Desespero total! Rebaixamento do rating para BB-

by - 03:20

Fala galra da Finansfera!!!


Ontem o S&P rebaixou o rating Brasil de BB para BB-. A justificativa é que o governo está fracassando na aprovação das reformas e para acertar as contas públicas é necessário que todas as reformas sejam aprovadas. O rebaixamento já era esperado desde o fim do ano passado mas agora, passados apenas 12 dias de 2018 veio o rebaixamento.

Acho engraçado como a mídia trata tudo. Quase não vejo os jornais da televisão, pois a maioria apresenta opinião ao invés de informação mas não pude deixar de ouvir as reportagens em tom de desespero culpando, para o rebaixamento, a falta de aprovação das reformas.

Algumas coisas me chamam a atenção e acho muito estranho:
  1.  O Brasil já passou por problemas muito piores e não foi rebaixado tão rápido;
  2. A bolsa só sobe. Está de novo em topo histórico e de repente vêm notícias de rebaixamento;
  3. A culpa do rebaixamento é a não aprovação das reformas; e
  4. Governo lamenta mas pressiona congresso, transferindo a "culpa" para os parlamentares.
Nós somos um país de cultura coronelista e não adianta que isso não vai mudar. Os políticos tiram o povo como idiota e fazem o que querem. Na minha opinião este circo todo é pressão do próprio governo para aprovar as reformas. Um jogo político para tentar ganhar mais adeptos na sociedade e aprovar as reformas.



Não digo que as reformas não têm que ser aprovadas, pois acho que devem sim apesar de o texto nem sempre favorecer o cidadão mas esse teatro é uma manobra do governo. Acaba que fica bem conveniente para o governo o rebaixamento agora né.

Engraçado que o rebaixamento indica que o Brasil não é bom pagador e com isso os investidores deveriam ficar de orelha em pé e até evitar pôr dinheiro por aqui mas não é bem assim que funciona, temos que analisar muitas coisas antes de nos desesperar e aqueles que se desesperam por causa de uma notícia da Globo, este sim é o típico sardinha.

Se algum tipo de investimento pode ficar ruim a partir de agora, são os investimento em títulos do governo, afinal ele que é mau pagador. De qualquer maneira os títulos do tesouro já não estão atraentes faz tempo e mesmo assim duvido muito o governo dar um calote, pois caso vocês não saibam, grandes fundos tem um bocado de tesouro direto em seu portfólio.

Relembrando o Índice Bovespa em 2015

Vamos relembrar rapidamente o índice Bovespa em 2015. O índice fechou o ano de 2015 em 43.439 pontos, ou seja, quase metade do que está hoje.  

http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/12/bovespa-fecha-no-vermelho-e-termina-2015-com-queda-anual.html

Em setembro de 2015 o Brasil foi rebaixado de BBB- para BB+. Já fomos BBB e não é o Big Brother Brasil porque esse índice mede outro tipo de QI que não os de investidores. 

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/standard-and-poors-tira-grau-de-investimento-do-brasil.html

Só um parênteses, apesar de criticar a Globo ela é a fonte de consulta mais fácil e rápida que se tem hoje em dia então, peguem apenas o teor da matéria e pesquisem em outros sites outras opiniões.

Em 2015 o Índice Bovespa estava em 43 mil pontos e o rating era BBB-. Hoje com o Índice Bovespa em 79 mil pontos o S&P rebaixa o rating Brasil para BB- culpando as reformas que ainda não saíram, bem estranho não?

Devemos vender as ações agora?


A pergunta que surgiu de ontem pra hoje é se devemos vender as ações agora já que uma notícia dessas acaba derrubando a bolsa ou então inicia uma correção mais prolongada. Eu digo que nada muda. O que acontece com as empresas que estão indo bem? Ela deixaram de ser boas de ontem pra hoje só porque o Brasil foi rebaixado pela S&P? Deixaram de vender mais produtos, de oferecer mais serviços ou de lucrarem com investimentos e aluguéis? Claro que não então não há desespero para sair vendendo suas ações.

Uma correção maior na bolsa brasileira, assim como na americana também, é esperada há tempos mas contrariando todas essas especulações os mercados só sobem. Temos que ter cautela ao considerar que as bolsas estão no topo histórico e provavelmente teremos uma correção mas quando será, nunca saberemos.

Agora, se você é um especulador, um trader ou inexperiente no mercado de ações que ainda não aprendeu como funciona, sugiro estudar um pouco mais o assunto antes de se desesperar e sair vendendo o que comprou, apesar que se não entende e comprou é porque seguiu alguma manada.

Estou escrevendo este post antes da Bovespa abrir e nem olhei o índice futuro pra saber como vai abrir e estou fazendo isto justamente para mostrar no futuro que o desespero por causa do rebaixamento e por causa da propagação da mídia vai ser completamente insignificante ao longo do tempo.

Mesmo que haja um desespero agora, sempre disse que no desespero surgem as oportunidades. Falei sobre isso neste post. Então, caso haja esse desespero todo e a bolsa despenque, fiquem ligados pois pode ser uma grande oportunidade de compras.

Mantenham o foco e estudem os fundamentos.

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!

You May Also Like

22 comentários

  1. BPM,

    Infelizmente, mais uma vez pagamos a conta por termos um governo tão ineficiente e corrupto...
    Um país com tanto potencial, mas sempre se saindo muito bem nos rankings negativos e nada bem nos rankings positivos.

    Em relação ao TD, apesar de não ser mais tão atrativo, ainda acho seguro, pois se houver calote, haveria um grande abalo no setor bancário, pois os títulos de renda fixa tem uma grande % em tais títulos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rosana,

      Vejo países com problemas muito piores que os nossos e se saem bem melhor. Nossos problemas são causados pelo nosso povo. Corrupção, tráfico, favelas, nada disso é força maior, é tudo criado por pessoas corruptas e inescrupulosas que só querem sugar do povo.

      O TD é o mais seguro sim, também acredito nisso mas ainda temos o FGC para se apoiar também kkkk ou .... investir no exterior!

      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom post BPM. Realmente acho que isto pouco vai importar e IBOV pode até positivar hoje. O que realmente conta é que o problema estrutural continua sem solução e cada vez mais longe de ser resolvido. Isto sim é preocupante. O rebaixamento só nos relembra deste problema, mais nada. abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então AA40,

      O problema estrutural não será resolvido nos próximos 10 anos. Você acredita que em 10 anos vamos diminuir as contas públicas, melhorar a economia, ter um bom desenvolvimento com juros baixos, menos corrupção e diminuição constante do déficit para menos de 100 bilhões?

      Quem acredita levanta a mão

      Excluir
    2. hahahah pois é, contas públicas um pouco melhores já me deixariam mais otimista. Quem sabe um governo mais radical de direita poderia ajudar nisso,o que acha?

      Excluir
    3. Sinceramente não acredito em nenhum deles. O problema é cultural e sempre vão manipular pra tudo ficar nesse meio termo de desastre com pontinha de esperança de melhora, pão e circo para o povo.

      Me diga se e, toda sua vida você já viu algo razoável que só levasse o país pra cima? Temos sempre uma melhora e duas pioras, dois esquemas de corrupção e por aí vai.

      Excluir
  3. Lembro quando o Brasil ganhou Investment Grade. Se não me engano foi em 2008. Soltaram até foguete... hahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rafael,

      Era a época que a Petrobras salvaria o Brasil e levaria-nos ao primeiro mundo mas como comentei acima, olha no que deu! Políticos não estão preocupados em elevar o país a patamares de primeiro mundo.

      Excluir
  4. Isso ai BPM! Nada muda. E se a pessoa se basear nisso para investir, está fazendo errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é o que mais acontece né IInglês, e olha que sempre falamos sobre isso por aqui.

      Excluir
  5. E daí?
    Que isso importa na minha vida?
    Poxa cara é 2018, ano de copa do mundo e eleições, tite consertou a seleção e o jair irá consertar o brasil.
    Pra que eu vou me preocupar com o que os "especialistas" das agências estrangeiras acham do país?
    O que lá standard sei lá o que, fitch não sei das quantas, podem falar sobre o brasil? elas nem são daqui, apenas servem ao grande capital, querem apenas desestabilizar a sociedade com questões que eu nem sei o que são, mas tenho convicção de que se elas existirem são apenas para criar o caos.
    Já disseram que o país estava bom e ruim, mas isso não modificou em nada a minha vida, as constas são sempre as mesmas, elas sempre chegam, todos os meses, as vezes aumenta, outras diminuo, continuo sempre na mesma.
    Assim falou o indivíduo nacional.
    Obs. o comentário foi ironico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Apesar da ironia você não está de todo errado. Realmente existe o índice pessoal das coisas. Devemos fazer nossa própria inflação, nosso próprio índice de investimentos e por aí vai. Essas classificações afetam a economia? Sim, afetam de um modo macroeconômico pois muito comércio acaba sofrendo e a economia como um todo mas aqueles gastos que temos no dia a dia acaba não mudando muito.

      Excluir
  6. Infelizmente é isso, a grande parte do povo brasileiro é "ixspertinho" e quer levar vantagem em tudo, esse tipo de pessoa joga toda evolução, melhoramentos e afins por água abaixo.

    Basta ver, se houver um método pouco ortodoxo ou até proibido e que você gaste menos ou ganhe alguma vantagem, pode ter certeza que alguns iram por esse caminho.

    Isso vai acontecer em filas, no trânsito, na política e por aí vai...

    Gostei do conteúdo, te adicionei no meu blogroll.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Hammer,

      É isso mesmo que você falou, se houver algo que alguém possa se dar "bem" mas que seja ilegal, pela nossa cultura alguém irá fazer com certeza.

      Vou te adicionar aqui também, apareça mais vezes.

      Abraço!

      Excluir
    2. Gostei do sotaque carioca ai. Se ten um povo que se acha esperto é carioca mesmo vivendo no meio de tiroteio igual Síria. Não dá pra entender

      Excluir
    3. Pois é Anônimo,

      O errediou é aquele lugar super descontraído, bonito com um povo festeiro que acolhe todo mundo mas no momento essa realidade perdeu espaço para a corrupção, tráfico de drogas, descontrole das forças de segurança pública e falência do Estado. Incrível o que a política e a corrupção podem fazer com uma povo.

      Excluir
  7. Apesar de concordar que devem haver reformas, acho muito engraçado o povo que leva oque as 3 grandes agências de crédito falam como se fossem uma verdade absoluta. Será que essas pessoas já se esqueceram que na crise subprime os ativos tinham nota AAA ?
    O único calote possível de acontecer é um calote por deslastreamento, porém poucos políticos fariam isso, já que fazer isso significa perder a próxima eleição.
    Infelizmente concordo com você, sempre ficaremos nessa situação mediana no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita AF,

      Pois é, temos que lembrar toda hora de algumas coisas do passado que a maioria esquece. Como você bem pontuou, no subprime eles tinham rating AAA e as pessoas seguem demais notícias e essas agências que eles nem sabem do que se trata.

      Apareça mais vezes por aqui.

      Excluir
  8. Vi o Jornal Nacional, vendi todas as ações e estou 100% em Poupança e Títulos de Capitalização.

    Agora durmo tranquilo, sabendo que meus investimentos estão seguros com o rebaixamento do Brasil =D

    Brincadeiras a parte, sou da opinião que TV, jornal, revistas e sites de notícias (inclusive aqueles que se dizem isentos) são EXCELENTES formas de ganhar dinheiro..desde que seja dono de um deles.

    Abra um jornal de 6 meses atrás, e veja quais informações foram realmente úteis e quais foram masturbação mental. É 100% inútil. Nenhuma delas muda sua vida ou faz você ganhar mais dinheiro. O que estas notícias fazem é basicamente te deixar com medo, estressado e com sensação de impotência diante das 'maldades' do mundo.

    A indústria midiática mudou muito desde seu início (panfletagem) até os dias atuais. Mas a grande chave da transformação foi quando os publicitários perceberam, no início do século XX, que o MEDO vende MUITO. E esta estratégia é utilizada até os dias de hoje, não importando se é através de rádio, TV, papel ou meios digitais. A essência permanece a mesma.

    Se estas informações fossem realmente valiosas, estes caras não venderiam pelo preço de uma assinatura.

    Forte abraço BPM!





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Disconcordo” TR,

      Tem um jornal que presta e só fala a verdade, é o meia hora no Rio de Janeiro, confere aí

      https://www.google.com.br/search?q=jornal+meia+hora+capas&client=safari&hl=pt-br&prmd=ivn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwijzczK49TYAhWJFZAKHQxqBaAQ_AUIESgB&biw=375&bih=553

      Excluir
  9. Olá bpm

    Eh por isso que eu gosto de ações de crescimento de dividendos se a bolsa está de lado em pé ou deitada pouco importa se os dividendo continuam seguros e crescendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade VDD,

      Mas pessoas que se baseiam por notícias da mídia como essa não têm estratégia, se tivessem não se alarmariam com isso. Aposto que teve gente vendendo dizendo que agora vai cair porque fomos rebaixados.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!