixo a gente fica meio hora lá kkkkk.

      Kronos, lembro quando eu ia deitar e ficava jogando candy crush. Parei completamente quando vi que eu lia 20 minutos e jogava 50. Falei que estava muito errado e desde e tão nunca mais joguei.

      Excluir
  12. Costumo dizer que estou "focado" em uns 5 projetos por vez.. claro que tudo sai mais ou menos ou então se estende por tempo demasiado....

    Me deixou reflexivo o final do seu post: "Sigamos em frente que 2020 já começou cheio de planos e projetos. E você?"
    Me sinto neste começo de ano um pouco vazio de projetos... quero que algumas coisas dêem certo, mas parece que não me sinto focado o suficiente em prol destas coisas (são como se não fossem projetos de fato... talvez falte motivação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kronos, procure pessoas com ideias parecidas com as suas mas que já estão a frente de você. As vezes falta motivação mesmo mas olhando outras pessoas, surgem uns insights. Isso acontece comigo toda hora e aí vem um turbilhão de ideias que me atropela.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!