Qual o melhor tipo de investimento? Você já viu esta pergunta?

by - 04:25

Fala galera da Finansfera!


Dentre várias reflexões loucas que faço sempre me deparo com esta pergunta. Vocês já devem ter ouvido essa pergunta em algum momento. Sempre que falamos de investimento com alguém que não estuda o assunto logo vem a pergunta " Qual o melhor tipo de investimento?" seguido da situação particular da pessoa como: "para aplicar 30 mil por 6 meses?" ou "para ir colocando 500 reais todo mês para trocar de carro daqui a 3 anos" ou até mesmo a melhor de todas no meu ponto de vista como "quanto preciso guardar para me aposentar antes dos 50?". 

Bom, estas perguntas geralmente são feitas por pessoas que não têm paciência para aprender a investir e sempre perguntam qual a solução para ficar rico e de preferência, rápido.

Seguido dessas perguntas também tem aquelas tipo: "Onde posso encontrar um relatório me dizendo em que investir?" ou então "alguém conhece algum consultor que possa me dizer onde investir meu dinheiro?"

Bom, para essas pessoas eu tenho uma má notícia, não existe receita para investir a não ser estudar o assunto. Não existe pessoa certa para dizer o que fazer com seu dinheiro. Não existe o investimento certo para você sem que você mesmo analise os investimentos. Não existe profissão para tornar as pessoas ricas de uma hora para outra. Claro, não me refiro a empresários e consultores de alguns artistas ou empresas mas falo de pessoas comuns como nós que todos os meses aperta o orçamento para aportar algo visando ter uma renda passiva no futuro.

Participo de alguns grupos e sempre tem gente nova com a mesma pergunta. Alguns recebem FGTS e querem investir e outros recebem algum dinheiro resgatado de algum plano que fez há anos e esperam a resposta do investimento certo!

Uma pergunta muito importante que sempre faço para essas pessoas é quanto tempo elas estão dispostas a esperar e quanto estão dispostas a aportar por mês e na maioria das vezes me surpreendo com a resposta. Algumas querem para 3 anos, 5 anos ou então não querem aportar nada por mês e sim apenas investir aquele dinheiro que tem no momento. Neste caso eu explico que fica praticamente impossível atingir o objetivo sem um esforço maior.

Outro ponto super interessante que sempre comento com as pessoas é sobre os juros. Acho muito engraçado quando falo que qualquer um pode começar a aportar valores pequenos e ir crescendo com o tempo e alguns riem por achar que com pouco não se consegue nada.

 Já fiz planos para amigos que queriam investir e riram da minha cara porque eu fiz uma planilha falando para começar a investir 200 reais por mês. A resposta que sempre tenho é que juros de 0,8% é muito pouco para ganhar. Algumas pessoas olham a planilha após um ano e veem que o montante juntado é de aproximadamente 2500 reais e não dá nem pra comprar o novo iPhone 7. O que elas fazem? Desistem de começar! É aí que falo que as pessoas preferem pagar 4% de juros em um empréstimo ou então 12% em um cartão de crédito, à receber 0,8% ao mês. 0,8% ao mês é pouco para receber mas pagar 4% ao mês tá de bom tamanho.

Mas agora falando das outras pessoas que querem aprender a investir eu sempre digo a elas que o melhor investimento depende de vários fatores. Tempo de espera, valor a aplicar, aporte mensal, exposição à riscos e principalmente, como está a economia no momento.

Aqui cabe um parênteses (quando você pergunta ao gerente do seu banco sobre investimentos, ele senta com você e faz todas essas perguntas para poder lhe oferecer algo muito bom relacionado ao seu perfil?) Geralmente não. Geralmente o gerente vem com um produto do banco pronto para te vender. Um amigo estava com 400k na conta e a gerente dele ligou para ele oferecendo consórcio kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Voltando ao assunto, existem diversos tipos de investimentos mas não existe o melhor nem o ideal. O melhor e o ideal é aquele que você analisa e escolhe. Temos tesouro direto, ações, debêntures, opções, fundos de investimentos imobiliários, alugueis, LCI, LCA, CDB, RDB, ouro, mini dólar dentre outros vários então, como dizer qual é o melhor?

Um exemplo concreto do Asdrubal. Quando as ações estavam em baixa, Asdrubal comprou alguns lotes de empresas que ele já conhecia há anos e que sabia serem boas pagadoras de dividendos. Ele já acompanhava essas empresas. Passou um bom tempo em baixa até que começou a subir novamente. Asdrubal teve rentabilidade de mais de 100% em alguns papéis além de receber bons dividendos.

Asdrubal viu uma boa oportunidade de um imóvel sendo construído na planta por um valor razoável e resolveu comprar. Ele me disse que a prestação inicial era de 400 reais. O apartamento ficou pronto após 3 anos e hoje está alugado por 950 reais e a prestação é de 900. Asdrubal nem quer mexer com isso pois financiou na época em que as taxas estavam abaixo de 8% ao ano. O ap valorizou 70% e agora está estagnado, sem valorizar e sem cair mas está alugado.

Quando o dolar disparou e a taxa de juros também e o tesouro direto tava entregando todo o tesouro a IPCA + 7,83%, Asdrubal encheu o potinho com alguns desses tesouros. O ano virou e hoje o TD está pagando IPCA + 5,80%.

Quando em fevereiro o Jucálouco sinalizou que o governo iria taxar os FII, as cotas despencaram, Asdrubal, na sua santa insanidade, comprou um bocado de FII  a preços de banana amassada. "Aszideias" de Jucálouco não foram a frente e as cotas começaram a subir.

Em momentos de difíceis escolhas para investir por altos preços em ações e FII, Asdrubal fez alguns cálculos e viu que alguns CDB seriam bons para ele com prazo de 3 a 5 anos. Comprou!

Asdrubal é gente que faz! Asdrubal na visão da maioria é sortudo e tem dinheiro. No fundo Asdrubal é um cara paciente que estuda as possibilidades e tem flexibilidade em mudar o tipo de investimento. 

A diversificação, e não a pulverização, é isso, escolher o melhor tipo de investimento para você naquele momento. E mais importante do que tudo, Asdrubal todos os meses tem uma quantia, mesmo que pequena, para aportar.

Esta pequena reflexão é somente para mostrar algumas dicotomias vividas diariamente. Queremos o novo iPhone 7 mas não queremos juntar dinheiro para comprar e compramos na "promoção" daquela cia de telefonia com plano de dados pagando 12X 550,00 por mês. Queremos viajar e pagamos em 12X na CVC por uma viagem mas não queremos juntar por 11 meses aplicados, que seja em um CDB com liquidez diária.

Bastter e outros grandes investidores e até doutrinadores em investimentos já diziam e dizem: tempo, aporte e paciência.

No fim das contas não existem tantas dificuldades assim para investir e ter uma renda passiva no futuro, as dificuldade que existem estão dentro da gente mesmo em ter que abrir mão de algo agora para usufruir no futuro e de conseguir se disciplinar no quesito aporte mensal.

E vocês aí? Que tipo de loucura andam fazendo?


Abraço a todos!




You May Also Like

15 comentários

  1. O que dizer desse Post....
    Fodástico.
    Excelente.
    Eu comecei minha IF, aportando meros 50 pilas por mês, e quase todo mês consigo aumentar meus aportes.
    Oscar Schimidt, aquele do basquete, é conhecido por Mão Santa, mas de Mão Santa não tem nada, é puro sangue e suor, dedicação e esforço.
    Para a IF também, conhecimento é fundamental, e ele só vem com estudo.
    Parabéns BPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rica, você faz parte de uma pequena parcela que consegue ver isso. Geralmente as pessoas dizem que não conseguem.
      As pessoas que dizem que conseguem e as pessoas que dizem que nnão conseguem, ambas estão certas.

      Parabéns pela sua disciplina.

      Excluir
    2. Muito bom mesmo, parabéns!

      Só não acho devido mencionar grandes investidores e incluir apenas alguém que está a anos-luz do mainstream, e que, além disso, já se opôs à blogosfera de finanças.

      Se quer citar grandes investidores, aí vai uma lista fidedigna:

      https://www.google.com.br/search?q=grandes+investidores

      Abraço!

      Excluir
    3. Desculpe DH kkkkk, realmente é uma blasfêmia falar isso.

      Abraço!

      Excluir
  2. Ola BPM,

    Poupo todo mes e algo me diz para fazer a loucura de comprar SPTW11, um FII bomba.

    Penso que nao ha receita do bolo para investimentos e que eles devem lhe deixar tranquilo a noite.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VDC, realmente, se consegue dormir bem a noite, então tá fazendo o certo! As vezes é bom ter uma bomba na carteira kkkk.

      Abraço!

      Excluir
  3. BPM, bom post. Acho que não existe o 'melhor investimento' e sim o que mais se encaixa no seu perfil e na sua estratégia!

    Tá adicionado na blogroll, tamo junto

    ResponderExcluir
  4. Os melhores investimentos são aqueles que vc domina e eu, definitivamente, não domino ações...kkkk!! grd abrç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente IC, precisa entender um pouco pra ficar tranquilo mas não é nada demais, basta começar.

      Excluir
  5. Beunas, BPM! Para mim o melhor investimento é aquele que me deixa dormir tranquilo.

    Agora, o que me deparo frequentemente é com o povo dizendo que não tem dinheiro para comprar à vista, mas pagam uma montanha de juros (como você menciona) para comprar à prazo, em parcelinhas. Quanta hipocrisia!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IPV, realmente, dormir bem é muito bom!

      Quanto à essas pessoas, tudo bem, temos que agradecer a elas os 0,8% a 1,2% que conseguimos todos os meses kkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  6. Cheguei a investir na Petr e Vale, mas vendi o que tinha e durante anos só fiz construir sem pensar nas inúmeras dificuldades, hoje está começando a brotar os primeiros frutos.

    De vez em quando fico a pensar em comprar uma SUV, mas volto a realidade e vejo que está longe de minhas condições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns VDA, este é um ramo promissor no entanto exige bastante esforço e conhecimento.

      Compre o SUV assim que der kkkkk

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!