Ser FIRE ficou mais difícil com os juros baixos?

by - 17:10

Fala galera da Finansfera!!!



Espero que todos estejam bem nessa pandemia do coronavírus que ainda não terminou e nem tem previsão de terminar. No meio de tudo isso, temos que aprender a conviver com os desafios contornando todas essas dificuldades diárias. 

Dentro desse conceito de se fortalecer diante das dificuldades, ou seja, de nos tornarmos "antifrágil", também temos que manter o moral elevado nas finanças. Sei que muitas pessoas perderam o emprego mas isso não pode ser desânimo e sempre devemos pensar positivamente e mantermos o plano da independência financeira.

Sei que muitos terão que adiar o plano de ser FIRE mas encare isso como um obstáculo que será superado e não como uma linha de chegada. Tenho certeza que superaremos isso. Mas hoje o questionamento é se ser FIRE ficou mais difícil com juros baixos. Se você ainda não sabe o que significa ser FIRE, sugiro ler este post aqui. 

Em se tratando de trabalhar os assuntos da comunidade FIRE, deixo aqui também a maior autoridade na Finansfera brasileira, o grande amigo Aposente aos 40. 



Se você não conhece o site do Aposente aos 40, sugiro fortemente que, ao término desta postagem, você clique aqui pra conhecer. Lá você encontrará estudos de caso sobre como viver de renda, quanto precisa para viver de renda no futuro, se a renda fixa é uma boa opção e muitos estudos de caso. Ele lidera essa comunidade na internet com maestria.


Ser FIRE ficou mais difícil com juros baixo?

Apesar de ter muito assunto no site do AA40, vou deixar minha contribuição aqui. Não acho que ser FIRE ficou mais difícil com juros baixo. Na verdade, nós, a comunidade que batalha diariamente, economiza, aporta, procura um lugar melhor para investir e corre em busca da independência financeira, temos praticamente o mesmo trabalho de antes. Ou você já tinha muito dinheiro que os juros altos te rendia altas quantias por mês?

Essa questão de juros baixos é pior para aqueles que já viviam de renda, que viviam dos rendimentos de TD IPCA com pagamento de cupons semestrais, com CDB pagando 125% do CDI, IPCA+7% e pré fixado de 20%, acredite, já tivemos. Para essas pessoas, os juros baixos tornaram a vida um pouco mais difícil.




Agora, com juros baixos, aqueles que não faziam exatamente nada para ter bons rendimentos, estão tendo que procurar onde investir seu dinheiro para ter um retorno maior e melhor. Igualzinho eu, você e a maioria da comunidade da Finansfera faz. A gente não fica procurando o melhor FII que gere um aluguel bom para ter renda mensal? Uma boa ação que cresça e aumente nosso patrimônio? Então, aqueles chamados "rentistas" terão que procurar também.

Muito vão torcer o nariz dizendo que os juros baixos estão ruins para os investimentos mas eu insisto que, os juros baixos mostra quem é que estuda e encontra boas soluções. Pra mim quase nada mudou mas para muitos que conheço, mudou muito. Tenho amigos que não entendem nada de negócios, ações, investimentos e dinheiro e estavam felizes porque um assessor ofereceu um pré fixado de 20% e agora que nua tem mais, esse assessor está oferecendo COE.

Fomento no empreendedorismo

Uma outra coisa que acho muito boa nessa história toda de juros baixo é que o empreendedorismo acaba sendo mais fomentado. Um dos medos do mercado é que tem mais dinheiro para ser investido do que startups com boas perspectivas de crescimento. Muitas pessoas estão guardando dinheiro e querem investir bem mas a juros baixos, desistem de colocar na renda fixa e acabam colocando em fundos de private Equity.

Sou adepto ao empreendedorismo porque faz a pessoa sair da cadeira, pensar, resolver, problemas, se virar nos 30 e ainda por cima cria valor e emprega pessoas. Existem diversas histórias de pessoas que começaram a empreender do zero e hoje são exemplo para muitos.

Mas empreender não é simples. Há inúmeros problemas a serem enfrentados, principalmente por parte do estado e da burocracia que é despejada em cima de qualquer micro negócio que você tente abrir. Minha filha está abrindo uma micro empresa mas é tanta coisa que dá vontade de desistir. Impostos, taxas, passa na mão de um, de outro, aguarda mais uma autorização, agora tem que ser tudo digital por causa da pandemias e as taxas estão bombando.

Novamente, pensando em criar valor para o país e engrandecer o trabalho daqueles que buscam soluções para problemas diários e empregam pessoas, eu prefiro juros baixo à juros altos que deixam as pessoas sentadas o dia todo sem usar a massa cinzenta que possui (sei que alguns nem possuem). Essa onde de olhar para o umbigo querendo taxas altas de juros só pra deixar seu dinheiro lá parado rendendo sem que você faça nada, é prejudicial.


Menor endividamento

Outra coisa que as pessoas têm que lembrar é que com juros menores, o endividamento do brasileiro acaba por diminuir também. Claro que tem aqueles que não possui educação financeira e de nada adianta ter juros baixos porque sempre vai ter empréstimos para gastar mais do que ganhar e nunca se livrar das dívidas. No entanto, para aquele que tinha sua casa financiada à juros de 14%, já pode negociar para 7% ou menos, ou seja, metade do que pagava.

Quem tem juros de cartão de crédito também já pode negociar, assim como outras dívidas que foram contraídas com juros altos. Se você tiver educação financeira e disciplina, poderá pegar um único empréstimo consignado ou a juros baixos, e pagar todas as suas dívidas e ficar com apenas uma menor. 

Se você não tinha pensado por este lado, pesquise e comece a ver o quanto você pode se beneficiar com os juros baixos. Se você quer empreender, talvez seja a hora de ir em busca de um crédito. Se você tem dívida, é hora de negociar. Se você quer investir, é hora de estudar mais e buscar soluções que fomentem o empreendedorismo.

E como ser FIRE com juros baixos?

Bom, este assunto é extenso porque cada um tem uma ideia e uma estratégia diferente. Neste ponto, deixo o AA40 responder alguns dos estudos que ele fez. Ele hoje investem mais em ETF do que Stock picking. Já eu continuo fazendo Stock picking e tenho alguns ETF para longo prazo. Quem está certo na história? Os dois. Cada um tem um perfil e cada um sabe o melhor para sí.

Em se falando de ser FIRE, não podemos esquecer do Sr.IF. 365. Ele é FIRE, tinha tudo lançado em seu blog (ele tirou do ar) e, mesmo com juros baixos, ele ainda é FIRE. A maior parte de sua renda vem dos FII e do TD IPCA 2050 com pagamento de cupons. Mesmo com juros baixos e pandemia, ele continua FIRE porque encontrou uma solução ao invés de jogar a toalha.

Eu mantenho a maior parte dos meus investimentos em ações, FII, REIT e ETF, ou seja, em renda variável e em ativos que fomentem o comércio e emprego. Tenho pouquíssima coisa em renda fixa que é proveniente desde 2016 e vencerá ano que vem. A crise do coronavírus chegou e eu me mantive resiliente então, acredito que não tenho muitos problemas com juros baixos, afinal, não me afetou de forma significativa.

Ah, sempre bom lembrar que eu tenho metade dos meus investimentos no exterior em moeda forte. Majoritariamente está em dólar e com toda essa alta do dólar que tivemos, eu fico bem tranquilo com as quedas que também tivemos. Se os juros no Brasil estão baixos, eu invisto no exterior em ações e os rendimentos de dividendos e de ganho de capital, aliados à alta do dólar, mantém a condição FIRE.

Considerações Finais

Atingir a independência financeira e ser FIRE é um objetivo buscado por muitos. A maneira de chegar lá também são muitas. Existem zilhões de variáveis que a gente coloca na equação desse processo mas o importante é sempre colocar o cérebro pra trabalhar e achar uma solução para as dificuldades que se apresentam diariamente.

Se você está desanimado com a condição de ser FIRE só porque os juros baixaram, não desanime! Busque alternativas, esteja aberto à novas soluções. Se você já é FIRE, deixe aqui seu comentário de como está vivendo tanto com a crise quanto com juros baixo. Se você quer mais debate sobre o assunto, não deixe de visitar o site do AA40.

Forte abraço a todos!



You May Also Like

21 comentários

  1. Sim com a redução dos juros ser FIRE ficou mais complicado.
    Renda Fixa não tem segredos é cômoda e passiva. Renda variável e empreendedorismo são o oposto disso.
    Mesmo o investimento em imóveis tem detalhes e situações que podem tornar o investimento mais burocrático e problemático, além da liquidez que é muito ruim em muitos casos.

    Portanto o cenário hoje para os postulantes à IF é um cenário com muito mais riscos e se o investidor não se informar e não tiver um timing muito bom vai perder dinheiro ao invés de ganhar e será mais provável empobrecer ao invés de enriquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Anonimo e é aí que entra a parte que falo que para ser FIRE, vai ter que ralar porque só largar o dinheiro lá e nem sequer pensar em como fazer as coisas acontecerem, não existe mais. Interessante que você mencionou imóveis. Realmente é um belo exemplo!

      Muitas pessoas compram imóveis achando que basta comprar agora é vender depois pra ganhar dinheiro porque alguém ganhou fazendo isso. A maioria das pessoas que conheço que ganharam dinheiro com imóvel, ou foi porque compraram na época do bum lá em 2010 e venderam na alta ou então porque são especialistas em avaliar imóveis e negociar preços. Ou seja, estes são pessoas que ralam bastante pra ganhar dinheiro com imóveis.

      Excluir
    2. Exatamente BPM, não existe almoço grátis.
      Eu citei o exemplo dos imóveis no meu comentário, porque são um tipo de investimento muito tradicional no Brasil.
      Muita gente se deu muito bem investindo em imóveis.

      Porém, é um investimento com barreira de entrada alta, ou seja, já eliminada os micro e pequenos investidores da jogada.
      Fora que os imóveis de forma geral vinham até agora no meu ponto de vista com sobre preço, custavam mais do que valiam e isso praticamente no país todo.
      Comprar um imóvel de nível intermediário em qualquer cidade média, grande, ou mesmo pequena porém desenvolvida é uma missão infelizmente para poucos.
      Outro ponto, nem sempre é fácil revender ou alugar.
      Podem haver vinhanças problemáticas, inquilinos problemáticos, há imóveis que demoram meses para ser vendidos e muitas vezes os possíveis compradores não tem dinhairo vivo e querem fazer "rolos" envolvendo outros imóveis ou veículos.
      Enfim, imóvel é oportunidade e também visão de mercado de quem compra.
      Caso contrário pode virar até mesmo um problema para seu proprietário.

      Excluir
    3. Perfeitas colocações. Esse é o tipo de lucidez que tento trazer aqui. Nada é tão mágico assim e se for mágico, está magia está sendo feita pelo mágico que é o especialista na área e não pelo palhaço que só saber fazer outra coisa.

      A título de exemplo, minha esposa tem um ap que está tentando vender já tem 3 anos Detalhe, um excelente imóvel ao preço de mercado. Com cozinha planejadas, e Split nos 3 quartos.

      Excluir
  2. BP, beleza?
    Cara, passei aqui só pra elogiar a qualidade dos seus vídeos no Youtube, brother.
    Você está totalmente profissional! Muito bom mesmo.
    Gostei muito do vídeo sobre os dividendos dos REITS, um ótimo trabalho e tenho uma "boa" inveja de vc hehe. Não tenho muita paciência pra edição e tudo mais.
    Você merece todo sucesso cara.
    Se arrumar um tempo e puder me ajudar, estou precisando de algumas pessoas importantes testando meu aplicativo de controle de investimentos. Ele está avançando e quase ficando pronto. Como conheço poucos que investem no exterior, como vc, seria muito bom que pudesse fazer uns testes lá, colocando uma carteira sua ou uma carteira simulada. Você pode dar esta força?
    Se puder, me manda um e-mail acumuladorcompulsivo@gmail.com.
    Um abraço, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Stark. Os vídeos dão um certo trabalhinho mesmo mas tá ficando legal.

      Posso ajudar nos testes sim. Vou te enviar mail.

      Excluir
  3. Quanto ao tema do post (que eu fugi no primeiro comentário totalmente rs), acho que tem ficado cada vez mais desafiador sim.
    Antigamente tinham pessoas que só jogavam dinheiro no Tesouro ou em alguns fundos, com altas taxas (Apesar da inflação, claro), e nem olhavam para o patrimônio.
    Hoje em dia, se você perder o acompanhamento de vista, acaba ficando pra trás.
    Acho que com todas essas mudanças econômicas, o mercado está exigindo que a gente invista mais tempo para cuidar do dinheiro, do que investíamos antes. Isso vai tirar algumas pessoas da jogada (aquelas que não se importam e não tem interesse em aprender mais sobre investimentos).

    Um abraço, Stark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso aí Stark. Tem muita gente preguiçosa pra aprender, esses saíram do jogo com certeza. Já aqueles que estudam, terão melhores rendimentos. Meritocracia pura.

      Excluir
  4. Concordo completamente com a sua visão. Pra mim sempre tem outro caminho, sempre há outra solução, ficar chorando pq o juros baixou é pq você está muito acomodado e dependendo só daquele juros! Excelente post

    ResponderExcluir
  5. Pessoal que fala que ficou mais difícil ficar FIRE com a redução do juros, talvez ficaria feliz em um país onde se paga mais de 30% de juros ao ano, como a Venezuela.
    abs!
    IM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem extremismos anon.
      Ficou mais difícil sim, até porque os juros cobrados as pessoas físicas não diminuíram na mesma proporção e volocidade dos rendimentos da Renda Fixa.

      Excluir
  6. Nossa! Post excelente BPM! Não conhecia o blog mas agora vou acompanhar.

    Tbm penso da mesma forma. Vejo mais pontos positivos nos juros baixos do que negativos. Fomenta o empreendedorismo, a economia real, e a que estudemos melhores opções na Renda Variável.
    O único lado não tão positivo que tenho visto (pra não dizer negativo) é que apesar da redução dos juros os spreads bancários não estão reduzindo; portanto, continua sendo bastante oneroso por exemplo tomar um crédito para financiar parte de um negócio no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chimpanzé, para o grande empresário até existe linhas de crédito com juros baixos mas para o pequeno que pega direto com o gerente do banco, ainda está alto.

      Excluir
  7. Um caminho que encontrei para recompensar a "perda fixa" rsrsrs no atual cenário de selic a 3% a.a foi o investimento em precatórios que rende 20 % a.a com período de 03 anos. Ótima taxa nos dias atuais. Apesar de não ter liquidez imediata, para quem pode deixar o dinheiro investido por 03 anos sem mexer nele, é um caminho para contornar as taxas pífias da renda fixa.

    ResponderExcluir
  8. Excelente Post!!! Muito bem escrito e esclarecedor. Irei acompanhar mais de perto seus comentários e dicas.
    Isso me lembra um amigo que tem um montante considerável em renda fixa, aproveitando-se dos juros altos. Contudo, ao ver a renda variável em alta e bem falada por muita gente, embarcou, aparentemente sem se aprofundar nos estudos, e vamos dar um desconto, ninguem previa a pandemia... enfim entrou na renda variável e se decepcionou com uma queda logo em seguida... fazendo com que ele no mês passado, no meio de uma crise, com ativos a preços baixos, ainda assim optasse pelas opções de renda variável com juros baixíssimos...
    Enfim, precisamos mesmo estar em constante aprendizado e evolução.
    Como já li, "muitos empreendimentos quebram não porque fizeram algo errado, mas sempre o mesmo certo!!!" (não me lembro o autor).
    Forte abraço irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo por aqui Avestruz e não deixe de conferir o conteúdo de como investir no exterior no outro site.

      O que você relatou do seu conhecido acontece demais. A pessoa entra sem conhecimento já alta e quando cai, reclama e sai do mercado dizendo que é cassino. Já quem estuda se beneficia dos movimentos. Olhe quantos % a maioria dos ativos subiu pós março onde tivemos diversos circuit breakers.

      Forte abraço.

      Excluir
  9. Acho que nesse momento estamos num limbo. Juros baixos é bom pra quem vai empreender, mas só isso nao basta. Continuam os impostos e burocracias. Com a RF morta, o investidor tem que tomar mais risco numa RV muito volátil e imprevisível, um mercado que nao se compara ao dos paises ricos me termos de maturidade. Só baixar juros não estimula a economia, mas como é a coisa mais fácil pra fazer, é o que estão fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Vagabundo, tem que conhecer de algum lugar. A maturidade vai vir com o tempo. As pessoas aprendem. Quando a gente toma mais risco, a gente fica mais arisco e mais atento e com isso, estudamos mais e aprendemos mais. Mar calmo nunca fez bom marinheiro.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!