Vamos falar sobre a Tesla

by - 15:52

Fala Galera da Finansfera!!!

Tesla!

Eu sou um grande fã de tecnologia e acompanho vários lançamentos de produtos. Uma das coisas que gosto mais são carros. Carros são paixão nacional e eu troco qualquer partida de futebol por um passeio em um bom carro ou um bom showroom com novidades tecnológicas e a Tesla é uma empresa que impressiona qualquer um.




Falando em carro, já tive 3 alemãs e realmente posso dizer que eles sabem fazer carros. O meu atual é um premium alemão cheio de tecnologias que me sinto uma criança com um brinquedo novo toda vez que entro nele mas não vamos falar do meu carro, vamos falar sobre a Tesla que produz carros muito tecnológicos e agora anunciou a fabricação de caminhões.

A primeira vez que vi um Tesla modelo S, fiquei boquiaberto. O carro é sensacional! Tem uma tela gigantesca dentro dele que parece mais uma TV. Tem um acabamento muito bonito e um design futurista. Para quem gosta de carros é um parque de diversões. Quando viajei para Amsterdã ví um desses abastecendo na rua. Achei muito legal que o carro estava a noite na rua ligado na tomada carregando. Simplesmente impensável há alguns anos, principalmente no Brasil. 


Quando estive em Los Angeles, mais especificamente em Santa Monica, entrei em uma loja da Tesla. Loja simples, com poucas coisas mas tinha lá uns 3 carros para exposição e um chassi de alumínio para demonstrar a tecnologia do carro, na hora pensei: Caraca, quem me dera ter esse carro no Brasil e eu poder comprar. 

A partir de então passei a acompanhar algumas noticias da Tesla. A empresa é realmente inovadora. Traz bastante novidade no que tange a baterias, self driving, esportividade dentre outros sistemas que vemos muito em carros alemãs e semana passada a Tesla trouxe mais duas novidades, o Semi Truck e o Roadster II.

Não podemos mentir dizendo que a Tesla é uma empresa inovadora e que traz surpresas ao mundo mas podemos dizer que Elon Musk, seu CEO, é um sonhador e tenta trazer ao mundo inovações e ficar marcado como um Steve Jobs. Para quem não sabia, Jobs inventou o mouse.



Como amante de tecnologia e carros eu sou fã número 1 da Tesla mas quando se trata de investimentos.... bom vamos ver algumas coisas.

Quando comecei a acompanhar as ações da Tesla elas valiam em torno de 180 Trumps e depois disso subiu até 389 Trumps. Fiquei acompanhando algumas notícias e até me empolguei pra comprar algumas ações mas ela não estava no topo da minha lista.

Como sempre, antes de comprar qualquer coisa é salutar acompanhar por um tempo e ver as coisas sem emoção, então resolvi fazer umas análises própria da Tesla.

Semana passada, como mencionei acima, Elon Musk fez a apresentação dos novos produtos mas na minha opinião a apresentação foi muito fake. Musk quis imitar o mito Jobs fazendo apresentação ele mesmo e espantando toda a plateia com apresentações de recursos que deixam todos hipnotizados. A diferença é que Jobs realmente sabia fazer isso e fazia com maestria e simplicidade.


Musk em sua apresentação falava cada frase seguida de uma breve pausa e um gesto do tipo: ei, aplaudam e gritem. Parecia muito aqueles programas em que alguém levantava uma plaquinha quando era hora de rir, de aplaudir ou de ficar em silêncio.

Resumindo esta parte, Musk não tem a menor desenvoltura para ser um Jobs na apresentação de produtos. confira abaixo a apresentação.



Musk apresentou vários itens sobre o Semi Truck mas ainda assim deixou muitas dúvidas ao empresários. Falou que o Semi vai de 0 a 100km/h em 20 segundos mas não vejo no que isto é importante para os caminhoneiros. Para um carro esportivo sim, isso conta mas para caminhão carregado não acho que seja um item que faça um empresário decidir sobre a compra de um ou outro caminhão.


Citou que a autonomia do Semi é de 800km, o que realmente é uma coisa muito boa. Citou também que o Semi tem 4 motores e mesmo que dois parem de funcionar você pode continuar dirigindo. São tecnologias realmente muito boas mas ele não citou o preço da manutenção disso tudo.

Outra coisa inovadora que Musk apresentou foi a posição de dirigir. Ele colocou o motorista no centro da cabine. Soa meio estranho o motorista estar bem no centro pois a gente tá acostumado a dirigir na esquerda e com isso já temos a dimensão de todo o veículo. Creio que seja um problema na hora de uma ultrapassagem ou de uma manobra para estacionar por exemplo. Também deve ser um problema na hora de pagar pedágios e ainda bem que caminhões não entram em Drive Thru. É uma inovação bem temerária caso não seja aceita pelo público.

Uma coisa que Musk não explicou foi sobre o peso do caminhão vazio. Isto é de extrema importância para os caminhoneiros pois eles não podem exceder os 80 mil libras de peso (aproximadamente 36 Toneladas). A grande preocupação paira sobre as baterias. Musk disse que é necessário 1mWh para mover as 80 mil libras por 500 milhas (800km) e se formos pensar em peso, você sabe quando seria? Já pegou uma bateria de caminhão nas mãos? E olha que ela só serve pra dar a partida e para sustentar algumas partes elétricas enquanto o caminhão não está funcionando. Estima-se que só de bateria poderia chegar a 14 mil libras de peso, ou seja, aproximadamente 6,3 toneladas.

Para que uma empresa troque sua frota de caminhões VW ou Mercedes por Tesla, tem que ser muito rentável pra ela o que não está parecendo. O Semi quase impressiona durante a apresentação de Musk  mas os números apresentados foram todos em situações perfeitas de rodagem. Precisaríamos ver em estradas com buracos, lama, gelo, neve, atolado dentre outros problemas que caminhoneiros enfrentam. Já assistiram a série sobre Estradas Mortais? Vejam então.



Falando agora um pouco sobre o CEO Elon Musk.


Musk parece ser um menino mimado que quer fazer diferença no mundo e realmente faz, acho bacana demais o Model S mas como CEO ele afunda a Tesla. Na hora de investir eu olho pra ela e me pergunto o que ela me trará de bom e não consigo ver uma resposta tão boa.

Tesla não está dando conta da produção dos carros conforme havia anunciado. Está com atraso na produção e analistas já duvidam que ela consiga entregar o Semi Truck e o Roadster II em larga escala de produção a partir de 2019 e 2020.

A Tesla está com muitas dívidas e parece que Musk apresentou os novos modelos para levantar fundos, no entanto parece não estar funcionando pois o preço da ação tem caído bastante. Aliás é uma característica das empresas que desenvolvem tecnologia, carros, aviões ou equipamentos militares, os altos gastos em projetos e desenvolvimentos e a Tesla se enquadra muito bem aí.




Apesar de eu ser fanático por tecnologia não acho que a Tesla seja uma empresa com boas perspectivas para médio ou longo prazo em investimentos. Eu sempre quero comprar ela mas fico me perguntando o porquê comprar.

Se formos fazer umas comparações com outras empresas para saber onde colocar nosso dinheiro, vamos ver que a Tesla vai perder feio. Mesmo sabendo que é uma empresa diferente e que está trazendo tecnologia e inovação eu não consigo colocar dinheiro nela. 

Reparem e me respondam: Entre Tesla e Apple em qual das duas vocês se sentem mais confortáveis a colocar dinheiro? Vejam os números.

Tesla



Apple


E então? Qual das duas está mais confiável? Enquanto o EPS da Tesla é -8,56 o da Apple é 9.19 e aqui estamos falando de lucro por ação.

Dividend Yield na Tesla é 0! Para quem gosta de empresa pagadora de dividendos não deve nem saber o que é Tesla.

E o valor de mercado? Nem precisamos comparar entre uma e outra né?! Ah, outra coisa é o número de ações, incomparável além da receita.



Como podemos ver, fica difícil investir em Tesla quando não temos bons números. E reparem que é apenas uma olhada superficial. Quando comparado com a Apple, simplesmente é melhor compra a Maçã, de outro modo, por quê você colocaria dinheiro em uma empresa sem muitos retornos se pode colocar em uma que está indo muito bem, obrigado?



Resumindo acho que a Tesla tá meio desesperada, que Elon Musk quer fazer diferença no mundo como Jobs mas é um fracasso como apresentador de produtos.  Musk como CEO está afundando a Tesla. Talvez se trocarem ele como CEO e colocassem alguém que saiba comercializar melhor e acertar a cadeia de produção, a Tesla deslanche nos próximos anos, por enquanto não vejo com bons olhos o futuro da empresa.


Continuarei acompanhando a evolução da Tesla para ver como Musk sai dessa enrascada kkkkk.

E você? O que acha de Tesla como usuário de um bom carro e como investidor? Acredita que ela é uma boa ação para o momento?

Compartilhe sua opinião conosco!

Por enquanto é só pessoal.

Abraço a todos!!!



















You May Also Like

26 comentários

  1. A tesla tem muita inovação e produtos interessantes, a questão é que não sei se o usuário está preparado ou se ele quer comprar agora, e além disso a empresa gasta muito em inovação por isso queima muito caixa, o que faz a empresa ter prejuízo é bem capaz de isso dar errado no futuro.

    Apesar de ser tentador pela inovação ficar de fora das empresas de que dão prejuízo é atitude mais sensata pois investidor é remunerado pelo lucro e a geração de caixa da empresa.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí DIL,

      O case é interessante mas temos que ser racionais e olhar os números.

      Abraço.

      Excluir
  2. Sou fa e admirador do cara.
    Mas ainda ao sou sócio por 2 razoes: balanços confusos e irregulares e existência de empresas melhores.
    Abraco

    ResponderExcluir


  3. Com essa gama toda de produtos esta perdendo um pouco de foco, alem de carros e caminhões agora tem aquele tubo de alta velocidade , telhas solares, baterias residenciais a space X.... não que deva parar a pesquisa e desenvolvimento mas poderia dominar o mercado dos elétricos mundialmente com novas fabricas principalmente na china .
    Mais o bilionário é ele deve saber o que esta fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pontuado Soldado,

      Jobs quando retornou à Apple viu que eles tinha muitos produtos e resolveu cancelar os novos projetos e focar apenas em alguns e foi daí que ele focou no iPod e foi um sucesso.

      Ter muitos produtos em desenvolvimento não quer dizer que a empresa seja boa. Muita gente já reclama da falta de capacidade de manter a produção em massa do Model 3 e Model S.

      É ele tá bilionário né kkkkk

      Excluir
  4. BP,

    Acho que hoje as pessoas ainda não estão preparadas para as inovações propostas pela Tesla, mas em algumas décadas talvez ela se torne como uma Apple, pois o Elon Musk é um dos homens visionários mais influentes da atualidade.
    A autonomia dos automóveis da Tesla é surpreendente considerada com os padrões atuais. Para mim é a tecnologia do futuro do setor.
    Se vai chegar no Brasil já é outra coisa.... Aqui nem o Prius consegue emplacar devido ao alto preço de venda.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana,

      Realmente a Tesla é surpreendente. Como falei no início do post, como fã de tecnologia eu gosto muito dela mas como investidor, ela não traz lucros na atualidade.

      Parece que Musk quer fazer muita coisa ao mesmo tempo e muito rápido. Ele precisa concentrar um pouco mais os esforços em prol de ter um produto top com produção em massa como Jobs fez na época do iPod.

      Musk é 99% visionário e 1% administrador, acredito que se entrar outro CEO as coisas podem mudar.

      Quanto à Tesla chegar ao Brasil.... não tenho essa esperança :(

      Abraços!

      Excluir
    2. BPM,

      Eu também não tenho esperança em relação à Tesla chegar no Brasil. Uma pena, pois um país com dimensões continentais como esse, poderia ser melhor em todos os sentidos, ser realmente um destaque em âmbito internacional.

      Abraços,

      Excluir
    3. Precisaríamos melhorar as estradas né, enfim, Brasil 🇧🇷

      Excluir
  5. Olá BPM,

    Não dá muito pra comparar Apple com a Tesla. A primeira é uma empresa madura com 40 anos nas costas e que já passou seus apuros. A segundo é uma empresa nova em um ramo que requer muito investimento.

    É normal que nessa fase não dê lucro e muito menos distribua dividendos.

    O valor da Tesla está na disrupção que ela pode causar no mercado de automóveis. A questão de nunca mais precisar abastecer no posto é bem convidativa.

    O mercado automobilístico mundial é composto atualmente por 93 milhões de veículos vendidos por ano. Se ela abocanhar 10% disso já são 9 milhões de veículos e hoje ela vende menos de 50 mil por ano.

    Levando em conta a fila de espera para comprar e a posição única que ela ocupa, acho que ela pode surpreender.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Concordo plenamente. Como usuário, caso venda um Tesla no Brasil a um preço acessível, eu compro na hora e nunca mais coloco gasolina mas como investidor, há de concordar comigo que ao invés de colocar seu dinheiro nela neste momento em que ainda não está consolidada, é melhor colocar em outra empresa, não?

      Vejo muita reclamação dela que ainda não consegue dar conta de produzir o que vende, se eles acertarem a produção aí a coisa muda de figura.

      Abraço!

      Excluir
  6. Tenho um COE de "energia limpa" com Tesla no meio. Concordo totalmente com seu estudo. Não acho a empresa tudo isso... Comprei por causa do hype que favorece esse tipo de produto.

    Aliás mesmo no que a tesla inove, outras empresas estabelecidas estão no mesmo nível e ainda tem uma estrutura bem maior, além de outras fontes de renda, enquanto a tesla atira pra vários lados sem ter uma base lucrativa, se aproveita do lobby de energia limpa e das baboseiras de visitar marte e outras loucuras de eco-chatos.

    Discordo do que você disse sobre o torque em caminhões. Caminhoneiros estão sim, muito preocupados com poder ir de 0 a sei lá quanto em poucos segundos. Isso torna a experiência mais agradável, econômica e também segura, pois não vai mais ter cara mantendo o caminhão acelerado por saber que se frear, vai demorar 5 minutos pra ganhar a distância perdida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      Você tem razão, o torque e importante mesmo para ultrapassagens e ele falou sobre isso no caso de subidas. Problema é que mostrar de 0 a 100 remete a esportividade pois carros esportivos são medidos assim.

      Mas o maior problema é que ele não divulgou po preço nem o peso dele vazio. É importante pro caminhoneiro o peso vazio pra saber quanto pode carregar. Imagine se ele pesar mais de 12 tomneladas por causa das baterias?

      Abraço.

      Excluir
  7. Muito boa postagem BPM, achei muito interessante sua analise sobre.

    Eu tambem escolheria apple rs.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VDC,

      Mas estou de olho em Tesla. Caso Musk resolva mudar a estratégia, ficar em menos produtos e conseguir produção em massa entregando dentro do prazo, eu compro ela.

      Abraço.

      Excluir
  8. Cara, aquele carro deles sem motorista, sem volante, sem nada, só bancos em forma de uma sala, é sensacional. Parece que é só protótipo, mas é bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DDP,

      Realmente aquilo é utópico né?! Já imaginou a tecnologia de processamento daquilo? Mas na minha opinião não estamos preparados para receber tanta tecnologia, precisamos de ruas decentes e de sinalização decentes.

      Já existem recursos extraordinários em alguns carro como o sign Assist, um assistente que lê placas de trânsito e mantém o carro nos limites de velocidades e ainda pode navegar com as placas mas imagine no Brasil?!

      De qualquer maneira acompanho cada lançamento tecnológico deles.

      Excluir
  9. É um cara contra toda uma indústria mundial de petróleo, tem feito até muita coisa, graças aos entusiastas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente acho as ideias geniais mas tá faltando organizar e colocar produção em massa e acessível. Assim que acertarem isso vão revolucionar de verdade.

      Excluir
  10. Uma leve correção. Jobs não criou o mouse, apenas "roubou" a invenção do xerox, dando utilidade a ela. Até então, a xerox não via aplicação prática para o acessório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Leandro,

      A ferramenta só serve na mão de quem sabe pra que serve, vide Zuckerberg.

      Excluir
  11. Olá BPM

    Definitivamente tesla não eh uma boa opção pra investimento em longo prazo. Não agora no momento. Falarei sobre isso num vídeo que gravei e deve ir ao ar essa semana.

    Outro ponto é dos caminhões, soltei no último papo de dividendo a notícia de que a DHL já encomendou uns caminhões com eles. Se der certo a tesla na ganha aí um clientão porque a frota de caminhões da DHL eh monstruosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa VDD,

      Não tinha visto essa notícia da DHL, realmente é um clientão mas ainda assim o problema da Tesla não tá no cliente, tá na capacidade de produção em massa. De qualquer maneira estou acompanhando.

      Abraço.

      Excluir
    2. aproveitando então pra fazer merchandising do Papo de Dividendo rsrsrs

      coloca nosso podcast no seu celular aí e vai escutando quando tiver no transido, sei que minha voz é chata, mas pelo menos vc dá uma moral lá pro nosso projeto e de quebra fica por dentro do que está rolando na bolsa americana, nosso foco é trazer noticias apenas do mercado americano e europeu, focado nessas empresas listadas.

      Excluir
    3. Tranquilo VDD,

      Passando lá agora pra assinar!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!