Coronavírus e o que fazer durante uma crise financeira?

by - 08:53

Fala galera da Finansfera!!!



Que loucura está essa onda do coronavírus não é verdade? Muita especulação, muitas mensagens no WhatsApp, Telegram, Twitter e todas as demais redes sociais bombando sobre o assunto. Muitas pessoas ainda não entenderem o motivo de ficarem em casa, de se cuidarem e das possibilidades de contaminação em massa. Ainda por cima um monte de fake news e teorias de conspiração surge a cada dia que passa. Bom, vamos falar um pouco sobro o que fazer em momentos de crise.

Coronavírus



Dando minha contribuição muito rapidamente, vou chover no molhado dizendo para vocês que a ordem de ficar em casa, de tomar todos os cuidados com a higiene e demais orientações visam à prevenção da proliferação da doença. O Coronavírus espalha-se em progressão geométrica, ou seja, pelo que andei lendo, existe a possibilidade de 1 pessoa infectar 2,5 pessoas. Como sempre falamos em investimentos e usamos muito a matemática, vou deixar duas comparações. 

1 - Já falamos sobre pirâmides financeira e como ela vai crescendo até um tamanho em que não se sustenta mais, pois então, acontece a mesma coisa com o Coronavírus. Uma pessoa vai contaminando outra que contamina mais duas que contaminam mais quatro e por ai vai.

2 - Se ainda assim fica difícil entender, tome a propagação do vírus como juros compostos. Você tem um que se multiplica por dois que se multiplica por quatro e assim sucessivamente. São duas comparações que parecem estar fora do contexto mas a ideia da "quarentena" e evitar que isso aconteça.

Prevenção

Quando os governos pedem para não saírem às ruas, não deixarem crianças com os idosos diretamente, quando fecham praias, cancelam show, reuniões ou qualquer outro evento público, eles estão fazendo prevenção. Eu vejo muitas pessoas reclamando que o vírus não tem tanta letalidade assim e que outras doenças matam mais do que o Coronavírus. Não levem por este lado. A ideia é não deixar o vírus se propagar e por isso mesmo precisamos tomar essas medidas.

Quando um vírus se propaga de maneira exponencial tornando-se uma pandemia, as ações emergenciais entram em ação mas o controle fica muito mais difícil. Os hospitais não comportam a semana, os insumos começam a sumir, as pessoas ficam desesperadas, começam a se invocar e estocar alimentos, começa a faltar alimentos e os preços sobem. Funcionários de fábricas ficam doentes e não vão trabalhar e consequentemente, reduz a produção e ai sim temos um grande problema.

Se você está chateado por ter que ficar em casa ou por ter cancelado aquele show ou aquela viagem, pense duas vezes antes de criticar as medidas preventivas contra a propagação do vírus. A Itália está fechada e não foi por uma simples especulação ou por conspiração, ela está fechada por necessidade mesmo.

Por fim, faça sua parte e não dissemine fake news nem viole as orientações para evitar a propagação do Coronavírus. Se você entende isso e já está fazendo tudo o que foi recomendado, ótimo, assim você tem mais tempo para estudar coisas úteis sem perder tempo lendo notícias sensacionalistas. Superada as revoltas com as recomendações sobre o Coronavírus vamos dar uma olhada então, no que fazer durante uma crise financeira, afinal este blog fala bastante sobre finanças.

O que fazer durante uma crise financeira?

Já ouvi muitas pessoas perguntando o que fazer durante uma crise financeira. Eu comecei a investir em 2007 e logo em seguida peguei a crise financeira de 2008/2009. Aprendi na prática o que era Circuit braker, banco s quebrando, economia colapsando, ajuda dos governos para conter quebras de empresa e muito mais. Não foi fácil passar pela crise e perder dinheiro logo no início mas foi até mais tranquilo do que eu imaginava.

Em primeiro lugar eu não tinha tanta noção do tamanho dos problemas que a crise traria. Apesar de ter começado no mercado de ações, meu conhecimento era muito ínfimo para entender e hoje, vejo isso em vários amigos meus e alguns seguidores. Muitas pessoas entraram no mercado financeiro na alta de 2007 em diante e só viram os preços subindo.

Muitos dos meus amigos entraram na bolsa em 2018 e eu sempre os alertava quanto à uma possível crise e de como a carteira deles iria sofrer, Alguns vangloriavam-se de ter comprado algo e dois meses depois ter subido 15%. Tive até amigos que começaram perfil de investidor mostrando ganhos como se dominassem o mercado financeiro e só tivessem ganhos. Aqui já vai o primeiro alerta: Tome muito cuidado com quem vocês seguem e com informações duvidosas, conheçam o histórico das pessoas e analisem se o que dizem tem coerência.

Crise financeira de 2020

A crise financeira de 2020 já entrou para a história e você já faz parte dela. Estamos em um momento de crise financeira novamente. Para quem não imaginava que pudesse acontecer, agora pode comprovar na prática. Tivemos 5 Circuit braker em uma semana e vários preços de ações caíram até mais de 50%. 

Muitas pessoas também desdenharam de Warren Buffet e Ray Dalio. Esses caras são excelências em gerencia carteiras de investimentos e também possuem muita experiência com crises. Agora que os preços desabaram, eles devem estar comprando aos poucos e no futuro próximo, colherão os lucros. Nestes momentos temos que ter muita cautela e por isso vou relatar o que eu faço durante crises como essas.

1 - A primeira coisa a fazer é não se desesperar - Muitos dos meus amigos já disseram que se não estivessem ouvindo há um tempo de pessoas experientes que uma crise poderia chegar e iria destruir grande parte dos investimentos, eles já teriam vendido tudo e saído do mercado financeiro. Provavelmente nunca mais entrariam novamente, pois imaginem só entrar com dez mil reais de logo depois ter apenas três mil reais? É muito desanimador então, não se desespere durante uma crise.

2 - Não compre nem venda nada nos primeiros dias - Quando uma crise começa e temos grandes quedas em curto tempo, tendemos a sair operando no mercado tentando lucrar mais ou diminuir perdas. Não façam isto. Nossa mente é falha e os vieses estão ai para comprovar que, dificilmente vamos conseguir colocar a razão 100% acima da emoção. Vejo muita gente falando que se cair compra mais só que nunca sabemos o fundo do poço. Na primeira queda de 20% você gasta todo seu dinheiro e depois cai mais 50% ai bate o desespero. Aguarde os acontecimentos para fazer algum movimento na sua carteira.

3 - Não venda um ativo para comprar outro nem pegue empréstimos - Pode parecer um absurdo mas tudo o que estou trazendo aqui está acontecendo neste momento. Tenho uns amigos que estão vendendo alguns ativos para comprar outros. Muitas estão vendendo os FII para comprar ações com o racional de que as ações vão recuperar mais rápido e em porcentagem muito maior do que os FII e com isso eles compram os FII pouca coisa mais caro depois. Pois é, este racional não está de todo errado mas noa há nenhuma garantia então, melhor não colocar em prática. Outro erro fatal que já me perguntaram se vale a pena pegar empréstimo para investir. Não aconselho uma vez que você estará fazendo uma dívida fixa pagando juros para poder tentar pegar uma rentabilidade boa em curto tempo. Não entrem em dívidas de jeito nenhum a não ser que seja muito experiente.

4 - Não opere derivativos - Como já citei, nossa mente é falha demais. Não adianta dizer que não vai perder dinheiro ou que não pensa em ser ganancioso operando derivativos porque vai acontecer. A possibilidade de ganhar muito dinheiro, investindo pouco com "pouco" risco é tentador. Algumas pessoas que dominam o mercado de derivativos mostram os ganhos que estão tendo e de como é "fácil", ai no canto da sereia você vai lá e se alavanca. Coloca dinheiro que não tem. Recebe chamada de margem. Coloca mais dinheiro para cobrir a chamada de margem. Acaba sua reserva financeira e dai das duas uma, ou a corretora começa a liquidar sua posição ou você entra em um empréstimo. A possibilidade de operar opções e ganhar muito fica na cabeça e esquecemos das possibilidades de perdas astronômicas.



5 - Não faça Buy and foda-se e não entre na espiral do preço médio - Voltando às experiências com amigos, alguns são da teoria Buy and foda-se mas neste momento não estão tão confortáveis assim. Cuidado com máximas de youtubers, gurus, investidores, assessores e até com as minhas caso eu fique trazendo máximas por aqui. Apegue-se nos fundamentos das empresas e se ela ainda está com os fundamentos em dia e o preço caiu, ai sim pode ser uma grande oportunidade. Não fique obcecado pelo preço médio e saia comprando ativos indiscriminadamente. Algumas small caps estão quebrando com essa crise e se você fizer preço médio nelas, tem grande chance de quebrar junto.

6 - Não fique grudado olhando as cotações no Home Broker - Esta aqui é a dica mais difícil né. Não ficar vendo os números dançarem na tela dando "oportunidades" de compra. Aqueles números piscando te hipnotizam e sua mente mais uma vez vai falhar e dizer que é hora de comprar aquele ativo. Muito cuidado com isso e exatamente por este motivo é aconselhável não ficar acompanhando os preços.

7 - Cuidado com as notícias e com os gurus que sabem o que vai acontecer - Por fim, vou terminar com o cuidado com as notícias. Muitas mensagens circulam por ai, inclusive nas televisões em noticiários em que até o "especialista" chora ao vivo demonstrando instabilidade emocional neste momento. Outros procuram likes e views, dizem o que você deve fazer mas por trás da telinha não fazem nada do que dizem. Procurem informações nos sites oficiais das empresas e em alguns poucos analistas renomados que já conhecemos por ai. Cuidado com aqueles que "avisaram" que a crise viria. Muitos estão falando desde 2016 que uma crise estava pra chegar, ela chega em 2020 e essa pessoa diz que já tinha previsto a crise. Agora são os que mais aparecem para dizer que acertara. Quero ver dizer a data que a crise vai acabar.

Considerações Finais


Essas foram somente 7 dicas do que fazer durante uma crise. Podemos listar muito mais por aqui mas não vou ficar me delongando e vou deixar que você acrescentem mais dicas do que fazer durante uma crise. Fiquem à vontade para darem suas contribuições nos comentários abaixo. Mantenham os estudos, observem os fundamentos, não caiam na pilha de algumas pessoas dizendo que a hora é essas e bola pra frente.

Muita calma nessa hora e bons investimentos!

Forte abraço a todos!

You May Also Like

12 comentários

  1. Na minha humilde opinião o melhor é esperar "do lado de fora"(no caso da RV). Para poder entendera até onde a crise pode chegar para só depois que os sinais de reversão ou melhora forem evidentes pensar em voltar a investir com mais segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima decisão anonimo. Muita coisa está por vir e desespero não vai levar ao êxito e sim ao fracasso.

      Excluir
  2. Sábias palavras como sempre BPM. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. otimos Post....vou te falar que ja cometi a maioria desses erros... . Vira e mexe volto a comete-los mas em menor escala.

    ações extremamente baratas. ação do banco do brasil em janeiro 51,60...comemorei por ter comprado um pouco a 36,00 e hoje está 25,00. A gente sorri num dia e fica triste no dia seguinte....kkk

    sigamos aportando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov, esses assuntos tem que ser recorrente porque cometemos esses erros mesmo já tendo experiência.

      Lembro de BBAS3 a R$ 13,00. Será que chega lá de novo?

      Excluir
  4. Belo post, recomendo seguir a risca suas recomendações!

    ResponderExcluir
  5. Excelente, BPM! Texto mais completo da finansfera que li até agora sobre esse tema tão atual.


    Forte abraço!

    IF

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, dicas valiosas, quero ver se consigo fechar o HB essa semana, agora que entrei de férias e sem poder sair por causa do vírus, vai ser complicado. ABraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busque estudar. Leia livros, assista filmes no Netflix mas não fique na frente da tela vendo o HB

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!