Não assista televisão 📺. Como você otimiza seu tempo?

by - 11:14

Fala galera da Finansfera!!!






Em tempo de quarentena a gente acaba consumindo muita coisa ruim, tanto no tocante à alimentação quanto na parte intelectual. Nós somos aquilo que consumimos então temos que consumir coisas boas. Você anda consumindo coisas boas? Por isso eu digo para não assistirem televisão.

Também em tempo de quarentena fica a ilusão de que temos mais tempo e que agora estamos em casa e sem ter o que fazer quando na verdade estamos extremamente atarefados. Filhos em casa estudando a distância, empregada dispensada e nós limpando a casa e, para muitos, procurando tempo para estudar. Nesta situação nós temos que otimizar nosso tempo. Você está otimizando seu tempo e sendo produtivo?

Por isso resolvi falar sobre otimização de tempo e para não assistirem televisão. Para isso vou dar algumas dicas e falar o que tenho feito ultimamente tanto para otimizar meu tempo quanto para não ficar assistindo televisão. No final, deixe nos comentários o que você anda fazendo para ser mais eficiente, otimizar seu tempo e ainda por cima, aprender coisas novas.


Pare de assistir televisão


Já faz alguns anos que cancelei TV a cabo na minha casa e mantive apenas a internet. Além da economia de dinheiro, o qual reverto para investimentos, tive economia de conteúdo inútil. A TV a cabo não me oferecia nada que fosse muito interessante ou que me ensinasse algo novo. Além do mais, descobri que, vários programas que assistia na TV, mesmo não sendo bons, estavam disponíveis ou no YouTube ou no Netflix.

Eu gosto de assistir alguns seriados e na TV a cabo ainda tinha que aguardar eles sendo lançados um a um por semana. Tinha que assistir no horário que passava, a não ser que deixasse gravando mas para isso seu plano de TV tem que ser mais caro para ter o aparelho que grava. Ah, sim! Esqueci de comentar que o plano que tem tudão, custava mais de 350 reais por mês.

Já em se tratando de TV aberta, pior ainda. Só tem coisa inútil! Faustão, Jornal Nacional, Programas Evangélicos vendendo feijão por mil reais, programas de teste de fidelidade dentre tantas outras porcarias que nada acrescentam para a vida. Nada trazem de ensinamento intelectual e ainda por cima doutrinam nossos filhos com coisas ruim.

E se falar de novelas então? Sou de uma época que a gente corria para assistir a novela das sete como a Quatro por Quatro em que tudo era legal, casais jovens, médicos, mulheres bonitas e tudo engraçado. Hoje em dia só aparece cenas obscenas, coisas estranhas e uma imposição de certos conceitos que a maioria de nós não tivemos na nossa criação, considerando que você é da década de 80 em diante como eu.

Ainda na quarentena temos visto muitas lives de cantores e outras "celebridades" que mais parecem que não estão passando pelo mesmo momento que a gente. Mansões, bebidas, música e fama para eles e para vocês, ilusões.

Por essas e outras, não assistam TV a cabo nem TV aberta. Vão para o YouTube, Netflix, Amazon Prime e Apple TV. Agora vamos falar então de alguns programas bons que você pode assistir em qualquer um desses aplicativos que mencionei acima. Tanto para se divertir quanto para refletir, aprender novidades, tirar dúvidas e tudo mais.


Consuma coisas boas

Seriados

Se você quer rir um pouco, existem seriados como Eu a patroa e as crianças disponível no YouTube. The Big Bang Theory com humor e inteligência. Todo mundo odeia o Chris dentre vários outros. Pessoal, até Chaves ainda é engraçado para nós dos anos 80.

Já se você quer algo mais sério, existem diversos seriados baseado em fatos reais. No Netflix tem um seriado chamado Assassino Confesso onde uma pessoa diz ter matado mais de 600 pessoas mas isso foi o maior assassinado em série falso que já existiu. Também tem seriados que falam sobre a vida no oriente médio como Fauda e Califado. 

Para quem gosta de historias e amenidades, sugiro Suits, Peaky Blinders, The goodwife, Billions, Ray Donovan dentre vários outros. Esses são seriados bem elaborados com histórias diferentes mas não contam nenhuma realidade.

Já se quiser ver realidade e contos da nossa história, sugiro assistir os da Segunda Guerra Mundial como o World War in collors, Narcos, O Mecanismo, Sobrevivendo a Escobar, O povo contra O. J. Simpson dentre vários outros muito interessante.


Youtube

Bom, algumas indicações podem ser polêmicas mas fiquem a vontade para seguir ou não. Indico alguns canais como:

Brasil Paralelo



Existe muita coisa legal lá que nos faz refletir sobre diversos assuntos. Não se deixe levar por polarizações, assista os vídeos que são muito bem elaborados e depois tire suas conclusões. Não deixe de assistir os vídeos do Teatro das Tesouras e sobre a Educação no Brasil. Gosto muito do jeito que abordam os assuntos. Alguns são bem extensos mas todos valem a pena.

Não deixem de assistir a série Pátria Educadora




Alexandre Garcia



O jornalista Alexandre Garcia já é conhecido de todos. Sempre com colocações ponderadas e sensatas, faz vídeos, lives, análises diariamente em seu canal e em diversas rádios.


Pânico Jovem Pan



Gosto muito de ouvir o Pânico e na maioria das vezes faço através de podcast. Emílio e sua equipe são ótimos. Eles sempre tem convidados muito bom para serem entrevistados. Fazem perguntas polêmicas com um toque de humor. Os imitadores são os melhores e é impossível não rir e não se confundir com os imitados originais.


Hoje no Mundo Militar




Para os amantes do mundo militar, não deixem de conhecer este canal. Ele é simplesmente sensacional! Traz todos os dias vídeos sobre muita coisa da nossa história e da nossa atualidade sempre fazendo ponderações assertivas e análises sensatas. É um canal com mais de 2 milhões de seguidores. Ali sim você aprende muita coisa boa sobre o mundo militar inteiro.


Talks at Google




TED


O canal TED é um lugar onde você pode assistir vários conferências realizadas por pessoas do mundo inteiro. É um lugar de disseminação de ideias sem fins lucrativos, ou seja, você verá pessoas famosas e grandes empreendedores dando palestra de graça bem como várias pessoas desconhecidas com excelentes ideias. Aprende-se muito por lá também.


Refúgio Mental


Refúgio Mental é um canal de curiosidades muito bom. Eles fazem ótimos vídeos compilando uma série de curiosidades que com certeza você vai gostar de saber e ainda vai se divertir assistindo. Eles tem outros canais como o TechZone e você pode acessar ao final dos vídeos do Refúgio Mental. É um excelente canal para se distrair um pouco mas sem perder o nível intelectual. Para se ter uma ideia, o canal possui 11 milhões de inscritos.


Casando o Verbo



Este é um canal que conheci recentemente mas ele me chamou a atenção justamente por ter uma pegada mais conspiradora que me faz refletir sobre os assuntos. Muita coisa pode parecer exagero mas todas as coisas ditas merecem atenção. Se tem uma coisa que temos que praticar é a dialética. Ouvir todos os pontos de vista, contrariar alguns e ter nosso posicionamento.


Nerdologia



Nerdologia é um canal muito bom que explica várias coisas da história. Com uma pegada bem engraçada e criativa eles explicam muita coisa que ajuda inclusive as crianças em atividade escolar. Vale a pena conferir. É um canal com mais de 2,87 milhões de pessoas inscritas.


O que mais assistir no YouTube 

Além dos canais acima, ainda tem muita cosia boa para assistir no YouTube. Lembrando a vocês que não precisa pagar nada além da sua internet, então pode parar de pagar aquele plano caríssimo de TV a cabo. Não deixem de assistir também pessoas como Leandro Karnal, Clóvis de Barros, Caio Copolla, os próprios políticos dando entrevistas completas como Paulo Guedes, Tarcíso da Infraestrutura, Salles do Meio ambiente dentre outros. É importante conhecer a fundo tudo o que eles falam e não só o que a mídia noticia.


Problema das pessoas: Assistir conteúdo de qualidade


O problema é que as pessoas não sentam para ver alguém falar por uma hora em uma live ou entrevista sobre economia. Pouquíssimas pessoas assistem uma live completa do Paulo Guedes para saber o que ele fala sobre economia. Muito poucos assistem às entrevistas do Brasil Paralelo. E as palestras dos filósofos como Clóvis de Barros que nem são tão longas? Quem assistiu aqui o filme que fala do Brexit no Netflix?

Eu geralmente assisto as entrevistas completas. Apesar de tender mais para a direita ( não gosto de debater política porque a maioria vira discussão e brigas) sempre assisto as entrevistas completas de Boulos, Ciro Gomes, Amoedo dentre vários outros. Assisto por completo para poder tirar minhas conclusões. Assistir somente a manchete de alguns jornais não me da base para argumentar um pensamento. Claro que também assisto Caio Copolla dentre outros como já citei.

O que isso acarreta para nós? Acarreta que não desenvolvemos o hábito de sermos críticos e de termos um debate intelectual. Quem consegue ler um texto de Kant? Eu mesmo não consigo e tenho certeza que a maioria dos universitários não sabem. Vejam este vídeo do Clovis de Barros. Até pra interpretar o vídeo você precisa de um pouco mais do que a maioria tem de massa cinzenta.



Mas se você fizer uma análise, um canal como o Hoje no Mundo Militar que mostra muita coisa de estratégia e geopolítica, tem menos de 1,5 milhões de seguidores. E estou falando de um canal com muita qualidade de dados, pesquisas, imagens e análises. Já se você fizer uma busca pelos canais com maior quantidade de seguidores no Brasil, temos esta tristeza abaixo que tirei do site Rockcontent. O texto abaixo dos 5 maiores canais brasileiro é do site referenciado, só copiei e estou dando os créditos.


1. KondZilla – 57 milhões de inscritos
Na realidade, KondZilla é o nome artístico de Konrad Dantas, produtor de vídeos musicais de funk e o atual líder do YouTube brasileiro. Seus clipes como “Bum Bum Tam Tam” e “MC Bola” já renderam a ele mais de 57 milhões de inscritos e 27 bilhões de visualizações.

2. Whindersson Nunes – 39 milhões de inscritos
Whindersson Nunes é o maior youtuber do Brasil atualmente. O piauiense produz vídeos de humor e paródias — ele se descreve como o “lampião do YouTube” e já passou a casa de 39 milhões de inscritos e 3 bilhões de visualizações.
Ele já chegou a liderar o YouTube nacional, mas acabou perdendo o páreo para KondZilla.

3. Felipe Neto – 37 milhões de inscritos
Felipe Neto foi um dos primeiros youtubers a fazer sucesso na plataforma pelo país. Com uma abordagem voltada ao público teen, seu canal está em constante crescimento e hoje, passa do número de 37 milhões de inscritos e 8.5 bilhões de visualizações.

4. Você sabia – 33 milhões de inscritos
O canal Você Sabia, apresentado pela dupla Lukas Marques e Daniel Molo, traz histórias, curiosidades e fatos interessantes que despertam a nossa curiosidade. Por exemplo: quais são as brincadeiras macabras que você não deve fazer, quais são os videogames que já salvaram vidas ou quais foram as vezes em que o mundo quase acabou.
O canal tem mais de 33 milhões de inscritos e 4 bilhões de visualizações.

5. Luccas Neto – 30 milhões de inscritos
Irmão caçula do terceiro colocado desse ranking, o youtuber Luccas Neto é uma verdadeira febre entre as crianças. Com vídeos divertidos com histórias, aventuras e brincadeiras, ele já bateu a marca de mais de 30 milhões de inscritos e 8.5 bilhões de visualizações.

Tirando o canal "Você Sabia" que acho muito útil e ensina bastante, os demais eu não deixaria minha filha assistir de jeito nenhum. São canais com muitos milhões de seguidores mas não ensinam nada nem trazem qualidades. Como queremos que nossos filhos sejam inteligentes sem consumir conteúdo inteligente o dia todo?

Como você otimiza seu tempo?


Agora, falando em otimizar seu tempo, como você otimiza? Você faz várias coisas ao mesmo tempo? Bom, para não me alongar demais vou dizer o que faço para otimizar meu tempo. Em primeiro lugar, Podcasts. Podcasts são ótimos para você aprender muita coisa. Existem vários podcasts bons que você pode ouvir lavando a louça (o mais comum né), dirigindo, correndo, malhando, cortando a grama ou seja lá qual for atividade que você tem a fazer que não requeira um raciocínio intelectual.

Alguns dos canais que citei acima no YouTube também possuem podcasts. O Pânico ou ouço mais ni podcast. E se você quer aprender sobre o mundo do empreendedorismo, existe um podcast que já citei aqui no blog chamado ResumoCast. Este ResumoCast faz resumos de livros para empreendedores e você vai aprender muito com ele.

Quer saber onde mais eu aproveito meu tempo? Supermercado! Quando vou sozinho, vou ouvindo algum podcast. Na fila do caixa, o que nessa pandemia tá durando 40 minutos, eu assisto um vídeo no youTube ou leio alguma postagem em algum blog.

Você pode dizer que isso é loucura mas ai te digo que depende do quanto você está disposto para aprender coisas novas e se desenvolver pessoalmente. Não adianta reclamar que não tem tempo, nunca teremos. A falta de tempo é ocasionada por nós mesmos. Quando desço para passear com o cachorro, também leio algo ou escuto alguma entrevista. É dai que você otimiza seu tempo e aumenta a sua curva de aprendizado.

Ao invés de assistir novela, assista uma explicação de algo. Assista um ou dois vídeos dos canais que citei acima. Ao invés de ouvir música no carro, tente, pelo menos uma vez, ouvir um podcast. Os do ResumoCast duram cerca de meia hora apenas. Não se esqueça que apenas você pode mudar sua condição de vida.


Considerações Finais


Este assunto é amplo. Eu sou um profundo debatedor da educação brasileira e dos conteúdos que nossos filhos consomem. Vejo que teremos muitos problemas no futuro porque não estamos alimentando nossos filhos com conteúdo de qualidade, que faz pensar, refletir, argumentar e trazer prosperidade. Hoje em dia os universitários não conseguem interpretar um texto sequer.

Aproveite seu tempo com coisas boas. Otimize suas tarefas e execute-as ouvindo bons podcasts. Este post foi um apelo para que você consiga entender que para termos um Brasil melhor, precisamos de um povo melhor e para ter um povo melhor, precisamos estudar e consumir coisas boas. Pare de consumir conteúdo inútil que só traz desespero, tretas, brigas, confusões e discussões desnecessárias. Crie seu senso crítico, defenda sua tese, argumente e debata.

E você? Já conhecia alguns desses canais? Algum podcast bacana para indicar? Outra maneira de otimizar seu tempo? Deixe nos comentários como podemos melhorar nosso tempo de aprendizado e quais canais acha interessante assistirmos.



You May Also Like

21 comentários

  1. Cara eu tento otimizar o meu tempo ao máximo possível. Parei de ouvir músicas por exemplo e só ouço podcast.

    Mas as vezes a mente cansa e precisamos ver umas bobeiras para relaxar, cada um com a sua.

    Aos que conseguem ser focados o dia inteiro, meu máximo respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Engenheiro, tem horas que temos quer ver algo para espairecer a mente e aí entram os seriados de comédia ou então filmes mentirosos de luta kkkkk

      Excluir
  2. Poucos falam mas tão prejudicial ou mais que a televisão é a internet e suas redes sociais e boa parte do youtube. Nao é só TV nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a diferença é que na internet você consegue escolher entre milhões de coisas na Tv aberta ou é Silvio Santos, Faustão....

      Excluir
  3. Ótimo post BP. Realmente, não tem nada que presta na TV mesmo. Pouca coisa a se filtrar na fechada e nada na aberta. Muito triste saber que milhões de pessoas consomem esses conteúdos que só deixam o ser humano mais burro e bitolado.

    Eu já não assisto TV a anos, mas vinha consumindo muito conteúdo relacionado a politica, noticias no G1, redes sociais e outras porcariadas por aí.

    A uns atrás decidi cortar tudo, e isso vem me fazendo muito bem, principalmente nesses tempos de noticias ruins. Ando totalmente "desinformado" em compensação tenho consumido conteúdos interessantes sobre história, empreendorismo e estilo de vida.

    Inclusive quero fazer um post sobre os canais que mais acompanho.

    É interessante notar, que você não citou nenhum dos que assisto. Isso mostra como cada ser humano é diferente e tem suas peculiaridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o post sim. Eu não coloquei tudo que assisto porque seria uma lista imensa.

      Excluir
    2. G1, BBC Brasil e UOL são os piores portais para se acompanhar notícia, estão chegando a um nível Brasil247, eu vejo notícias na Reuters, no Estadão, na Band ou no R7, não são isentos de manipulação mas são menos tendenciosos.

      Excluir
  4. Olá!

    Realmente conteúdo de qualidade está em falta. Em relação a TV aberta, lembro que quando era criança eu só assistia desenhos e eventualmente filmes, não tinha TV por assinatura, nem Internet direito... PC fui ter com uns 12 anos.

    Único canal da TV aberta no Brasil que eu lembro de ter assistido programas educativos foi TV Escola, nesse eu lembro que aprendi algumas coisas úteis, como saber a fase da Lua KKKK Brincando mas é verdade.

    Eu não tenho TV aberta aqui em casa faz alguns anos, as vezes até dá vontade de ver o jornal, mas logo passa, é só ver as notícias na Internet, coisa que atualmente também já está ficando complicado de fazer... as vezes prefiro assistir filmes ou animes do que ver notícias, complicado de confiar no jornalismo de qualquer parte do mundo. Como alguém disse uma vez: jornalismo é coisa séria, eles até publicam a verdade se você pagar.


    Abraços


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário, eu gostava de assistir o Mundo de Beakman 😂

      Excluir
  5. BPM, por favor, cara. Caio Copola não.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂 pra gerar a dialética precisamos ouvir todos os lados. Pra criticar a gente tem que conhecer.

      Excluir
  6. Concordo com quase tudo, a TV aberta realmente é um lixo, principalmente as cinco maiores (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!). Emissoras tendenciosas, que vendem a libertinagem (Globo) ou uma religiosidade tóxica (Record), além das outras que também não possuem nada de proveitoso.

    Mas BPM, há muito lixo no YouTube e nos streamings também, tipo Felipe Netto e umas séries chamada Sense8 e Sex Education, cheia de putarias tal qual as produções da Rede Globo, que nessa história de tentar "desconstruir o sexo" ensina mais putaria e tudo isso é idolatrado nas redes sociais pelos millenials. Super Drags, desenho do fim do mundo mesmo que um pai desavisado pode deixar alguma criança acessar. Sem falar naquele especial de natal daquele canal lixo do Porta dos Fundos. Isso tudo pode ser tão tóxico quanto a TV aberta. Quem tem filhos deve ter a atenção redrobrada. E não é só criancinha, adolescente também pode ter sua cabecinha moldada pelos interesses coletivos desses loucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo realmente tem muito lixo na internet. Fico revoltado quando abro o YouTube e já aparece um vídeo do Felipe Neto na área “em alta”. Mas a diferença é que depende exatamente de mim buscar algo melhor. Na tv, por mais que você queira buscar algo melhor, fica limitado.

      A internet é um mundo.

      Excluir
  7. Eita BPM como vai? Concordo que a grande maioria das tvs (fechadas uma boa parte e abertas todas) são lixo puro porem convenhamos (sem querer parecer esnobe mas já parecendo) que a programação disso tudo tá mesma linha da inteligencia media do espectador que as assiste. E isso é um fenomeno no mundo todo, não só aqui (vide os talkshows americanos e ingleses). Só vou discordar num ponto: assino a NET e acho que não vou deixar de assinar pois a quantidade de documentarios dos canais 580 a 592 são show. Nada como chegar estressado da rua e relaxar num canal pra ver natureza, animais selvagens e historia da humanidade. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Marcos, esses documentários são ótimos mesmo. Eu assisto bastante mas você já viu se não tem eles no Netflix, Amazon Prime ou até mesmo no YouTube?

      Quanto a inteligência de quem assiste, não tenho dúvidas. Não é ser soberbo, é saber que você busca consumir conteúdos de qualidade e não essas porcarias como BBB. Questão de escolha. Quando alguém diz que eu tenho facilidade ou sorte, eu pergunto se já viu um documentário do WB, se assistiu pelo menos dois seriados sobre a segunda guerra pra entender o que aconteceu, se já ouviu ResumoCast ou se já leu ou viu uma palestra de Taleb. Você já pode imaginar a resposta né....

      Excluir
  8. Cara, gostei das sugestões. Algumas eu conhecia, outras não.

    ResponderExcluir
  9. BPM,

    Muito bom e apropriado o seu post, ainda mais nessa época de quarentena com tantas notícias ruins e "desinformativas".

    Da sua lista, gosto muito do TED. Há palestras incríveis, transformadoras
    e inspiradoras lá.

    Também costumo ver vídeos de canais sobre investimentos, psicologia, enfim, canais que transmitam algum conhecimento que considero útil para mim. Mas é preciso muita cautela para separar o que realmente é relevante e de qualidade, pois assim como na televisão, há muita coisa tóxica ou que nada acrescenta no YouTube.

    Muito bom o vídeo do Clóvis de Barros Filho. :)

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Rosana, como falei acima, tem muito lixo na internet mas a diferença é que só depende de mim buscar conteúdos bons. Na Tv fica difícil, por mais que eu mude de canal, fico limitado.

      Excluir
  10. Outro problema da TV é que não podemos escolher o que assistir. Tem que se contentar com o que está passando.
    Agora com a internet rápida, não existe motivo algum para perdermos tempo com Televisão. Todo tipo de conteúdo está disponível na internet de forma fácil e com melhor qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, e com a chegada do 5G, tende a melhorar mais ainda.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!