Tutorial abrindo conta no Interactive Brokers

by - 13:52

Fala galera da Finansfera!!!

Como abrir conta em corretora no exterior


Como falei no post anterior (anterior ao anterior, pois já atropelei com outro post kkkk), comecei a estudar os investimentos no exterior para iniciar minhas aplicações e para quem busca o mesmo precisa começar abrindo conta em uma corretora.

Não é minha intenção falar das opções existentes pois o amigo Investidor Internacional tem um post muito completo, merecedor de prêmio, e você pode consultar lá.

Eu abri minha conta na Interactive Brokers após analisar algumas opções como ter acesso ao mercado global e uma certa facilidade com a interface além de que achei a taxa de 10$ justa, caso não opere.

Como as vezes damos desculpas simples para coisas simples como: acho difícil abrir conta em corretora no exterior, resolvi postar algo simples: A abertura de conta!

Quando estava realizando meu cadastro resolvi capturar algumas telas para facilitar um pouco a vida de quem quer fazer o mesmo mas tem algumas dúvidas, pois pretendo registrar aqui todas os passos, desde os mais simples e "bobos" aos mais técnicos (se eu conseguir algo técnico). Sendo assim, vamos a um breve tutorial.


Em primeiro lugar esta é a tela inicial. Basta clicar em Open Account e seguir os passos.


Vai aparecer um menu com bastante informações mas a que nos interessa é a opção Trader or Investor
As outras opções são para pequenos negócios, família, hedge, trading Group e outras que não é o caso do investidor individual.


Após clicar em Trader or Investor aparecerá uma tela perguntando que tipo de conta deseja abrir. Sabe aquele Trust que ouvimos bastante sobre o Eduardo Cunha dizer ter? Então, não é esta a opção certa para nós, escolha a do lado Individual, Joint and Retirement Account, clicando em Start Application.



Após aparecerá a tela para preenchimento dos dados.




Aqui é uma tela que pode surgir dúvida. Tax residency é onde coloquei o CPF.




Esta tela é do endereço, sem estresse. Mais embaixo as perguntas são se você tem um endereço de correspondência diferente, se tem outra cidadania e se nasceu em país diferente ao declarado aqui.



Current Type = Tipo de conta que é Individual
Base Currency = Dólar pois tudo acaba sendo convertido para o dólar e depois para outra moeda, inclusive se você quiser resgatar algo que esteja em libra, o dinheiro será convertido para dólar e depois para real.




Agora são as questões de segurança que sempre negligenciamos. Preste atenção aqui e anote em algum lugar, pode ser muito importante no futuro pois provavelmente não operaremos todos os dias, todas as semanas e quiçá todos os meses e podemos esquecer a senha.



Após tudo isso vai aparecer uma tela (não capturei pois tive que terminar o cadastro no iPad) que vai perguntar os tipos de investimentos que deseja realizar. Eu escolhi Stock, ETF, REIT e BONDS. Existem outras opções mas não é o momento.

Também vai perguntar quanto você tem e quanto aportar por mês. Neste ponto é mais para fazer seu perfil de investidor. Não é nada complicado, se você chegou até aqui, provavelmente terminará sem problemas.

Após tudo isso você receberá esta notificação.  




A partir de agora você está apto a operar, basta realizar a transferência de pelo menos 10k U$ e começar a investir.

Uma coisa importante: Após sua aprovação ele vai pedir para você como quer acessar o aplicativo. Existe a opção de acessar pelo celular utilizando a biometria para quem tem celular com este recurso e existe a opção de acessar autenticando a senha por uma tabela de senhas que eles fornecem.

Bom, o post já tá ficando grande. Depois vou colocar aqui a tela do aplicativo para celular onde podemos acompanhar as cotações e falarei como vou realizar a transferência, esta última gera muita dúvida e até eu ainda tenho algumas dúvidas.

Ainda vou acrescentar posts sobre o que significa os códigos mais comentados pela galera que investe fora. Neste ponto acho que o amigo Frugal & Simples pode se antecipar ou contribuir bastante, importante é divulgar conteúdo para todos.


Abraço a todos!








You May Also Like

80 comentários

  1. Meu caro, que bom que fez isso!!
    Não sei se foi a pedido ou não... De qualquer forma parabéns!!!
    Se for fácil depois faça um post "adquirido um ativo estrangeiro'.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM farei sim. A primeira compra deverá ser em janeiro. Resolvi esperar para começar tudo em 2017 e tô pensando em deixar o Trump assumir pra ver como vai se comportar o mercado.

      Abraço!

      Excluir
  2. Que legal BPM,

    Eu ainda não tenho os USD 10K disponivel, mas estou pensando em abrir uma conta na TD Ameritrade (Possui Comission Free ETFs) e transferir os ativos da Drivewealth pra lá.

    Quando eu tiver um montante maior, transfiro os recursos da TD AMeritrade para a Interactive Brokers.

    No Aguardo pelas próximas postagens.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador, não conheço os detalhes da Ameritrade. Tem que ver bem o que oferece. É Mercado Global? O AnonSei fez um comentário no último post do Frugal onde ele mostra os custos para manter conta no Euro Pacific Bank e ficou bem mais caro que no IB.

      Abraço!

      Excluir
    2. BPM, sem dúvida a melhor corretor é a Interactive Brokers.

      A TD Ameritrade não cobra taxa de custódia, não cobra valor mínimo para abrir conta (Se for usar a margem e opções precisa de $2000), possui uma lista 100 ETFs livre de custos de corretagem, oferece um cartão de débito sem taxa anual que permite realizar saques em todo Estados Unidos. (O problema é a taxação de 30% do dividendos para os Non Resident Aliens)

      Os ETFs commission free compram ativos dos principais mercados mundiais. As lista de ETFs está em https://research.tdameritrade.com/grid/public/etfs/commissionfree/commissionfree.asp

      Quando eu abrir a conta e conseguir transferir os recursos da Drivewealth pra lá, farei um posto explicativo.

      Abraço

      Excluir
    3. Aportador, realmente essa taxação dos EUA de 30% é cruel.

      Dei uma olhada na lista e realmente tem bastante coisa boa, tem vários iShare que são os que mais estou estudando no momento mas 30% é de matar.

      Faça o post sim, tenho certeza que tem mais gente nessa situação e além do mais pode ser um bom exemplo de como começar com valor menor e depois que acumular 10k$ migrar para o IB.

      Excluir
  3. Infomoney faz propaganda de corretoras e diz: desbancarize seus investimentos.

    A galera da finansfera diz: DESNACIONALIZE seus investimentos.

    Rumo ao milhão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, boa IM, vou utilizar esse slogan, bora DESNACIONALIZAR os investimentos.

      Rumo ao milhão (de dólares)!

      Excluir
  4. Legal seu tutorial! bem explicado!

    Eu abri na drivewealth por não ter uma quantia grande para mandar. acho que para os pequenos ela atende.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inglês, eu pesquisei a DW também mas ela não oferece suporte global. Dependendo da estratégia ela é melhor sim pois se não me engano os custos são menores, no meu caso que é acumular achei melhor o IB.

      Acho uma excelente ideia começar na DW se não tem os 10k$, o importante é começar. após alcançar o valor requerido no IB você pode abrir conta lá caso sua estratégia seja comprar no mundo todo.

      Abraço!

      Excluir
  5. BPM,

    Bacana, estou há alguns meses pensando nessa transição ... também acompanho o Investidor Internacional, e o Viver de Dividendos que postam bastante coisa sobre ativos fora ...

    Vou linkar com o meu blog pra poder acompanhar sua exp, quem sabe acelero aqui .. a minha empreeitada ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodrigo!

      Não deixe de acompanhar também o Frugal & Simples. Se você já traçou seu perfil de investidor e se já alcançou os 10k$, acho que seria uma boa migrar sim.

      Abraço!

      Excluir
  6. Muito bom esse post, obrigado!

    Viu, estou pensando em abrir conta na IB também, mas estou na dúvida em como mandar os $10k.

    Só um parênteses, quando fui viajar, lembro que tinha um limite de comprar R$10k por CPF. Não sei como fazer para comprar $10k ou se o valor mais alto requer pagamento de algum tipo de imposto extra.

    Parece que pelo Remessa Online é possível. Possui alguma dica a respeito?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, se você for viajar com 10k$ não haverá problemas pois é o máximo permitido. Você não poderia entrar no Brasil com 10k$ porque o limite são 10k R$.

      Para transferir o dinheiro você vai precisar de uma conta no exterior e você pode abrir uma no BB Americas. Se você tem os 10k$, fale com seu gerente e peça a ele para te direcionar para a abertura de conta no BB Miami ou BB Americas e assim você envia o dinheiro pagando 0,38% de IOF e a taxa de 40$. Acho que é a maneira menos burocrática e mais fácil de enviar dinheiro para fora.

      Muitas pessoas tentam evitar o valor do dólar mas isso se dilui com o tempo, se ela intenção é aportar sempre, não se preocupe com o preço do dólar na hora de enviar para o exterior.

      Existem também trasnferwise, western union e outras que podem fazer o serviço.

      Excluir
  7. Tenho conta no IB e no BB Américas. O que eu faço? Envio do BB para o BB Américas, pagando somente o IOF (sou isento da taxa) e, depois do dinheiro na conta (chega em dois dias úteis - envio dia 20 e na conta dia 22, por exemplo). Então faço um ACH iniciado pela IB (é isento de tarifas) para minha conta do BBAmericas. Esta transação já deixei previamente cadastrado na IB. O dinheiro aparece em quatro dias úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. An, excelente! Eu tava com essa dúvida. Tinha lido sobre o ACH e que demorava uns 3 dias mas não detalhei o processo de transferencia. Acho que vou fazer ACH e postar o passo a passo aqui. O Wire custa 30$.

      Excluir
  8. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fala BPM.

    Invisto a mais de 4 anos na bovespa e futuramente pretendo investir no mercado americano. Uma taxa de 10$ mensais me parece um pouco alta, já que não opero com frequência. Vale a pena mesmo? Pensei que seria como as corretoras brasileiras que não cobram. Você conhece alguma corretora americana que não cobra taxa mensal?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Depende tudo do seu ponto de vista. Por exemplo, prefiro pagar U$ 10,00 por mês no IB ( lembrando aqui que as compras que você fizer terão a corretagem abatida deste valor e a corretagem para ações é de U$ 1,00) do que comprar um Big Mac com coca cola grande e batata frita grande pelo mesmo valor.

      O IB tem ferramentas fantásticas de análises do seu portfólio que nunca ví em nenhuma corretora no Brasil. Tem a segurança da empresa dentre outras coisas. Pense que você está pagando por um produto de alta qualidade, não pense que está perdendo esses U$ 10,00 porque você aumenta seu conhecimento usando o IB.

      Mas, como em se tratando de investimentos, principalmente no exterior, temos várias opções, temos aqui a DriveWealth que o Viver de Dividendos opera e é expert para te explicar melhor. Sei que ela cobra corretagem nas compras e não cobra taxa de custódia. Tem também a Ameritrade que o Aportador utiliza, pode rolar a tela pra cima nos comentários que você vai ver um comentário dele dizendo que eles não cobram para abrir conta nem custódia e ainda tem uma lista de ETF com zero corretagem, dá uma checada lá e vê se te atende.

      Se ainda assim não estiver satisfeito, o Cabeça de Bogle opera pela De Giro e se não me engano ele tem um post explicando como abrir conta lá. O Frugal opera pelo IB mas tem um post sobre como abrir conta no BB Miami ou Americas que você precisar. No fim das contas, o Investidor Internacional tem um mega post com várias corretoras e bancos mostrando os prós e contras em todas, passa lá que vale a pena conferir.

      Uma coisa é certa, não há desculpas para não investir no exterior kkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  10. Olá!

    Estou justamente escolhendo a minha corretora e com bastante dúvida.
    Esse acesso ao mercado internacional que a IB oferece realmente coloca ela na frente.
    Estou bastante inclinado à abrir conta na IB!

    Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janota!

      Então, analise bem o que ira te atender. IB cobra 10 Trumps de custódia que deduz da corretagem cada vez que compra além de cobrar depósito inicial de 10k.

      Existem corretoras aparentemente mais baratas mas tem que ver qual vai te adequar, por exemplo, o Aportador resolveu trocar da DriveWealth para a TD Ameritrade e só a taxa de transferência custou 100 Trumps. Caso ele quisesse vender na Drive pra recomprar na Ameritrade ele teria que pagar 15 de corretagem mais 25 de resgate então as vezes o barato pode sair caro.

      Abraço!

      Excluir
  11. Impressionante essa taxa de resgate.
    Pelo que vi no site da drivewealth os resgates são limitados à 5k. Se você for liquidar a conta e já tiver um bom patrimônio o cara tá te cobrando 0,5% de taxa de saída, na melhor das hipóteses.
    A IB tem taxa para resgate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma retirada de graça por mês. Após isso cobra 10 Trump se a transferência for via Wire e 1 se for ACH, ou seja, no futuro quando começar a precisar realizar retiradas não será necessário realizar mais que uma por mês mas mesmo assim se for necessário, basta realizar ACH.

      Abraço!

      Excluir
    2. Grande BPM!!

      Fiz um post sobre o assunto e fiz a devida citação deste seu post!
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Boa escolha Janota!

      Valeu a citação !

      Excluir
  12. Boa tarde, colegas. Sou cliente da XP, sei que é possível fazer a remessa via XP (custo é 60 reais + 0,38 IOF + 0,5 spread), queria saber se é possível fazer o caminha inverso para o resgate (transferir da IB para XP) sem necessidade de abrir conta em banco americano. Gostaria de saber da opinião dos colegas estudiosos da matéria...Uma vez que nao seja possível a remessa da IB para XP, tenho interesse em manter o dinheiro lá mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick você só consegue realizar transações da IB por meio de transferências em uma conta em banco vinculada então a XP não sendo banco você não consegue, além do mais a IB não faz movimentação para corretoras no Brasil. Você tem que transferir o dinheiro para um banco e depois fazer a transferência para o Brasil.

      A melhor solução é deixar lá fora mesmo.

      Abraço

      Excluir
  13. Bom dia!
    A Interactive não oferece a opção de ter um beneficiário da conta, como o BB Americas? Como funciona a figura do procurador que eles dão como opção?
    Acho importante ter uma maneira de tirar os recursos em caso de falecimento do titular sem passar pelo governo americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      Confesso que essa parte ainda tenho dúvidas. Preciso pesquisar mais.

      O que sei é que os ativos domiciliados na Irlanda tem um tratamento diferenciado para o caso de falecimento do titular. Sei que os EUA cobram absurdo.

      Talvez o Frugal possa explicar algumas coisas. Eu vou dar mais uma estudada no assunto e depois farei um post sobre isso.

      Excluir
  14. Obrigada, BPM!
    Outra dúvida: na minha opinião ETFs não gozam da isenção de imposto sobre ganho de capital até o limite de R$ 35.000,00 , já que não são ações e sim fundos. Sendo assim a estratégia de comprara Etfs de acumulação sediados na Irlanda para evitar pagamento de impostos perde, em parte, a eficácia. Nesse caso você mudaria alguma coisa na sua estratégia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é outra dúvida. Na Irlanda não há imposto sobre ganho de capital e nos dividendos o imposto é de 15%. Os ETF que comprei são de acumulação então a estratégia é continuar comprando de acumulação.

      Nos EUA eu tô comprando ações e aí sim entra a isenção dos 35k mas já pago os 30% sobre dividendos uma vez que as empresas lá praticamente todas pagam trimestral.

      Independe do imposto ainda assim deixaria fora pela diversificação e proteção.

      Excluir
    2. Obrigada, mais uma vez!
      Você já pensou em focar em empresas que não pagam dividendos ou no máximo pagam muito pouco, por política da empresa ou por ser de crescimento? Em caso afirmativo você tem uma lista com alguns desses nomes?

      Excluir
    3. Fique a vontade para fazer quantas perguntas quiser.

      Eu comecei pensando só em etf que acumulem mas conforme fui estudando e também por gostar de ações, resolvi comprar ações fora também.

      Tenho Berkshire na carteira que não paga dividendos e só acumula aumentando assim a participação no papel mas também estou comprando ações que paguem dividendos.

      Minha estratégia é diversificar. Tenho ETF que só acumulam. Tenho Berkshire que é um conglomerado de empresas que pagam dividendos mas pagam a Berk e não a mim. E tenho ações que pagam dividendos.

      Os dividendos das ações eu vou reinvestindo em outras coisas que podem ser ações ou ETF.

      De qualquer maneira o que importa é estar diversificado. Agora estou diversificando o patrimônio la fora entre ETF e ações e quem sabe brevemente, REIT.

      Não tenho uma lista pronta dividida por crescimento ou pagadora de dividendos até porque lá quase todas pagam só que umas pagam muito e outras bem pouco. A Apple é uma que paga pouco mas paga e mesmo assim é considerada de crescimento.

      Acompanhe as postagens que sempre posto algo sobre o que fiz e porque fiz até mesmo para ficar como diário além de poder tirar a dúvida de outras pessoas.

      Excluir
    4. Bom dia!
      Pelo que eu tenho estudado, declarar os investimentos no exterior é infinitamente mais difícil que investir no exterior. Pretendo ter uma carteira simples com um número reduzido de ativos que confiram uma diversificação satisfatória, para facilitar a declaração do imposto.
      Você poderia fazer um passo a passo explicando como fazer uma ACH iniciada pelo IB?
      Obrigada pela atenção.

      Excluir
    5. Declarar não é nada difícil. Como praticamente não vai haver venda, no caso da minha estratégia, só preciso declarar o que tenho, igual faz no Brasil.

      Os dividendos recebidos é só pegar a cotação do dólar do último dia útil da primeira quinzena do mês anterior e fazer a conversão e lançar mês a mês no carnê leão para facilitar ou pode fazer tudo na declaração mesmo.

      Se vender ações até o limite de 35k reais, não paga imposto. Os ganhos de capital na Irlanda não tem imposto a pagar.

      O ACH é bem simples, após cadastrar a conta você inicia a operação via IB na opção ACH by US e o próprio IB vai sacar do banco para sua conta. De qualquer maneira vou fazer um tutorial com a captura das telas.

      Fico contente em ajudar.

      Excluir
    6. Conseguiu realizar a transferência via ACH? Vou ver se faço o post até sexta.

      Excluir
  15. Bom dia, BPM!
    Quanto tempo levou o processo de abertura de conta no BB Americas completo, ou seja até o recebimento do cartão de débito? E até eles solicitarem o depósito e darem acesso ao bankline permitindo assim o envio de recursos para o IB? Estou perguntando porque me assustei com a lentidão e a burocracia para abrir conta no BB SA.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      Se o Banco já é ruim em português, imagina em inglês? Minha conta é no Miami e tive que abrir por conta de um trabalho que fiz então nem foi tão demorado mas de qualquer maneira o cartão demorou a chegar sim, tipo uns 35 dias corridos e ainda me custou 50 Trumps, o que achei muito absurdo.

      Quanto ao acesso on line. Este não tem muitos recursos. Na verdade pelo BB Miami eles até ampliaram alguns recursos básicos mas ele é bem carente de mais coisas. Para meu uso que é apenas acompanhamento e transferências, tá atendendo bem.

      Uma coisa que fiz bastante também foi perturbar o gerente que apesar de ser Banco do Brasil em Miami, obviamente o gerente é brasileiro.

      Excluir
  16. Chegou a olhar o Saxo Bank? Estou me cadastrando no demo do Saxo Bank para testar. Creio que por ter conta em Portugal seria mais fácil a questão de transferência de valores. A Interactive tem uma conta no nome da corretora ou no nome do cliente? Possuem alguma conta intermediária na Europa? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu nem cheguei a olhar o Saxo mas já vi muita gente abrindo conta por lá. Nos comentários deste post tem um comentário que pode te ajudar https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/09/o-segredinho-que-seu-gerente-nao-te.html

      A IB tem conta no nome do cliente. Neste post você pode ver como é feita a transferência de valores pra sua conta https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/08/tutorial-como-transferir-dinheiro-para.html

      IB não precisa de conta intermediária pois ela é global.

      Abraço!

      Excluir
    2. Meu banco cobra 3 euros por transferência internacional, acho que acabarei optando pela Interactive Brokers mesmo assim que tiver os $10k. No caso farei aquela estratégia de ETFS de acumulação domiciliados na Irlanda. No caso de imposto existe alguma diferença em optar por uma corretora nos Estados Unidos, Dinamarca ou Portugal? Qualquer um das três opções nesta estratégia seria somente declarar no Brasil? Ou preciso declarar algo no país da corretora? Pelo que entendi na Interactive Brokers não precisa declarar nada nos Estados Unidos. No caso de uma futura venda seria tributado nos 15% na fonte já, e no Brasil somente se ultrapasse os 35mil correto? Desculpe tantas perguntas rsrs e obrigado pela ajuda!

      Excluir
    3. Anônimo,

      Isso mesmo. Você não deve nada ao país onde a sede da corretora fica. Você presta contas ao país do ativo e ao seu, guardada as devidas reciprocidade caso haja.

      Você precisa declarar anualmente no Brasil os ativos que possui no exterior e pagar o imposto quando ultrapassar os 35k Temers mensais.

      Excluir
  17. Uma última dúvida, no caso o CSPX, ele é domiciliado na Irlanda. Então seria um ativo Irlandês? Devo prestar contas a Receita da Irlanda? Ou assim como nos Estados Unidos não preciso declarar nada. Ao precisar vender já seria descontado na fonte e não preciso declarar nada lá? Vejo o pessoal falar que tem acordo Estados Unidos e Irlanda. E em relação ao Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Fique à vontade para fazer quantas perguntas quiser. Se eu souber responder eu responderei e se não souber tem os colegas que podem ajudar.

      Como eu queria colocar uma imagem pra te mostrar os outros ticker de negociações de outras bolsas e aqui não tem como, fiz sua resposta no facebook com a imagem.

      Acesse o link https://www.facebook.com/pg/BPMilhao/posts/ e veja a resposta.

      Abraço!

      Excluir
    2. Show! Então realmente não importa muito a corretora. Escolhendo os domiciliados na Irlanda de acumulação, basta só acumular hehehe, tinha dúvida se não precisava declarar nada lá. muito obrigado!

      Excluir
    3. A corretora importa no quesito suporte e custo beneficio. Dependendo das taxas pode ficar inviável.

      Se for valores baixos e compras apenas uma vez por mês talvez a IB não seja a melhor mas se tiver mais de 10k Trumps, já aconselho a IB.

      Excluir
  18. Não importa quis dizer no sentido da localidade. Pensarei se vale a pena acumular um pouco em uma corretora tipo a Degiro e depois transferir para Interactive Brokers, ou se acumulo os $10k e abro a conta direto lá. Vi que a TD Ameritrade também tem uns custos legais. Muito obrigado pelas respostas, abraço!

    ResponderExcluir
  19. Estou abrindo minha conta na IB e achei de grande valor esse seu post. Por falar nisso vce ja aportou algum valor na IB? Já investiu em algum ativo? E por ultimo sabe se podemos enviar os valores de qualquer corretora ou banco ou tem que ser de um banco onde tenhamos conta no Brasil. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Sim, eu já fiz aportes no IB. Você pode conferir na página carteira os ativos que tenho.

      Os valores tem que ser enviados pelo banco com uma conta nos EUA. Algumas pessoas comentaram ter conseguido enviar por remessas de dinheiro mas eu nunca fiz.

      Abraço!

      Excluir
  20. Estou abrindo conta na IB e seu post veio bem a calhar. Por acaso já dfez algum aporte na IB? Pode ser de qualquer banco ou corretora de cambio ou tem que ser só onde temos conta bancária? Já comprou algum ativo na IB?
    Grande abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  21. Me tira uma dúvida?
    Gostaria de começar a investir em ETFs no exterior, porém não tenho disponível os 10k USD exigidos pela IB. Tenho conta na DriveWealth. Saberia me dizer se caso eu tenha 10k USD investidos na DriveWealth, eu consiga transferi-los para a custódia da IB e passar por essa exigência mínima? Ou precisa ser 10k USD em cash?

    Pergunto isso, porque no futuro gostaria de aproveitar esta eficiência tributária dos ETFs sediados na Irlanda.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo!

      Meu entendimento é que você pode sim ter 10k em ativos e transferir a custódia. Você vai pagar os custos pra essa transferência que não é tão barato mas é uma boa estratégia.

      Na época que for fazer essa transferência faça as contas se não vai ser melhor você vender os ETF, uma vez que o valor não é tão alto, transferir o dinheiro e recomprar no IB.

      Veja bem, você terá que decidir se quer ETF de acumulação na Irlanda ou ETF nos EUA que são oferecidos pela DriveWealth pois esta não é global e não negocia ETF na Irlanda.

      Sugiro vender os ativos e transferir o dinheiro pro IB e recomprar os ETF.

      Excluir
    2. Realmente você citou um bom ponto... Fiquei tão vidrado em evitar girar patrimônio que nem parei para pensar que a transferência de custódia não faria tanto sentido, dado que a mudança seria justamente para começar a investir em ETFs que reinvestem dividendos. Você está certo.

      Obrigado pela resposta!

      Excluir
    3. Isso aí anonimo!

      É uma boa estratégia. Vejo pessoas dizendo que não vão investir fora porque não sabem e não querem aprender e outras dizem que não tem os 10k mas não há desculpas, você é um exemplo neste quesito, parabéns.

      Excluir
  22. Boa tarde, pessoal. Estou iniciando meu processo de abertura de conta na IB, mas fiquei com dúvida a respeito do tipo de conta. A conta "cash" permite comprar ação e lançar opção coberta?
    E me aproveitando do conhecimento de vocês, como funciona o resgate de algum valor diretamente da corretora para um banco brasileiro, é simples, bastam alguns cliques e se faz a transferência?
    Desde já, grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião,

      A conta que você deve abrir é a "Individual" e por ela você pode operar tudo. Os EUA tem outros tipos de conta como a IRA que é específico deles por ter uma tributação diferente.

      A transferência de valores do IB para o Brasil é feita normalmente por uma instituição financeira. No meu caso é bem simples, transfere o dinheiro para o BB Miami e depois para o Brasil utilizando o câmbio oficial.

      Já ouvi falar de transferência direta do IB para o Brasil pela TransferWise sem a necessidade de passar por um banco nos EUA mas como eu não trago o dinheiro de volta então nunca fiz.

      Resumindo: Para enviar ou receber valores basta realizar a transferência da sua conta bancária no exterior para o IB, bem simples.

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Excluir
  23. ótimo blog, mas procuro por uma corretora com valor inicial mais acessível. alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,

      Tente a Drivewealth, eles abrem com custo bem mais baixo. Veja no site do Viver de Dividendos que ele tem um link pra abrir que ajuda ele.

      Excluir
  24. Olá parabéns pela iniciativa, lendo o seu blog abri uma conta na Interactive Brokers e enviei os 10k necessários, mas acabo de receber uma e-mail deles informando que meu acesso a conta com o cartão de senhas provisório será bloqueado em 4 dias se não utilizar um dispositivo de segurança que eles teriam mandado por correio mas eu ainda não recebi. Há como contornar isso? Por essa eu não esperava... Mandei um e-mail para eles, mas parece que não respondem por e-mail nada relacionado a segurança, apenas por telefone, em inglês e no horário dos EUA. Se puder dar alguma dica agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu não usei esse recurso de senha de 4 dígitos, fiz direto pelo app IB Key. Tente baixar e instalar.

      Uma vez precisei resolver uma pane com senha e liguei pelo Skype. O atendente foi super tranquilo, falou em um inglês fácil de entender e com calma. Meu problema foi resolvido e pronto!

      Experimente ligar para eles e resolver mais rápido. Eles vão pedir seu número de telefone e outros dados para confirmar.

      Depois nos conte aqui sua experiência.

      Abraço.

      Excluir
  25. Olá Anonimo! No inicio de Fev/2018 transferi 7k em cash e 10k em ações da Drivewealth para a IB via ACATS iniciado na IB. Mesmo que seja menos de 10k em cash, se o valor total de cash+custodia de ativos for > 10k a IB libera a conta para uso. Em 4 dias úteis a transferência foi realizada com sucesso. O ACATS transfere cash+ativos (stocks/ADRs/ETFs) de uma vez. A IB não cobra ACATS nem para enviar nem para receber porém a Drivewealth me cobrou USD 100 pelo ACATS (a tarifa é USD 50 mas como tenho ADRs e stocks de empresas com sede em países non-US como Medtronic e Chubb a DW me cobrou o dobro). Mas valeu à pena pq estou gostando muito da IB. A Drivewealth é ótima para começar a investir no mercado americano mas a IB é mais completa (negocia ADRs de 120 bolsas no mundo fora outras classes de ativos) e reduz meu custos de transferência pois não cobra ACH para transferir cash do BB Americas. Já para trabaferir cash para a Drivewealth gastava USD 20 de swift + spread de 1,8% em média + IOF no Remessa online. Do BB para BB Americas não tem swift e o spread é de 0,92% em média + IOF. Mantendo USD 10k no BB Americas vc nao paga a tarifa mensal de USD 15. Um conselho, nao abra conta de Moneymarket no BB Americas. Rende muito pouco e nao ha isencao de IR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Muito obrigado pela colaboração. Fico muito contente quando alguém vem com informações precisas e experiências próprias, pois assim ajudamos aqueles que têm dúvidas e preocupações na hora de investir.

      Para quem tem mais de 10k $ o melhor custo beneficio é o IB mesmo mas para começar a DW é muito boa então não há desculpas para não começar.

      Já comentei algumas vezes sobre essa transferência de custódia. Pra abrir conta na DW tem que considerar esses custos de transferência, pois fatalmente após um tempo, todos sentirão necessidade de uma plataforma mais completa. Pagar 100 usd só pra transferir seus ativos é muita coisa.

      Você foi muito assertivo na troca de corretora, haja vista os custos que acabou de apresentar para cada remessa.

      Não sei se já viu mas tenho aqui um post explicando exatamente como realizar a transferência ACH é evitar as taxas de transferência.
      http://www.bpmilhao.com/2017/08/tutorial-como-transferir-dinheiro-para.html
      A primeira vez que transferi paguei 30$, imagine para cada transferência? Seria no mínimo 360$ em um ano.

      A única coisa que eu não aconselho é deixar os 10k parados pra evitar a taxa de 15$. Com 10k da pra conseguir mais de 15$ por mês em rendimentos. Além de termos dividendos em ações, há a valorização do papel ao longo do ano e mesmo que pague 180$ por ano de custódia no banco, qualquer ação vai te pagar isso em valorização. Sem contar que estamos falando apenas de 10k, se considerarmos toda a carteira, digamos uma carteira de 50k, este valor de 15$ fica 5 vezes mais fácil de pagar.

      Abraço.

      Excluir
    2. Olá BPM!

      Parabéns pelo site e pela iniciativa em ajudar os investidores brasileiros a investir no exterior! Tenho falado a pessoas próximas (parentes e amigos) sobre como é interessante e rentável investir na bolsa brasileira e americana e percebo muita resistência e ceticismo. Após muita explicação fiquei contente que um parente próximo comprou duas ações na Bovespa recentemente. Quando falo sobre investir nos EUA, parece que estou falando de algo impossível ou muito difícil de executar e não é verdade. As pessoas precisam estudar sobre investimentos e colocar as idéias em prática, abrindo conta em corretora seja brasileira ou estrangeira, enviar algum dinheiro e comprar os ativos após análise. Infelizmente a procrastinação impera e algumas pessoas querem dinheiro fácil. Mas sigamos defendendo nossas estratégias buy and hold de longo prazo e o tempo dirá quem está certo.

      Concordo com vc sobre a questão de não deixar 10k no BBAmericas para que a rentabilidade (ganho de capital+dividendos) destes 10k em stocks dos EUA cubra com folga a tarifa de USD 15.00 mensais. Porém estou seguindo a estratégia do mestre W. Buffett que no momento mantém em cash cerca de 20% do valor de mercado da Berkshire Hathaway numa conta CD em algum banco americano. Ele está pronto para comprar ações baratas de boas empresas num eventual bearish americano que com certeza acontecerá num curto prazo. Por isso prefiro manter os 10k na checking account do BBAmericas prontos para um ACH para a IB num eventual bearish americano/global. Quando eu tiver > 100k na IB uma parte do cash ficará no IB pq com este balance a IB paga interests. Depois dá uma olhada em aluguel de stocks na IB que libera aluguel para clientes com balance > 50k e paga 50% da taxa de aluguel recebida sendo que a taxa de aluguel é compartilhada pela IB, diferente das outras corretoras que escondem as taxas. Outra coisa legal é que a IB isenta a custodia de USD 10 com balance > 100k. Estou gostando muito da Interactive Brokers que ao meu ver busca transparência, low cost e diversas funcionalidades.

      Excluir
    3. Perfeitas colocações Rodrigo.

      Estou com um post na cabeça que vou escrever em breve exatamente sobre o que você acabou de citar, sobre as pessoas procrastinarem e acharem que é difícil é impossível investir assim. Mesmo ensinando passo a passo as pessoas não fazem. Mesmo dando informação gratuita, elas não fazem.

      Quanto a deixar esses 10k para a hora do bearish, também faço isso. Tenho lá um dinheiro esperando a hora de fazer mais compras, neste caso é diferente, o dinheiro está lá só o tempo necessário até que surja oportunidade de compra e não para evitar a taxa.

      Legal essa do aluguel, ainda não tinha estudado isso, vou dar uma olhada.

      Compareça sempre por aqui. Vamos continuar mostrando o quão fácil é rentável é investir no exterior.

      Abraço.

      Excluir
  26. Caro BPM,

    Segui seu tutorial para a abertura de conta na IB e foi muito bom, eles mudaram um pouco a exigência de informações nas telas, mas nada que inviabilize o tutorial.
    Estou agora “empacado” numa nova fase deste game. :-)
    Desejo comprar os ETF’s EIMI e IWDA que são domiciliados na Irlanda e negociados na bolsa de Londres.
    E aqui começa minha dificuldade, pois ambos ETF’s são cotados em dólares, mas comercializados na bolsa de Londres e não sei como proceder. Converto dólares para Euros ou posso comprar direto com dólares?
    Obrigado por qualquer ajuda.
    Abraço,
    Data160

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Data160!

      Vou tentar atualizar o tutorial então.

      Para comprar esses ETF você não ptecisa converter para euros. Existem eles com ticker em USD.

      Da uma olhada neste post que você vai ver que o mesmo ETF pode ser negociado em varias bolsas apenas alterando o código e passa a ser moeda local.
      http://www.bpmilhao.com/2017/05/investimentos-no-exterior-compra-de-etf.html

      Aqui também explico https://www.facebook.com/BPMilhao/photos/a.1667899016576476.1073741828.1617522784947433/1687381104628267/?type=3

      Qualquer dúvida só comentar por aqui ou no Face ou no Twitter.

      Abraço.

      Excluir
  27. Boa noite, estou acompanhando o post mas sou nova nesse universo de Mercado de Ações. Atualmente estou operando apenas mini índice (day trade) e gostaria de saber se é viável esse tipo de operação no exterior. Caso sim! A IB continua sendo a corretora mais indicada? E gostaria de saber se há outras possíveis para tais operações, visto que o aporte de 10k pode ser um complicador.
    E fiquei na duvida quanto a Irlanda, pelo IB consigo realizar investimentos lá? Ou tem uma corretora especifica?
    Da mesma forma há outros países que vocês indicam investir?
    Minha meta é viver de renda, porém antes dessa meta quero ir morar na Europa e por isso ter renda em moedas mais fortes está no meu radar!
    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoliny!

      Não sou a pessoa mais indicada para falar de Mini índice. Já operei DT mas em ações e até opções no Brasil. A IB é um supermercado e com certeza você encontra lá.

      Existem outras corretoras que abrem conta com valor menor como a DriveWealth e a Saxo Bank mas global mesmo, só a IB que conheço.

      Quanto a operar na Irlanda, a IB é global, ou seja, você consegue operar em vários mercados do mundo todo. Alguns papéis já são operados em vários países e só mudam o ticker como é o caso de IWDA e SWDA. Não precisa de uma corretora específica para operar na Irlanda caso seja cliente da IB. Já se tiver conta só na DriveWealth, neste caso necessitará de uma corretora na Irlanda, pois a DW não é global.

      Quanto a investir em outros países, o que faço é buscar um ativo que possa ser negociado em dólar pra não ficar fazendo câmbio, o que não é nada difícil e você faz direto na IB mesmo. Sendo assim eu compro ETF e outros ativos assim.

      Lembre-se que para investir em outro país diretamente você precisa estudar um pouco o mercado e acompanhar o ativo. Existem países bem sólidos onde você pode deixar dinheiro.

      Para morar na Europa você pode ter conta na IB e receber os dividendos e alugueis dos REIT por lá mesmo. A única coisa que vai acontecer é que na hora do saque vai ser uma operação de câmbio entre USD/Euro. Quando viajo eu saco nos ATM na moeda local em que estou. Já fiz isto em vários lugares do mundo sem problemas nenhum.

      Fique a vontade por aqui.

      Excluir
  28. Obrigada pelo retorno breve e pelas dicas. Com certeza enriqueceu bastante!

    ResponderExcluir
  29. Para quem quer enviar dinheiro para a Interactive Brokers diretamente sem utilizar o BB Américas, é só conferir este post. https://www.comoinvestirnoexterior.com/remessa-online-para-o-exterior/

    ResponderExcluir
  30. No caso de abertura de conta conjunta na Interactive Brokers, qual opção devemos utilizar - “Tenants in Commom” ou “Joint Tenants with Rights of Survivorship”?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá unknown, Joint Tenants with rights of survivorship é pra dar os direitos ao outro titular da conta após a morte de um. Essa opção julgo melhor.

      Excluir
  31. Olá Me tira uma dúvida de novo!! eu tô vendo no site da interative Brokers pra tirar as ultimas dúvidas antes de escolher entre ela e s DW... Li que depois dos 8 meses a taxa de $10 passa para $2.. é isso mesmo? ela diminui depois? Pois essa mensalidade de 10$ que tava pegando pesado comigo.. vai que algum mês eu não faço nada e ainda perco 10... mas se for para 2$ igual eu entendi Fica tranquilo...obrigada, Camis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Camis, a custódia será sempre $10 a menos que você tenha 100k investidos. O que acontece é que as corretagens são descontadas dos $10 então pode fazer 10 operações diferentes e só pagará 10.

      Excluir
  32. Olá! Obrigada pelas informações! Não falo inglês, abri uma conta na Interative Broken e remessei 50 dólares mas só chegou 16 dólares por conta de taxas. Desisti da conta e quando fui encerrar não consegui de jeito nenhum trazer os 16 dólares de volta. Eu fiz nessa ordem: transferi o dinheiro pro BR e encerrei a conta. Aí chegou um e-mail deles depois informando que a transferência não deu certo devido ao valor mínimo de transferência ser 25 dólares. Daí estou sem poder logar na conta já que foi encerrada. Serei negativada ou terei problemas pra entrar nos EUA por conta disso? Vou em nov.2019

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Te respondi no site comoinvestirnoexterior.com

      Não desista, reative a conta e envie dinheiro do jeito certo. Usando a remessa online com o voucher de desconto investirnoexterior você não perde dinheiro.

      Fique a vontade para tirar as dúvidas.

      Excluir
  33. Boa noite! Saberiam informar se é possível abrir a conta na Interactive com passaporte vencido ou apenas documento do Brasil (CNH ou RG)? Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!