Assista Fauda e aprenda sobre o conflito entre Israel e Palestina

by - 10:17

Fala galera da Finansfera!!!



Bom, em época de pandemia, de lockdown, de quarentena e da impossibilidade de sair para curtir algo diferente, nos resta estudar, estudar, estudar mas também se exercitar e assistir bastante filme, seriado, cursos online e por ai vai. É por isso que hoje vou falar novamente sobre um seriado que gosto bastante, Fauda!

Não tenha TV a cabo, economize, aprenda mais e invista!


Em primeiro lugar gostaria de dizer que não tenho TV a cabo de nenhum tipo e isso me deixa com uma tranquilidade tremenda. Além de economizar muito dinheiro com isso, ainda deixo de perder tempo com programas ruins. Se você tem TV a cabo e não investe porque não tem dinheiro, sugiro rever seus conceitos, cancelar a TV a cabo e investir o valor. Veja a Série Investindo com Pouco dinheiro que estou fazendo que talvez você se anime.

Como já falei, não tenho TV a cabo mas tenho Netflix e Amazon Prime. Além desses dois aplicativos de streaming que tem ótimos conteúdos, ainda tem o Youtube (não pago o premium) com muita coisa boa pra gente assistir. Ah, já ia esquecendo de mencionar que existem vários cursos gratuitos no momento que oferecem horas e horas de aulas em vídeos, aproveite!



Oriente Médio e seus conflitos


Eu gosto bastante do tema "Oriente Médio". Conheço e já vivi em um país muçulmano e aprendi que existem diversas diferenças entre aquele povo. Para nós, ocidentais, todo mundo daquela região é árabe né, mas não é bem assim. Existe povo persa, árabe, judeu dentre outros. A região também tem divisões por religião, muitos são muçulmanos mas outros são judeus, como o caso de Israel.

Como se já não bastasse toda essa mistura, ainda tem conflitos entre xiitas e sunitas. E para embolar mais ainda a cabeça, temos como mais radicais os xiitas. Estes são os que compões o Hezbollah mas você já deve ter ouvido falar do Estado Islâmico (nem gosto de usar este termos, prefiro ISIS ou Daesh). O grupo extremista ISIS é composto por sunitas, então a ideia de que os xiitas são os piores, nem sempre é verdade.


Ah, e em falar em grupos extremistas, ai temos um monte né, Hezbollah, Hamas, ISIS, Al-Qaeda, Boko Haram eTalibã. Cada grupo desses foi criado com a finalidade, na maioria das vezes, política, para defender uma região. O Hamas por exemplo é composto por palestinos. Alias, a disputa Israel e Palestina parece nunca ter fim né.


Bom, eu não sou professor de história e posso cometer várias gafes ao tentar explicar exatamente como funciona toda aquela região, por isso, como sempre indico aquilo que acho muito bom, vou deixar disponível aqui a aula do professor Julio Raizen. Esta aula dele dura em torno de 2h:30 mas vale muito a pena assistir. O vídeo é de 2016 e você pode avançar até os 14 minutos onde ele, primeiramente faz umas propagandas e depois começa a aula propriamente dita. Com uma linguagem muito simples e engraçada, ele explica todo o contexto histórico dessa confusão que surgiu lá atrás com Abraão.



FAUDA



Mas agora vamos falar de Fauda! Eu já tinha comentado sobre Fauda neste post. Agora saiu a terceira temporada e já terminei de assistir. Não sei se foi porque tenho um pouco mais de conhecimento sobre a região de Israel, Palestina e por entender um pouco mais sobre as lutas entre eles ou se foi a terceira temporada que focou bastante em mostrar essas diferenças mas o fato é que, na terceira temporada fica bem fácil de entender a briga entre palestinos, israelenses, Faixa de Gaza, Hamas e como o Mossad opera.

Falando sobre o enredo o seriado não traz nenhuma novidade. É mais um episódio de conflitos entre o Hamas e o Mossad, digamos assim. Doron se infiltra em uma família para poder chegar a um líder terrorista. Um importante agente do Hamas que estava preso por 20 anos é solto e vê seu filho se envolver com o terrorismo sem querer. Dai surge toda a trama do seriado que tem uma superprodução.

Falando em superprodução, o seriado dá show mesmo. A equipe do Mossad é altamente treinada e fazem loucuras para conseguirem seu objetivos que é pegar terroristas. Existem vários filmes e livros sobre o Mossad e você pode conferir os filmes na Netflix. Mas ainda falando da produção, é interessante a atenção aos detalhes como por exemplo a perfeição que os israelenses da Equipe falam árabe. Para nós não há diferença na fala deles mas são idiomas complemente diferentes.

Obviamente o seriado terminou com a deixa para a quarta temporada, o que já estou ansioso para assistir. Se você assistir a aula do professor Julio Raizen e depois começar a assistir o seriado, vai entender muito melhor todo o contexto.

Além de Fauda existem outros seriado bons sobre conflitos no Oriente Médio. Um antigo que é muito difícil de achar chama-se Over There. Agora estou assistindo Califado e tem também aquele filme com Jamie Fox, O Reino. Enfim, são inúmeros filmes e seriado mostrando o conflito na região e os grupos extremistas. Também existem excelentes livros como o "Os carrascos do Kidon"

     


O assunto é muito vasto e poderia falar por horas aqui. Isso que nem entramos no mérito da antiamericanização que eles pregam tendo os Estados Unidos como inimigos. Pudemos ver isso no ataque às torres gêmeas além de outros momentos na história.

Por fim fica a dúvida: Será que o Brasil é um lugar tranquilo e que nunca terá ataques terroristas por parte de grupos extremistas no oriente médio?

Comente ai embaixo se você assistiu a aula do professor Julio Raizen, se assistiu Fauda ou qualquer outro seriado ou filme relacionado ao tema Oriente Médio. Quem sabe não criamos uma comunidade para tratar o assunto? Em um próximo post trago mais sobre literaturas sobre o assunto.

Forte abraço a todos!



You May Also Like

2 comentários

  1. Acabei de descobrir o seu blog e esse post já me deu vontade de desbravar todo o restante dele! rs Sou bastante curioso por essa temática. Fauda já estava na lista, agora vou passar para a 1a posição!

    Um livro que trata na nossa visão ocidental sobre o oriente e que achei fascinante é o "Orientalismo", de Edward Said. Foi o livro que abriu minha mente para este mundo, que me fez ver o quanto temos uma visão estereotipada e equivocada sobre o oriente.

    Acabei de iniciar um blog de finanças, vou add o seu lá! Se puder, dá uma força também! Abraços!

    www.ficandotranquilo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal FT. Não conhecia esse livro, vou dar uma pesquisada nele. Assista Fauda e a aula do professor Júlio e depois comente aqui o que achou.

      Parabéns por iniciar um blog, vá escrevendo nele somente por gostar e querer compartilhar, não espere retornos financeiros nem reconhecimento porque isso é bem difícil no mundo dos blogs e a maioria desiste no caminho.

      Abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!