Após balanço ruim encerro posição em GE com prejuízo!

by - 13:31

Fala galera da Finansfera!!!


Sempre falamos na Finansfera que devemos manter uma ação enquanto ela for boa o suficiente em sua administração e mantiver bons resultados. 

Também falamos que não devemos vender uma ação só porque ela caiu de preço de um dia para o outro. Chamamos de sardinha quem acompanha o movimento do mercado e damos aulas de como se analisar uma ação. 

Pois bem, tudo isso é muito fácil com um mercado altista e uma empresa como a grendene ou então Amazon por outro lado ter sangue frio pra ver parte do seu patrimônio cair e ainda assim esperar para ver se o resultado trimestral vai vir bom ou não, é para poucos. 

Já vi varias casas de análises perguntando se você está disposto a ver seu patrimônio diminuir 50% repentinamente.  Caso não esteja então não entre em ações. 


Depois de toda essa introdução para alertar que pode acontecer, trago a vocês o encerramento em uma empresa que não anda bem das pernas há tempo e seu último balanço veio desastroso, está empresa é a: GE



Que a General Eletric é uma mega empresa isso é indiscutível. Ela faz praticamente do alfinete ao foguete passando por produtos médicos mas uma má administração pode derrubar e muito uma empresa. 

Eu comprei GE em abril, relembre aqui e vim acompanhando as notícias dela. Os investidores estava muito descontentes com o CEO Jeff Inmelt e sua administração. Inmelt que foi trocado em agosto tendo como substituto John Flannery era o “culpado” pela decadência da GE mas após um trimestre com Flannery ele deve estar rindo dos acionistas. Certo que devemos dar mais tempo para o novo CEO mas já era pra ter uma ideia do que ele é capaz. 

O último balanço 3Q17 tinha expectativas de pagar 0,49 de dividendos por ação mas no fim veio o anúncio de 0,29. Um monte de opiniões contra a administração continuaram a inundar os sites e blog. Somando ontem e hoje a ação caiu mais de 7% fechando a 21,90 Trumps.

Então o que fazer? Simples! Não devemos ficar nos estressando nem virar torcedor da ação. A estratégia é: a ação não está indo bem? Venda e compre outra melhor! Não vou ficar de torcedor aguardando que ela suba novamente ao preço que comprei. Segui a estratégia simples de analisar pelo menos mais de 6 meses da ação pra depois ver qual caminho ela está tomando e decidir se fico ou saio. 

Após este tempo todo seguindo ela é vendo que não tem sinal de melhora então decido que não vale mais a pena ser acionista dela. Acho também que no próximo ano a GE necessitará de um esforço hercúleo para, ao menos tentar trazer os investidores novamente. 

Operação encerrada!


Mas por que aguardar até agora pra vender? Como já citei, devemos analisar os balanços e eu aguardei o terceiro de 2017 mesmo o segundo 2017 tendo sido ruim. Quer ver um exemplo? Olhem a GWW. Falei dela neste post


GWW apanhou bastante por conta do efeito Amazon e teve o segundo trimestre de 2017 bem normal porém, o 3Q17 vaio bombando e jogou o valor da ação pra mais de 14% em 3 dias e hoje deu uma corrigida. Atualmente estou com valorização acima de 14% no papel sem considerar os dividendos recebidos. 

Na época que comprei GE eu também olhava EMR mas por conhecer mais produtos da GE, acabei optando por ela. Agora estou pensando em me manter no setor porém trocando de empresa, as projeções são de compra da EMR. 

Da venda de GE entrou a compra de uma ação que estava há muito no meu radar e resolvi encarteirar ela logo. É a Apple! 



Por fim fica a lição de que devemos analisar a ação com frieza e aguardar os resultados e só após isto tomar a decisão com razão. Se utilizar emoção você passa a ser torcedor e isto é prejudicial. 

Por enquanto é isso pessoal. 


Abraço a todos!!!

You May Also Like

19 comentários

  1. BPM, parabéns pela disciplina de cumprir seus pré requisitos.

    As escolhas devem ser pautadas somente em suas análises, sem influências das opiniões dos "analistas". Essa busca pela lucidez do que é certo ou errado fazer em momentos como esse de crise da GE é fundamentado no conhecimento da empresa.

    Desconheço a realidade de todas as empresas que citou, aliás, não conheço nenhuma overseas. Mas você acertou sua decisão por ter feito a tarefa de casa de estudar a empresa e cumprir com o seu método de análise e escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AI,

      Muitas pessoas ficam perguntando o que comprar e não fazem análises. O que importa é dormir bem. Continuo analisando outras pra entrar.

      Abraço.

      Excluir
  2. Ola, Se a posicao for grande eu costumo sair devagar... O que pensa?Interessante tambem tenho aapl nacarteira hehe. Abraco e que o milhao venha logo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R. R,

      Se a posição for grande também acho uma ótima maneira ir reduzindo aos poucos. No meu caso não era grande e se fosse eu estaria reduzindo desde o balanço anterior.

      O prejuízo não afeta a carteira pois há outras com valorização até maior do que a perda de GE.

      Excluir
  3. Parabens mesmo pela disciplina nos seus critérios.
    Eu confesso q sei quando entrar. Mas nao sei quando sair da compra.
    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM,

      Sair é realmente complicado, tem que analisar os balanços e realizar o prejuízo mas se tiver em mente que vai pegar o dinheiro e colocar em outra boa oportunidade, fica até mais fácil.

      Abraço!

      Excluir
  4. pois é! Tem muitos administradores depredando grandes empresas e ganhando bônus altíssimos. Se falir quem fica no prejuízo é o acionista, afinal o salário e bônus que eles ganharam não são ações que são cotadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufunfa,

      Lá fora é um pouco diferente mas também acontece.

      Excluir
  5. Assumir prejuízo. Essa e,na minha opinião,a decisão mais difícil do investidor.
    Por isso considero importantíssimo a decisão do que comprar. Tenho na minha carteira uma ação com mais de 80% de prejuízo só pra me lembrar disso. E , claro, que ela é um percentual ínfimo da minha carteira, mas ela esta lá pra me lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu quase deixei GE na carteira como case de estudo por pelo menos uma década. Pensei em deixar ela para no futuro escrever essa história mas acabei desistindo depois de vir acompanhando as notícias e ver que o problema maior são algumas decisões tomadas por eles.

      Ainda bem que a parcela não era grande mas com certeza a decisão de se livrar de um papel fracassado é difícil, sempre tendemos a acreditar que vai melhorar mas estudando os fundamentos e acompanhando os balanços, não há motivos para insistir.

      Abraço!

      Excluir
    2. Ainda tem mais, tem gente que não assume que teve prejuízo nunca kkkkk, alguns são imbatíveis!

      Excluir
  6. Falta de sorte hein?! Bolsa americana bombando e vc levando um preju deste tamanho. Mas se entrou para B&H não seria o caso de colocar em quarentena? Poucos trimestres para tomar uma decisão tão drástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Uó,

      Ela tava em quarentena já. Eu peguei ela já com alguns trimestres ruins kkkkk. Esperei mais dois na esperança de que a troca do CEO fosse dar um up nela mas não adiantou e ainda prevejo mais ladeira abaixo enquanto não acertarem isso.

      O que acho que vai acontecer é: Ela vai sofrer até o próximo trimestre e se vier melhor do que este agora, vai dar um up porém nada animador. Ela vai precisar de pelo menos mais 2 trimestres com bons resultados pra voltar pro páreo. Melhor sair dela agora e entrar em outra.

      Entrei em Apple pois já fazia tempo que queria no entanto ainda acho que o próximo balanço não virá tão bem nas vendas do iPhone por terem lançado 2 modelos de uma só vez e mais caros.

      Vamos aguardar!

      Excluir
  7. Olá BPM,

    GE anda meio mancando há algum tempo.

    Melhor escolha é a Apple mesmo.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é II,

      Ainda dei a chance de melhorar este trimestre, como não melhorou tirei alguns milhões de lá kkkk

      Abraço!

      Excluir
  8. Tem varias empresas boas industriais. Mas a EMR que vc citou também está passando por reestruturação. Claro que a situação da emr é bem mais confortável que a GE. Mas fica ligado pois ela tem uns riscos também.

    Nesse setor que vejo como mais tranquilo seria a mmm e a hon que inclusive comentei dela quando vc comprou a GE, olha lá no seu post kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDD,

      Na época a dúvida era entre GE e EMR e acabei escolhendo a errada kkkk. De qualquer maneira entrei em Apple pra não ter erro, apesar que novamente eu digo que não acredito que o balanço dela virá muito bom pois ainda não acredito nesse lançamento de dois modelos de iPhone de uma vez.

      Você comentou de HON quando comprei GWW tá neste comentário aqui https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/07/fechamento-junho-2017.html

      Deixei HON no meu radar.

      Excluir
  9. O emocional é decisivo em renda variável. Mas você fez o certo BPM, tem que analisar friamente. Creio que isso se aprende com o tempo.

    Grande abraço

    Acompanhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diário,

      Com certeza se aprende com o tempo. Já fui investidor- torcedor no início e olha que desde que vendi ela caiu mais ainda.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!