Venda de Tesouro Direto e entenda mais sobre o Tesouro Direto

by - 05:19


Fala galera da Finansfera!!!

Tesouro Direto


Há tempos vinha aguardando as quedas da SELIC pra encerrar posição em alguns Títulos do Tesouro Direto e o fiz no início do mês de novembro. Meu planejamento era exatamente este, vender os títulos quando a Selic caísse mais um pouco e quando eu precisaria do dinheiro.


Explico melhor, no início do ano eu disse que tinha a oportunidade de comprar um carro e esta oportunidade era de assumir umas prestações até dezembro e então pagar uma prestação mais alta. Era um daqueles planos que você dá uma entrada, paga umas parcelas e ao final de 24 meses paga o residual, no entanto não fui eu quem comprou assim, foi um amigo e eu tive a oportunidade de comprar dele nessas condições sem pagar juros, ou seja, deixei o dinheiro aplicado por mais 7 meses antes de quitar o carro.

Pois bem, com o último corte da Selic e com o boleto pra pagar chegando, resolvi então liquidar logo alguns títulos do Tesouro Direto. Muitas pessoas não entendem muito bem como funciona o rendimento do Tesouro Direto e isso já foi alvo de grandes discussões.

Neste post aqui você pode ver o cálculo e algumas discussões acerca do assunto mas basicamente entenda que quando você contrata um título com taxa alta e esta taxa cai bastante, que foi o que aconteceu, o Tesouro Direto te antecipa esses lucros. É como se você tivesse hoje o que seria equivalente a ter daqui a 10 anos no quesito rendimentos.

No gráfico abaixo podemos observar como estava meu IPCA 2035 no dia 31 de outubro de 2017.




Reparem que a linha azul está muito acima da verde, ou seja, meu rendimento está hoje muito acima do que deveria estar. Este rendimento já está na minha conta caso eu venda o Tesouro Direto, e foi exatamente o que fiz.

Para tentar exemplificar melhor vamos dramatizar e fazer um gráfico projetado.



Considerando que a taxa ia ficar completamente igual de hoje até 2028 poderemos ver que as linhas irão se encontrar lá na frente. Isso que as pessoas têm que entender, a linha azul é seu rendimento no futuro bem distante então daqui pra frente a tendência é que as linhas se encontrem e o rendimento não vai andar muito mais, a não ser que a Selic caia muito mais.

Mas muitas pessoas questionam o que comprar. Algumas dizem que vender um título que comprou a 7% pra comprar hoje a 5% não é vantagem e não é mesmo. A única vantagem aqui é se usar esta estratégia para fazer novos aportes em outros tipos de investimentos até que o Tesouro Direto volte a ser interessante, o que no meu caso é com taxa acima de 6,2%.

Se você vende o Tesouro Direto hoje e realiza o lucro, você pode aplicar em um IPCA + 6,3% do banco BMG, pode comprar ação (somente para quem gosta e entende), enfim pode criar outras estratégias mas se não entende e não se preocupa em maximizar os lucros então mantenha eles até o fim.

Encare que você tem 10 anos pra conseguir algum rendimento a mais pois se não conseguir nenhum rendimento até lá seria o mesmo que ficar com o Tesouro Direto. Com certeza em 10 anos a gente consegue algum rendimento a mais. Se quiser garantir mesmo um rendimento até lá, experimente comprar Fundos de Investimentos Imobiliários e receber entre 0,6 a 1% mensal até lá.

Entendendo mais o Tesouro Direto



Caso queira aprender mais sobre o Tesouro Direto sugiro não ficar comprando cursos que complicam pra depois venderem o "descomplicamento"do Tesouro Direto. Estude, faça cursos, faça perguntas, leia nos blogs e assista videos diversos para tirar suas conclusões.

Para iniciar leia todas as instruções no próprio site do Tesouro além de assistir a uns videos que eles tem. Após isto faça o curso gratuito da Escola de Administração Fazendária, ESAF. Você pode se cadastrar neste link.

Existem diversos cursos pagos ao preço de 300, 500, ou 600 reais e a única coisa que eles fazem, na minha opinião é explicar o que acabei de explicar só que em diversas aulas. Começam com aquele blá-blá-blá todo, explicam porque o sol é amarelo e quente e a luza branca e fria e depois te dá exemplos disso. Aproveite o dinheiro do curso e invista ele.



O Tesouro Direto é um dos assuntos mais comentados na internet. Muitas pessoas querem segurança nos seus investimentos e quem sai da poupança acaba indo para o TD. Não deixe de pesquisar e ler bastante.

E você? Qual a sua opinião sobre as vendas antecipadas do Tesouro Direto? Compartilhe suas ideias, estratégias e opiniões.

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos.








You May Also Like

18 comentários

  1. BPM,

    Eu nunca pensei em vender os títulos, mas ao ler seu post percebi que não é um bom negócio mantê-los até o final, mas como consegui taxas boas, acho que ainda não é o momento de pensar no assunto. Apenas estudar mais e monitorar.

    As taxas atuais não estão mesmo atrativas, por isso meu foco está sendo LCI/LCA em corretoras.

    Esse gráfico, você conseguiu no site do TD?

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rosana,

      Depende de qual taxa você pegou. A tendência é ficar estagnado a não ser que você ache que a selic vai cair mais ainda.

      Com a Black week esta semana você consegue umas boas taxas pra colocar.

      Esses gráficos são do próprio TD. Ele te mostra qual seu rendimento no momento. Repare que contratei a 7,82 mas estou recebendo mais de 35%.

      Abraço.

      Excluir
    2. BPM,

      Agradeço por sua resposta.
      Faz muito tempo que não entro no site do TD (minha corretora é integrada). Vou verificar esse gráfico lá então.

      Eu vi algumas opções na Black Week, estão bem interessantes. Ainda bem que não investi na semana passada. rsrsrsrs

      Abraços,

      Excluir
    3. Por nada Rosana,

      Mantenha-se conectada na Finansfera que a gente fala das oportunidades pra você kkkkk

      Excluir
  2. BPM,Você exatamente o mais indicado com esse cenário de baixa de juros. Se você já conseguiu praticamente o que iria retirar de rendimento no final da aplicação, não faz sentido mantê-la. Como tmad disse, vende-se o título e aplica em outra coisa. Fiz isso com um pré fixado que eu tinha. Mas precisei da grana pra quitar uma dívida antiga.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DDP,

      A gente não consegue o resultado final mas chega perto. Prefiro pegar o rendimento agora é maximizar ele nos próximos 10 anos.

      É uma estratégia tipo boca do jacaré kkkkk

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá BPM!

    Eu vendi praticamente tudo de curto e médio prazo (até 2024). Preferi deixar num CDB a 104% de liquidez diária para aproveitar algumas oportunidades que estão aparecendo no mercado (e ainda vão aparecer).

    Para títulos de longo prazo, acho que ainda vale o risco de manter mais um pouco, com a queda dos juros futuros (apesar da pernada dos últimos dias...)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André,

      Então, se você acha que a selic ainda vai cair mais e o lucro vai aumentar no curto prazo, então mantenha. Problema é que esse último corte já não deu tanto efeito como os demais. Mercado já precificou.

      Liquidez diária do Inter a 104% é show pra aguardar oportunidades.

      Abraço.

      Excluir
  4. Tenho alguns titulos acima de 30% seria hora de vender ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado,

      Depende da sua estratégia. Qual a taxa que você comprou? Se acredita em mais queda da selic pode até segurar mas se não acredita, hora de vender.

      De uma olhada no seu gráfico pra ver o quão distante as linhas estão uma da outra.

      Por fim, já veja onde vai colocar o dinheiro quando tirar. Estamos em Black week e algumas boas oportunidades estão aparecendo. Lembra do sempre que você já estará com lucro adiantado então qualquer coisa a mais já é um aumento além do TD.

      Abraço.

      Excluir
  5. Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025 (NTNF) 30%
    Tesouro Prefixado 2018 (LTN) 36%
    Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ) 30%
    Tesouro Prefixado 2021 (LTN) 59%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala soldado!

      Como te falei, quais foram as taxas contratadas? Qual a porcentagem desse pré fixado? Esses aí se forem acima de 13% ou 14% é interessante manter pois você está fixado em uma taxa que não existe hoje. Pra ter ideia minha mulher tem fixado a 16,5%.

      As demais depende de quando comprou e a taxa. De qualquer maneira eu venderia.

      Ah, olhe também quanto tempo falta pra diminuir o imposto às vezes por dias você perde 2,5% pro Leão antes de vender.

      Excluir
  6. Eu também cheguei a fazer um post aqui a uns meses atrás sobre quando escolher os prefixados, é preciso saber de macroeconomia, estar atento as taxas de juros, pois quando voce já comprou o titulo (prefixado ou IPCA) e as taxas de juros e a inflação desce o preço o titulo sobe e a oportunidade de voce realizar lucro e tentar achar outra oportunidade melhor caso exista, caso não exista deixa no tesouro Selic enquanto espera.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí DIL,

      Quem deixar no TD não quer dizer que esteja perdendo algo mas quem acompanha as oportunidades tem a chance de antecipar um lucro e já conseguir outro.

      Abraço.

      Excluir
  7. O que muitos acham é que você vai ter juros composto em cima do valor que você está hoje! mas Até onde eu sei o tesouro vai pagar
    aquele valor contratado no final, se você recebeu muito além hoje O valor vai decaindo até chegar no valor contratado! estou errada?? é isso não é?? o valor é o contratado se hoje aumentou muito não quer dizer que vai receber o valor que você contratou em cima do de hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O difícil é entender isso mas se você entendeu então já pode decidir se fica ou se vende.

      A estratégia é saber o que fazer com o lucro antecipado do TD. Se acertar o próximo investimento então pode maximizar bastante os ganhos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!