Dificilmente eu me pronuncio sobre política aqui no blog. Este assunto gera muita polémica e divide pessoas, famílias, amigos e dá muita confusão por falta de respeito à opinião alheia. No entanto, ontem eu assisti o discurso do presidente Bolsonaro e gostei bastante do texto. Vou detalhar um pouco minha opinião aqui. Adianto a todos que não é o objetivo ficar discutindo políticas, esquerda, direita, centrão nem nada, é apenas minha opinião sobre o discurso.
Intolerância política
O que me motivou a escrever este post foi uma situação que aconteceu comigo hoje. Uma pessoa não gostou da minha opinião sobre o discurso do presidente Bolsonaro. Esta pessoa disse que não poderia conversar com alguém que apoiasse o presidente Bolsonaro.
Depois deste episódio eu fiquei pensando, como algumas pessoas são intolerantes com a opinião de outras pessoas. Não estava fazendo nada de apoio a nenhum candidato nem a nenhum partido, estava apenas elogiando o discurso do presidente do Brasil na conferência da ONU. Percebam aqui que não estou externando nenhuma opinião sobre partidos políticos muito menos sobre o apoio a um candidato A ou B estou apenas falando sobre o discurso que foi lido ontem na conferência da ONU.
O discurso do presidente Bolsonaro na ONU
Eu achei o discurso do presidente Bolsonaro excelente. Algumas pessoas que criticaram, não devem ter conhecimento do que significa a soberania de um país. Muitas pessoas criticam os Estados Unidos no entanto se formos avaliar o país em seu patriotismo veremos que nós estamos muito atrasados. Os Estados Unidos são um exemplo de patriotismo e soberania. Por lá eles não deixam ninguém se meter nem falar mal.
Voltando ao discurso do presidente Bolsonaro, o discurso foi firme e direto para todos os países que fazem parte da ONU. De uma maneira firme e clara o presidente Bolsonaro disse que o Brasil está aberto a negociações com qualquer país que ofereça um bom acordo. Disse também que não tem compromisso com países socialistas, com países de questões duvidosas quanto á seu povo, sua economia ou quanto a qualquer outra agenda oculta ou não. Deixou claro o: não fazemos trato com vagabundo.
Explicou muito bem que a política que estávamos tendo não estava funcionando, o que levou diversos políticos à prisão. Mostrou que a política utilizada nos últimos anos favoreceu a corrupção o que deixou o Brasil em uma situação muito difícil. Essa corrupção mancha nossa reputação e nossa soberania. O país sofre quando é comparado com outros países. Eu já viajei bastante por ai e alguns países não entendem como nossos políticos podem ser tão ladrões e concordar com tanta corrupção. Para esses países, é simplesmente inadmissível algumas coisas que acontecem por aqui.
A Amazônia é nossa!!!
Um ponto que eu achei muito importante foi quando ele se pronunciou dizendo que nenhum país pode vir ao Brasil e ditar regras. Essa história de que Amazônia é do mundo é uma grande balela, a Amazônia é do Brasil! Por aqui nós temos muita biodiversidade, muita riqueza, muita coisa que alguns países não tem e por isso a interesses desses países em explorar o Brasil. Vocês sabiam que já existe a hidropirataria? Já sabiam que navios que vêm da Europa descarregam o que trazem e voltam com nossa água doce? Pois é, isto existe por que é mais barato voltar com a água doce daqui do que tratar a água salgada de lá.
Macron não se meta com o Brasil
Quando o presidente Bolsonaro falou da França eu achei sensacional. O recado dado é de não se meter na soberania do Brasil. Nós temos um presidente, nós temos um parlamento, nós somos um povo soberano então não pode um país ditar regras aqui dentro e dizer o que a gente deve fazer. Então o recado para a França eu achei espetacular. Ele deixou claro que países que queiram contribuir que queiram doar dinheiro para o fundo Amazônia ou qualquer coisa para ajudar o Brasil que o faça mas sem ofender a soberania do Brasil. Não estamos à venda.
Você achou o discurso agressivo?
Algumas mídias falaram que o discurso foi agressivo desnecessário e que atacou outros países. No meu ponto de vista o discurso foi direto dando recado para aqueles países que acham que podem se meter na política do Brasil e também para aqueles países socialistas em que seu povo passa por várias dificuldades enquanto alguns se perpetuam no poder. Somos um povo acolhedor, milhares de venezuelanos estão vindo para o Brasil e estão sendo acolhidos, no entanto não queremos isso para o Brasil.
O jornal também disse que o presidente Bolsonaro criticou o programa Mais Médicos quando na verdade, todos sabemos que o dinheiro que era pago não iria para a mão do médico cubano, que iria para Cuba, para o governo cubano. Além de que sabemos da qualificação desses profissionais que não passaram por uma prova para validar seus diplomas.
A questão das queimadas também foi bem pontuado. Temos queimadas todos os anos no Brasil algumas delas criminosas mas a mídia explora isso de maneira negativa. Então, olhando por esse ponto de vista ele também foi muito certeiro quando convidou todos a virem conhecer o Brasil e não fazerem juízo de valor do que estão vendo nos noticiários.
Conclusão
Resumindo, o recado dado foi: o Brasil é um novo país, o Brasil está crescendo, estamos erradicando a corrupção, estamos fazendo o crescimento econômico e estamos aberto a negociar com os países que oferecerem um bom acordo. Deixou claro que a corrupção não tem vez quando falou que o juiz que foi responsável pelo maior caso de corrupção já existente, a Lava Jato, o Sérgio Moro, hoje é o ministro da justiça e segurança pública. Essas mensagens transmitem segurança para os países que querem fazer acordos com o Brasil.
As pessoas precisam entender que um país soberano tem que se impor, tem que dar o seu recado. Não podemos de modo algum ficar como colônia de alguns outros países, sempre que o Brasil está para decolar em algum assunto algum escândalo surge algo e atrapalha todo nosso desenvolvimento.
A você que me segue e tem uma opinião diferente, entenda que eu te respeito muito. Este post não é exatamente sobre política mas sim sobre um discurso patriótico e soberano que eu gostei muito. Por aqui seguimos falando de estratégias de investimentos, lifestyle e outras coisas boas da vida. Fique a vontade para expressar suas opiniões nos comentários mas sem ofender ninguém.
Forte abraço a todos!