Pages - Menu

outubro 18, 2020

Clube do Livro - Dominando o Ciclo de Mercado

 Fala galera leitora da Finansfera!!!


O livro da vez é o Dominando o Ciclo de Mercado de Howard Marks. Mesmo sem ter terminado de ler A Revolta de Atlas, resolvi iniciar a leitura desse livro por ouvir falar muito bem dele. Como Atlas é muito grande e eu não queria perder o momento econômico que estamos passando, resolvi dividir as leituras mas confesso que já li ⅓ do Dominando o Ciclo de Mercado e não li nada de Atlas neste período.

Antes de começar a falar do livro, deixo aqui o recadinho de que a livraria do BPMilhão tem promoções constantes. Adicionei diversos outros livros que já li e outros que já estão na lista para comprar. Clique neste link para ser direcionado para nossa livraria e venha participar dos debates sobre os melhores livros para empreendedores e investidores.


Howard Marks


Em primeiro lugar preciso dizer quem é Howard Marks caso você ainda não conheça. Howard Stanley Marks é o co-fundador e co-presidente da Oaktree Capital. A Oaktree é uma gestora de ativos um pouco diferente das demais porque ela tem experiência em ativos de risco. Seus retornos são acima da média e possuem alguns bilhões sob sua gestão.



Dominando o Ciclo de Mercado - Aprenda a reconhecer padrões para investir com segurança


Marks escreveu este livro para detalhar melhor o capítulo Ciclo de Mercado de um outro livro seu, o The Most Important Thing: Uncommon Sense for the Thoughtful Investor que só está disponível em inglês e é bem caro por sinal.


Após anos de operação e estudos de mercado, Marks tornou-se um especialista em reconhecer os padrões da economia identificando ciclos no longo prazo. Ele afirma em seu livro que não temos como adivinhar quando cada ciclo está no fundo ou no topo mas conseguimos identificar alguns movimentos que, no longo prazo, permite aproveitar grandes oportunidades. 





Estou gostando bastante do livro pela sua leitura fácil e didática. Em relação à facilidade de leitura, o livro tem os parágrafos bem distribuídos e capítulos pequenos. Todo o tema é dividido em capítulos que facilita a compreensão. É bem diferente daqueles livros com textos gigantes, parágrafos enormes e capítulos que a gente se perde dentro dele e depois de algumas páginas nem sabemos mais do que se trata.

Já no início ele separa por capítulos o motivo de estudar os ciclos, a natureza, a regularidade, os ciclos de longo prazo, curto prazo, a influência do governo na economia e muitas outras coisas. Do que li até agora, ele defende bem que o crescimento econômico é proveniente do crescimento populacional. Cita os eventos que influenciaram na diminuição do índice de natalidade como a política de um só filho na China e de guerras.

Essa defesa de que o crescimento econômico é proveniente do crescimento populacional é justificada por ele por causa do PIB (produto interno bruto) de um país. Marks argumenta que a globalização é um fator que pode ser bom ou ruim dependendo da política de cada país. Se considerarmos a China produzindo produtos para o mundo inteiro, veremos que outros países pararam de fabricar alguns produtos o que influencia diretamente no número de empregos.



Ao mesmo tempo que as evoluções tecnológicas tiram empregos de alguns, elas criam para outros além de aumentar a qualidade de vida no geral. Quando pensamos em um homem do campo, pensamos em uma agricultura familiar em que o homem acorda na madrugada para preparar a terra para o plantio e para a colheita. Hoje em dia as máquinas podem fazer isso 24 horas por dia. Ao passo que o homem perdeu emprego diretamente na terra, outros foram empregados em fábricas de montagem desses equipamentos, na manutenção, no desenvolvimento dentre outras coisas.

É certo que a educação tem uma forte influencia em tudo isso, afinal, sem educação, sem pesquisas e sem incentivos, não tem como desenvolver uma tecnologia de ponta mas tudo isso é demonstrado como argumento para justificar o crescimento do PIB de acordo com o crescimento populacional.


Não deixe de ver a postagem sobre A Revolta de Atlas de Ayn Rand.


Considerações Finais


Ainda não terminei o livro, estou no primeiro terço da leitura mas já adianto que é uma leitura muito boa e rápida. Tem bastante informação sobre o funcionamento do mercado. Ao escrever este post tinha acabado de ler a parte em que Marks fala dos governos e de como os bancos centrais atuam na inflação e no crescimento de empregos de um país.

Indico a leitura principalmente para quem não entende muito de economia, pois acaba abrindo a mente para como um país é financiado. Se você acha que o governo é o responsável por ofertar tudo de graça, vai se surpreender quando aprender que nós financiamos tudo com nossos impostos e na maioria das vezes o dinheiro é usado de forma ineficiente. Quem geram emprego são os empresários e não os governos.

O livro não promete que você vá saber qual é o topo ou o mínimo de um ciclo mas vai te dar uma base de conhecimento muito boa para identificar se aquele ciclo é de alta ou de baixa e se o momento é interessante para entrada no mercado ou não.

Não deixe de participar com seus comentários no grupo Clube do Livro no Telegram. Basta clicar neste link para participar.

Boa leitura a todos!

BPM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!