Fechamento Fevereiro 2020

by - 14:02

Fala galera da finansfera!!!



Tivemos o início oficial do ano né, ou seja, pós carnaval o ano realmente começa e fevereiro mostrou que o ano começou agitado para os investimentos. O tal coronavírus afetou as bolsas do mundo todo e, como não poderia deixar de ser, afetou também a minha carteira. Por outro lado, o dólar fez aquele hedge como sempre, amenizando as quedas no valor total da carteira.


Antes de continuar vou deixar aqui a propaganda que sempre faço da parceria com a Remessa Online por ser a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior. Clique neste link para abrir sua conta e, usando o cupom bpmilhao ou investirnoexterior você vai receber 15% de desconto no custo do envio. Se você já utiliza a Remessa Online, agradeço bastante se utilizar o cupom bpmilhao ou investirnoexterior. Quanto mais pessoas usarem, mais desconto conseguiremos. Já estamos rumo aos 20% de desconto em breve.

Ações 

Aproveitando as quedas, comprei um pouco de ITSA4 e FLRY3. Mas fazendo o balanço de fechamento das ações no Brasil uma baixa de -11,56%. Os ativos que mais caíram foram ABEV3 com -18,54%, IRBR3 com incríveis -25,83% por causa daquela carta falando sobre os não recorrentes e GRND3 com -15,43%. Na outra ponta, ou melhor, não teve outra ponta né, teve as que caíram menos como MDIA3 com apenas -0,22%, ITUB3 com -2,82% e ITSA4 com -2,90%. Foi um mês bem sangrento.

O mês foi um daqueles para testar seu limite quanto às quedas, não é verdade? Você ficou confortável com as quedas de fevereiro? 

FII

Como sempre, os FII são menos voláteis e caíram -4,43%, quase ⅓ da queda das ações. Continuo subscrevendo tudo o que posso. Neste ritmo a porcentagem dos FII em relação às ações já está bem grande. As maiores quedas foram em EDGA11 com -12,52% e RNGO11 com - 7,98%. O rendimento dos alugueis recebidos em relação ao mês anterior foi de -8,36%.

Caixa

Apesar de ter realizado umas compras de ações e as subscrições de FII, o caixa ainda está alto aguardando novas oportunidades. No exterior também há um bom caixa apesar de ter comprado alguns ativos também.

CDB e Debêntures

O CDB rendeu míseros 0,33%. Debêntures eu tive a liquidação de parte da CEMIG IPCA+10% e agora ficou bem pouco lá na conta rendendo.

Previdência Privada

A previdência Adam FIC FIM rendeu apenas 0,2%. Já a AZ Quest 0,61%. O resultado da previdência no consolidado está considerando os aportes, então vou mudar para o sistema de cotas e trazer a variação certa depois.




Stocks

No exterior também não foi fácil. Quase tudo caiu mais que 10%. Exxom Mobil -17,19%, Disney -14,94% e XP -13,68%. As altas foram apenas de Intelsat com +13,20% e Interactive Brokers com +8,72%.

Se você ainda não viu a carteira pública que estou fazendo na TD Ameritrade para mostrar que é possível investir no exterior com pouco dinheiro, basta clicar aqui.

REIT

Mais uma grande queda. EPR -17%, PK -16,77% e O -7,68%. Todos os REIT caíram no mês.

ETF

Segura mais queda então. RBOT -9,71%, IWDA -9,54% e CSPJX -7,58%. Até o ouro fechou no negativo com -0,53%.

Vamos ver o resultado consolidado de 2020.


Por fim, o total da carteira ficou em -4,80%. Só não foi pior porque o dólar subiu bastante. Uma coisa que não trago aqui são os dividendos mas este mês recebi 0,9% de dividendos em relação à minha carteira. Talvez passe a trazer. 


Este foi o fechamento de fevereiro de 2020. Não deixem de ver carteira toda detalhada, clique aqui

Não deixe de acompanhar o fechamento detalhado da carteira de investimentos no exterior clicando aqui.

Forte abraço a todos!






You May Also Like

17 comentários

  1. Olá BPM,

    Nessas horas só a diversificação salva.

    EPR está de graça.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A constância de compras no longo prazo também. Preço médio dos ativos está muito bom. XOM tá igual EPR, não acha?

      Excluir
  2. Vejo suas empresas nos eua e fico pensando qd começo. Dá uma pena de jogar dinheiro pra lá e ver o dolar 4,50 T_T. Mingua muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos, da uma pena ver o dólar a R$ 4,50 e não ter ações lá fora kkkkk. Meu preço médio do dólar está abaixo de R$ 3,80. A valorização é dupla.

      Excluir
    2. Atualizando. Agora tá 4,65 uhauhahuahuaa

      Excluir
  3. Você tem uma alocação alte alta em IRB. Como está encarando essa confusão recente com a empresa? Até pensei em entrar no negócio, mas depois dos últimos acontecimentos fiquei com o pé atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endividado, ótima pergunta! Daria um podcast.

      Eu comprei IRBR3 no IPO e como subiu demais, ela acabou ficando grande na minha carteira. Ainda vejo o ativo como uma oportunidade. Estranhei toda essa história mas acho que deram uma exagerada. Rs mil muita gente aproveitou para realizar lucros. Por enquanto sigo comprado com tranquilidade, se os próximos resultados vierem ruins, aí eu considerarei encerrar posição.

      Excluir
  4. Olá!

    Realmente foi um início de ano bem ruim pra bolsa, fico imaginando a quantidade de investidores novatos que devem estar ficando loucos vendo seu capital cair 10% ou mais.

    No meu caso eu consegui ficar tranquilo, principalmente porque eu estou me controlando pra não olhar a cotação todo dia, eu olho sites e notícias, mas não fico mais olhando pra minha carteira, apenas acompanho o mercado e no final do mês sim, verifico os percentuais de alocação em cada classe de ativo (RF x RV) e quanto de rendimento recebi, além de fazer aquela planilha do ADP que dá a rentabilidade, essa só estou fazendo pra por no blog mesmo, não é algo que me preocupo atualmente. Minha preocupação agora é trabalhar e controlar despesas pra poder aportar mais.

    Abraço e bons investimentos!
    https://bilionariodozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Bilionário. São atitudes racionais. A hora é de calma, trabalho, economia e aportes. No futuro veremos os frutos.

      Excluir
  5. caro BPM

    nesse alvoroço da nossa Bovespa, vc seque comprando?

    comprei por exemplo BBSA3 a 36,00 , no dia seguinte bate 28!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kspov.

      Sim, sigo comprando. Eu estava com um caixa bom desde dezembro e estou comprando a cada queda.

      Excluir
  6. Olá BPM!

    Notei que o FII KNR 11 (KNEA) teve uma acentuada queda no valor das cotas, de janeiro até início de março. Culpa do Coronavírus, da guerra petrolífera Rússia x OPEP? Só sei que tenho que ter paciência nesse momento crítico para a economia mundial. Estou vendo muitas perdas e desvalorizações acontecendo. O que recomenda, BPM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus! Qual Kinea? Creio que seja o KNRI11. Não vejo grandes problemas no Fundo. Vacância pequena, emissão por vir e distribuição em linha. Claro que tudo teve uma queda bem expressiva nas últimas semanas mas ainda não vejo motivo pra desespero.

      Recomendo cautela e tranquilidade. É hora de aproveitar boas oportunidades.

      Excluir
  7. Olá BPMilhão, boa Tarde, tudo bom?

    Gostei do post.

    Tem novidades no meu Canal, depois passe lá e deixe sua opinião.

    https://aportehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amigos, quanto mais estudo menos sinto interesse em aportar nos seguintes investimentos: ETF, Previdência Privada, CDB e Debêntures.
    Hoje, no auge da sua maturidade, faria novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende Alexandre. Previdência pode ser uma boa principalmente para quem pode abater imposto de renda. ETF no Brasil não gosto. CDB é para épocas de juros altos e Debêntures tem que ter um prêmio bom. Pode ser que o cenário vire e alguns desses volte a ficar muito bom.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!