Fechamento Agosto 2017

by - 04:01

Fala galera da Finansfera!!!


Mês do cachorro louco acabou de terminar mas nem podemos reclamar dele né. Bovespa subiu bem assim como os ativos no exterior também.

Continuo seguindo aportando no exterior então os aportes no Brasil estão bem mirradinhos.


Senão vejamos os números!

  • Ações  Como podemos ver o mês não foi ruim para as ações. Nenhum aporte novo, somente a valorização dos ativos e pagamentos de dividendos. BBSE3 teve uma forte queda mas pagou bons dividendos. Já os "Itaús", ITUB3 e ITSA3,também subiram bem e pagaram uns pingadinhos.

  • FII - Estou sem aportar em FII, o máximo que tenho feito é subscrever cotas quando tenho direito. De qualquer maneira houve um aumento no valor geral das cotas. BBPO11 disparada para 140 reais! comprei a 97,51 e depois que passou de 120 achei caro e não comprei mais e a cada dia ela sobe mais ainda. FEXC11 eu comprei mais um pouquinho há alguns meses ao preço de 91,50 e ela já está recuperando bem passando dos 96,00. O que ainda está sofrendo bastante é EDGA11 mas vamos ver o que nos reserva no futuro, talvez até aporte um pouco nela.

  • TD - Sem aportes e agora considerando mais ainda, novamente encerrar algumas posições.

  • Poupança - Continua lá com pouco dinheiro e se surgir alguma excelente oportunidade eu uso.

  • CDB - Sem novidades.

  • Debentures e CRI - Quase entrei em algumas debêntures e CRI mas achei por bem aguardar mais um pouco. Os meus estão indo muito bem até agora.

  • CDB liquidez  - Talvez aumente aqui com o dinheiro que está na poupança pois só utilizarei em dezembro e enquanto isso fica rendendo. Vou aguardar os não recorrentes de setembro e o cálculo de outubro pra decidir.

  • Stocks - Berkshire vem muito bem dando um up na carteira. GE tá esboçando reação e ainda não tenho pretensões de vende-la.   GWW também deu uma leve derrubada este mês.

  • ETF - Devagar e sempre....

  • REIT - Iniciei em REIT em agosto e encarteirei durante o mês 3 deles. "O", "EPR" e "DLR". Como tenho FII e gosto bastante dos pingados para aproveitar algumas oportunidades quando não tenho mais aportes, resolvi fazer o mesmo com os REIT. Vou montar uma carteira e receber todos mês uns pingados e uso isso para comprar ou stocks ou ETF. Depois vou ratificar esta ideia e posto aqui.


Vamos ao resumo das porcentagens:

Acrescentei uma condicional na tabela para ficar em vermelho o que rendeu menos do que o mês anterior e em azul o que rendeu mais.


Por enquanto é isso pessoal. Maiores detalhes estarão na página "Carteira".

Abraço a todos!

You May Also Like

15 comentários

  1. Fala BPM,

    Sua carteira me parece uma das mais bem montadas dos blogs que acompanho. parabéns.

    Engraçado que os FIIs tão meio paradões, achava que com a queda maior que o esperado da Selic teriamos uma valorização um pouco maior. Tenho BBPO também desde os 120. PQDP é uma dessas que achei "caro" e hoje me arrependo de não ter aumentado posição. Mas, tá certo, é isso ai, acontece.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ED,

      Essa questão de caro tem que ver realmente se tá caro ou não. Considero BBPO caro porque é um contrato fechado, não tem muita alterações no valor dos aluguéis, nem novas emissões e ainda tem data pra acabar.

      Abraço.

      Excluir
    2. Exato!

      Tem o blog do investidor de risco que ele coloca o P/VP, que é o preço sobre o valor do patrimônio. Caso esteja acima de 1, o valor esta acima do valor "justo".

      Excluir
  2. Quantos anos vc tem? Qual sua faixa etária então?

    ResponderExcluir
  3. Fala BPM!

    Rapaz... a sua parte de Renda Fixa está mais parada que fila de atendimento do INSS. kkkk

    Brincadeiras a parte, investimento não precisa proporcionar grandes emoções. Deve ser o mesmo nível de adrenalina que observar uma grama crescer.

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, TR,

      Verdade, renda fixa tá pior que água de posso e estou vendo a grama crescer pra baixo em FII. Os rendimentos foram menores que mês anterior mas de qualquer maneira isso é a diversificação né, RF me dava alegria quando CDI tava 14,14% e ações estavam indo mais devagar.

      Por outro lado dê uma olhada na porcentagem de BBDC3, ITSA3 e ITUB3.

      Abraço camarada!

      Excluir
  4. Edifício Galera é apostar na melhoria do RJ. Ontem ouvi algo interessante sobre o RJ... Será que o RJ não será uma nova Detroit ?


    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rato,

      Realmente tá bem difícil para o RJ mas não acho que chegue a ser uma Detroit. O RJ tem muito potencial. O que mais sofre é o centro porém ainda tem muito lugar turístico com praias, montanhas, ilhas e uma beleza invejável para vários países.

      O problema maior são os governantes corruptos que deixaram e ainda deixam a cidade a mercê de bandidos e traficantes.

      Abraço!

      Excluir
  5. Fala BPM,

    Joguei 50 doletas para ver como funciona a compra de REITS e Stocks. Tu usa Drivewealth ou interactive brokers?

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA,

      Uso IB. É muito simples comprar tanto REIT quanto Stocks mas 50 doletas não compra muita coisa não kkkkk. Vai pelo menos de 120 pra comprar uma cota de DLR.

      Abraço!

      Excluir
    2. Opa,

      50 doletas compro um REIT e uma Ação po. Ja fiz minha carteira de ações e reits, agora só começar a injetar a grana. Essa primeira transferencia foi teste so pra ver se iria de boas.

      Excluir
    3. Claro, sempre começamos com um pequeno passo. Nem vi se você escreveu sobre isso, escreveu? Vou dar uma passada no seu blog pra ver.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!