Investir em ações com base na análise gráfica

by - 17:50

Fala galera da Finansfera!!!

Investir em ações com base na análise gráfica ou fundamentalista?


Eu iniciei na bolsa de valores em 2007. Aprendi a operar com um amigo que já tinha mais de 10 anos de experiência e ganhava por dia fazendo trades o que eu ganhava por mês. Claro que logo me empolguei e quis aprender e fazer o mesmo né, afinal se ele conseguia, eu também poderia.

Entrei pra bolsa de valores diretamente querendo fazer trade, nada diferente de qualquer iniciante. A ideia de que 1% ao dia era simples e fácil e ter 20% ao mês em média me deixaria milionário em meses. A lógica do trade é linda, a prática é horrível. 

O engraçado é que na época eu comecei a aprender a análise gráfica e achava que aquilo era o ouro da bolsa. Bastava aprender aqueles candles, IFR, MACD, MM dentre outras várias siglas, métricas e projeções que já estaria tudo resolvido. Acordava e olhava os sites do Lopes Filho e outros que sempre colocavam atualizações diariamente.

O tempo foi passando e percebi que a vida não era tão fácil assim e que para ficar milionário em meses era necessário muito mais que entender alguns candles. Não fique milionário naquela época operando trade baseado em análise gráfica. Tive que estudar muito e aprender muito, até hoje estudo e aprendo.

Análise Gráfica

Se você chegou aqui mas não entendeu muita coisa e não sabe o que é análise gráfica, deixo a explicação do site www.investpedia.com.

A análise gráfica, ou análise técnica como também é conhecida, é o tipo de análise cuja matéria prima é o gráfico histórico de preço dos ativos, que podem ser ações, commodities, índices, etc.

É o tipo de análise mais utilizada pelo pequeno investidor pessoa física, pois é uma análise que não requer profundos conhecimentos de economia, administração, contabilidade, etc., como é o caso da análise fundamentalista. Qualquer investidor consegue se familiarizar rapidamente com os gráficos após um período de adaptação e se torna capaz de interpretar os movimentos dos ativos através deles.

Embora seja uma análise fácil de ser compreendida, muitos investidores não conseguem obter sucesso financeiro ao utilizá-la. Aqui, cabe ressaltar, que o entendimento do gráfico é apenas uma pequena parte do caminho a ser percorrido. Para fazer dinheiro através dessa interpretação é preciso utilizá-la da maneira correta, sem tentar fazer previsões do futuro, além de desenvolver um método eficaz de controle de risco.

A análise gráfica possui alguns princípios que sustentam e justificam o método. É importante para o investidor que deseja utilizar esse tipo de análise estar familiarizado com eles, afinal, para aqueles que acreditam na análise gráfica, esses são a base de tudo. Vejamos quais são esses princípios.
Mas o objetivo do post é trazer uma pequena enquete que fiz no Twitter perguntando se você compra e vende ações somente fazendo análise gráfica. Vejo muitas pessoas justificando o movimento das ações com os padrões dos candles mas hoje eu não acredito tanto assim nos gráficos. Hoje sou fundamentalista e não acredito que o preço vá cair só porque no gráfico mostra rompimento de suporte.



Vamos à uma situação: Digamos que o Ciro Gomes vença as eleições, o dólar dispare, os investidores resolvem fugir da bolsa, o caos se instala e os preços despencam. Eu pergunto: Você venderia uma ação só porque ela rompeu uma resistência? Ou olharia o cenário à sua volta e decidiria se fica ou não com o papel?

GWW

Vamos ver um gráfico interessante.



Claro que em algum momento a análise gráfica vai bater com os acontecimentos mas a dúvida é se o preço das ações seguem os gráficos ou os fundamentos?

Este gráfico é da stock GWW, Grainger que já falei diversas vezes aqui no blog. Se quiser relembrar ou ver pela primeira vez, acesse aqui, aqui, aqui e aqui

Esta empresa vem crescendo há mais de 1 ano dobrando o valor da ação. Este gráfico é de 1 ano, eu mesmo comprei ela próximo dos $172 e hoje ela custa mais de $350 fora os dividendos recebidos. Olhando o gráfico vemos alguns Gap destacados na elipse verde. Gap são áreas abertas no gráfico.



GAPs

Falando em gap, na teoria da análise gráfica existem 4 tipos de gap: de área ou comum; de fuga ou corte; de continuidade ou medida; e de exaustão. Em tese todo gap vai ser fechado um dia. Sendo assim, já podemos concluir que GWW voltará a $183 porque ali tem um gap representado pelo retângulo azul. 

Podemos ver 3 gap destacados na imagem acima. entre $183 e $186; entre $239 e $247 e $308 e $323, seguindo a teoria, se todos os gap forem fechados no futuro, posso vender agora e aguardar voltar a $183 mas será que volta? Qual seria o motivo de cair 50%? Seria porque formou o gap lá atrás ou porque a empresa deixou de lucrar e as vendas caíram aumentando os custos? Ou uma crise? Ou uma guerra?

Volume de negociação 

As setas azuis mais embaixo mostram o volume de negociação naquele dia. Podemos ver que os maiores volumes de negociação foram juntos dos gaps. Este volume representa a confiança (verde) ou desconfiança(vermelho) do investidor, mas qual o motivo da confiança? Neste caso foram os balanços trimestrais. Como pode ser visto aqui, o resultado foi extraordinário e com isso o preço da ação disparou. Na sequência os próximos balanços também foram excelentes e gerou os outros gaps.

Candles

Esta imagem está representada pelos candles mas pode ser representado por barras ou linhas. Cada candle daquele ali tem um nome. Se um candle maior aparece antes de um outro diferente e menor, forma um nome como por exemplo engolfo de alta ou de baixa, dentro da teoria existe muita combinação, como ombro -cabeça- ombro dentre outras.

Uma figura marcante na análise gráfica é o martelo. Martelo é uma figura que pode aparecer no topo ou no fundo. Deve ser destacada e ter uma cabeça pequena e um corpo longo. Para ilustrar um martelo, podemos ver as setas vermelhas apontando.



O martelo indica reversão de tendência, ou seja, se aparecer no topo, significa que vai cair, se aparecer no fundo, significa que vai subir. Olhando a imagem podemos ver praticamente 4 martelos no fundo. Reparem que o candle está bem sozinho no fundo, se aparecer entre outros, não significa reversão.

Conclusão

A análise gráfica é como o Tostines, será que vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? A análise gráfica funciona e o preço das ações seguem ou a análise gráfica somente representa o que já aconteceu no mercado?

Você acredita que o candle martelo que deu a força para aumentar os preços ou foi o aumento das vendas? Será que o gap será fechado em $183?

Enfim, há quem acredite fortemente na análise gráfica e eu respeito isso. Na verdade eu mesmo faço umas análises nos gráficos dos ativos que tenho e quanto não vejo uma justificativa nos fundamentos, acabo tentando conseguir uma na análise gráfica. Inclusive estava pensando em vender GWW e justifico com a análise gráfica mas isso vai ficar para outro post, sem contar que é uma grande conversa com o Viver de Dividendos que ficamos de debater.

Dizem que os analistas gráficos veem figuras mirabolantes quando olham para a rela. Pra finalizar falando de gráficos, abaixo apresento o camelo vomitante 😂😂😂


E você? Opera como? O que acha da análise gráfica?

Abraço a todos!



You May Also Like

14 comentários

  1. Existem algumas coisas muito úteis na analise gráfica como índices de força relativa e renko para tendências que podem ser utilizados para inciar investimentos de longo prazo.
    O que é preciso deixar claro é a diferença entre trader, onde isto é muito importante, de investidores de longo prazo, onde a analise fundamentalista é praticamente a úncia que importa. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então AA40,

      Como citei, eu até olho alguns conceitos de análise gráfica pra ratificar uma compra ou venda mas é só por desencargo de consciência. Não consigo realizar uma compra ou uma venda hoje só porque os candles disseram assim como os búzios. O IFR é um deles. Também observo a divergência altista ou baixista, ali sim acredito no gráfico pois mostra a perda da força compradora ou vendedora.

      Agora, para um Trader, a análise gráfica é um mantra. Quem opera Forex tem que ter ela na pinta da língua.

      Excluir
  2. Ainda complemento dizendo que acho que o movimento manada dos grafistas acaba por realizar o que se pressupõem quem o gráfico sinaliza. Acompanhar esses movimentos pode ser interessante para antes da compra, pois com certeza algum grafista estará vendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnny,

      A dúvida é se realmente operam sempre com base nos gráficos ou somente dizem que o fazem sem fazer. É igual quem diz que preço não importa, meus amigos que falam isso não estão comprando Cielo aos montes com esse preço baixo nem IRBR.

      Excluir
    2. Concordo, mas acredito que uma leva de pessoas realizam o movimento por causa dessas analisas, o que acaba por incentivar o movimento. Eu reli o texto dps e vi que mencionasse isso tbm com a frase "será que vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais". Um outro ponto, é que com base nessa análise, o pessoal coloca alguns stops nas operações, o que piora ainda mais o cenário. Ainda estou estudando, mas as vezes da de pegar um desconto na compra dos ativos se aproveitando desses movimentos.

      Excluir
    3. Johnny,

      Você tocou em um excelente ponto, o stop! Tem sim bastante gente que usa stop e isso faz aumentar a estatística dos preços em relação às análises.

      Stop até é bom mas as vezes faz você perder uma posição apenas por uma estilingada, aí ou aceita ou chora 😂

      Excluir
  3. Camelo vomitante?! KKKK... Muito boa.Acredito, brincadeiras a parte, que as duas escolas podem conviver harmoniosamente sem chegar a esse requinte de figuras, gaps, etc.Podemos chegar a conclusão que comprar uma determinada empresa num deteminado momento é o que deve ser feito e o seu grafico com seus indicadores técnicos e tendencia apontar um momento mais adequado pra isso. No restante concordo que a análise técnica tem muitas firulas e parábolas mas isso é pra complicar a mesma e multiplicar o número de pessoas que ganham dinheiro desvendando seus supostos "misterios"a alunos inocentes e gananciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Defina,

      Muita gente ganha dinheiro com as aulas mirabolantes de análise gráfica. É meio igual ao tesouro direto, descomplicar o que não é complicado.

      Excluir
  4. Que corretora usa pra colocar dinheiro na NYSE?

    Podia fazer um post básico falando do processo de abrir conta numa dessas corretoras, nandar o dinheiro pra lá, trazer de volta, impostos etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,

      Eu uso a interactive brokers. Da uma olhada no site www.comoinvestirnoexterior.com lá tem tutoriais de como abrir conta em banco e corretora para operar fora.

      Excluir
  5. FAla BPM!

    Eu já operei AT também, na primeira metade desse século. Devorei aquele livro do Alexander Elder. Na época, não existia análises de indicadores em realtime, ou eram caríssimos, e eu mesmo fiz uma planilha no Excel com todas as fórmulas dos indicadores e alimentava os preços de fechamento das ações que acompanhava de noite, quando voltava do trampo.

    E hoje o acompanhamento é uma facilidade só, e adivinha? Não vejo muito mais sentido na AT, principalmente no Brasil. Aqui a economia é muito envolvida com a política e os black swans parecem moscas em churrascos, aparecem toda hora. Não tem gráfico que dê jeito nesse país srsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André!

      Comigo foi a mesma coisa. Eu delirava aqueles candles e hoje não vejo tanta lógica. Eu olho as vezes rapidinho mais como um exercício e só me atenho à alguns indicadores como IFR e divergências, pois esses indicam a força de um movimento mas não é isso que me faz decidir entre comprar ou vender.

      Abraço!

      Excluir
  6. Para mim, AT tbm não funciona....

    Porém conheço pessoas que vivem bem, apenas operando AT. Acredito que algumas pessoas se adaptam a ela e outras não, mesmo entendo todo o seu funcionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Trade,

      Como foi dito aqui, pra quem é Trader, os gráficos servem muito e para aqueles que investem em Forex também mas para quem é Buy and Hold ou quem estuda os fundamentos, não vale muito.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!