Fechamento de Dezembro e do ano de 2016

by - 13:17

Fala galera da Finansfera!

As férias acabaram e como não poderia deixar de ser, fiquei distante do mundo das finanças nesse período aproveitando praia, família e namorada mas agora é hora de voltar aos trabalhos.

Não vou ficar aqui fazendo retrospectiva de 2016 mencionando cada coisa que aconteceu pois quem acompanha sabe que relato as principais mudanças e notícias aqui no blog mensalmente.

Falarei do fechamento de dezembro de 2016 e na sequência sobre o ano de 2016.

Vamos direto ao assunto!

Ações

Seguindo minha estratégia de comprar o que está mais descontado na minha carteira e após as quedas da SELIC estou comprando mais ações. Vendi KLBN4 com lucro de 4,9% que era só pra fazer swing e comprei ABEV, ITUB3, CIEL e BBSE. Ainda tenho que estudar mais alguns setores para adicionar à minha carteira, pretendo fazer isto ao longo de 2017.

Se não fosse o aporte eu fecharia no vermelho. Relembrando, eu considero os aportes na porcentagem pois eles estarão lá no mês seguinte aumentando a carteira e estou com preguiça de fazer sistema de cotas kkkkk. Depois faço post melhor explicando.

Tesouro Direto

Fazia tempo que não aportava aqui mas as taxas deram uma boa aumentada e consegui comprar um pouco de IPCA 2035 a 6,31. TD na minha carteira está bem defasado e se em 2017 as taxas estiverem no mínimo que eu desejo, aportarei mais.

Poupança

Já dei uma aumentada considerável e já estou olhando torto pra ela, já já vou retirar e investir talvez em FII.

FII

Rendeu bem pouquinho mas o pagamento dos alugueis estão firme e forte! Como as ações tiveram uma boa queda então aportei nelas e deixei os FII um pouco de lado, agora a balança tá mais pesada pra ações e em 2017 tenho que reequilibrar com os FII, desde que estejam em preços que julgo melhor para compra.

CDB

Os 3 que comprei estão indo muito bem, no entanto com a baixa da SELIC o CDI tende a diminuir junto, diminuindo todo o rendimento e foi por este motivo que aportei em ações.
Mesmo que o CDI caia ainda assim tenho uma boa rentabilidade pois tenho dois CDB sendo um de 121% e outro 118% do CDI e o terceiro é IPCA +7,5. 

Não me preocupo com a queda da SELIC e do CDI, como tenho uma boa diversificação então em todas as pontas eu tenho reajustes. Quer saber mesmo o que penso? Não acredito que ficaremos 3 anos com os índices caindo a ponto de virar mal investimento, acho que sendo cíclico, daqui a pouco sobe um pouco.

Debêntures e CRI


Continuo com os mesmo mas como minha carteira aumentou consideravelmente, eles estão começando a ficar defasados em porcentagem. Para 2017 vou ficar de olho em algo bom nesta categoria.


LCI

Este mês entrou uma LCI. Este dinheiro eu não ia computar mas mudei de ideia e digo porquê, vendi o carro e aplique o dinheiro e pretendo comprar outro em junho então já comecei a realizar alguns aportes visando receber dinheiro em junho para a compra do carro e retirar o mínimo possível das aplicações. Mas como a gente se estica para evitar mexer nos investimentos, vou manter tudo aqui e depois faço o balanço do que precisar.


 Seguem as % de dezembro em relação à novembro: 


dezembro
Aporte
-42,5%
Poupança
21,43%
Tesouro Direto
32%
Ações
35,59%
FII
0,30%
LCI
0,56%
LCA

CDB
1,26%
Total
17,50%


Eu sempre colocava o balanço dos FII aqui mas em 2017 não colocarei pois dá muito trabalho e isso até atrasando minhas postagens. Eventualmente colocarei a tabela com os rendimentos.


Fechamento do ano de 2016

O ano de 2016 foi excelente para mim. Além de ter quintuplicado meu dinheiro ainda viajei bastante e realizei várias coisas que planejava.

Sobre ter quintuplicado o dinheiro entra no cômputo o dinheiro do carro que vendi e apliquei também. Quando for comprar outro (previsão para junho 2017) retirarei o necessário e farei o balanço informando na planilha.

O ano começou com os aportes em FII após os rumores da taxação sobre os rendimentos mensais e segui com aporte em renda fixa mas especificamente CDB atrelados ao CDI e IPCA e no fim, como tudo é cíclico e a gente aporta onde tá mais descontado, os aportes foram para as ações.

Fiquei muito contente pois ultrapassei algumas metas apesar de não ter cumprido outras. Farei um post sobre o que eu consegui realizar em 2016 que já tinha planejado e comentado e farei as projeções para 2017.

No balanço do fechamento anual não considerei na tabela a porcentagem das LCI, CDB e Debêntures pois estes entraram na carteira no fim do ano, sendo assim somente considerei o que já tinha em janeiro de 2016 mas no cômputo final considera o valor total da carteira em dezembro sobre janeiro.

Seguem os dados:

Fechamento 2016
Tesouro Direto
46,50%
Ações
1.242,67%
FII
652,87%
Total
524,37%

Como podemos ver, um belo ano de aportes!

Por enquanto é isso galera! Daqui a pouco eu volto com a continuação dos investimentos no exterior que devo realizar o primeiro aporte no fim de janeiro ou inicio de fevereiro e com as projeções para 2017.

Abraço a todos!

You May Also Like

8 comentários

  1. Isso ae... Foi bem demais em 2016... Mas tá na hora de deixar de olhar torto pra poupança e se desfazer dela logo!!! rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, isso ae IR

      Só não apliquei ela ainda porque tenho que aumentar um pouco os dólares para os investimentos no exterior e devo usar a poupança pra pagar as contas de fevereiro.

      Excluir
  2. Falando no exterior o que acha de aplicar em IVVB11 pra quem não tem conta lá fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alison acho uma excelente ideia. É simples e prático e enquanto você estuda mais sobre o exterior seu dinheiro já fica protegido.

      Dá uma olhada neste post do Frugal https://frugalsimple.net/2016/11/07/em-defesa-do-ivvb11/

      Abraço

      Excluir
  3. Show! O ano de 2016 foi relativamente bom para todos nós. Parabéns pelo crescimento anual.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae Marujo, espero que 2017 seja pelo menos igual!

      abraço!

      Excluir
  4. Grande BPM!

    I'm back!

    Amigo só me diga que não vai comprar um carro zero km que já fico feliz por vc.

    Esses dias vi um Elantra aqui por 50k 2013 com 23 mil km rodados. Me segurei pra não comprar, carrão e num preço excelente!

    Mas vou ficar no meu hondinha 2007 mesmo que os bandidos nem se dão conta que existe.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Frugal, Where were you?

      Não vou comprar zero, já fiz isso duas vezes mas as duas vezes foi um negocio muito bom com desconto enorme que valeu a pena.

      Amo carros e gosto de conforto então acabo comprando sempre algo caro. Quase comprei um Elantra na última vez mas tava caro demais pro carro que é, isso falando de zero, aí a VW me ofereceu um Jetta TSi zero pelo preço do Elantra, não resisti kkkkk

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!