Golpes em investimentos financeiros

by - 07:26

 Fala galera da Finansfera!!!




Vamos falar de golpes financeiros novamente? Ultimamente tenho visto algumas notícias de golpes financeiros, tanto com investimentos em criptomoedas ( o que já é comum), quanto com outros tipos de "investimentos".

Resolvi fazer este post após ministrar uma aula sobre educação financeira para jovens de 19 anos onde alguns deles me falaram que eram investidores em ações binárias.

Como vocês sabem, eu sempre ministro aulas de educação financeira para jovens na faixa de 18 a 23 anos. Geralmente são jovens de classe baixa, vindo de famílias muito humilde. Mas uma coisa que nunca muda e chama muita atenção são os golpes existentes e como essas pessoas caem neles.


Fique milionário com Day trade


Se não me engano este aqui é o golpe mais comum. O Day trade em si não é um golpe mas dizer que você que não tem conhecimento algum vai ficar milionário fazendo Day trade, é um golpe sim. 

Acontece que somos pessoas gananciosas e queremos ficar rico rápido. Não respeitamos os estudos nem aportes nem ações dos juros compostos no tempo. O que queremos é uma fórmula mágica onde não preciso ter conhecimento nem gastar tempo e ficar milionário.

Se você não sabe o que é Day trade, parabéns, você ainda não caiu em um golpe desses. Deixo bem claro que fazer Day trade pode funcionar sim no entanto, apenas para pessoas com muita experiência e conhecimento de mercado.

Esta repostagem da revista Veja diz que em 2020, em torno de 845 mil pessoas passaram a operar Day trade. Um vendedor de cursos de Day trade disse já ter ajudado mais de 50 mil pessoas e seu curso custa 2297 reais.

Existem vários tipos de investimentos mas o Day trade é o que mais chama atenção e infelizmente o que da menos retorno. No entanto, vai continuar sendo o que mais chama atenção.


Fique milionário com criptomoedas


Esse aqui é outro tipo de golpe bem comum hoje em dia. É muito fácil, mostrar ganhos com Bitcoin. Eu comecei a estudar sobre blockchain em 2017 e somente há pouco tempo comecei a comprar alguns bitcoins.

Nesse período que fiquei um pouco ausente, estudei vários outros tokens e como funciona a web 3.0. Existe sim uma possibilidade bem grande de ganhos com criptoativos mas não é simples assim.

Um dos casos mais emblemático atualmente é o da GAS consultoria bitcoin. Foi um golpe financeiro bilionário e sabem o pior? Tenho amigos que entraram para esse negócio e mesmo após a prisão do Glaidson, vieram a público dizer que era um negócio sólido e que confiavam nele.



Golpe nos artistas

E por falar em golpes, nem os artistas, que alguns acham que são pessoas muito esclarecidas, estão isentas de caírem em golpes, perdendo muito dinheiro.

Recentemente vi a notícia de que Juliana Paes e Murilo Rosa teriam caído em golpe perdendo 500 e 460 mil reais respectivamente. Esses dois foram largamente noticiado mas ainda há outros que não aparecem nas reportagens ou redes sociais.

Não posso dizer que as vítimas de golpes são pessoas despreparadas nem gananciosas. Eu mesmo já cai em dois golpes 😂.

Um eu vendi um produto, recebi uma página do Mercado Pago dizendo que o dinheiro já estava com eles. Postei o produto e nunca recebi o dinheiro. Isso foi em 2004 quando o Mercado Pago estava chegando ao Brasil.

O outro foi uma dessas transferências que realizei para um suposto amigo. Na ocasião o golpe cai certinho com nossa rotina e como não era incomum transferir uma certa quantia para ele, acabei transferindo mas foi um golpe. Porém, em nenhum dos dois casos me deu um grande prejuízo.


Previna-se dos golpes

Ante de mais nada, se te oferecerem algum tipo de investimento muito promissor, desconfie. Eu já comentei neste antigo post, de 2017 sobre o assunto. "Não caia nessa de ganhos absurdos e repentinos"

Também não deixe de visitar o site da B3, da Apimec e da Anbima, pois eles contêm informações muito importantes sobre as instituições e os profissionais financeiros. 

Também procure nas redes sociais que sempre tem gente postando algo sobre golpes. Eu comecei a falar sobre esses golpes quando fiz um post em 2015 sobre o golpe da Nigéria, que atualizei em 2020.


Considerações Finais 

Mais uma vez venho aqui dizer para não acreditarem em ganhos absurdos e repentinos. Conheço muita gente que já caiu em golpes. Alguns até pegaram empréstimos para tentar ganhar dinheiro investindo mas caíram em um golpe e ficaram endividados.

Pesquise bastante sobre as opções que te oferecerem. Converse com pessoas reais antes de fechar negócios com pessoas virtuais. Muitos desses golpes acontecem diretamente no seu celular sem mesmo que você conheça a pessoa.

Ah, e se você tem alguma dica para passar para o pessoal não cair em golpes, deixe aqui nos comentários.

Forte abraço!

BPM.


You May Also Like

12 comentários

  1. Excelente post. Realmente é como diz o ditado - nem tudo o que reluz é ouro.
    E trade é cemitério de malandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, trade é campo fértil para malandro ganhar dinheiro em cima de desavisados ou gananciosos. Quem ganha dinheiro com trade é quem faz a propaganda, oferece serviços e cursos e não quem faz o trade de verdade no HB.

      Excluir
  2. o problema que esse pessoal quer juro absurdo , juros de 10% ao mês para cima aplicando milhares reais, ai não funciona mesmo , um juro de 1% e 2% até ao mês é possível para uma pessoa talentosa, inclusive meu aplicativo ta bombando nos últimos anos no google play store

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre vai haver uma promessa de que algo que é disruptivo e vai trazer lucros reais. Problema é que isso não existe em lugar nenhum em investimentos.

      Excluir
  3. BPM,

    Em relação ao Day Trade, muitos vídeos são tão convincentes que quem não conhece a dinâmica do mercado acaba caindo mesmo se não pesquisar mais a fundo sobre o tema.

    O mais impressionante é que até em conteúdos de corretoras encontramos esse tipo de vídeo.

    Um bom final de semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, eu ai comentar no texto e acabei esquecendo. Um amigo comprou um curso de trade em uma corretora bem grande. Eu pedi pra ver e acredite, a primeira aula era ensinando a abrir conta na corretora e como funcionava o Home Broker. As aulas seguintes era sobre como fazer daytrade e como aquela pessoa tinha ganhado muito dinheiro.

      Impressionante mas é verdade.

      Excluir
  4. Eu não tenho dó de quem caí nesses golpes, ainda mais quando é com aquela promessa de "5% ao mês garantido". Tem que ser muito idiota para acreditar que algum investimento é capaz de entregar isso com constância no longo prazo.

    Simulando R$ 100 mil a 5% ao mês por 10 anos, qualquer idiota tem que acordar para realidade.

    O problema é que o ser humano cresce o olho fácil com a ganância.

    A Finansfera não é tão popular quanto página de famosinho das finanças no Instagram e Youtube justamente por conta de que mostramos que o mundo dos investimentos não é maravilhoso.

    Investir demanda constância e paciência. O resto é ruído.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI!

      Cara, eu também não tenho pena dessa galera que cai em golpes mas com minhas andanças por ai, conheço pessoas que não tem o mínimo de conhecimento para evitar cair em golpes. Pode ser fácil pra nós mas pra pessoas humildes, não é.

      O pior são as pessoas que sabem que isso vai fazer mal para famílias inteira e ainda assim aplicam o golpe.

      Continuemos com o trabalho de educação financeira, pois ainda há aqueles que buscam conhecimento. Desta forma a gente resgata algumas almas kkkkk

      Excluir
  5. É meu amigo, já caí no da BBON em 2013. O pior não foi ter perdido dinheiro, mas foi porque eu tinha plena convicção que não iria se sustentar, mas a ganância me iludiu. Ao menos não trouxe mais ninguém pra isso. Perdi uns 4200 nessa história.

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  6. Fala BPM!

    Assunto bastante pertinente nos dias atuais, principalmente "devido" a crise que o país está passando.

    É inacreditável como as pessoas caem nesses golpes, mas é como já disseram antes, a ganância fala mais alto e, o principal, a maioria das pessoas ainda pecam com relação ao dinheiro e, até mesmo, com a matemática simples, achando "normal" a porcentagem que os golpes oferecem. Simplesmente inacreditável!

    Sou desconfiado pra tudo e nunca cai em golpes, sendo que até mesmo brinco com minha esposa que se eu usasse "conhecimento" para este tipo de coisa com certeza seria "sucesso". Mas com certeza não faço com o outro o que não gostaria que fizessem comigo, então sempre alerto amigos e conhecidos sobre golpes e informações pertinentes para que eles não caiam.

    Abs!

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Papai, vamos fazer nossa parte que já ajuda bastante, mesmo para aquelas pessoas que entram por ganância.

      Bons investimentos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!