Minha viagem à Grécia: O que fazer em Creta

by - 06:57

Fala galera da Finansfera!!!!


Bom galera, Creta ficou empatado na enquete junto com Santorini mas eu desempatei e falei de Santorini antes de falar de Creta por aquela ser mais romântica. Se você não acompanhou os outros posts, veja aqui o que fazer em Santorini e aqui o que fazer em Zakinthos

Se tem um lugar que é muito lindo, é uma cidade grande, dá pra viver tranquilamente e não é tão cara assim, esta cidade é a Ilha de Creta.

A Ilha de Creta como vocês já devem saber, é a maior ilha do arquipélago grego e também possui lindas praias assim como todas as outras. Na verdade Creta foi a primeira Ilha que visitamos, eu e minha namorada. Nossa chegada à Ilha foi a tarde e o clima estava ótimo. Pegamos o carro alugado já no aeroporto e deslocamos para o hotel. Ah, o hotel, já já falarei do hotel.

A primeira dica para visitar Creta é reservar uns 6 dias ou mais. Por ser bem grande fica difícil visitar tudo partindo de um mesmo lugar então é melhor se hospedar em um lado da Ilha e rodar tudo por lá e depois deslocar-se para o outro lado para conhecer outros pontos turísticos.

E não é só de praias que Creta sai na frente de muitos outros lugares, há também muitas outras atrações como trekking, fortes e castelos no entanto, como dito acima, a distância entre esses pontos é grande.

A partir de agora, prepare-se para cenas fortes de um espetáculo que são as praias de Creta!!!  (Alô meu amigo Termos Reais, avalie as fotos).

Pra começar a falar de como foi a viagem falarei sobre a hospedagem. 

1 - Hospedagem.


Reservamos um lugar belíssimo chamado Sea & City Apartments em Chania. O lugar é um espetáculo de aconchegante. Em um estilo bem caseiro e bem amigável você pode se hospedar com muito conforto bem próximo a uma praia e a uma rua cheia de restaurantes beira mar além de ir caminhando pela orla para visitar o Porto Velho, mas calma, após apreciar as fotos do hotel falaremos sobre o Old Town.





O local possui diferentes quartos com decoração muito despojada. Todos possuem máquina de café nespresso que todos os dias, como cortesia, a proprietária renova para os hospedes. Há uma mini cozinha com frigobar, cofre e varanda. Por ter essas características o hotel não fornece o café da manhã mas você pode muito tranquilamente tomar café nas proximidades ou então comprar algumas coisas e tomar café no próprio quarto.

O Wi-fi funciona muito bem e tem estacionamento gratuito disponível no local. Os funcionários que se não me engano são os proprietários, são muito atenciosos.





Café da manhã preparado por nós mesmo no hotel




2 - Como se deslocar na Ilha

Novamente lembrando que a Ilha é bem grande então o ideal é alugar um carro e já pegar ele no próprio aeroporto. Há transporte público mas achei precário em questão de quantidade. Não tem trem nem metrô e alugar scooter ou quadriciclo não é o caso pois vai ficar exposto ao sol por horas para deslocar-se entre os pontos.

O aluguel de carro não é caro e é muito tranquilo dirigir por lá. Não necessita apresentar a PID ( Permissão Internacional para Dirigir), este documento é solicitado em alguns poucos lugares como na Itália mas em toda Grécia não foi necessário. 

Para fazer pesquisa de aluguel de carro eu sempre uso o site www.rentalcars.com 

3 - O que comer

A gastronomia é deliciosa. As saladas são geralmente grandes e servem duas pessoas. O queijo feta que é característico da região vem em vários tipos de salada e realmente é gostoso. O que é mais fácil de encontrar é peixe e macarrão. Geralmente eles fornecem uma sobremesa e uma bebida de graça. A bebida chama-se Ouzo e é feita a base de anis. Pensem num negócio mais forte que vodca?! Mesmo assim bebi todos que foram oferecidos kkkkkk.

Os preços são bem tranquilos. Uma salada que serve duas pessoas geralmente custa entre 7 a 12 euros. Um prato bem servido de peixe custa entre 12 a 17 euros. Duas pessoas podem comer muito bem entre 22 e 40 euros.

Vai ai um combo de frutos do mar?


4 - O que fazer e visitar em Creta

Tem muita coisa legal pra fazer na Ilha, vamos começar falando das praias.

  • Praia de Balos:

É uma das mais lindas que existem na minha opinião. O acesso é por uma estrada que leva a um estacionamento que fica bem no alto de um morro de onde é necessário descer um longo caminho para chegar à praia. Não tem como chegar de qualquer tipo de transporte terrestre lá, somente por barco ou andado mesmo.




A vista é lindíssima, o local é grande, a água é espetacular, o mar é calmo, não há vendedores e é perfeito para passar o dia inteiro relaxando. É uma espécie de piscina natural, ou melhor, mais de uma.

Babem, vejam as fotos:



Reparem a placa de advertências




  • Lago Kournas: 
É um lugar entre montanhas onde pode-se passear com crianças, almoçar, fazer compras de souvenires, passear de pedalinho, tirar muitas fotos e até dá pra arriscar um banho, apesar de não ser comum.

Não é necessariamente um lugar para ficar o dia inteiro nem para ficar pegando sol mas vale muito a pena uma visita. Dá pra chegar de carro e tem estacionamento no local. Uma coisa muito legal são os artesanatos. São centenas de artesanatos locais muito legais para comprar, o problema é ter espaço na mala para tudo!



Tem alguém fazendo pose ali :D



  • Elafonisi:
É uma praia bem extensa em uma região mais destacada mas muito bacana de ficar também. É um lugar perfeito para prática de kitesurf, windsurf ou qualquer coisa que dependa do vento (menos soltar pipa) pois a maior característica do local são os fortes ventos. 

Para aqueles que gostam de se aventurar em esportes radicais aquáticos, podem ir direto pra lá e ter aulas de kite e windsurf além do próprio clássico surf.









  • Porto de Chania:
Em um dos dias que estive lá houve uma greve em todo o porto. Dei uma pesquisada e descobri que o governo queria retirar todas as cadeiras e mesas que ficavam na calçada, mais precisamente na varanda, de cada restaurante e pude perceber que era coisa para implicar ou arrecadar mais dinheiro uma vez que o local existe há muito tempo e tem espaço suficiente para os pedestres, cadeiras e mesas. Por sinal, achei o Porto de Chania mais espaçoso e melhor do que o Porto de Rethymon, vai ver é por isso que eles estavam querendo dificultar o Porto de Chania.


Enfim, deixando a parte política de lado, o porto é realmente bonito. O pôr do sol, como não poderia deixar de ser na Grécia mais um espetáculo que pode ser visto com muita tranquilidade. O farol dá aquele charme ao cenário transformando tudo em cartão postal.


Há diversos restaurantes em todo o porto, quando digo diversos quero dizer muitos mesmo, talvez mais de 50! Todos com um excelente cardápio, boas promoções e em sua maioria com música ao vivo. O engraçado é que eles oferecem várias coisas como cortesia, desde duas taças de vinho até a sobremesa e o cafezinho no fim da refeição. Vale a pena conhecer ao menos uns 3 restaurantes no Porto de Chania.



  • Old Town:
Coladinho ao Porto de Chania tem a Old Town. São vielas bem estreitas cheia de lojinhas com souvenires, condimentos e barzinhos. É bem característico na Grécia este tipo de vielas, são estreitas mas bem legais para passear e fazer compras.

  • Porto de Rethymon:
Este porto é mais novo e fica em outra parte da ilha. Também é bem legal com vários restaurantes mas achei ele menos característico no que diz respeito a cenário como cartão postal e tradição. Tem muita mesa e cadeira em frente aos restaurantes e não tem muito espaço para caminhar, a gente precisa caminhar entre a porta dos restaurantes e as mesas, resumindo, achei apertado e o Porto de Chania é melhor.

Bom ao lado do Porto de Rethymon tem o comércio local que é composto de muitas lojas e barzinhos também em uma espécie de orla mas a praia que tem na frente não é própria para o banho. O visual é bem bonito com palmeiras e um calçadão. Tem muita loja de souvenires e condimentos, cabe lembrar que o azeite da Grécia é muito famoso.


Dica!

Diferente de uma das atrações mais famosas da Grécia que é o pôr do sol, em Creta há o mais lindo nascer do sol que eu já vi na vida!


Saindo de Creta para Mykonos tínhamos que estar as 8h no porto para pegar o ferry e sendo assim saímos às 6h do Hotel. No caminho uma agradável surpresa, vimos um nascer do sol saindo do mar iniciando seus trabalhos de iluminar a ilha com seus raios laranjas avermelhados. Sem mais adjetivos para o fenômeno, assistam o video e vejam as fotos.





You May Also Like

21 comentários

  1. "Por ter essas características o hotel não fornece o café da manhã"
    Pense num cara que faz valer a diária do hotel no café da manhã. Consegue imaginar minha cara de decepção ao ler isso?? kkkk

    "A bebida chama-se Ouzo e é feita a base de anis. Pensem num negócio mais forte que vodca?! Mesmo assim bebi todos que foram oferecidos kkkkkk."
    Olha... essas bebidas exóticas, até hoje duas me chamaram a atenção: Absinto, por conta do efeito anestésico das folhas (e do teor alcóolico também =D) e Pisco, aquela 'caipirinha' do Peru. Mas Ouzo eu nunca tinha ouvido sequer falar! Parece com o que?

    Em relação as fotos, não tem o que falar né BPM... Só fiquei com uma curiosidade: como que você sempre acerta em cheio nas viagens?

    Já fiz cada viagem que parecia propaganda do McDonalds... na propaganda é lindo, mas na hora de abrir a caixinha do Big Mc... Depois você fica com aquela sensação de que gastou muito por tão pouco.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, pois é TR,

      O hotel deveria ser bem estilo caseiro mas é tão alto padrão que passa longe de pousadinhas e como não tem muitos funcionários então eles não fornecem café da manhã mas imagina só, todos os dias eles colocam algumas frutas, duas capsulas de café nespresso e um pãozinho.

      Absinto é mais forte que Ouzo. Psico ainda é tranquilo. Ouzo é bem forte no aroma e saber mas também tem alto teor alcoolico. Tem outra bebida chamada Raki que também é muito forte. Essa você encontra no Irâ, Turqui e outros países do oriente médio. E sobre com o que ela parece... cara.... a parada tem um cheiro de perfume e um sabor forte de anis com muito alcool kkkk, mesmo assim noix bebe né!

      Hahahah, essa analogia com a propaganda do Mc Donalds sempre me lembra o filme " um dia de fúria" onde o Michael Douglas entra emuma hamburgueria, olha pra foto do hambúrguer, pede um exatamente igual ao da foto e coloca a metralhadora uzi no balcão, muito top.

      Eu pesquiso bastante sobre lugares e viagens. Já fiz algumas viagens por aí e acabei pegando experiência do que é sofrer menos.

      Abraço!

      Excluir
  2. Esse hotel deve ter saído uma fortuna e ainda sem café!! rs

    Mas quanto ao lugar...Voei longe na imaginação aqui, quero ir pra Grécia um dia! Admiro demais esses destinos "pouco visados", ao menos pra huezileiros que só sonham com a Disney e Torre Eiffel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      O hotel não saiu tão caro. A questão de não ter café é mais uma característica do local do que por conta de economias.

      Ah, isso que você comentou é certo. Muitos brasileiros acham que viajar é ir para Miami, NY, e Disney, quando querem algo mais vão para Paris. Tudo bem que conheço esses lugares e já fui mais de uma vez inclusive porém, conheço vários outros lugares diferentes.

      Já viu a postagem que fiz quando visitei o Qatar? Acho que falarei sobre o Japão na próxima.

      Abraço!

      Excluir
    2. Vou procurar essa do Qatar aqui meu caro! Ah,uma dica, quando postar a do Japão e outras, vá postando o link das antigas tbm! Um abraço!

      Excluir
    3. Anônimo,

      Tem uma página chamada "Viagens" ali em cima no menu e lá pode ver todas as viagens postadas.

      Segue o link https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/p/viagens.html

      Abraço!

      Excluir
  3. Uau! que ibagens BPM!

    E quanto ao idioma, o inglês vai de boa? Bom a patroa está louca para ir a Disney (nunca fomos) Acho que a Europa terá que esperar minha presença kkk

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IInglês,

      Lá todos falam seu idioma (inglês).

      Disney é bem legal mas é uma viagem de diversão e compras, não tem cultura, glamour nem romantismo, a patroa pode gostar mais da Grécia, mostra os posts pra ela kkkkk.

      Abraço!

      Excluir
    2. Vou mostrar! Vamos ver se mudo a ideia dela kkk

      Valeu!

      Excluir
  4. Show de bola!!

    BPM, caso possível nesse ou em um post futuro voce poderia colocar valores aproximados dos gastos, somente para o pessoal ter uma ideia e ate mesmo planejar em cima. Exemplo, preço de hospedagem nesse hotel, preço gasto com os passeios, valor total gasto na viagem, etc.

    Estou planejando ir para Grécia ano que vem, moro "perto", e isso ajudaria bastante hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BnA,

      Falar de gastos é subjetivo e pode espantar alguns que pensam em visitar os lugares. Por exemplo, tenho ótimas dicas para viajar gastando bem pouco ficando em Hostel, couchsurfing ou Airbnb ou então gastar mais ficando em hotel 5 estrelas. Você pode comer só em restaurantes ou pode comer em lugares mais em conta e comprar mantimentos no mercado para fazer sandubas e colocar na mochila e ir embora explorando o lugar.

      Em atrações, algumas tem entradas gratuitas em um dia específico da semana, por exemplo, museus geralmente são de graça as quartas feiras. Carro você pode alugar o mais econômico ou até uma evoque, quando fui a Las Vegas aluguei um Mustang conversível mas em Santorini era aquele carro minúsculo da Toyota e em Mykonos foi uma scooter, os valores são bem diferentes.

      O fato é que na Europa em geral você passa bem o dia com 40 euros mas se tiver 60 pra gastar por dia vai poder comprar umas lembrancinhas. Não me lembro de ter gastado mais de 60 euros com deslocamentos e alimentação por dia. A média por dia eu e minha namorada juntos gastando não extrapola 60 euros mas se for pegar taxi aí muda porque taxi são bem caros por lá.

      Abraço!

      Excluir
  5. Este planeta tem lugares inimagináveis...
    Parabéns pela exploração!

    ResponderExcluir
  6. Camarada, parabéns pela viagem! Realmente muito bonito. Faltou só faltou dizer quanto custou tudo isso. Temos curiosidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bufunfa!

      Valores são muito subjetivos, como expliquei no comentário acima pro BnA. No entanto, tire uma média de 60 a 70 euros por dia para 2 pessoas excluindo hospedagem e transporte.

      Carro é muito barato, tipo 12 a 16 euros por dia e hospedagem vai de gosto, pode ser Hostel como pode ser um resort 6 estrelas em Dubai.

      Abraço!

      Excluir
  7. BPM,

    Visitei a Grécia e fiquei 04 dias em Chania. Aluguei um carro (que foi muito barato) e visitei várias praias, como Falasarna, Elafonisi e Kissamos. Pra mim foi a melhor viagem que já fiz, e não achei que foi caro.

    Aproveitando o gancho, ví seu comentário no blog do Uó:

    "Em relação à covariância entre Ibov e dólar só mostra que podemos fazer um jogo de ganha-ganha, é só saber jogar."

    Poderia nos dar um exemplo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,

      Que bom que alguém que já visitou comentou por aqui pra me ajudar a mentir kkkkk, a pessoas vão acabar achando que não é verdade por ter tanta beleza no lugar e ainda ser barato.

      Sobre o comentário, quero dizer que se o dólar tá baixo e a Bovespa tá alta, como é o caso de agora, você pode pegar seu dinheiro e ir comprando dólar pois o preço do dólar não é esse de 3,10, o preço fica em torno de 3,35 a 3,45, eu já disse que vou escrever sobre isso mas estou devendo.

      Se você quer investir no exterior, o momento de comprar dólar é agora. Se a Bovespa realizar e cair, digamos para 60k pontos, você pode voltar a comprar ações nela pois como ela tem essa covariância com o dólar, isto significa que o dólar estará alto.

      Ou seja, ibovespa sobe e dólar desce = comprar dolar e não comprar ações no Brasil (pode comprar stocks, REIT, ETF...

      Ibovespa desce e dolar sobe = hora de aportar no Brasil

      Em todos os casos você acaba comprando ativos em baixa. Também pode fazer isso com a RF e a RV. Bovespa tava em baixa e CDI 14,14% assim a RF tava ótima, era só entrar em um CDB de 120% e se deliciar com os juros. Hoje Tá ao contrário, Ibov alto pacas e CDI 8,14% .

      Conseguiu captar?

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!