Para que serve o dinheiro?

by - 04:35

Fala galera da Finansfera!!!

viver de renda

Para que serve o dinheiro?

Você poderia deixar nos comentários sua resposta a esta pergunta? Para que você acha que serve o dinheiro? A gente trabalha, investe, joga na loteria, no jogo do bicho, cria um monte de coisas pra tentar ganhar dinheiro e tem gente até que rouba pra ter dinheiro. Mas pra quê?

Este assunto tem a ver com outros três posts que já publiquei aqui, o primeiro é Como você vive a vida? Frugalidade ou equilíbrio? e o segundo é Independência Financeira a que custo? e o terceiro é Quanto você quer deixar de herança quando morrer? Todos os temas têm a ver com reflexões sobre até que ponto devemos ir em busca de dinheiro em detrimento de outras coisas na vida.

Fato é que quando queremos uma coisa podemos nos dedicar àquilo com afinco e aprender sobre o assunto até virar um expert, mas muitas das vezes não temos um freio e acabamos entrando em uma espiral que pode trazer malefícios à saúde, tanto financeira quanto pessoal. É neste momento que a boa prática deixa de ser boa.



Temos que tomar cuidado para que uma boa prática não vire uma obsessão e não estou falando apenas de finanças, falo sobre qualquer assunto na vida. Quem não conhece alguém que acaba ficando vidrado em algum assunto e fica ligado nele quase que 24 horas? Vou citar um exemplo para vocês entenderem o que quero dizer.

Quem não conhece alguém que goste muito de carros? Tenho amigos que amam carro, eu também amo e tenho limites mas esses amigos não têm. Eles trocam de carro constantemente e, quando não trocam, ficam fazendo upgrades, instalando acessórios, personalizando o carro, chegando a gastar muito dinheiro que geralmente não tem. Eles só falam sobre carro, só assistem vídeos de carro e vão semanalmente a encontros de carros. Neste momento um hobby pode estar virando um vício.

Quer outro exemplo? Já que citei vícios, estes também são muito prejudiciais e para sustentá-los precisamos de quê? De dinheiro! E aí mora o perigo, vejam os viciados em jogos. Eles precisam de dinheiro para jogar e mesmo que ganhem dinheiro com o jogo, voltam a jogar mais ainda, mas estes são casos diferentes dos que vamos tratar aqui.

O dinheiro serve para comprar tempo!

Já agradeço aos seguidores do Twitter que contribuíram com respostas à pergunta de Para que serve o dinheiro? Tivemos boas respostas e a maioria delas leva ao cerne da questão. Comprar tempo!

O dinheiro serve para comprarmos coisas, pagarmos contas, viajarmos, dentre outras coisas. Mas a resposta mais sensata para esta pergunta é: o dinheiro serve pra comprar tempo! Sim, tempo. E como o dinheiro pode comprar tempo?

Se você iniciou nos investimentos cedo e conseguiu atingir a independência financeira de modo a ter sua aposentadoria antecipada, você comprou tempo. Se você consegue pagar todas as contas apenas com dinheiro que tem na conta, seja ele de rendimentos, seja de aposentaria ou de qualquer outro meio lícito, sem precisar trabalhar, você acabou comprando tempo.

Se você tem renda passiva suficiente para permitir pagar todas as contas enquanto você está na praia surfando, está pedalando, fazendo trilha, indo à academia, indo às festas da escola dos filhos, cuidando dos seus pais ou fazendo qualquer outra coisa que goste, você comprou tempo.


Comprar tempo significa fazer aquilo tudo que você goste e seja saudável sem se preocupar com as obrigações financeiras do dia a dia. É neste sentido que o dinheiro tem seu maior valor e não exatamente em comprar um carro novo mas continuar trabalhando. Não em comprar uma casa dos sonhos mas ter prestações por 35 anos à frente. Não em comprar algo que te prenda ao trabalho por anos para poder pagar.

Se você consegue atingir a independência financeira de modo que tenha tempo para fazer tudo o que tem vontade, então você realmente atingiu o objetivo. Quantas vezes deixamos de ir a uma festa da escola do filho por estar trabalhando? Quantas vezes não podemos viajar por não ter dinheiro e ter que trabalhar? Quantas vezes queremos viajar em um determinado período mais barato mas não podemos por estar preso ao trabalho?

A compra de tempo que falo aqui é você ter a liberdade de fazer o que quiser e ainda assim ter condições de pagar todas as contas e se sustentar com dignidade. Fazer dívidas pra ter algo e se ver obrigado a trabalhar cada vez mais para pagar essas dívidas, faz você vender seu tempo. Vender tempo porque você precisa dar seu tempo para alguém que te remunere.

O vício do trabalho e a espiral da ganância

Considero dois problemas graves dentro do tema, um é sobre o vício do trabalho onde a pessoa não consegue parar de trabalhar e o outro é a espiral da ganância onde a pessoa só pensa em aportar e ter mais dinheiro que nem se dá conta de que não tem tempo pra outras coisas.

Esta reflexão que faço visa a tentar fazer com que você pare um tempinho para pensar em que situação está. Já parou pra pensar em seus objetivos? Sabe o que quer para o futuro? Sabe o que vai fazer quando chegar lá? Sabe qual é o caminho necessário para chegar lá?

Vejo muitas pessoas que já atingiram a independência financeira mas continuam trabalhando como se estivessem iniciando a vida agora. Também, vejo pessoas que só querem acumular mais dinheiro e, quando atingem uma meta estipulada, dobram a meta (sem fazer certas referências).



No vício do trabalho a pessoa acostuma com aquela vida e não larga mais. O costume da rotina de acordar e ir trabalhar, fazer tudo o que faz por anos e voltar pra casa acaba proporcionado prazer de alguma maneira. Estas pessoas não se dão conta de que deixam coisas importantes de lado. Muitas das vezes estas pessoas deixam até a saúde de lado.

Eu tenho vários exemplos desses no meu círculo de amizade. Tem um amigo que tem patrimônio milionário mas trabalha como um gerente de loja. Ele é como um grande gerentão que todo patrão gostaria de ter, chega cedo, cobra tudo, se preocupa, trabalha de segunda a sábado das 8 as 20h porque é em comércio. Geralmente só tem o domingo pra descansar e alguns sábados à tarde.

Quando converso sobre parar de trabalhar e viver fazendo outra coisa que goste, ele muda de assunto e parece não ter algo que goste de fazer além de trabalhar. Diz que o negócio obrigatoriamente depende dele e por isso não pode parar. Isso pode ser uma ocupação pra ele mas na verdade está perdendo tempo. Perdendo aquele tempo de ficar com a família e de criar memórias.

Este foi o exemplo de uma pessoa que é viciada em trabalho e agora vou dar um outro exemplo, também de um amigo mas agora relacionado à espiral da ganância. Este outro tinha um objetivo de juntar 2 milhões para atingir a independência financeira. Pois bem, atingiu e fez o que? Disse que só pararia de trabalhar depois que juntasse 4 milhões porque disse que refez os cálculos e vai precisar de mais.

Este amigo possui dois filhos e raramente tem momentos especiais com eles. Quando digo momentos especiais é porque necessitamos criar memórias para o futuro e estas memórias, por mais atenção que você dê aos seus filhos em casa, é criada com eventos diferentes da rotina. É necessário uma viagem com a família, um show, um circo, uma praia, qualquer coisa diferente da rotina pra criar uma boa memória.

Quando eu questionei-o sobre viajar com os filhos para algum lugar como a Disney, ele me respondeu que era muito caro e que mesmo podendo pagar, não pagaria. Este é o típico exemplo de ganância. A vontade de juntar mais dinheiro é muito maior do que proporcionar coisas boas aos filhos. Nos dois casos citados as pessoas não necessitam mais trabalhar mas o fazem, um por vício e outro por ganância.

De quanto você precisa pra viver?


viver de renda

Você já sabe de quanto precisa pra viver? Tem ideia de quanto precisa juntar pra ter renda passiva suficiente para comprar seu tempo? Comprar seus 365 dias do ano para fazer o que quiser? Faça os cálculos e veja o tempo que precisa trabalhar pra atingir. Escreva e refrise constantemente sua meta e seu plano de o que fazer quando chegar lá.



No exemplo acima do amigo ganancioso, ele vive com 9 mil reais por mês e ao juntar 2 milhões, o que pode proporcionar tranquilamente 15 mil por mês, ele dobrou para 4 milhões, o que vai proporcionar tranquilamente 30 mil por mês.

Se você até hoje vive bem e não gasta 15 mil por mês, pra que você quer ter 30 mil por mês com a justificativa de que é o valor necessário para parar de trabalhar? Já parou pra pensar nisso? Teoricamente se você ganha 10 mil e vive com 8 mil, você não precisa ter renda passiva de 10 mil pra parar de trabalhar, precisa ter 8 mil de renda, pois os outros dois você aportava para atingir o objetivo. Essa é mais ou menos a ideia da independência financeira com os devidos ajustes, claro.

Conclusão

Após toda essa reflexão eu pergunto novamente, para que serve o dinheiro? Para que serve o dinheiro se não para comprar tempo? Para comprar um sonho? Para usufruir das coisas que quer? Para criar memórias boas com sua família ou amigos? Para ter uma vida tranquila e saudável? Tudo isso sem comprometer nenhum compromisso, claro.

Escreva suas metas e seus objetivos bem como as coisas que você fará quando parar de trabalhar. Prepare-se para este dia. Olhe para as pessoas em sua volta e veja se você está criando momentos e memórias com elas. Não se prenda muito ao dinheiro a ponto de não usufruir das coisas boas da vida.

Dê-se ao luxo de fazer uma boa viagem sem comprometer seus aportes e seus investimentos. Troque de carro por um melhor sempre que possível dentro de um planejamento. Reflita sempre sobre isso e pense se você está vivendo a vida em um equilíbrio ou em uma frugalidade extrema beirando a miserabilidade.

E você? Tem refletido sobre o assunto? Acha que nada disso é válido e devemos juntar o máximo e trabalhar até morrer? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo.

Abraço a todos!


You May Also Like

21 comentários

  1. Acredito que o dinheiro compre a liberdade, liberdade para viajar a qualquer lugar, liberdade para acordar a qualquer hora, para compra qualquer coisa, escolher onde morar, jantar, qual carro comprar, qual lugares ir, enfim, acredito que nosso desejo seja ser livre para escolher qualquer coisa e o que compra isso é o dinheiro. Acho que a liberdade é o bem mais valioso, tanto que quando fazemos algo fora da lei, o que nos tiram.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas,

      Legal, você colocou a liberdade em um ponto bem interessante, quando ela é retirada quando fazemos algo fora da lei.

      Abraço!

      Excluir
    2. Dinheiro compra até amor verdadeiro

      Excluir
  2. Olá BPM,

    Parabéns pela postagem. Realmente dinheiro serve para comprar tempo.

    Para falar a verdade eu preciso de 3k para viver tranquilo. Não me vejo gastando mais que isso. Tanto é que a minha média é menor.
    Para a minha IF vou colocar uns 5k mensais para ter mais segurança.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy,

      Você está muito bem. Precisa de pouco pra viver e já tem uma meta com margem de segurança de mais de 50%. Importante é quando atingir os 5k, você saber exatamente o que fazer e não ficar esticando para 6k, 7k e com isso nunca parar de aportar e trabalhar.

      Abraço!

      Excluir

  3. BP,

    As pessoas tem diferentes objetivos na vida. Penso de maneira parecida que você, inclusive no quesito demorar mais um pouco para atingir a IF mas não deixar de viver durante a jornada. Mas vejo que cada pessoa tem seus objetivos, acho complicado esse tipo de julgamento: vício em trabalho, ganância. No fundo todos queremos ser felizes. Uns encontram felicidade em ter um patrimônio razoável e aproveitar a vida, outros encontram felicidade em trabalhar, outros encontram felicidade em acumular patrimônio, e tem até aqueles que são felizes não guardando nada e vivendo endividados.

    Esse seu amigo é feliz do jeito dele. Sim seria legal pegar uma parte do patrimônio e curtir a família. Mas isso faria dele uma pessoa mais feliz? Talvez sim, talvez não.

    Assim como tem aqueles que são viciados em trabalho, tem aqueles que são viciados em não fazer nada. Eternos vagabundos.

    Pra mim não há problema algum, cada um é livre para fazer suas escolhas.

    Dinheiro pra mim representa liberdade. Poder fazer o que quiser na hora que quiser.

    Abs e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov,

      Muito bem pontuado. Já refleti muito sobre essa questão de a pessoa ser feliz mesmo trabalhando até morrer ou de investir tudo o que pode até morrer mas não consigo ver que isso é a felicidade delas. Na maioria das vezes é vício ou medo de não saber o que fazer depois.

      Tenho um outro caso que trata-se disto. A pessoa não sabe ficar em casa e não criou nenhum hobby ou tarefa pra fazer ao se aposentar, conclusão, continua trabalhando porque tem medo de não fazer mais aquilo que faz a 50 anos.

      Mesmo essas pessoas que podem estar felizes desses jeito, ela não percebem que as pessoas que as cercam podem não estar. Em um desses casos citados, o marido não quer parar de trabalhar nos negócios e a mulher tem que trabalhar também mas ela já está cansada e não quer mais. Só que ela tem o que fazer, gosta de cozinhar, passear, fazer atividade física e quer estar mais perto dos filhos, ou seja, o marido pode estar feliz trabalhando mas será que a esposa tá?

      Como disse o AA40, a maioria só vai se dar conta tarde demais, no entanto, cada um é livre pra fazer suas escolhas como você bem pontuou.

      Abraço!

      Excluir
  4. No meu caso com 2,5kk eu largaria tudo e só faria algo que amasse de paixao. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari,

      2,5kk rende bem por mês hein. dá pra viver bem de patrão!

      Abraço!

      Excluir
  5. Infelizmente pessoas como as do seu exemplo só vão se dar conta tarde demais, quando já não tem mais os filhos por perto, quando não tem mais saúde para trabalhar e quando a vida acaba por uma doença terrível.
    Está cheio de exemplos por ai, eu tbm conheço vários gananciosos e viciados que acham que o cargo lhe dá status mas os coitados não conseguem se dar conta que estão construindo algo para os outros !
    Abcs e muito bom post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40,

      Perfeito! Muitos estão construindo algo para os outros e nem se dão conta. Detalhe, as vezes ainda dá trabalho no caso de uma mega herança, pois tem inventário, brigas, impostos e afins.

      Pior de tudo é que geralmente quem recebe uma boa herança, seja em imóveis, empresas ou outros bens, vende a preço de banana pra pegar logo o dinheiro e todo aquele suor que a pessoa que faleceu deu, vai por terra.

      Abraço!

      Excluir
  6. Não vejo problema no fato do cara ter atingido uma meta (2 milhões) e resolver continuar. O que me incomoda, e muito, é o fato de não aproveitar a vida durante o caminho. Ano passado perdi um grande amigo, aos 32 anos, se foi de um dia pro outro. Desde então fico imaginando que podia ser eu. E eu não quero morrer com 5 milhões na conta sem ter desfrutado nada! Temos que aproveitar o caminho. Sempre existe a possibilidade de que a IF nunca chegue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ICV,

      Não há problema em aumentar a meta de precisar, problema é aumentar só para não parar de aportar por ter virado vicio. Quando chega nesse ponto a pessoa não aproveita a vida, pelo menos como a gente diz pra aproveitar e aí pode acontecer igual seu amigo.

      Penso muito nisso e por isso escreve o post “Como você vive a vida? Frugalidade ou equilíbrio?”

      Eu vou curtindo e aportando.

      Abraço.

      Excluir
  7. Temos vários exemplo de amor verdadeiro com bilionário não é verdade? kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. o Dan Bilzeria é a prova disso: https://www.instagram.com/p/BsxrU9An6Fk/

      Excluir
  8. Excepcional reflexao, meu irmão!
    Obrigado por mais este espetacular texto. Tenho pensado bastante a respeito, mesmo que ainda longe do que hoje penso ser o suficiente, tento "me proteger de mim mesmo", a fim de que não caia no problema da ganância.
    E Parabéns!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FPI,

      Só lembrar dos conceitos da Ordem a qual você faz parte. Seja livre e de bons costumes que a ganância fica de lado.

      O equilíbrio é a chave do sucesso.

      Abraço mano.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!