Ações da Forjas Taurus disparam!

by - 18:45

Fala galera da Finansfera!!!


Forjas Taurus, oportunidade ou especulação?

Resultado de imagem para taurus



Temos visto nos últimos dias os embates com os candidatos à presidência que estão concorrendo ao segundo turno apresentando suas propostas. Dentre todas as propostas algumas são bastante polêmicas e muitas delas podem afetar o mercado financeiro, o comércio internacional e principalmente a segurança. 

Não vou falar das propostas dos candidatos, o amigo já fez ótimos posts para quem quer resumos sobre as propostas. Quero comentar aqui sobre especulação de mercado com notícias e possibilidades futuras de uma expectativa incerta, duvidosa, não confirmada e qualquer outro adjetivo que possa expressar uma situação que não tem garantia nenhuma de acontecer. 

Todos sabemos que grande parte do mercado financeiro é composto de especulação. Mas a que níveis essas especulações chegam? Hoje estamos vendo o caso da empresa Forjas Taurus listada em bolsa. 

Forjas Taurus

A Taurus, segundo o wikipedia, é uma companhia brasileira de capital aberto com sede em São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fundada em 1939, a empresa possui atualmente quatro plantas industriais, sendo três delas no Brasil e uma em Miami, nos Estados Unidos. 

Esta semana o preço disparou novamente sendo que a cotação já chegou a uma alta de quase 600%. Mas o que faz essa alta absurda tão rápida? Especulação! A empresa não apresentou um balanço extraordinário nem teve suas vendas aumentadas em 600%. Tampouco teve redução nos gastos em 600%. Muito pelo contrário, a Taurus vem enfrentando certos problemas com a qualidade de seus produtos. Não são raras as vezes que vimos vídeos de polícias mostrando panes nas armas da empresa. Basta ir ao Google e pesquisar que vocês verão os problemas das armas.

A Taurus também apresentou patrimônio líquido negativo no ano passado, ou seja, eles possuíam mais passivos do que ativos. Confiram os números abaixo tirados do site Fundamentos.com.br


Liberação do porte de arma



Fato é que o Bolsonaro é a favor da liberação do armamento para população e isso leva a crer que o aumento deste mercado no Brasil deve disparar caso seja autorizado. Após o primeiro turno onde ficou bem claro que Bolsonaro está bem à frente do Haddad e o mercado sinalizou positivamente ao Bolsonaro, a empresa disparou no preço da ação. 

Muitas pessoas estão apostando que a empresa vai decolar nas vendas após a eleição do candidato a favor da liberação das armas. Para que haja um aumento nas vendas ainda são necessários vários passos à frente. Primeiro tem que passar no congresso a aprovação da lei para liberação das armas à população. Depois ainda precisaremos ver quais empresas poderão vender e qual o preço. A liberação por si só não garante que a população compre da Taurus a não ser que seja imposto isso. 

Qual o melhor para investir, imóveis ou Fundos Imobiliários?

As pessoas estão achando que com a liberação das armas o mercado vai superaquecer e qualquer um poderá comprar um fuzil como se comprasse pão na padaria. Parece até que comprar uma arma é simples e barato. Sinto em informar que não será igual a uma black friday onde as pessoas dormem na porta das lojas para comprar produtos pela metade do preço. O cadastro será grande, as exigências serão imensas como realizar curso teórico e prático com índice de proficiência como pra tirar uma CNH e o custo será elevado. 

Especulação do mercado


Para aqueles que gostam de especular, o mercado está muito propício e estes devem estar ganhando dinheiro em cima daqueles que não sabem especular e vão no efeito manada. Já para aqueles mais fundamentalistas, nada muda na avaliação da empresa e seguem de fora. Como falei não há fundamentos que faça a empresa subir a cotação em mais de 300% em menos de um mês. 

Reparem no gráfico de um ano abaixo a evolução da empresa. O volume negociado era sempre menor do que cem mil por dia. Nos últimos dias vimos movimentos acima de 100 mil e chegando até 3 milhões nas ações ordinárias. A cotação saiu de menos de R$ 2,00 para R$ 15,00. Onde será que vai parar isso?



É muita especulação e o efeito manda ajuda bastante. Há muito que acham que vão ficar milionários de uma hora para outra descobrindo o pote de ouro mas não sabem o que tem por trás de tudo isso e quais os movimentos que deverão acontecer para que a empresa realmente tenha bons lucros. É uma aposta muito grande.

E você? Acredita que a Taurus tá barata e com Bolsonaro ganhando e aprovando a lei que dá direito a qualquer cidadão dentro dos requisitos, ter arma é uma boa pedida?

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!


You May Also Like

18 comentários

  1. Sempre bom deixar umas coisas dessas na carteira 1% ou 2% esperando um movimento desse .Hoje só tenho ETER3 esperando uma onda especulativa mais quero aumentar isso quando tiver uma patrimonio maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Soldado!

      Problema é que não dá pra saber qual ação vai ter uma reviravolta dessas né. E se ETER não tiver nada de bom pro futuro e só cair mais? Essa grana não pode fazer falta. Tenha em mente que isso não é investimento, é aposta e especulação.

      Abraço!

      Excluir
    2. Tb estou posicionado na ETER3 esperando esta tal onda especulativa, só espero que a onda venha antes do agrupamento, senão vai ferrar o trade, kkk.

      Excluir
    3. E se vier um tsunami 🌊 devastando tudo? 😂

      Excluir
    4. ETER3 pode ser, mas é difícil a questão do amianto, não vão voltar atrás.

      Tralhas na carteira tenho umas 4000 PMAM3, não coloco mais que isso nessa porcaria. Agora é rezar para que um dia suba pra uns 5 e renda uma viagem ao menos.

      Excluir
    5. É uma estratégia arriscada. Desde que seja feita com dinheiro alocado a risco, tá valendo.

      Excluir
  2. Especulação pura. Bolso na verdade quer aumentar a concorrência entre as empresas de armamento no BR então seria ruim para FJTA. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato AA40,

      As pessoas empolgam. Se a Glock entrar no Brasil, a Taurus vai à falência.

      Excluir
  3. Este trade era tão óbvio que ninguém queria fazer de tão óbvio. E olha que comecei comprar ainda em 2017. Minha última compra foi em 7/8/18. Neste período fiz umas 10 compras, sempre de 1.000 reais e em torno de 2 reais por ação. Em tese, teria uns 80 mil reais hoje, rs. Mas apressado comeu cru.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi apressado, foi cauteloso. Lucro bom é no bolso e se tivesse caído você estaria feliz da vida agora.

      Excluir
  4. Ah, dizem que o preço justo do papel é 3 reais por ação, deve retornar para este patamar ainda este ano, só não entrei short pq não há papel disponível para alugar.

    ResponderExcluir
  5. Esse movimento era imprevisível, totalmente especulativo e sem fundamentos.

    Quem comprou a 1 tem que ficar com a faca nos dentes acompanhando para sair pois podem PUXAR O TAPETE a qualquer momento. A ação não tem volume de negócios para manter o preço se começarem a desovar.

    Entrar agora é um tiro na cabeça.

    Estou observando bem alguns turnarounds que podem ser favorecidos pelo novo congresso e estatais que serão privatizadas, acho que dá pra alocar uma verba em tranqueiras descontadas para vender em 2019.
    Sobre possível trade pra vender dia 29 na abertura... sei lá, acho que já precificou tudo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monty,

      Você está certíssimo. Essa alta é pura especulação e não há fundamentos para sustenta-la.

      Como o Uó fez, esse trade era certo! Quem acompanha o mercado e apostou como ele, ganhou muito dinheiro. O problema é que não sabíamos que ia tão longe mas de qualquer maneira, muitos ganharam dinheiro.

      Sobre entrar agora, é a hora que a sardinhada perde dinheiro né. Se empolgam e entram e depois vai e vendem.

      Para quem acompanha o mercado, realmente pode surgir bons swings quando Bolsonaro entrar no governo. As estatais devem dar um up. Não deixa de ser uma especulação mas com uma base em fundamentos melhor que a da Taurus.

      Aqueles que têm experiência, tempo e dinheiro, fique atento às oportunidades vindouras.

      Abraço.

      Excluir
  6. Tivemos a certeza da especulação, porém e certo de se notar que o mercado de armar há e crescer e muito que há pouco s concorrentes, mesmo abrindo espaço para outras emoreemp a Taurus será a maior e participarao deste futuro vrilbrilh e promissor. Fiquem atentos pq essa expeculacao pode ser uma pegadinha fazendo com que vcs vendam suas ações no desespero sem esperar uma reação do mercado. Outra coisa Bolsonaro e um homem de visão e não vai acabar com a Taurus empresa que gera emprego no país e e responsável pela maioria das armas do país, além de ser um homem Justo. Aguardem vcs que tem ações terão uma boa surpresa. Acreditem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicoli,

      Concordo em partes com você. Com certeza Bolsonaro vai querer que a Taurus esteja no mercado e que amplie suas vendas até porque, como você mesma disse, isso gera empregos mas por outro lado a livre concorrência também pode gerar empregos.

      Ele pode exigir que a Glock abra uma fábrica aqui ou coisa do tipo para que entre no mercado. Além de que as policias e os militares não gostam muito da Taurus pelo histórico de panes.

      Fato é que nada é garantia até mesmo porque ainda não está liberado ter arma em casa, ou seja, por enquanto é pura especulação. Sigamos acompanhando.

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!