Carteiras digitais, os famosos robôs

by - 18:10

Fala galera da Finansfera!!!







Ultimamente tenho ouvido bastante perguntas sobre os famosos robôs de investimentos. Muitos perguntam se vale a pena e se o resultado ganha do CDI. Particularmente eu não fico comparando meus rendimentos com o CDI, nem com nenhum outro benchmark mas sei que a galera gosta de fazer esse comparativo para saber se o investimentos está melhor do que deixar em um CDB por exemplo.

Como funciona um robô de investimentos?


Basicamente os robôs de investimentos funcionam executando uma programação predeterminada. Isso é meio óbvio, pois apesar de termos bastante inteligência artificial por ai, os computadores são programados para fazer o que mandamos. Acontece que um robô de investimentos vai monitorar diversos ativos ao mesmo tempo para você com base em uma programação feita por alguém.

Ele vai operar no seu lugar assim como um gestor faria em um fundo de investimento. A grande diferença é que o robô não vai ficar lendo o twitter o dia inteiro para ver notícias e mudar de opinião e nós fazemos isso toda hora. Para usar um robô você vai precisar se cadastrar em uma dessas empresas e preencher seu perfil de investidor. Os custos geralmente são bem baixos e você pode acompanhar tudo pelo aplicativo.

Principais robôs de investimentos


Atualmente os principais robôs de investimentos são: Magnetis, Vérios, Warren e Monetus. Todas em português e de fácil entendimento. A abertura de conta é simples, rápido e fácil assim como abrir conta em uma corretora ou banco digital. Todas possuem um bom suporte e você pode tirar suas dúvidas com facilidade.

Como citei, os custos são baixos e os rendimentos.. bom, os rendimentos vocês terão que investir para ver, certo? Não! Errado! Você não precisam investir e esperar acontecer para ver os rendimentos e o funcionamento dos principais robôs de investimentos que operam no Brasil.

No Brasil os robôs de investimentos mais conhecidos são estes apresentados mas no exterior existem milhares de robôs. Em algumas corretoras como a Interactive Brokers você pode até criar seu próprio robô configurando suas premissas no portfólio builder.



www.viagemlenta.com


Há muito tempo eu já tinha pensado em fazer um teste com os 4 robôs de investimentos justamente para mostrar seus desempenhos mas o amigo André do site www.viagemlenta.com foi mais rápido que eu e fez esse grande favor para todos nós. Se você ainda não conhece o site do Viagem Lenta, convido-o a conhecer e desfrutar de grandes postagens que ele tem por lá.

O André resolveu escrever sobre os robôs de investimentos igualzinho eu pensei em fazer e é por isso que estou trazendo esta indicação para vocês. Ele estudou e analisou os 4 robôs e criou uma carteira de investimentos. Você pode acompanhar o teste comparativo de gestores digitais e seus robôs: qual é o melhor? Neste post ele explica as ideias, os custos, as premissas utilizadas e fala um pouco sobre cada robô.

Periodicamente eles faz um review sobre como andam os investimentos. Esses reviews você pode ver em: Acompanhamento: rendimento das carteiras digitais e seus robôs de investimentos. Aproveite para ler os comentários também, pois lá tem muita informação e conteúdo de outras pessoas que possuem dúvidas ou experiências. 



Conclusão


Se você tem dúvidas de como funciona um robô de investimento e se é rentável investir por eles, suas dúvidas acabaram. Não deixe de acompanhar as carteiras digitais do André do ViagemLenta.com para tomar sua decisão de investir por robôs ou não. Antes de arriscar seu dinheiro em algum tipo de investimento, procure ler bastante e absorver a experiência de outras pessoas. Procure diferentes opiniões sobre um mesmo assunto para formar a sua opinião própria e tomar a decisão.

Até hoje só conheço o Andre que faz esse trabalho de investir nos robôs digitais e trazer para nós os rendimentos de cada um deles detalhado. Se alguém souber de mais algum outro, coloque nos comentários para que possamos ter mais opiniões sobre o assunto.

E você? Já investiu por robôs? Sabia que eles existiam? Já conhecia o Viagem Lenta? Deixe ai nos comentários suas impressões e opiniões.

Forte abraço a todos!



You May Also Like

2 comentários

  1. BPM,

    Estou gostando dessa série de atualizações do André, pois dessa forma poderemos perceber como será o comportamento dos robots a médio e longo prazo.

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Sim! É um estudo de caso real online. Muito boa mesmo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!