Triste, o fim do blog do Sr. IF. 365

by - 14:23

Fala galera da Finansfera!!!

Hoje perdemos um grande combatente... não que ele tenha morrido mas o personagem dele morreu. O Sr. IF 365 encerrou seu blog hoje, 03 de maio de 2020. Retirou todos os posts do ar e deixou apenas esta imagem abaixo.





Quem é o Sr. IF. 365?

Para quem não conhecia, o Sr. IF. 365 é um ex-piloto comercial que juntou um excelente patrimônio e já estava cansado do estresse do seu emprego e resolveu então abandonar tudo e viver de renda. Ele é um dos poucos brasileiros que mostrou na prática como é viver FIRE. Também mostrou bastante os perrengues que passou com viagens. Para quem acha que viver FIRE é simplesmente ficar viajando por ai, está muito enganado.

Ele colocou esse nome porque iniciou o blog 365 dias antes de virar FIRE. Ele tinha previsto que se aposentaria dali a um ano só que ele antecipou e aposentou-se 3 meses antes do previsto. De lá pra cá ele contribuiu muito com seus posts mostrando na prática as contas de quem tinha um patrimônio de mais de 4 milhões de reais e como esse dinheiro rentabilizava.

Possui uma metodologia muito pé no chão mantendo o fundo tio patinhas para casos de emergência, reinvestindo duas vezes o índice da inflação e vivendo o mês com parte do que rendeu no mês anterior. Tinha um pouco de tudo, ações, FII, TD, dólar, BTC, ETF e até uma casa.

A Finansfera perde...

Mas o que aconteceu? Na verdade nada demais. Se você conseguir entrar em contato com ele, o que não sei se ele quer, vai receber uma mensagem que já vou adiantar aqui pra vocês.

Cara, já tinha ensaiado antes terminar o blog mas só hj tomei coragem. Refleti sobre o assunto é cheguei a conclusão que virou muita exposição da minha vida pessoal e isso estava gerando muito “barulho” e prejudicando minhas decisões. Passei a fazer coisas imaginando como iriam achar uma forma de criticar. Isso é bastante cansativo...

A Finansfera perde porque era um blog que mostrava muita coisa real desmistificando a maioria dos blogueiros que ficam colocando que têm patrimônio milionário quando na verdade não tem anda. Alguns dirão inclusive que ele mentia mas, como saber? Se você o conhecia, pode julgar se era mentira ou não.

Outra coisa bacana que ele fazia eram os podcast de entrevista com a galera da Finansfera. Confesso que tinha cada um ali... mas ele tinha muita paciência e fazia boas perguntas.  De qualquer maneira ele não morreu, ele tá bem mas não quer mais se expor, afinal de contas, ele colocava todos os gastos dele, ganhos, valores e tal. É bem compreensível que uma hora cansasse.



Por fim...

Por fim... vamos respeitar a opinião dele, quem sabe ele não contribui de vez em quando nos blogs por ai. Vamos continuar firmes e fortes na nossa corrida rumo à independência financeira e aposentadoria antecipada. A maioria dos blogs são criados com a finalidade de ganhar dinheiro no adSense e quando veem que não conseguem ganhar dinheiro assim, eles encerram o blog mas este não foi o caso do 365, uma vez que ele nunca colocou uma propaganda no blog dele.

Deixe ai nos comentários seu recado para o Sr. IF. 365, tenho certeza que ele vai ler, só não sei se vai responder.

Abraço a todos!

You May Also Like

60 comentários

  1. Sentirei muito a falta do Sr IF, com certeza foi um dos blogs que mais me inspirou a iniciar a busca da IF. Espero que ele esteja bem e volte a postar no futuro após passarmos por esta pandemia ou um ano sabático para colocar em prática os seus planos.

    Sr IF, muito obrigado por tudo, mesmo que você não saiba o quanto contribuiu pra busca da IF de tanta gente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele te inspirou então já fez o bem. Ele tá bem também. Siga firme na sua IF.

      Excluir
  2. Realmente uma grande perda, só posso agradecer as vivências e experiências compartilhadass pelo srIF. A finansfera me motivou a começar um blog para me auxilar no aprendizado. Mas logo no início vejo que é complicado, mas vamos tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manter um blog toma tempo e não tem retorno financeiro, tem que fazer porque gosta mesmo. Boa sorte com seu blog e que tenha vida longa, não desista.

      Excluir
  3. Eu lia os posts do sr.IF365 e nunca comentei, sempre me identifiquei muito com a escrita dele. Ele passava uma mensagem de gente como a gente. Vou sentir muita falta :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele não passava aquela sensação de vitória que muitos que não atingiram a FIRE passa, ele mostrava que mesmo com aquele patrimônio, tinha preocupações básicas.

      Excluir
  4. Pois é.
    Levei um susto hj qnd entrei la.
    Conteúdo de primeira.
    Cara extremamente dedicado nos podcasts.
    Foda
    Uma perda mesmo!

    ResponderExcluir
  5. O SrIf365 certamente foi um ícone na finansfera, umas das peças que me fez decidir criar um blog.

    Mas a vida é assim mesmo, em alguns momentos gostamos de uma coisa, no outro já não faz mais tanto sentido.

    Ele tem direito de acabar com o blog e curtir a vida como bem entender. Espero que sua ida para Portugal dê certo e que ele seja muito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha seu blog também. Não desista, pois o caminho para manter um blog com conteúdo no ar, é árduo.

      Excluir
  6. Fiquei muito triste com o fim do blog dele, o acompanho há mais de 02 anos, aprendi muito com ele, e ele era um tipo de inspiração pra mim, de alguém que buscou a IF e a conseguiu, mostrando que é sim possível alcança-lá.
    Entendo a sua motivação, que deve ser muito chato pisar em ovos o tempo todo, a liberdade que ele tanto almejou fica prejudicada com a quantidade de haters que só querem julgar ao invés de falar algo pra ajudar ou acrescentar.

    Toda Sorte do mundo ao Sr IF.365.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita exposição não é bom mas importante é que ele inspirou várias pessoas e deixou um legado. Quem sabe ele não retorna?

      Excluir
  7. Nossa, segundo blog que eu conheci de FIRE, achava muito interessante acompanhar o dia a dia e as preocupações de já estar lá.. o podcast então era muito interessante. Triste não poder contar mais com o Sr.IF mas certamente ele deve estar redirecionando seu foco pra outra atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog dele era interessante de acompanhar mesmo, sempre com pensamentos iguais aos nossos, sem viajar na maionese.

      Excluir
  8. Vai fazer muita falta SrIF365, dê um sinal de vida vez ou outra. Espero que consiga morar em Portugal, publique fotos vez ou outra. Calma que essa crise vai passar e a carteira normalizar. Foco na renda passiva recebida. Curta sua liberdade. Saúde pra você e pra Senhora IF. Abraço e gratidão pelos ensinamentos sobre finanças e a vida.

    ResponderExcluir
  9. Que pena! O blog tem que ser algo prazeroso, se já não estava sendo para ele, a decisão foi certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Manter um blog da trabalho, tem que ser algo prazeroso.

      Excluir
  10. É uma pena, seguia as postagens e os podcasts, eram muito legais.

    Meu blog o "Dinheiro Investimento e Lazer" tem 3 anos, foi criado em 2017, já é um dos mais antigos, deve haver pouco mais de 10 blogs de finanças e investimentos com mais de 3 anos.

    Se fizemos a analogia com os investimentos, um investimento de longo prazo é um investimento com mais de 5 anos, temos poucos blogs de longo prazo com mais de 5 anos. Pretendo manter os blogs por muitos anos.

    Em relação a ganhar dinheiro com blogs, só o DUO que ganha dinheiro no nicho de finanças com o Adsense ele é um super mestre no SEO e além disso, tem sites com boas hospedagem e domínios pagos.

    Deixo o blog Dinheiro Investimento e Lazer para conteúdos mais de blog e opiniões sobre investimentos e o blog Segredos do Investimento mais para conteúdos técnicos de investimento.

    Acredito que o caminho será cada vez mais o Youtube, já os vídeos são muito mais compartilhados com as postagens e tem um alcance muito maior. Para estar presente em vários lugares criei um canal do youtube, creio que será o futuro.

    Abraço e desejo sucesso aos nossos blogs e canais do Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL, tenho o BPMilhao desde 2014 apesar de ter tirado as postagens mais antigas pois acabava contendo informações que hoje não divulgo. Daquela época pouquíssimos estão ativos. Muitos criam blog pensando em ganhar dinheiro. A maioria morre no primeiro ano.

      Mantenha seu blog que com certeza ajuda muita gente.

      Abraço.

      Excluir
    2. Nossa! não sabia que seu blog era de 2014, muito legal saber isso!

      Vou continuar com o meu blog sim, a gente faz parte dos "veteranos" dos blogs, vai ser muito legal quando chegar em 2024 você e 2027 eu, para comemorar os 10 anos de blog!

      Abraço!

      Excluir
    3. Caramba, verdade. 2024 tá logo ali 😂

      Excluir
  11. Cara não acreditei, acompanho todos os dias.. Procurando o que houve no google cai aqui!

    Apesar de acompanhar ocasionalmente aqui tb!

    abçs Marcus1

    ResponderExcluir
  12. Tá na dele. Blog é bom quando te ajuda a botar suas ideias encadeadas e ainda recebe algo em troca, seja crítica construtiva ou não. Que esteja bem de grana, sem stress.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena o fim do blog do Sr.IF, aprendemos muito com ele. O conteúdo que ele publicava fazia realmente diferença na vida de muitos que buscam a IF.
    Torcendo para que ele repense a decisão e volte a publicar.
    Quem sabe sem se expor tanto e discutindo só genericamente os principais temas.
    De qualquer forma, fica aqui meu agradecimento. Tudo de melhor pra você Sr. IF.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se pelo menos ele participa aqui ou em outro blog.

      Excluir
  14. Sr IF nao nos deixe !!! Faz um post por mes que seja, realmente nao existe nenhuma obrigacao de vc blogar quase todo dia ! Posts mais espaçados vao reduzir o barulho que te incomoda.
    Sem falar no podcast que era um dos meus preferidos... nao nos deixe !

    ResponderExcluir
  15. Que triste! Acompanhava diariamente, tinha uma boa abordagem e conteúdo. Apagou tudo. Inacreditável! Vai fazer falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pra deixar o histórico né. Mas acho que ia gera muitos comentários.

      Excluir
  16. Ao lado do seu canal, BPM, o dele e de mais 2 ou 3 na finansfera era o que mais seguia. Uma pena, segui sua trajetória e observava o quanto era sensato e transparente ao contrario de muitos outros. Não aguentou o baque dessa crise logo em seguida a sua FIRE. Mas vida que segue. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar Marcos. Ele não parou de escrever por causa de baque na crise, foi mais pela exposição mesmo.

      Excluir
  17. Pelo menos o podcast dele ainda continua ativo no Google Play Music. Ainda dá pra curtir os episódios que ele gravou eu não consegui escutar no caminho do trabalho, já que nao estou indo mais.
    Mas se isso fizer bem para ele melhor, já estava transparecendo que ele nao estava bem psicologicamente com posts de madrugada e se martirizando por ter que adiar seus sonhos. Todos estamos tendo que.
    Saúde 365 e nao desative o podcast pf.
    Abcs e continuaremos por aqui por vc

    ResponderExcluir
  18. Talvez ele precise apenas de um tempo pra ficar em paz.
    O Seu Madruga também ficou 2 anos sumido, e agora voltou a postar regularmente.
    O blog do SrIF365 realmente é um dos melhores da financeira atualmente, eu sempre acompanhava os textos e os podcasts.
    Talvez depois desta pandemia, e já tendo se mudado para Portugal, ele volte a reativar o blog.
    Um abraço, SrIF, e obrigado pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai acabar sentindo falta de escrever, ainda mais que ele tem tempo.

      Excluir
  19. Sr If 365 é uma das grandes inspirações que tive para começar meu blog e escrever sobre finanças.
    O engraçado é que ele é como se fosse um amigo próximo, pois sempre falo dele para minha esposa, comentamos sobre os posts e tudo mais.
    Conversei com ele e ele está bem, realmente só decidiu parar de expor tanta coisa pra tanta gente dar pitaco, estava começando a atrapalhar sua vida.
    Desta forma, ele está certo.
    Tenho pensado em diminuir a exposição de informações pois, em breve, vou lançar meu aplicativo de gerenciamento de investimentos e será muito fácil desvendar minha identidade real. Logo, tenho que me expor menos também. Sr IF disse que continuará seguindo a blogosfera como leitor, tomara.
    Pois ele fará muita falta.
    Um abraço BPM.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A exposição é difícil mesmo. Negócio é escrever sem compromisso.

      Excluir
  20. Realmente foi um duro golpe para Finasfera! Eu como tantos outros que se manisfestaram aqui tinha o SrIF como inspiração!
    Ver no detalhe que a vida FIRE é cheia de percalços como a vida real também é
    Também espero que ele continue ativos nos comentários e volte a postar quando a poeira baixar.

    Att. https://engenhariadosinvestimentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, os percalços acontecem na vida de qualquer um.

      Excluir
  21. Uma grande perda! Um dos melhores blogs. Pra mim, mais do que planilhas de atualizações de valores, o mais enriquecedor dos blogs são as experiências, os erros e acertos e os perrengues de quem está em busca da IF. O Sr.IF365 tinha postagem excelentes, com muitas histórias e fatos que me faziam refletir, inclusive sobre coisas da vida mesmo. Espero que ele retorne com as publicações antigas pelo menos, porque são registros históricos importantes. E uma dica: se ele resolver voltar a postar, quem sabe faz isso sem liberar a parte de comentários, já que tem muita gente sem noção e, como ele mesmo disse, essa avalanche de opniões pode dar algum ruido nas próprias ideias. Escreva para si próprio, Sr. IF365, sem comentário. Nós vamos te seguir de mesmo modo!

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente perdemos a convivência com um guerreiro que inspirou muita gente.
    Mas parece que ele sentiu muito a crise, estava com emocional abalado e reclamando demais de tudo, só vendo o lado negativo das coisas e completamente perdido, como se estivesse se afogando com a água na canela.
    O excesso de exposição também deve ter pesado muito na sua decisão meio radical, que sirva de aprendizado pra quem se expõe demais.
    Senti bastante pois foi pelo Pod Cast dele que aprendi o que é FIRE e me identifiquei de cara.
    De qualquer forma deixo aqui a minha gratidão com o SrIF365, contribuiu muito, com muita gente.
    Que ele possa se reestabelecer o quanto antes em todos os sentidos e tenha saúde física e mental pra viver a tão sonhada vida FIRE.
    Abraço a todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo se você o segue a mais tempo sabe que ele é um pouco pessimista mesmo. Não foi exatamente o momento que o fez deixar o blog, foi questão de exposição mesmo.

      Excluir
  23. Ele poderia ter excluído as postagens que explicitam o seu patrimônio e continuar com as postagens e podcasts de excelente qualidade. Fica a dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos muitas solicitações neste sentido. Vamos ver se ele se sensibiliza.

      Excluir
  24. Não acredito ainda, eu entrava toda semana pra acompanhar os posts. Pena que conheci ele há pouco tempo, 2 meses atrás. Estava lendo todos os posts do site, mesmo os antigos. Quanta informação bacana! Podia ao menos deixar os posts antigos, aquilo é uma aula e um conhecimento que vale ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha muitos posts legais lá mesmo. Ele poderia ter deixado sem os comentários.

      Excluir
  25. Boa tarde.
    Estou precisando de um empréstimo, alguém aqui que faça?
    Trabalho registrada, preciso quitar uma divida.
    Por favor alguém serio, cansada de cair em golpes.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro buscar os meios oficiais para esta finalidade como bancos. Evite solicitar empréstimos em sites.

      Excluir
    2. Novo nicho aí pra vc... agiotagem!
      kkk

      Excluir
  26. Pois é, o SrIF com certeza deixará saudades e uma pena não poder acompanhar mais os seus posts e compartilhar de suas experiências e aprendizados, porém deixa o seu legado. Parece mesmo que é uma pessoa próxima que nos deixa, desejo-o sorte e força para continuar a sua busca.

    ResponderExcluir
  27. Três conselhos que sempre dou a blogueiros:

    1 - Não revele patrimônio, isto é apenas uma métrica de vaidade e não vai acrescentar nada a seu público, só atrai curiosos.

    2 - Não esconda identidade, pois uma hora alguém descobre e você vai querer sumir pois escreveu muita coisa que não deveria.

    3 - Tenha um site (ou mais de um) para monetizar e ganhar dinheiro, mas mantenha seu blogspot (sem propagandas) para poder falar o que quiser ser medo de perder a conta do AdSense. Vejo muito blogueiro por aí monetizando o blogspot, mas além de não dar dinheiro, acaba te limitando pois muitos assuntos não são permitidos pelo Adesense.

    O SrIF estava fazendo um bom trabalho no podcast dele. Engraçado que outro dia escrevi pra ele:

    "Mas gerar valor, para mim, vai além do trabalho. Você, por exemplo, está gerando um baita valor com os podcasts, você não está parado. Tenho certeza que é algo que lhe motiva, mesmo não tendo nada a ver com sua profissão. E por que lhe motiva? Por você gera valor, você sabe que está contribuindo com outras pessoas ao tratar daqueles temas. Quando você perceber que aquilo não agrega mais, você irá parar, naturalmente."

    Não imaginava que ele ia parar tão cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, com certeza ele gerava muito valor. Os podcasts eram bem legais. Ele tinha uma paciência....

      Excluir
  28. Ainda não acreditei com tanta firmeza. Estou na esperança que daqui 1 ou 2 meses ele vai voltar

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!