Pages - Menu

janeiro 14, 2020

Retorno anual da carteira de investimentos no Brasil e no exterior

Fala galera da Finansfera!!!





O ano de 2019 terminou e chegou a hora de fazer o balanço anual dos investimentos para vermos se a estratégia está indo bem e onde precisamos corrigir algo. Claro que já faço isso o ano todo mas ao terminar um ano, é sempre bom dar uma olhada mais macro, afinal investimos para longo prazo e ficar fazendo movimentos muito curtos pode não ser muito bom.

Já mostrei como foi o fechamento do mês de dezembro de 2019. Aliás, todos os meses faço os fechamentos e publico aqui mas esses vocês já devem acompanhar né. Se quiserem ver o fechamento do ano de 2018, basta clicar neste link. Não deixem de assistirem os vídeos explicando os fechamentos.

Resultado anual da carteira de investimentos

Vou mostrar o resultado dos ativos no ano de 2019 mostrando quanto estavam quando o ano iniciou e quanto fechou no fim do ano. Com isso poderemos ver a porcentagem de cada ativo. Depois veremos no gráfico o crescimento. Veremos também como a renda fixa se comportou no ano da derrubada dos juros.

Se quiserem ver o vídeo completo, clique aqui.

Renda Fixa

Em um ano em que os juros foram derrubado até que o total da renda fixa não ficou tão ruim. O fato de não ter ficado tão ruim foi porque iniciamos o ano com juros maiores e ao longo fomos diminuindo. Neste ano tive o vencimento de um CDB, a liquidação do CRI da Rede D'Or por parte do emissor, a liquidação de um terço de uma debênture da Cemig, também por iniciativa do emissor e a liquidação total dos meus Tesouro Direto por iniciativa minha mesmo. No fim das contas, o rendimento em renda fixa ficou assim:


O CRI e a debênture estavam travados a taxas bem altas como IPCA+7,5% e IPCA+10% e por isso tive uma rentabilidade um pouco maior que os CDB. Não foi à toa que eles liquidaram elas, imaginem ficar recebendo IPCA+10% enquanto os juros no país estão a 4%?! Maravilha não?!


Renda Variável

Fundos de investimento imobiliários

Este foi o ano dos FII não foi? Juros caindo e setor imobiliário melhorando. Ainda com a criação de empregos e economia melhorando, fica melhor para as empresas expandirem-se e assinarem novos contratos. Tudo isso ainda pode melhorar mais ainda, temos muito o que crescer no país.

O ano foi marcado pela grande quantidade de emissões de cotas. Foram várias subscrições e teve até algumas que perdi a oportunidade por falta de acompanhar mais de perto. De qualquer maneira subscrevi muita coisa no ano. Tudo bem que a maioria das minhas subscrições foram em FII de papel mas agora é hora de ir rebalanceando a carteira.

Olhando o fechamento do ano anterior, ou seja, fechamento de 2018, percebi que vários FII fecharam no vermelho. Os 3 maiores FII negativos no fechamento do ano de 2018 foram FIGS (- 26,28%), NSLU (-16,35%) e EDGA (-12,56%). Já este ano as coisas mudaram. E nenhum FII fechou no negativo em relação ao início do ano.



No fim, somando aportes, rendimentos e valorização, a carteira cresceu 70,6% contra 22,6% do ano passado. Mais um pouco eu dobrava a carteira. O último trimestre foi primordial para este resultado, uma vez que somente em dezembro os FII subiram mais de 10%.

Por outro lado, a soma total dos alugueis recebidos não acompanhou a alta nos preços das cotas. O yield da carteira toda foi de 5,43%. Se considerarmos que o preço das cotas corrigem a inflação, tenho ai uma rentabilidade líquida de mais que o dobro da inflação. Já a última coluna mostra o Yield on Cost, ou seja, o quanto eu estou recebendo em porcentagem em relação ao meu preço médio de compra. A maioria está pagando mais de 1% ao mês.

No ano de 2019 eu vendi meus primeiros FII. Foi em uma subscrição de IRDM11. Como eu já tinha uma posição grande do FII, resolvi realizar lucro da quantidade que eu tinha a subscrever, com isso peguei o lucro e subscrevi as novas cotas a um preço bem mais baixo embolsando o lucro para comprar outro ativo.

Ações - Brasil


Também aumentei bastante minha posição em ações ultrapassando pouco mais de 50%. A única ação que realmente fechou o ano negativo foi a Cielo. Apesar de BBDC3 constar como negativo, na verdade foi porque eu vendi ⅓ dela e diminui posição. Como aqui eu meço o quanto foi minha capacidade de aporte, juntamente com crescimento dos dividendos e dos preços dos ativos para eu ver o quanto a carteira cresceu como um todo, ela está aparecendo negativa. Mas se você olhar o a primeira coluna onde tem % preço da ação, vai ver a rentabilidade real do ano. 




Falando em dividendos, este ano meus dividendos cresceram 61,45% em relação à 2018. Quando olhamos a tabela vemos um crescimento muito grande nos dividendos em 2018 mas isso foi porque eu tinha liquidado algumas posições em 2016/2017 e depois recomprei em 2018. Nestes últimos 3 anos o ativo que mais me rentabilizou em dividendos foi BBSE3.


Ações, ETF e REIT - Exterior

No exterior não foi muito diferente. Os ativos também subiram de preço e a rentabilidade da carteira também está muito boa. Mesmo com o mercado americano com alta de mais de 10 anos consecutivos, ainda vejo muitas oportunidades em algumas empresas por lá. Fato é que o mercado americano é gigante demais.

Fora o mercado americano também tenho alguns ETF sediados na Irlanda. Estes tiveram performance normal, digamos assim. O SP500 subiu 31% em 2019 contra os -4,58% de 2018. Quem investiu em ETF que seguem o índice SP500 ganhou um bom dinheiro. Escrevi um post muito legal sobre isso, basta clicar aqui para ser redirecionado e ler.

O maior destaque em 2019 foi a Apple que subiu 86% desde minha última compra. Lembram quando ela caiu no início de 2019 por conta da diminuição na venda de iPhones na China no último trimestre de 2018? Eu lembro bem, tanto que comprei mais um pouco. Vejam o post que fiz em janeiro de 2019 sobre se valeria a pena comprar Apple ou não.

Por outro lado a Intelsat, small cap que comprei, caiu 67% mas isso não me assustou muito. Se tiverem curiosidade de entender o que fez a empresa cair e qual é seu case, basta clicar neste link.


Sobre ETF, eu inclui outro na carteira comprando IAU. Também aumentei um pouco a posição nos mercados emergentes com o EIMI. Já sobre REIT adicionei FRT à minha carteira juntamente com AMT.

Abaixo o resumo da minha carteira no exterior em 2019. Em dezembro rendeu 2,86%, o melhor mês rendeu 5.96% contra -5,75 do pior mês. Logo abaixo a alocação de ativos. Vejam que já fechei o ano com um caixa para futuras compras em possíveis quedas.




E assim minha carteira vai crescendo aos poucos, ano a ano.




Por fim, este é o gráfico de crescimento da carteira desde 2016 quando passei a computar todos os dados neste planilha.


E você? Qual foi a performance dos seus investimentos em 2019? Conte para nós aqui nos comentários abaixo.

Forte abraço a todos!


13 comentários:

  1. Show de bolsa BPM!

    2019 realmente foi um ano bom! Interessante os seus controles, tem até o Yield on cost, acho que vou ter que melhorar minhas planilhas hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bilionário! A planilha vai se ajustando com o tempo. Cada ano que passa eu acrescento uma estatística kkkkk

      Excluir
  2. Ótimo site, muito bem escrito e formatado. Retornei a pouco aos investimentos e é a melhor coisa do mundo. Parabéns pelos investimentos. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente retorno, BPM, parabéns!

    Acredito que o futuro nos reserva coisas boas, ao menos nos próximos 3 anos :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado André. Também acredito nisso. Tem muita coisa pra investir no Brasil ainda, vamos ajeitando. E no exterior... vamos acompanhando kkkkk

      Excluir
  4. Posts como esse são muitos bons, eu que tenho a maior parte dos meus ativos em renda fixa, estou aprendendo a diversificar e investir principalmente em renda variável, este blog é um achado ! parabéns

    ResponderExcluir
  5. BPMilhao/Comoinvestirnoexterior, td bem??
    Se puder usar meu cupom no remessaonline em algum momento, assim como eu uso o "investirnoexterior", eu agradeço (md0674).
    Abs!!
    Seu leitor assíduo,

    Zezinho.

    rs

    (O layout novo está bem melhor! Parabens!!!)

    ResponderExcluir
  6. Tá batendo os índices então estás de parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Nada mal hein. Nada mal mesmo.
    VEja outra ideia de lei que pode ser de interesse de seus leitores
    -Simplificar a legislação para o investidor Brasileiro não-residente fiscal
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131490

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado AA40! Vamos ver se repito pelo menos metade neste ano, sabendo que poderá ser um ano difícil.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!