Fechamento agosto 2016!

by - 02:40

Fala galera da Finansfera!

O ano quase acabou e agosto nada de terminar né?! Parece que tive dois agostos, um de férias e outro trabalhando kkkkk.

Bom como viram no post anterior eu tirei uns dias de férias e fui passear na Itália e Malta, caso não tenham visto podem acessar aqui.  Após a viagem voltei aos trabalhos e estudos financeiros. Tenho estudado bastante sobre as possibilidades de investimentos variados para tentar estar sempre procurando uma opção melhor a cada mudança que acontece no país como troca de presidentes, queda de juros, aumento de SELIC enfim, são várias situações que enfrentamos e não podemos ficar parado no mesmo tipo de investimento a vida toda. Pretendo falar disso em um post separado.

Após a maravilhosa viagem que fiz voltei renovado e acompanhei esse processo político que estamos vivendo. Não gosto de comentar nada sobre política, religião ou futebol e acho que todos sabem o motivo né?! Nunca dá certo. Agora é hora de analisar o que poderá acontecer nos próximos meses para saber onde colocar o suado dinheirinho.

O aporte mensal não está sendo o esperado pois ainda estou fazendo a obra na casa da minha mãe e tem me consumido em torno de 150% a mais que o valor aportado todo mês. 

Sem muitas delongas pois o tempo de todos é precioso demais, segue o resumo dos acontecimentos.

Ações

Seguindo minha linha de compras foi a hora de incluir mais um lote de BBSE3 na carteira. As ações tiveram uma pequena queda em relação ao mês anterior mas nada que preocupasse. Para o mês de setembro ainda não sei onde aportarei nesta seção, estou pensando em mudar um pouco a estratégia.
Recebi dividendos de BBSE3 este mês.

Tesouro Direto

Ixiiiii este aqui tá quase morto kkkkkk. Ainda não aportei nada por achar que as ofertas não estão boas. Temos vários CDB e LCI que estão pagando muito melhor no momento. Deixei apenas o valor que já tenho e a valorização da carteira foi praticamente menos que a poupança.

Poupança

Continuo mantendo um baixo valor na poupança. A medida que aumento os FII e recebo os alugueis mensalmente eu reduzo a poupança pois posso considerar que os alugueis recebidos são a poupança do mês. Tenho deixado os alugueis lá na conta como uma poupança e quando vira o mês eu reinvisto e deixo os próximos alugueis como poupança. Provavelmente retirarei no futuro esta aba.

FII

Continuam indo muito bem, obrigado :) 
Aportei nos FII acrescentando uma parcela de RBGS11. Atualmente os preços estão um pouco acima do que estipulei para compra (sim, preço importa para mim como falei aqui ) e tenho que analisar melhor o que fazer em setembro. Provavelmente comprarei algum FII mas não sei se o aporte será tão grande assim, talvez comece com algum CDB ou LCI para esperar os acontecimentos futuros.

Seguem as % de agosto em relação à julho: 




Aporte
11,86%
Poupança
-50,00%
Tesouro Direto
0,57%
Ações
20,47%
FII
28,86%
LCI

LCA

CDB

Total
17,04%


O total da carteira considera os aportes feitos. Se for considerar a % de rendimentos sem aporte a carteira cresceu 1,2% no mês.

Quanto aos FII a tabela abaixo mostra meu preço médio, o valor do aluguel recebido no mês, a porcentagem do aluguel em relação ao fechamento no último dia do mês e o valor no fechamento do mês (último dia útil).


FII




Preço Médio
Aluguel
% Aluguel
FechamentoAção
BBPO11 (14)
97,51
0,88
0,715%
122,85
BPFF11 (07)
57,88
0,67
0,812%
82,49
BCFF11B (14)
62,98
0,56
0,802%
69,80
TRLX11 (25)
54,06
1,24
2,474%
50,00
EDGA11B (29)
54,38
0,42
0,661%
63,70
FEXC11B (14)
101,69
1,35
1,227%
109,99
MXRF11 (14)
88,89
0,80
0,876%
91,30
RNGO11 (14)
78,79
0,42
0,544%
77,75
XPGA11 (14)
81,14
0,71
0,838%
84,50
FIGS11 
63,61
0,56
0,874%
63,57
RBGS11
36,26
0,00
0,000%
37,47

Por enquanto é isso aí galera!

Abraço a todos!


You May Also Like

21 comentários

  1. BPM,

    Impressionante como seu preço médio dos FII são bons! Sinto como se tivesse perdido o tempo certo de começar a investir nesse segmento.

    Como meus aportes mensais serão baixos, acho que vou primeiro separar uma boa parte em CDB com liquidez diária nesses bancos menores para ter uma reserva de emergência. Enquanto isso, vou estudando e aguardando boas oportunidades em FII/Ações.

    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala NP! Pois é cara, comecei a comprar em fevereiro quando deu aquela noticia de que seriam taxados ai ja viu né?! Despencou tudo e fui lá pegar um pouco mas naquela época mesmo ainda demorei e peguei mais caro, tive oportunidade de pegar FEXC11B a 88,00, BBPO11 a 89,00 mas.... faz parte, hoje dá pra perceber como tem que ter sangue frio e analisar bem a situação. No momento estou " sofrendo " pra ver onde vou aportar. FII tá um pouco alto demais apesar de existirem algumas boas opções, ações também deram uma boa subida e talvez aporte mixaria em SUZB5 ou KLBN4 para deixar até que o dólar dê uma melhorada, TD por agora também não tá me interessando muito então acho que vou partir para um LCI ou CDB.

      Na SOCOPA você não paga nada pra comprar FII, mesmo que seja pouco aconselho comprar alguns para começar a acumular a renda passiva e assim sua poupança será os rendimentos mensais dos alugueis.

      Abraço!

      Excluir
  2. Grande BPM, o segundo homem mais viajado da blogosfera, so perde para o Soulsurfer kkk.

    Se voce quis dizer RGBS se nao me engano è um shopping cuja renda minima garantida termina agora em outubro, e a rends real esta bem baixa. Se for outro FII desconsidere.

    BPFF tem alta exposicao em SPTW que reduzira a renda em 40%, entao nao conseguira segurar a renda atual. Fiquei preocupado ao ver a carteira deste FII e fechei posicao, apesar de ter poucas cotas.

    No mais, desejo um excelente mes carissimo.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VDC! Rapaz, vou postar sobre outras viagens que já fiz kkkkk tem algumas bem legais, vou divulgar meu mapa com todos os lugares que já visitei.

      Na verdade é RBGS11 sim e sim, ví que o RMG acaba em outubro. Conheço o local e é um daqueles lugares que parece um formigueiro e bem pertinho só tem esse shopping mesmo. Sei que paira uma incógnita após outubro mas minha carteira tem apenas 3% dele. Além do mais minha ideia é comprar alguns FII e esquecer lá, como já falei preço importa mas só quando sobe, enquanto cai tá bom kkkkk, quero dizer, se o FII que seja subir muito, preço importa pq não comprarei mais mas se cair, dependendo do FII, eu compro mais um pouco.

      Quanto à BPFF ainda vou analisar melhor mas como tenho boa gordura nela como você pode ver, talvez eu deixe lá até que tudo seja resolvido.

      Penso que dependendo do preço que você comprou, não é bom ficar vendendo pra comprar depois caso você queira investir a longo prazo. Pense comigo, comprei BPFF a 57 e hoje tá 82, digamos que diminua os alugueis e ela caia para 68 e logo depois tudo se resolve e ela volta a pagar melhor e sobre de novo para 80, viu só? quando você tá comprado em um valor baixo, você tem essa gordura pra deixar lá, mesmo se cair até os 57 é bem provável que eu deixe pois já venho recebendo alugueis há um tempo.


      Boas análises, essas coisas fazem a gente pensar mais.

      Abraço!

      Excluir
    2. Boa BPM, seu pensamento tá certo, parece que sou eu escrevendo para quem esta girando patrimônio, boa dica a sua.

      Mas, falando especificamente sobre BPFF vou te dizer o que eu penso: A maioria investe nele e não sabe desta queda que ocorrerá no próximo rendimento, então quando vier a divulgação da próxima renda é que alguns fecharão posição, devido a olhar apenas a renda.

      Sinceramente, penso igual você: Acumular.

      Mas estou agora refinando meus conceitos e pensando em acumular VALOR em FIIs melhores, então Fundo de Fundo meio que perdeu sentido pra mim, até por eu já entender melhor e não concordar com a exposição em alguns FIIs que eles compram.

      Mas cara, não existe a fórmula mágica do enriquecimento, cada um tem a sua forma de investir e nossa troca de ideias é exatamente para crescermos juntos.

      Um grande abraço

      Excluir
    3. Perfeito VDC, a troca de ideias só faz amadurecer! Vamos acompanhando o mercado.

      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. BPM, não entendi porque a sua rentabilidade em TD está tão baixa. Outra dúvida, entendi que você está desanimado com o TD, então porque investe em ação de Seguradora BBSE3?
    Quando será a próxima viagem?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IPV também não entendi kkkk mas este mês foi baixa assim mesmo. O TD tá rendendo menos que alguns CDB e LCI por isso ainda não estou aportando nele de novo. Tudo bem que é bom garantir tipo, 5,8% acima da inflação durante 5 anos pois se fixar um CDB a 122% pode acontecer que no futuro renda menos que o TD a 5,8% mas atualmente não acredito que vá acontecer. Tenho uns lotes de BBSE3 porque é uma ação que paga bons dividendos e inclusive já recebi este mês.

      A próxima viagem será em fevereiro mas tenho várias outras que já fiz que posso fazer posts contando kkkkk

      Abraço!

      Excluir
  5. Realmente seu PM nos fiis estão muito bons, carteira de fiis parecida com a minha. Boa rentabilidade

    Parabens e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marujo, isso aí, essa gordura nos PM dos FII me deixa confortável para não vender e só comprar quando cair, até cair mais um pouco vou recebendo os alugueis e aportando em outra coisa.

      Excluir
  6. Legal a alocação de seus FII's.

    Sucesso aí meu caro !

    ResponderExcluir
  7. BBSE é a "Fantástica Fábrica de Dividendos"! rsrsrs... Abraço!

    ResponderExcluir
  8. B M
    Tenho tido uma paixão por Fiis desde de março qnd comecei a investir, é viciante kkkkk
    Vou lhe add no mru blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PZ, você acaba descobrindo que investir é uma paixão kkkkk FII é a menina dos olhos no momento, basta estudar um pouco cada um e escolher o melhor pra você. Bora aumentar nossas carteiras!
      Vou dar uma olhada no seu blog.

      Abraço!

      Excluir
  9. Olá B.P.M.!

    Isto não é spam, esto apenas divulgando este artigo pois notei que você ainda não tem acesso ao novo site.

    Qual é o tamanho da blogosfera financeira? Qual é o blog mais popular? E o mais antigo? O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação realizada por meio da análise de rede, a fim de compreender as relações entre os sujeitos envolvidos (blogs da comunidade de finanças) nesta rede social.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/mapeamento/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó, me desculpe, confesso que tenho acessado menos seu site após as mudanças, antes era só abrir a tela e ler, agora tem que navegar um pouco mas isto não é uma reclamação e prometo voltar a frequentar mais, afinal gosto muito do conteúdo direto e objetivo.

      Acabei de passar lá e conferi este artigo e esta pesquisa. Nem eu lembrava quando criei o blog kkkk, inclusive vou ler o artigo que indicou, gostei do assunto.

      Abraço!

      Excluir
  10. Esses FII, faz tempo que preciso começar a estudar e entender, mas tou muito enrolado por enquanto! Em breve, devo avançar nisso! Grd abrç!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser começar é só passar por aqui. Mas não demore muito kkkkk


      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!