Começando os investimentos no exterior!

by - 15:33

Hey guys from Finansferation! :)


Traduzindo, "Fala galera da Finansfera" hahahahah

Bom, agora tenho que fazer alguns imblomations pois estou começando meus investimentos no exterior e quando digo exterior não estou dizendo EUA, estou dizendo o mundo todo!



Há muito tempo já venho com a ideia de aplicar uma parte do meu dinheirinho no exterior. Por certo tempo fiquei penando que era difícil e que me daria muito trabalho, que tinha que estudar muito, que não tinha tempo, que investir no Brasil era melhor e um monte de blá blá blá, mesmo sabendo que era tudo desculpa pra não estudar por conta de preguiça.

Após algum tempo fiquei me perguntando por quê colocar dinheiro fora se os juros aqui no Brasil são uns dos mais altos no mundo e um monte de gringo vem aplicar aqui? Com rendimentos de até 15% líquido ao ano ( 15% líquido aqui entenda-se que alguém pesquise bastante e consiga realmente esta taxa), para quê ir buscar algo lá fora?

Depois de estudar mais um pouco comecei a fazer as contas certinho com a inflação, vendo a instabilidade de nossa economia, calculando lucro real e depois fazendo alguns cálculos de como seria se o que me rendeu fosse transformado em dólar.

Aí tomei coragem e paciência e li novamente o Livro do Graham. Lá ele tem um capítulo que explica o motivo de ser bom ter dinheiro em outros países. Foi aí então que retomei das trevas minha ideia de investir fora e mandar a preguiça pro espaço e começar a estudar mais.

Outro motivo que me fez buscar estudar mais sobre investimentos no exterior foi o marasmo de estudar quase sempre as mesmas coisas no Brasil. Participo de alguns grupos e estamos sempre na mesma conversando sobre a melhor taxa, qual banco paga 120 e qual paga 121% do CDI, qual o melhor com liquidez diária, qual FII tá melhor agora, como estão as vacâncias, qual tem seu VP aumentado com o tempo, qual ação está indo bem, qual tá indo mal, quanto tá pagando a debêntures que acabou de ser lançada, quem pegou um IPCA + 7,5% em uma corretora e o outro que pegou IPCA + 7,6% em outra e por aí vai. Estava cansado da mesma ladainha sempre. Não que eu vá  parar de estudar e aportar no Brasil, pois continuarei sim mas agora tenho uma motivação maior para buscar conhecimento que são os investimentos no exterior.

Para começar bem, tive que ler bastante e definir em qual corretora abrir conta. Para isso li muito os sites do Frugal e Simples, Viver de Dividendos, Investidor Internacional, iShares, BlackRock, ETF.com além de alguns outros bem como conversa em um grupo onde alguns já investem.

Defini por abrir minha conta na Interactive Brokers e depois vou falar mais sobre isso e como foi abrir a conta lá. Agora estou na fase de estudar os vários tipos de ETF, ações, REIT, Bonds e outras coisas que existem para poder começar a aportar no exterior.

Já tenho uma estratégia traçada e também vou comentar sobre isso mais a frente pois não gosto de post muito longo, acho monótono demais e tiro por mim mesmo que gosto de ler os post curtos e diretos mesmo que sejam vários para completar o assunto, assim como não gosto de videos prolixos que tem quase uma hora de duração para falar algo que poderia ter sido falado em 15 minutos, enfim.

Para não me perder vou listar os assuntos que falarei mais adiante:

- Como abri minha conta no IB;
- Onde tenho conta no exterior;
- Qual meu objetivo aplicando no exterior;
- Qual a minha estratégia investindo no exterior;
- Meu plano para conhecer ao menos 15 ilhas pelo mundo (off topic).

Não tenho regras para escrever pois este blog é para narrar alguns pensamento e ações pessoais então não é nada profissional muito menos é recomendação à ninguém sobre o que fazer com o dinheiro. Aqui apenas relato minhas peripécias mesmo que não sejam as mais vantajosas, sendo assim, não necessariamente escreverei nesta ordem e também não quer dizer que não vá escrever algo diferente no meio desses assuntos.

Estou pensando também em criar uma parte só voltada para investimentos no exterior no blog para não misturar os assuntos. Se eu tiver paciência e descobrir como fazer, farei.

Bom pessoal, por enquanto é isso. 

Buscando o Primeiro Milhão (agora em dólares)!

Abraço a todos!












You May Also Like

19 comentários

  1. Investir em outros países é uma excelente forma de proteger patrimônio, parabéns! Eu sei q existem outros blogs q já falaram, mas vc tbm poderia falar sobre as formas de enviar dinheiro para as corretoras no exterior.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião vou falar sim.
      Existem outros blogs sim mas ainda são poucos, precisamos de mais pessoas contando suas experiências. Pretendo relatar minhas experiências investindo no exterior pois cada um tem uma coisa diferente pra contar.
      Espero relatar cada passo e cada pensamento aqui.

      Keep in touch!

      Excluir
  2. Também estou maquinando a minha estratégia internacional, ansioso pelos posts sobre a alocação no exterior :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabecadebogle vem com a gente, junte-se à comunidade que precisa crescer.

      Em breve novos post. Estou lendo algumas coisas ainda.

      Abraço!

      Excluir
    2. Vê o post que publiquei da "caminho português" usando o banco Big e a corretora DeGiro ;)

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa BPM,

    Eu também comecei agora a proteger a minha carteira com investimentos no exterior. Vou fazer algumas postagens a respeito também.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Aportador! Vou passar lá depois pra ver. Vamos trocar ideias sobre as estratégias.

      Abraço!

      Excluir
  4. Afinal, reais é para os fracos! rsrs... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha

      DH, daqui a pouco poderemos dizer que reais é para os pobres kkkkk

      Excluir
  5. Fala BPM,

    Interessante começar a investir no exterior.

    Ainda não tive este pensamento, penso em acumular mais aqui, mas realmente dará uma tranquilidade maior ter esta proteção.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VDC!

      Pois é, já passou da hora de iniciar. Já acumulei o suficiente aqui, hora de partir kkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  6. olá BPM!
    Esta série de posts com sua experiência vai ser legal!

    Sucesso para ti neste novo ciclo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NooB, estou doido pra escrever várias coisas. O legal é que não é nada técnico, serão post sobre o que estou fazendo, pesquisando e pensando em fazer. Serão post de uma pessoa normal como qualquer outra que quiser ir em busca de aprendizado nessa área.

      Obrigado!

      Abraço!

      Excluir
  7. Valeu BPM!!

    Tamo junto nessa!
    É bom ver que não sou o único maluco nessa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Só me explica uma coisa, em que momento você decidiu ser um investidor internacional? Digo, qual o momento atual do seu patrimônio? Acredito que me tornarei internacional quando estiver com algo próximo de 40% do meu objetivo financeiro! Aproveite para espiar o meu blog! Abraços
    http://pacienciafinanceira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Matheus!

      Então, eu já pensava em investir fora há tempos mas ficava com certa preguiça de estudar. Após ler Graham eu ví que fazia sentido o que ele fala no livro. Após viajar vários países eu decidi que queria continuar viajando principalmente após a aposentadoria e foi então que comecei a estudar.

      No Brasil tenho o suficiente para me render minhas contas e como não vou utilizar este dinheiro tão cedo, vou deixar acumulando a única coisa que não pretendo fazer é aportar mais. Até posso aportar em alguma coisa boa só por curto prazo até que junte um montante pra enviar pra fora.

      Com certeza terei estratégias de movimentar o dinheiro que tenho aqui como por exemplo, posso aplicar em algum LCI por 180 dias ou liquidez diária para fazer um montante maior e depois transferir mas nesse meio tempo posso resgatar um TD, mandar pra fora e com o dinheiro do LCI recompro TD para manter a mesma posição no Brasil.

      Serão muitos cálculos loucos kkkkkk

      Vou dar uma passada no seu blog.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!