Fechamento maio 2018

by - 03:03

Fala galera da Finansfera!!!

Investimentos em ações

Carteira de investimentos maio 2018

Maio foi um mês sangrento no Brasil. A greve veio trazendo o caos e fazendo os preços dos ativos despencarem. Nem preciso comentar o que aconteceu com a Petrobras né, todos acompanharam e até fiz um post mostrando o que teria acontecido se você tivesse investido na Petrobras nos últimos 10 anos. Caso não tenha visto, clique aqui.



Neste fechamento vou mostrar a importância de diversificar os investimentos em moeda forte, ou seja, de investir no exterior. Então, vamos aos comentários e aos números.

  • Ações - Sangueeeeeeee. A carteira de ações recuou 11%. Tudo graças à greve dos caminhoneiros e olha que nem tenho Petrobras na carteira.
  • FII - Com a tendência de alta nos juros os FII tendem a cair e como o mês não foi bom para ações, então para os FII não foi diferente e a carteira de Fundos de Investimentos Imobiliário recuou 7,20%.
  • TD - Morrendo lentamente....
  • Poupança - Uma mixaria lá.
  • CDB - Aquele crescimento igual raiz de grama.
  • Debêntures e CRI - Mais um mês ratificando que pra viver de renda vale muito a pena ter um percentual nesta categoria.
  • Stocks - Se por um lado sofri com a carteira de ações, com a de stocks foi um pouco diferente. A carteira subiu 1,89%. Os grandes destaques foram Apple e GWW, esta última batendo recordes. Recebi dividendos de Apple e TWX.
  • ETF - Estes foram mais modestos e subiram 0,89%.  
  • REIT - Esses deram alegria este mês e subiram 6,6%. com destaque para EPR que subiu mais de 10%. O REIT LTC foi adicionado à carteira em maio.

A importância de investir no exterior

Maio foi um ótimo mês para mostrar a importância de impedir no exterior. Enquanto minha carteira no Brasil recuou 5,89%, a do exterior avançou em dólar, 2,7% ou convertendo para reais ao dólar de 3,409 (oficial para maio) tenho uma valorização de 6,74%.

Como o peso da carteira no exterior é de 40% e a carteira no Brasil de 60%, ainda fechei o mês com um recuo de 1,24% na carteira inteira. Agora imagine no fechamento de junho quando o dólar oficial é de 3,67? Este foi o dólar de compra do último dia útil da primeira quinzena de maio e será utilizado em junho.


Por enquanto é isso pessoal. Mais detalhes postarei na página Carteira.

Abraço a todos!


You May Also Like

28 comentários

  1. Não tenho ativos investidos diretamente no exterior, mas meu IVVB11 considero uma boa saída para diversificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison,

      Sim, é um começo. IVVB11 é uma opção pra quem começa a pensar em investir em algo atrelado no exterio e diminuir o risco Brasil.

      Excluir
  2. BP Milhão,

    A queda das ações e FIIs foi bem acentuada nesse mês, ainda mais os FIIs, que geralmente não são assim. De qualquer forma, são nesses momentos em que aparecem boas oportunidades.

    "CDB - Aquele crescimento igual raiz de grama."
    Verdade. rsrsrs


    Boa semana!
    Simplicidade e HarmoniaA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana!

      Pois é, carteira FII é muito mais resiliente do que ações mas maio foi atípico. Nem no Joesley Day minha carteira sofreu tanto assim.

      Excluir
  3. Fala BPM!

    O mês de maio foi "sangueee" para todo mundo que tem ativos no mercado brasileiro. Apesar de ser um mês bem negativo, no longo prazo isso vai ser um mero soluço no gráfico do IBOV.

    Importante mesmo é manter a cabeça fria e não ficar desesperado como a maioria que vende tudo justamente no momento onde deveriam estar aportando.

    Um forte abraço meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande TR,

      Desespero é que não passa por aqui, aliás tenho até uns posts com o título "desespero vs oportunidade". O controle é só uma maneira de ver como as coisas estão indo ao longo do tempo.

      Agora é hora de aproveitar umas oportunidades, por exemplo, Bradesco voltou a ter um preço bem interessante, assim como Itaúsa tá chegando lá.

      Excluir
  4. Muito bom, mostrando como a diversificação no exterior é importante... acho que se eu não estivesse tão concentrado no Brasil talvez não teria perdido mais de 100 mil em um mês...rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é SrIF 365,

      Acabamos de ter mais um episódio pra mostrar que deixar todo ou maior parte do patrimônio no Brasil em reais não é salutar.

      Quando olho a queda da minha carteira no Brasil é de se preocupar mas olho a valorização da carteira no exterior e fico muito mais tranquilo. Ainda assim fiquei no negativo pelo peso dos investimentos no Brasil mas nada que preocupe.

      Excluir
  5. Bom dia BPM. Com certeza temos que cada vez mais dolarizar nossa suada economia. Por falar nisso o que voce acha da Leupay? Pra quem quer investir no exterior e eventualmente retornar algum recurso pra cá, acha uma boa?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Ainda não tenho LeuPay mas pretendo abrir a conta pra testar a experiência.

      Tem um leitor aqui, o Marcelo, que abriu a conta e vai fazer os testes de remesssa. Vamos acompanhar também.

      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pela diversificação, só ela salva ! Nossos balanços saíram muito parecidos esse mês. Good luck, rock on !

    ResponderExcluir
  7. Fala BPM!

    Sua alocação 60/40 em Brasil/Exterior está invejável.
    Eu ainda tenho aproximadamente uns 92/8, mas pretendo aumentar a parcela explicitamente exposta ao dólar (ou exterior).

    Maio foi turbulento, mas seguimos em frente!

    Um abraço,

    MD Elsewhere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu MDE,

      Pelo menos seu placar não está 100/0. Continue aportando no exterior que vai tornando esse placar mais favorável pra você, já já chega em 50/50.

      Abraço!

      Excluir
  8. Legal, BPM! O importante é seguir o método! Esse mês nem o dólar e o ouro salvou a RV aqui no Brasil hehe.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,

      Um dos objetivos dos objetivos do blog é exatamente esse, registrar tudo para mostrar que devemos seguir a estratégia e que tudo é questão de tempo, disciplina e paciência.

      Abração!

      Excluir
  9. Me tira uma dúvida: Um boleto de 290,00 cuja multa é de 5,80 após vencimento, possuí mora de 0,47 centavos por dia,
    ao final de 23 dias de atraso, qual o valor que deverá ser pago?

    290+5,80 da multa= 295,80
    0,47 centavo de mora*23 dias de atraso= 10,81

    295,80+10,81= 306,61. Seria esse o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Não sei te dizer, veja lá no blog do VDC que você perguntou e ele te respondeu.


      Abraço!

      Excluir
  10. Olá BPM, muito com esse resultado.

    Muito bom ter 40% da carteira no exterior. O que você acha de fazer remessa ao exterior com o dólar acima de R$ 3,70 ? Vc já leu a última entrevista do Sthulberg (http://braziljournal.com/uma-hora-com-stuhlberger-construtivo-pero-no-mucho), sobre o que ele afirma sobre o câmbio?

    Sucesso e grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador,

      Não tinha lido e li agora. Meu pensamento é igual ao dele. Pra mim dólar fica na casa dos 3,30- 3,50, ou seja, dólar abaixo de 3,50 já é motivo pra ficar de olho e comprar.

      Já dólar abaixo de 3,30 é compra, independente de ir a 3,05 como aconteceu.

      Quanto a comprar dólar acima de 3,70 eu penso que ainda assim é bom, uma vez que você não vai efetuar várias compras neste preço. Dá pra fazer uma juntada a cada 2 meses e fazer uma compra e nunca saberemos até onde pode ir o preço do dólar. Se ele for a 4 reais próximo das eleições, aquela quantia que você comprou a 3,70 te deu um upside de quase 10% mas se ele recuar pra 3,40 te dá um prejuízo de quase 10%, a grande diferença é que na primeira situação você tem a valorização do dólar mas o custo de oportunidade que é o que seu dinheiro rendeu em dólar, ou pagou dividendos, até que o preço voltasse a 3,40.

      Já na segunda situação você tem que subtrair dos 10% da queda no preço do dólar do custo de oportunidade que é o quanto seu dinheiro teria rendido caso estivesse investido.

      São muitas variáveis e por isso é um investimento em renda variável kkkkk.

      Resumindo, compraria menos com o dólar a 3,70 mas continuaria comprando.

      Abraço!

      Excluir
  11. Boa noite, tudo bem? Primeiramente obrigado pela resposta no post falando sobre a greve dos caminhoneiros, decidi que vou usar a Socopa para fazer meus investimentos.
    Me tira uma duvida aqui, na hora de fazer o cadastro, quando pede a renda, total investido, bens e etc, devo usar os dados do meu imposto de renda? Essas informações são checadas junto a Receita Federal?
    Outra duvida que me apareceu: Vi que é isento de imposto de renda operações até 20.000 reais mensais. Esses 20.000 são referentes ao lucro ou ao volume das transações mesmo?
    Muito obrigado novamente pela ajuda, seu blog tem sido de grande ajuda para mim, que quero começar a investir no mercado de ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Quanto ao cadastro no que se refere a bens, não precisa ser tão preciso nos dados. Não há conferência com a receita, é apenas informativo, informe o valor aproximado e não vai influenciar na sua conta, o que influencia é o quanto você tem aplicado com eles.

      A isenção de imposto é até 20 mil em movimentação e não em lucros, se for 100 reais de lucro e negociação de 21 mil reais, vai pagar imposto.

      Fique a vontade para tirar suas dúvidas.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, porém ainda tenho uma dúvida (perdoe a ignorância) kkkk. Esses 20 mil são todas as operações do mês somadas? Ou precisa ser uma transação que exceda esse montante?
      Abraço e boa semana!

      Excluir
    3. Leonardo, não se preocupe em perguntar, sabendo a resposta direi sempre.

      Sim, são todas as operações. É o movimento mensal em vendas, ou seja, se fizer uma venda de 20 mil ou 10 de 2 mil ou 20 de 1 mil, vai dar a mesma coisa.

      Excluir
  12. Rapaz onde vai parar a CIEL3? 50% de queda livre já...nao era uma empresa boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Anônimo,

      Faço a mesma pergunta. Ela não tem apresentado prejuízos nem problemas em sua administração que justifiquem toda essa queda e por isso ainda mantenho ela na carteira.

      Aqui que é o teste do holder né?! Olha um ativo que não está ruim das pernas assim mas ver a cotação cair bastante. só não comprei mais um pouco porque praticamente não estou aportando no Brasil e tem outras coisas bem descontadas também como Bradesco e Itaúsa.

      Excluir
    2. num mercado nao regulado como o Brasileiro deve ter muito insider vendendo e pode ser um prenuncio de coisa ruim...sei não to cabreiro quando a cielo mesmo sendo um holder

      Excluir
    3. Sim Anônimo, essa é a parte obscura dos investimentos, aliás, qualquer parte obscura quebra qualquer planejamento.

      Ficaremos de olho.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!