Fechamento Março 2020

by - 19:08

Fala galera da finansfera!!!



Galera da Finansfera, que mês foi esse hein. Março foi um mês pra testar cardíaco e qualquer outra coisa. Vimos quedas gigantescas, vários Circuit Brakers, muito desemprego, discussões de todos os tipos e grande volatilidade no mercado. Realmente foi um mês sem igual desde que eu invisto. No entanto, como nosso foco é no longo prazo e sabemos que passaremos por algumas crises, vamos ao fechamento da carteira de investimentos no mês de março 2020.


Antes de continuar vou deixar aqui a propaganda que sempre faço da parceria com a Remessa Online por ser a melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior. Clique neste link para abrir sua conta e, usando o cupom bpmilhao ou investirnoexterior você vai receber 15% de desconto no custo do envio. Se você já utiliza a Remessa Online, agradeço bastante se utilizar o cupom bpmilhao ou investirnoexterior. Quanto mais pessoas usarem, mais desconto conseguiremos. Já estamos rumo aos 20% de desconto em breve.

Ações 

Minha carteira de ações recuou 28%. As maiores quedas foram em IRBR3 com incríveis -70,89%, seguido por  CIEL3 -35,18% e  BBDC3 -31,07%. Este mês as maiores altas foram as menores quedas né. Tive ODPV3 -12,19%, ABEV3 -18,02% e EGIE3 -18,11% como as menos piores performance. De qualquer maneira eu tinha um bom caixa e fui comprando umas coisas, vamos seguindo com a estratégia e os estudos.

FII

Sabe aquela história de que os FII são menos voláteis e caem menos? Pois é, as quedas estão sistêmicas e nem os FII escaparam. As maiores quedas foram RBGS11 -29,71%, MALL11 -28,10% e EDGA11 -27,72%. Já as menos piores foram MXRF11 -9,29%, KNIP -9,64% e KNRI -9,90%. Também fiz umas compras visando o longo prazo. É normal que os FII caiam também porque muitas coisas serão afetadas como os shoppings. Vamos ver como vai ficar daqui até o fim do ano.

Caixa

Utilizei grande parte do caixa tanto no Brasil quanto no exterior realizando compras nas maiores quedas. Ainda tenho um pouco de caixa e conforme os meses vão passando, dinheiro novo vai entrando e vou aportando. 

CDB e Debêntures

Os rendimentos estão cada vez menores mas seguimos em frente.

Previdência Privada

A previdência Adam FIC FIM também teve rendimento negativo fechando o mês com -1,45%. Já a AZ Quest -1,19%. O resultado da previdência no consolidado está considerando os aportes, então vou mudar para o sistema de cotas e trazer a variação certa depois.




Stocks

No exterior também não foi fácil. Quedas gigantescas começando com I -60,36% ( essa é aquela small Cap que tenho muito pouco mas de qualquer forma eu faço o cômputo aqui), XP -44,33% e XOM -26,19%. Por incrível que pareça tive duas stocks fechando no azul, AWR + 6,72%, CVS +0,25%, em seguida a menor pior foi BLK -4,98%

Se você ainda não viu a carteira pública que estou fazendo na TD Ameritrade para mostrar que é possível investir no exterior com pouco dinheiro, basta clicar aqui.

REIT

Os REIT sofreram mais que as stocks em geral. Mais uma grande queda. EPR -59,12%, PK -56,8% e CIM -53,69%. Incrivelmente tive um que fechou bem no positivo, DLR +15,65% já as menos piores foram AMT -3,99% e  LTC -31,07%

ETF

Segura mais queda então. CSPJX -17,56%, EIMI -14,37% e  RBOT -11,42%.

Vamos ver o resultado consolidado de 2020.





Como podemos ver, as ações caíram -28,67% seguido dos FII -16,44%. Em compensação, o dólar subiu bastante e segurou um pouco a rentabilidade da carteira total que foi de -8,02%. O total investido no exterior ficou praticamente no zero recuando apenas 0,12%.  


Este foi o fechamento de março de 2020. Não deixem de ver carteira toda detalhada, clique aqui

Não deixe de acompanhar o fechamento detalhado da carteira de investimentos no exterior clicando aqui.

Forte abraço a todos!







You May Also Like

8 comentários

  1. Desculpe a pergunta fora de contexto. Como são declarados esses ETFs sediados na Irlanda na Declaração do Imposto de Renda? (em relação ao código e localização). Foram comprados via Interactive brokers, certo?

    ResponderExcluir
  2. Bp, voce é um monstro conseguindo manter o controle sobre esse tanto de investimento.
    Pergunta:estou pensando aumentar alocacao para 25% do meu patrimônio no exterior. Mas quero saber antes os custos envolvidos: Existe o spread do dolar na compra e taxas de envio. Tdameritrade nao me cobra transacao. Vou colocar num ETF VOO ou VTI com taxas (ER) de 0.05%. Ganhos de capitais estarao livres de imposto ate 35k reais. Se precisar da grana aqui tem novamente o spread e taxas. Algo mais a considerar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Resmungão, perfeito, exatamente tudo o que você falou aí, não tem nada a mais a considerar. Só utilize a Remessa Online pra enviar e trazer dinheiro usando o cupom de desconto investirnoexterior que fica mais barato.

      No mais, se inscreva no www.comoinvestirnoexterior.com pra receber os posts e no canal do YouTube pra ver os vídeos.

      Excluir
  3. Fala BPM! Pelo visto você sofreu um bocado, hein! Talvez seja uma boa oportunidade pra repensar uma realocação e investir em imóveis físicos ou títulos SEGUROS de renda fixa.

    Qual estratégia você pretende tomar com relação aos REITs?
    De 29k dólar que eu tinha em meados de fevereiro agora tenho 15k (e não para de cair). Estou meio apreensivo de fazer novos aportes em REITs nesse cenário, pois parece que as consequências da COVID ainda irão longe no setor imobiliário de larga escala. Estou meio perdido nesse contexto e sei que você é fera no mercado americano, então gostaria de saber sua opinião.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AP, sofri mas o próximo fechamento poderá ser surpreendente. Eu tenho imóvel já, só não coloco como investimento.

      Com relação aos REIT, existe centenas e sempre tem um setor que se beneficia com o caos. Os de data centers estão indo bem, olhe DLR por exemplo. Enquanto EPR tá 50% de queda na minha carteira, DLR tá 30% positivo. REIT não é só imóvel, procure setores resilientes em crise. Alguns ETF também. São bons.

      Eu continuo aportando normalmente.

      Excluir
    2. Valeu! Vou dar uma olhada nos que você falou. Estou também analisando as seguintes stocks pra aportar: BAC Bank of America. WFC Wells Fargo. DIS. Disney.
      Abraço

      Excluir
  4. Fala BPM, tudo bem? Acompanhava sua jornada anonimamente, mas agora tomei coragem de criar um blog para, assim como você, compartilhar minha jornada. Obrigado por toda inspiração. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela iniciativa Policial! Fique a vontade para compartilhar suas experiências por aqui também.

      Vou fazer uma visita ao seu blog.

      Abraço.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!