Carteira

Fala galera!

Aqui ficará postada a carteira do mês anterior atualizada no início do mês corrente.


Fechamento Maio 2018

Os valores no exterior estão convertidos para reais utilizando a cotação do Banco Central calculada no último dia útil da primeira quinzena do mês anterior que é a oficial utilizada para conversão de recebimento de dividendos.

O que está em Vermelho significa que foi rendimento menor que o mês anterior e em Azul significa que foi rendimento maior que o mês anterior, sendo assim pode ter valores negativos em azul e positivos em vermelho.

Ações

Offshore






Fundos de Investimentos Imobiliários

Carteira consolidada

Gráficos 

Brasil



Exterior

32 comentários:

  1. põe o valor de cada investimento senão fica difícil te por no ranking

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Highlander!

      Agradeço a visita e o convite mas não tenho interesse me participar do ranking. Minha ideia é registrar e elatar estratégias, pensamentos e performance.

      De qualquer maneira apoio todo aqueles que fazem e incentivam os demais a economizarem e investirem seus suados dinheirinhos.

      Abraço!

      Excluir
  2. Caramba, defini um investimento programado na Rico para comprar 4 ações todo mês: ABEV, CIEL, ITUB e BBSE, justamente estas 4 primeiras ações da sua carteira, que transmissão de pensamento, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Fico mais tranquilo sabendo que minha carteira tá batendo com a sua pelo menos nessas 4 ações kkkk

      Excluir
  3. Olá BPM!

    Gostei muito da sua carteira! Bastante equilibrada!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. parabéns!
    Fez algum artigo de como declarar valores enviados/investidos no exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      Sim, tem na página Investimentos no exterior. Mas há muitas variáveis. Minha estratégia é acumular e não trazer o dinheiro para o Brasil então nem me preocupo com impostos uma vez que temos isenção de até 35 mil reais em vendas mensais. É o suficiente para vender e viver de aposentadoria.

      Excluir
    2. Muito interessante!

      Veja se meu raciocínio está certo: isenção de 35k no exterior + isenção de 20k no brasil = até 55k mensal com isenção, seria isso? se sim, mais um motivo para alocar patrimônio exterior.

      obs: mas, pelo menos declarar a saída, devemos, certo? faz-se isso mês a mês ou anualmente no programa de declaração anual irpf?

      Obrigado.

      Excluir
    3. Raciocínio correto!

      Você envia o dinheiro para fora via banco, eu uso o BB, paga o iof e o câmbio, tudo certinho como manda o figurino.

      Na declaração de imposto de renda anual você vai lançar os ativos que você tem no exterior como fazemos com os ativos do Brasil. Quando do vender é só ficar abaixo do limite e declarar as vendas normalmente.

      O que você precisa fazer mês a mês é lançar no carnê leão os ganhos com dividendos para facilitar a declaração anual.

      Excluir
  5. Não obstante do assunto IR, que caberia um belo post, detalho minha saga no entendimento e buscas inclusive na RF para tirar dúvidas . No site da receita a forma como escrevem o texto mais complica do que ajuda, fui pessoalmente mostrar minhas anotações e não souberam aqui em Florianópolis me explicar se eu estava correto ou não , me passaram para o supervisor geral da fiscalização , a medida que eu perguntava ele ia no pc e fazia as consultas , nunca tinha as respostas e quando eu explicava o que eu estudei a respeito ele me dizia que está tudo certo ( aí minha preocupação aumentou kk) como estou ensinando a pessoa que deveria me corrigir ? Impostos pontos negativos Recebimento de dividendos 30% (R na fonte Americana) x Brasil isento ( menos JCP) . Venda de ativos Stocks e Reits , até 35k em reais ( fazer a conversão ) isento se tiver lucro X Brasil isento com 20 k , não tem compensação de prejuízo nos USA X Brasil vc abate o prejuízo do lucro , tem tantas outros assunto q nem vou abordar como por exemplo o Ganho de Capital em moeda real ultilizada para comprar o Ativo x com os lucros e dividendos auferidos em Dollar que compraram parte deste Ativo , vai longe .. desculpe algumas palavras mais uso o Celular para digitar e o quadrinho tem 1cm .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Mauricio!

      Esse assunto de IR é extenso mesmo. Ainda não sentei pra fazer um post bem detalhado. Estes pontos que você colocou são os títulos para post com exemplo.

      Fique à vontade caso queira fazer um post explicando esses tópicos que eu publico aqui com os créditos.

      Excluir
  6. Olá BP, invisto desde 2015 em USA, minha corretora a IB, apanho ainda no TWS , uso muito o App , sem muito rodeio compro e vendo , mais o q mais me deixa de fazer negócio é ficar planilhado e calculando os possíveis impostos , aqui com a B3 tenho uma contabilidade a Irtrade q faz tudo por mim, só entro no site ou abro o E-mail e está lá o Darf cdlculado para pagar, quanto aos lançamentos , Pm, DT , ST, subscrição wue não gera nota mais vc tem que calcular é lançar, eles fazem tudo , porém vc não acha uma outra empresa que faça isso com minhas ações gringas, evito até comprar papéis de outros países para não ficar convertendo os dividendos e calculando tudo para não ser multado pela Receita , ficar lançando no carne Leão não faço não , deixo tudo para o ano seguinte , extraio os relatórios da IB( são completíssimos tem tudo ) aí veja quem pagou dividendo , as vendas e valores e os concerto tudo , mesmo assim se tiver alguém que assuma a responsabilidade de fazer isso , eu prefiro pagar , pena que ninguém conhece uma empresa assim , esse mercado está carente e seria um nicho a ser explorado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,

      Segue meu relato kkkk

      Eu planilho tudo mas com o tempo o negócio vai crescendo tanto que começa a ficar muito trabalhoso mesmo. Eu usava um app e ficava fácil controlar aí o cara descontínuou o app e por sorte tenho tudo planilhado.

      Realmente é um porre ficar anotando tudo. No caso das offshore, fora dos eua eu só compro etf que acumulem justamente pra não ficar fazendo cálculo de imposto e procuro sempre os ticker em dólar, geralmente tem.

      O nicho que você citou realmente é promissor mas eu vejo ele como um assistente mesmo pois geralmente temos diversas contas em corretoras diferentes e diversos ativos diferentes. A pessoa que vai fazer isso precisa ter acesso a todos os extratos e acompanhar.

      Veja minha carteira, tenho ações, FII, debêntures, cdb, TD, Stocks, reits, etf, Dolar, aluguel, imóvel e Jequiti kkkkk. É preciso um bom controle, também pagaria por esse serviço.

      Excluir
  7. Tenho Ciel3 e BBSE3 mas tão sofríveis em 2017 !
    Sua carteira nos EUA já passa de 100k usd? Se sim, nos conte como fazer a declaracao do BC.abcs AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40,

      BBSE3 eu ia pegar quando tava 13 reais e o Barsi encheu o bolso dela, depois perdi a vez e não comprei mais por achar o itaú muito melhor. Cielo vou mantendo.

      Para aqueles que tem mais de 100k no exterior, basta preencher a declaração anual no site do BC https://www3.bcb.gov.br/cbeInternet/

      Excluir
  8. To começando a montar minha carteira REITs lá fora mas to com medo da alta de juros lá este ano (2018), acho que vários REITS vão sofrer bastante. Estou aportando em O e EPR no momento. O que acha que vai acontecer em 2018 com os reits?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade os REIT já estão sofrendo há alguns meses. O negócio é analisar o case e mandar bala. Tem que ter em mente que o varejo está morrendo nos EUA assim como shopping, no entanto, logística e data center estão bombando. EPR é um excelente REIT e tá apanhando do mercado mesmo tendo aumentado seu FFO, acho até que vou comprar mais umas cotas.

      No meu caso que ainda faltam 10 anos pra aposentadoria, vou comprando sem medo e deixando que me pague os alugueis durante esses 10 anos. Se fosse investir pra curto prazo tipo 2 anos eu me preocuparia mas em 10 anos dá pra acumular muita coisa, não se preocupe apenas com 2018, analise o case de cada REIT que te interesse. Não dispense os ETF da Irlanda também onde não há cobrança de ganhos de capital.

      Excluir
    2. Certo. Valeu bpm. No meu caso são 6 anos até VR então preciso analisar muito bem. Abcs

      Excluir
    3. Se pensa em passar uma temporada fora do Brasil então vale a pena. 6 anos é um tempo razoável pra ir acumulando no exterior e mesmo após a aposentadoria você deve continuar acumulando, certo?

      De qualquer maneira pra quem quer ir para o exterior é melhor acumular lá do que fazer cambio todo mês enviando dinheiro.

      Abraço!

      Excluir
    4. Certo. Na vdd nao planejo voltar a morar fora não ..ja tive minha experiencia. Farei algo como 1 mes em cada lugar por alguns meses mas nao direto.
      Também não planejo continuar acumulando quando parar, tlvz os dividendos apenas já q minha tsr nao contempla o uso deles.

      Excluir
  9. BP, vc é o cara perfeito para responder isto ou até fazer um post.
    Como eu planejo minha IF sendo que, eu assim como vc, tem investimentos nos EUA e aqui. Tenho 50% lá 50% aqui. Vou querer aposentar aqui e como calculo minhas TSR e como vc faria para planejar o quanto poderei gastar em real, considerando IR (leao) e custos de transferencia de dividendos e/ou capital gains pra cá. Acho que isto rende um bom post, ao que acha? Tentei o Vdd mas ele mora fora entao nao se interessou pelo assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Realmente isso dá um excelente post e eu até tenho ele desenhado mas ainda não parei pra escrever certinho.

      Rapidamente digo que eu quero morar fora por um tempo então não tenho interesse em ficar repatriando a grana mas claro que já pensei nisso, pois apesar de não querer posso precisar né, ninguém sabe o dia de amanhã.

      Preciso detalhar as ideias pra você entender mas de uma maneira geral, dá pra ir acumulando até sua aposentadoria, que não sei quanto tempo falta, e depois quando precisar de grana ir vendendo só o necessário dentro do limite com isenção de IR. Os dividendos você declara deixando eles reinvestidos lá fora.

      Essa questão de TSR eu penso diferente. Penso em calcular para, aos 100 anos de idade, ter apenas 15% do meu patrimônio, logo não tenho a pretensão de deixar herdeiros milionários sem suar, pretendo acumular até a aposentadoria e depois disso ir vivendo bem. Claro que as vezes dá uns Bull market como agora e o patrimônio aumenta e acaba sobrando dinheiro mas isso são "percalços" no caminho.

      Tem muita coisa legal pra conversar sobre isso. Quando eu voltar de viagem lá pelo final de fevereiro, farei o post.

      Excluir
    2. Mas nesse caso vc poderia usar toda sua renda passiva sem considerar a inflacao já que não vai deixar herança praticamente. Correto?
      Aguardarei seu post!

      Excluir
    3. Praticamente isso. A ideia é chegar aos 100 e sobrar uns 15%. Claro que tem algumas variáveis por aí tipo eu não viver 100 anos, o que melhora a expectativa do que vai sobrar ou então eu ter que gastar mais e no final não sobrar nada ou até faltar. Neste caso tem que ir controlando ao longo do tempo mas a ideia não é retirar somente o que me der acima da inflação pro dinheiro não se corroer, a ideia é exatamente ir vivendo até eu corroer o dinheiro kkkkk

      Excluir
  10. O que acha de montar posição em T (AT&T)? Dy muito, apesar do growth ser baixo é um pilar sólido para carteira DGI. Score de 79 pelo DTA. O que acha?
    http://dailytradealert.com/2018/04/29/undervalued-dividend-growth-stock-of-the-week-155/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tá na minha watchlist mas sabe aquele papel que não te atrai? Acho o setor de telecom meio vulnerável hoje em dia, como tenho outras que gosto mais como LMT, MMM, EA, TTWO, ATVI e outras, prefiro deixar ela pra depois.

      Apesar de saber que pode ser bem lucrativa, pois desde que a acompanho ela só caiu mas ainda assim não me atrai. O DY dela você encontra em outras.

      Excluir
    2. Entendo e por isso mesmo estou encarteirando meus primeiros shares dela. Ela nunca está atrativa e nunca cresce muito, mas nunca deixou de pagar seus dividendos e o melhor, aumentá-los por 34 anos consecutivos. Como ela está gastando muito se preparando para implantar o 5G nos EUA, acho que bateram muito nela mas 28% de desconto não é toda hora.

      Excluir
    3. Vou te falar o problema maior de investir nela: Falta dinheiro pra investir em tanta coisa boa que tá começando a surgir 😂😂😂

      Excluir
    4. Nem fala...tem IRM, tem PEP, tem T, tem STAG, tem O, tem uma porrada que estão em ponto de compra e falta capital hehehe

      Excluir
    5. Olha lá AA40, pra você que está de olho em T (AT&T) as oportunidades estão aumentando porque ela só cai kkkkkk

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!