Enfim temos um novo presidente eleito - Eleições 2018

by - 07:59

Fala galera da Finansfera!!!




Não poderia deixar de comentar os acontecimentos do momento não é verdade? Como o blog também tem a função de deixar registrado meus pensamentos para, no futuro, eu analisar como pensava, vou falar um pouco do que acho que pode acontecer e o que espero que aconteça.

Jair Messias Bolsonaro é o novo presidente do Brasil. Sem entrar em debates extremamente políticos tratando de partidos ou de candidatos, a democracia foi feita e temos um novo presidente eleito. Quanto àqueles que são da oposição eu digo para aceitarem o fato. Vou fazer breves comentários sobre os cenários que passaram e que talvez se aproximam.

Para os PTistas

Primeiro ponto a destacar: Dilma quase perdeu para Aécio em 2014.

O PT ganhou quatro eleições seguidas. O país teve um crescimento inicial (não vamos comentar a que custo), teve uma euforia e muita coisa melhorou. Logo após alguns anos e muitos escândalos, o PT entrou em decadência e o que faltou foi estratégia. Quando houve a acirrada disputa entre Dilma e Aécio em 2014, o PT já deveria abrir o olho para a massa da população que já não confiava tanto assim em suas proposta. Aécio quase ganhou.

Segundo ponto a destacar: O impeachment mostrou que os brasileiros não estavam mais alinhados com o PT

Logo após Dilma ganhar, não houve uma estratégia de reaver aliados e o próprio povo. As propostas não melhoraram, o país afundou em dívidas, o dólar disparou, inflação na estratosfera e o Brasil se via em uma recessão gigantesca. Esse era o momento pra tentar reaver a simpatia dos brasileiros. Mas como reaver a simpatia dos brasileiros com tanta corrupção? Não sei, talvez expurgando os corruptos e não defendendo-os. A ideologia e o fanatismo levou os PTistas ao local que estão. Como não fizeram isso, veio o impeachment.

Sabíamos que as eleições de 2018 estavam próximas e ao invés de focar em uma estratégia para ganhar as eleições, o PT preferiu o vitimismo, o populismo e apostar na ignorância do povo usando o Lula como injustiçado. Focaram suas energias em dizer que Lula é inocente e que o mundo todo está errado. Brigou com tudo que era poder e insistiu nisso até a hora das eleições.

Terceiro ponto a destacar: PT não focou nas eleições de 2018.

Chegada as eleições de 2018 o PT nem sabia ao certo quem seria seu candidato. A estratégia de buscar em Lula, na cadeia, as propostas para o candidato Haddad foi um tiro no pé. Aquilo que eles viam como sendo a solução dos problemas deles, virou contra e foi mais problema ainda. O povo não gostou de ser enganado. Após o primeiro turno o PT mudou de estratégia. Aproximou sua estratégia com o do candidato de direita. Passou a usar o verde e amarelo e a falar coisas completamente diferente do que sempre pregaram e como se não bastasse, quiseram comprar o povo mais uma vez oferecendo gás de cozinha a 49 reais.

Só um adendo quanto ao gás de cozinha. Quantas vezes no ano vocês compram gás de cozinha? Será que esse desconto de 30 reais afetaria tanta gente assim? Eu mesmo compro gás de cozinha duas vezes no ano mas gasolina coloco de 15 em 15 dias.

Ou seja, a estratégia do PT matou o próprio partido. Não focaram no objetivo final, focaram em dizer que havia uma conspiração contra Lula. Estrategicamente falharam e agora é hora de aceitar que perderam. A democracia tem que funcionar assim, agora temos um outro partido eleito com ideias diferentes, temos que aceitar.

Para os Bolsonarianos

Seu candidato ganhou as eleições. Ganhou mais pela estratégia errada do PT do que por mérito. O candidato de direita veio com discurso que parecia pequeno mas que era o que o povo queria ouvir. Os últimos governos deixaram tantos furos que quem tapar qualquer destes furos já estará fazendo muita coisa em prol do país.

Bolsonaro veio trazendo o discurso da família, da honestidade, do patriotismo e da segurança pública e não é o que precisamos no momento? Veio trazendo também uma ficha limpa que tentaram sujar mas não conseguiram. Trouxe junto a sinceridade e algo que ninguém tinha oferecido antes, um governo feito de técnicos sem distribuição de funções, cargos e ministérios entre os partidos. 

Bolsonaro não prometeu nada a nenhum partido (pelo menos não que tenha conhecimento). Começou a escolher uma equipe isenta de partidos políticos muito conhecedora do assunto que vão liderar. Paulo Guedes é um excelente economista que será testado em combate agora. General Heleno é um grande líder com muito conhecimento de Brasil e do exterior também. Nomeá-lo para ser Ministro da Defesa é colocar alguém lá que entenda do assunto por ter vivido mais de 45 anos em prol disso. Ele não escolheu pessoas que não dominam o assunto para serem os ministros. Vamos acompanhar os próximos ministros.

Juntamente com tudo o que foi dito acima, Bolsonaro também trazia e dúvida sobre conceitos que ele sempre pregou claramente na TV e no Congresso. É a favor da liberação da posse de armas à qualquer cidadão que apresente as condições que serão impostas. (por favor, não comentem naquele tom de que hoje já temos armas sendo vendidas nas Casas Bahias, não é esse o propósito). 

Seu maior ícone era o Ustra, um torturador que não é um bom exemplo mas se formos fazer comparações, o candidato da oposição também idolatra pessoas com passado e ideias nada promissoras. O medo de uma ditadura pairava na cabeça da maioria. A dúvida sobre os gays, as mulheres e os negros era grande na cabeça de muitos, principalmente por influencia da grande mídia.

Muitas dúvidas pairam ainda sobre o Bolsonaro e sua equipe que teremos que aguardar o ano que vem para ter certeza de que vai acontecer o que ele propôs ou o que a oposição falou que ele faria.

À todos os brasileiros

É hora de fiscalização e cobrança! Não é momento de ficarmos choramingando que nosso candidato não ganhou. É hora de colocar as propostas de Bolsonaro embaixo do braço e cobrar tim tim por tim tim. Estejam cientes de que o Brasil não vai virar uma Dinamarca dia 2 de janeiro. A equipe econômica e todos os outros ministérios precisam de tempo para trabalhar. O Congresso precisa se alinhar e votar em prol do Brasil e não em prol dos partidos. A oposição não pode votar só para ser oposição.

Tenham em mente de que os desafios são grandes e temos que acreditar e cobrar. Não é hora de ficar culpando o candidato eleito de tudo o que acontece. Se temos 513 deputados e achamos demais, não o culpem, pois outros presidentes estiveram lá por anos e não mudaram nada. Não culpem Bolsonaro pelas geleiras derretidas na Antártica. Vamos acompanhar os trabalhos e cobrar os resultados assim como deveríamos fazer caso o Haddad tivesse ganhado.

Sejamos mais patriotas e pensemos mais no país. Deixemos as intolerâncias e os discursos de ódio de lado e passemos a ser mais solidários e a cumprir nosso dever de cidadão. Somente assim cresceremos juntos. Vamos conversar e debater ideias sem querer ganhar as discussões. Vamos respeitar a opinião do outro. 

Por fim esta é a leitura que faço do momento e gostaria de deixar registrado aqui até mesmo porque se Bolsonaro for contrário à tudo aquilo que ele pregou durante a campanha, vou saber o que pensava no dia seguinte ao que ele foi eleito.

E você, o que acha do momento atual?

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!

You May Also Like

16 comentários

  1. "Ganhou mais pela estratégia errada do PT do que por mérito."

    Chupa petista. Chorem até 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justo, já que a direita chupou durante quatro eleições kkkkkkk

      Excluir
    2. Que dureza deve ser fazer um baita texto e receber comentários tipo esse acima, BPM. Sigamos sem esquentar com ruídos estúpidos :). Torcedores de políticos são a coisa mais triste que a democracia produz, mas paciência.

      Gostei da sua leitura sóbria e de como todos devemos nos posicionar independente do matiz político. O Brasil tem um longo caminho a trilhar. Bolsonaro não era o melhor, longe disso, mas vai com uma grande vantagem que é a independência partidária e a possibilidade de executar uma das bandeiras da campanha dele: escolher equipe de técnicos. Esperemos que ele consiga minimamente por a casa em ordem. Fazendo isso, ele já vai ter sido imenso. Torçamos e trabalhemos sempre.

      Abraço!
      Ceariba.

      Excluir
    3. Olá Ceariba,

      Pois é, é a liberdade de expressão.

      Essa bandeira dele é praticamente inédita. Estamos de olho para cobrar que seja realmente uma equipe técnica.

      Abraço!

      Excluir
    4. Olá BPM,

      O que mais me fez votar nele foi esse ponto, escolher pessoas capacitadas para seus devidos lugares. Acompanhando para ver se isso se realizará.

      O ponto sobre o gás, para pessoas de baixa renda é crítico viu. Conheço pessoas que trocam de gás a cada 2 ou mesmo de mês em mês. Logo, tentaram mirar nessas pessoas.

      Porém, acredito que as pessoas não esqueceram a besteira que fizeram com a energia. Assim o tiro saiu pela culatra kkk

      No mais, concordo plenamente com você. "Vamos conversar e debater ideias sem querer ganhar as discussões. Vamos respeitar a opinião do outro."

      Abraço!

      Excluir
    5. Hora de ficar de olho né IInglês?!

      Quanto ao gás, é uma medida extremamente populista porque tenho certeza que essas mesmas famílias gastam mais com impostos, remédios e até com médicos, ou seja, não é no gás de cozinha que o Brasil vai encontrar a solução para seus problemas.

      você pontuou bem na questão da energia, com certeza será mais econômico para essas famílias uma redução nos impostos da energia do que gás a 49 reais. Você já olhou sua conta pra ver quanto de imposto paga por mês? Eu compraria 3 botijões de gás todos os meses só com os impostos da conta de luz.

      Abraço!

      Excluir
  2. Sim é hora de acompanhar as propostas. Mais quais propostas? Os cientistas politicos, aqueles que acompanham a fundo o tema política no Brasil, tem dificuldades em dizer quais são as propostas. Não tem nada claro nesse novo Governo. Conseguiram se eleger sem ao menos apresentar uma proposta clara.

    Agora é torcer pelo melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KSPOV,

      Mesmo que as propostas dele não sejam propostas aceitas pelos cientistas políticos, é hora de cobrar dele porque ele ganhou e é o presidente.

      Não devemos torcer, devemos cobrar! Esta é a mensagem que quero passar. Não chegamos a uma linha de chegada, só escolhemos de quem teremos que cobrar pelos próximos 4 anos.

      Abraço!

      Excluir
  3. Todo mundo esperava bolsa a 93mil ptos e ta caindo 1% hahahah
    viu pq nao invisto 1 centavo na bovegas? só fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Quem esperava a Bovespa em 93 mil pontos na manhã de segunda, logo após as eleições, não sabe investir em ações. O presidente eleito só ganhou, assumirá só daqui a 2 meses e levará anos até que os resultados das ações se consolidem.

      Qualquer coisa muito diferente disso é mera especulação.

      Abraço!

      Excluir
  4. O que realmente dira sao os numeros e indeces de consumo, emprego, etc. Sem isso nao ha fundamentos para uma alta.

    Achei muito bom sua visao, meu pai e PT.
    Direita ou esquerda nao importa devemos buscar a prosperidade e melhor para nosso pais.

    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R.R,

      Precisamos de uma plano de governo, coisa que não temos. Precisamos de um plano Brasil que independa de partidos no poder.

      Vou dar um exemplo, deveríamos ter um plano de malha ferroviária para os próximos 100 anos com metas a serem atingidas a cada ano e independente do presidente, aquela meta deverá ser cumprida sob pena de responder caso não o faça. Assim teríamos, em 100 anos, uma excelente malha ferroviária desafogando as estradas com os caminhões sem condições de rodar.

      Problema é que cada governo cria suas metas para o Brasil e tudo fica parado na metade custando o triplo.

      Abraço!

      Excluir
  5. boa noite BPM! Infelizmente (ou felizmente) ganhou o "menos pior". Sem ficar aqui discutindo politica, mas analisando o impacto na economia e investimentos, acredito que teremos um momento de "lua de mel" do mercado com o Bolsonaro. Porem ele precisa mostrar para que veio, colocar gente boa nos ministérios, cumprir as promessas que fez na campanha. Se a economia real reagir (gerando emprego, investimento da industria e crescimento do PIB) veremos um ótimo momento para o Brasil!
    Aguardar para ver!

    Aproveitando, poderia divulgar meu novo blog aqui? Farei o mesmo e divulgarei o seu blog no meu!
    Abs,
    Executivo Investidor.
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Executivo Investidor,

      Em primeiro lugar seja bem vindo à Finansfera. Vou dar uma olhada no seu blog.

      Quanto aos seu comentário, é exatamente isso que precisamos ficar de olho e cobrar, que ele faça o que prometeu para vermos as melhoras.

      Abraço!

      Excluir
  6. Vejo como 1 momento preocupante, por ser muito impulsivo e autoritário.

    Se ele cumprir o que prometeu de colocar pessoas qualificadas e com conhecimento técnico nas principais funções das empresas estatais, já está de bom tamanho. Toda confusão e prejuízos constantes dessas empresas está relacionado com corrupção e excesso de desvios.

    A maioria dos trabalhadores dessas empresas estudaram muito para passar nos concursos e não têm salarios tão altos como os estatutários, algo em torno de 2, 4k. Além disso, essas empresas dão lucro - e muito - se forem bem administradas. Li hj em um jornal que ele tem 10 mil cargos para escolher quem assumirá-os. Espero que faça boas escolhas não só em relação as estatais, mas a todos os cargos. E que diminua a corrupção.

    Só o tempo para dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Essa personalidade dele de ser impulsivo e autoritário é ruim, no entanto nós, brasileiros, temos que tentar olhar com olhos de administradores, tirar a emoção.

      Você resumiu bem o que penso também. Se não tiver, ao menos, metade da corrupção, já sobra dinheiro. Precisamos também enxugar a máquina pública e principalmente regalias e quantidade de deputados e senadores, isso é muito difícil e você deve imaginar o motivo.

      Cara, 10 mil cargos é muita coisa. Vamos ver o que vai sair daí. Em não contratando pessoas só pra dar emprego já estaremos avançando muito.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!