Não alimentem as pirâmides financeiras!

by - 14:10

Fala galera da Finansfera!!!





O assunto de hoje é muito importante e de grande utilidade para a sociedade. É um assunto muito sério que destrói famílias e até levam pessoas à morte. Pode até parecer que não tem tanta importância assim mas na verdade é muito importante entender sobre as pirâmides financeiras e melhor, não alimentá-las.

Nas últimas semanas temos vistos alguns perfis no Twitter pedindo dinheiro no site Vakinha para pagar dívidas advindas de investimentos errados na bolsa de valores. Estes pedidos aumentaram nos últimos tempos e algumas notícias ruins incluindo até morte, circulou nas redes sociais. Algumas pessoas resolveram ter ganhos rápidos e acabaram se endividando muito mais do que suas capacidades. Com pirâmides financeiras não é diferente. 

Educação Financeira

No Brasil temos muita deficiência com educação financeira, o que leva o brasileiro a ter dívidas altas. Estas dívidas são feitas geralmente para pagar coisas supérfluas ou então pagar juros de outras dívidas. O endividamento do brasileiro é ruim. Ruim no sentido do motivo. Nosso endividamento não é para comprar uma casa ou então empreender em um negócio. Nosso endividamento é para pagar carro, celular, viagem, cirurgias estéticas dentre outras coisas.

Esta falta de educação financeira leva os brasileiros a ampliarem suas dívidas contratando empréstimos para pagar empréstimos anteriores. Se olharmos nossos extratos bancários veremos uma opção de troca com troco, ou seja, eu faço um refinanciamento do meu empréstimo e ainda saio com mais dinheiro porque eles emprestam mais e aumentam o prazo de pagamento. Problema é que os juros são muito grandes. 

Muitos ainda entram no cheque especial os quais têm os juros mais abusivos do planeta. Todos os bancos cobram mais de 300% ao ano de juros caso você permaneça no cheque especial. Esta dívida fica de um tamanho impagável. O brasileiro de bem ainda fica tentando renegociar estas dívidas que cresceram por causa de uma pequena compra.



Parece não haver um interesse legítimo sobre a educação financeira dos brasileiro, uma vez que não vemos isso nas escolas. As famílias mais antigas possuem tabu de falar de dinheiro. Muitas pessoas não conversam de dinheiro em família e escondem o que ganham. Outras não sabem dizer não e acabam comprando o que não precisam.

Mas tudo isso que falei é apenas para ilustrar o caminho do endividamento do brasileiro. Essas dívidas vão aumentando simplesmente por falta de conhecimento, ou seja, por falta de educação financeira e é aqui que pirâmides financeiras entram.

Ainda sobre educação financeira, mesmo sendo aprovada para o currículo escolar, ainda há a preocupação de como o Governo passará essas informações aos estudantes. O modelo de ensino deve ser atualizado. Deixo aqui o post do Diário do Milhão onde podemos debater o assunto.

Pirâmides Financeiras 

As pirâmides financeiras existem há muitos anos mas elas não fazem parte do sistema financeiro nacional. Não é uma operação autorizada pelo Banco Central do Brasil. Fazendo uma rápida pesquisa no google, a gente encontra a história de Charles Ponzi. Se você não sabe, um esquema Ponzi é um esquema de pirâmide. Em uma rápida pesquisa ao Wikipedia, encontramos este resumo sobre Charles Ponzi. 

Um esquema Ponzi é uma operação fraudulenta sofisticada de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve a promessa de pagamento de rendimentos anormalmente altos ("lucros") aos investidores à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro ítalo-americano Charles Ponzi.
E é aqui que toda aquela falta de educação financeira se encaixa. As pessoas fazem dívidas grandes e depois não tem como pagar. Com os bancos pressionando pelo pagamento das dívidas, alguns procuram como ganhar dinheiro de modo mais rápido para pagar contas. Após rasas pesquisas, encontram esquemas de pirâmides oferecendo ganhos de 1 a 4% ao dia!

Encantados com a possibilidade de retorno, essas pessoas colocam tudo o que tem e até o que não tem para obterem retornos rápidos. Percebam que a falta de educação financeira faz com que as pessoas entrem em dívidas. Estas dividas são construídas ao longo de anos e depois estas mesmas pessoas querem uma solução rápida para quitar suas dívidas.

Se uma pessoa não tem educação financeira durante anos, não vai ser agora que com um ganho repentino para pagar tudo que ela vai aprender. No entanto, ainda na falta de conhecimento, essas pessoas entram nos esquemas sem saber os perigos que estão correndo. Por mais que falemos que esse tipo de operação é fraudulenta, a possibilidade de retornos rápidos e altos encantam.



Não alimente uma pirâmide financeira

Como já falei um pouco no BPMCast que vou deixar aqui para vocês ouvirem, tenho alguns exemplos de pirâmides financeiras que me foram oferecidas recentemente. A última me oferecia 4% ao dia e dizia que era garantido. Alguns amigos entraram em algumas pirâmides e depois, em tom de brincadeira, disseram saber que era uma pirâmide mas que tinha colocado pouco dinheiro la. Se perdesse não teria problema e se ganhasse, estaria rindo.


O problema é que as pessoas que entendem que este tipo de operação é uma pirâmide mas mesmo assim entram, não pensam no mal que estão fazendo para aqueles que não conhecem o esquema e estão desesperados por ganhos rápidos e repentinos para pagar contas e até mesmo comprar uma casa ou carro. Geralmente não nos importamos se o outro erra em não conhecer o esquema e falamos que isso é problema de quem entra mas na verdade é um problema de todos.

É essencial que não alimentemos uma pirâmide financeira e ainda por cima devemos denunciar à polícia caso tenhamos conhecimento de alguma. Vários esquemas já foram desbancados, muitos milhões apreendidos em espécie, carros, casas, moedas diferentes e joias dentre outras cosias. As pessoas que montam um esquema de pirâmide ganham muito dinheiro e depois desaparecem.

Antes de pensar em entrar em uma pirâmide, mesmo que seja de brincadeira, pense no mal que você estará fazendo para outras pessoas que acreditam nos retornos altos e rápidos e que acabam perdendo até dinheiro que não tem. Não alimentem este tipo de esquema e não permitam que seus amigos o façam.  Se quiserem ganhar dinheiro com investimentos, estudem bastante sobre o investimento que estão te oferecendo para não cairem em fraudes.

Forte abraço a todos!

You May Also Like

8 comentários

  1. Infelizmente a grande massa das pessoas realmente acredita que esses esquemas são bons e nem sabem que se trata de pirâmides. Para mim é um reflexo da ganância e como você bem colocou, falta de educação financeira!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Executivo, tenho constatado isso mas palestras que faço sobre educação financeira. Muitos perguntam e não sabem nem do que se trata.

      Excluir
  2. Tudo correto, BPM, vale o aviso, com certeza!

    Eu sou um pouco resistente a ter pena dessas pessoas. Tendemos a classificá-las como pessoas "sem conhecimento" ou "sem discernimento financeiro", mas, olha, confesso que algumas são mais do que isso.

    Há muita gente que sabe dos riscos mas quer o dinheiro fácil. Quer investir na sorte ao invés do estudo. Quer pular as etapas necessárias para termos dinheiro de forma sustentável. Talvez por isso, meu sentimento em relação às suas perdas é mais de "desprezo" do que de "pena".

    Mas, é verdade, é bem possível que eu esteja sendo injusto com muitas delas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você André, também não tenho pena. De qualquer maneira, não podemos alimentar o sistema, pois ainda há inocentes que caem no assunto por falta de desconhecimento.

      Ontem saiu no jornal que mais uma quadrilha foi presa por esquema milionário de pirâmide financeira.

      Abraço.

      Excluir
  3. unico esquema em que acredito de enriquecimento do dia pra noite é na loteria...kkkk
    Por isso estou sempre fazendo minha fezinha...dentro de um orçamento controlável, é claro.

    do resto é ir aportando e exercitando a paciência!!

    abs e sigamos aportando

    ResponderExcluir
  4. eu nem sabia que o assunto era tão serio

    acabei de ver essa reportagem. é de hoje

    https://exame.abril.com.br/mercados/pf-faz-operacao-contra-unick-forex-por-piramide-financeira/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!