Pages - Menu

agosto 13, 2020

Clube do Livro - O fim das Lideranças Mundiais - G Zero de Ian Bremmer.

Fala galera da Finansfera!!!



Estava pensando em inaugurar mais uma série aqui no Blog. Como podem perceber, a nova série será o Clube do Livro! Eu gosto muito de ler mas confesso que as vezes, por não ter uma obrigação, acabo não lendo todos os dias, o que atrasa minhas leituras. Não que eu não leia nada, pois leio muita coisa na internet todos os dias mas demoro para terminar um livro as vezes.

De qualquer maneira eu sempre estou lendo algum livro que acho interessante. Muitos livros eu comprei após ouvir o resumo no Resumo Cast.Alguns livros foram indicados por vocês e outros acabaram sendo mais acadêmicos mesmo. Fato é que ainda tenho uma pilha de livros pra ler e sempre surge mais. Agora trago uma proposta pra você que também gosta de ler.

Clube do Livro

O Clube do Livro não será necessariamente sobre investimentos. A ideia é ler livros de toda natureza e trazer alguns insights aqui. Logicamente a maioria vai estar relacionado aos investimentos e empreendedorismo, afinal é o assunto que mais conecta aqui no blog.

E como vai funcionar? Bom, primeiramente, pensei em escolher um livro para lermos juntos. Você que quiser participar, pode sugerir o livro e a velocidade de leitura. Pensei inicialmente em 10 páginas por dia para não ficar pesado e uma vez por semana ou a cada 10 dias, podemos debater uma parte do que foi lido. Aceito sugestões.

Vou deixar sempre nas postagens o link para a compra do livro, caso queiram. Este link é do meu programa de afiliados da Amazon. Se for comprar e der preferência pelo link, agradeço. Caso já tenha o livro, sem problemas, participe aqui do mesmo jeito. 

Vou deixar sempre aberto a novas sugestões. Se você tiver uma ideia legal que vá contribuir com o Clube, coloque nos comentários. Pensei também em fazer um grupo no Telegram mas vamos ver se vai ter quorum suficiente pra isso. Ler no Brasil não é prioridade e poucos tem paciência.

O Fim das Lideranças Mundiais - G-Zero de Ian Bremmer

Clique para comprar com desconto 

O livro que escolhi para começar, nem foi um livro que estava na minha relação de "a ler". Foi um livro que um seguidor do Youtube indicou. Comprei o livro e achei muito interessante tudo o que li. Vou fazer uma breve sinopse do livro aqui e se você quiser complementar, fique à vontade. Pode colocar nos comentários ou então, se preferir, posso colocar no próprio post referenciando o trecho.

Ian Bremmer, segundo o Wikipedia,  é um cientista político americano especializado em política externa dos EUA, estados em transição e risco político global. Também é o fundador e presidente da Eurasiagroup. Sem querer definir ele por minhas palavras, vou trazer a própria definição que esta no site. A tradução é live.

Ian Bremmer é um cientista político que ajuda líderes empresariais, formuladores de políticas e o público em geral a entender o mundo ao seu redor. Ele é presidente e fundador do Eurasia Group, empresa líder mundial em pesquisa de risco político e consultoria, e da GZERO Media, uma empresa dedicada a fornecer cobertura inteligente e envolvente de assuntos internacionais. Ian é uma voz independente em questões críticas em todo o mundo, oferecendo percepções lúcidas por meio de discursos, comentários escritos e até fantoches satíricos (sério!).


O livro fala de como seria um mundo onde não houvesse nenhum tipo de liderança mundial. Hoje temos vários grupos de países em prol de acordos em comum. Existe o G5, G7, G20 e muitos outros grupos regionais. Esses líderes mundiais se reúnem para decidir sobre temas que podem afetar o mundo inteiro mas e se de repente eles não se acordarem e resolver que cada um faz o que quer?

Muito interessante que Bremmer mostra em vários trechos do livro, que mesmo nessas reuniões, cada país está preocupado com seu problema. Mesmo em uma reunião em que os países deveriam chegar a um consenso sobre um assunto, acaba que, individualmente, um trata de um problema específico com outro. Há várias passagens no livro mostrando isso.

O livro tem 6 capítulos onde ele explica o que é o G-Zero, qual o caminho e o impacto para o G-Zero, quem ganha e quem perde, o que está por vir e por último, os Estados Unidos na era G-Zero. A leitura é bem fácil e direta totalizando 237 páginas.



Uma das coisas que eu achei mais interessante no livro é que ele "prevê" muita coisa que já aconteceu. Coloquei entre aspas porque na verdade nem é prever mas sim experiência e de saber que vai acontecer realmente algum dia. Tem até uma parte que ele fala de pandemias e lockdown, coisas que estamos passando atualmente.

Outro ponto interessante é que ele cita o Brasil em diversos momentos. O livro foi escrito em 2013 e até aquela data, realmente as projeções eram outras. Ele cita que o Brasil podia crescer muito e baixar a inflação se mantivesse as políticas públicas em ordem. Não sei o que ele falou após o ano de 2016 né, onde tivemos inflação altíssima desde o plano real e um impeachment.

Também fala bastante de China e Estados Unidos prevendo novamente o que poderia acontecer caso algumas coisas se concretizassem. É legal ler que ele diz o que poderia acontecer e hoje a maioria das coisas estão acontecendo. Além desses países ele dá exemplos e previsões com Paquistão, Turquia, Alemanha, Índia e alguns outros. Enfim, é um livro muito interessante.

Considerações Finais 

Para quem gosta de estudar um pouco de geopolítica o livro é altamente recomendado. Para os investidores internacionais, também é de bom grado que leiam. Conhecer um pouco de geopolítica é bom para decidir sobre onde investir e o porquê. Além desse livro Bremmer tem vários outros que ainda não li mas estão anotados.

E você, já leu este livro? Tem algo a comentar? Deixe aqui nos comentários o que achou do livro.

 

4 comentários:

  1. Não li e nunca ouvi fala. Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  2. Lembro que esse cara criticou algumas ações do atual governo brasileiro.

    Interessante a ideia do clube do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta do assunto é realmente interessante porque as coisas mudam no tempo. No livro ele da excelentes perspectivas para o Brasil. Fala de inflação baixa e tudo no início mas aí né, o que veio depois não tinha como colocar no livro é qualquer um teria criticado os juros e a inflação que tivemos em 2016.

      Leia o livro. Participe do clube do livro.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!